Muitas mulheres sonham em empreender e trabalhar com moda, mas não sabem por onde e como começar. Este mercado tem muitos desafios, normalmente requer altos investimentos, rede de contatos e, infelizmente, é uma das indústrias mais poluentes do mundo. Mas calma! Esse post foi pensado pra você, que quer começar a empreender com moda e ainda contar:
– com baixo ou zero investimento em estoque;
– com alta taxa / margem de lucratividade;
– com possibilidade de começar trabalhando de casa;
– com possibilidade de conciliar com CTL, outro trabalho e/ou maternidade.
E o mais importante: com um PROPÓSITO alinhado à SUSTENTABILIDADE! E aí, você já ouviu falar em moda circular?
O que você verá no artigo:
O que é moda circular?
Moda circular é um conceito que tem como objetivo a criação de produtos a partir de um ciclo de vida mais sustentável, durável e regenerativo, onde as peças não sejam descartadas, mas reinseridas ao processo de uso.
Analisando pelo lado das empresas, essa iniciativa é uma opção para reduzir os resíduos liberados pelas indústrias, transformando suas atuações no varejo para algo mais sustentável. Segundo o instituto internacional Ellen Macarthur Foundation, referência no assunto, a moda circular passa pela eliminação do desperdício e poluição; a circularidade de produtos e materiais; e a regeneração dos solos.
Além de significar economia de recursos, a moda circular significa uma melhoria da imagem da marca e oportunidades de parcerias, pois fomenta e ajuda a desenvolver negócios no comércio local.
O mercado de brechós
Um tipo de empreendimento que é muito alinhado ao conceito de sustentabilidade é o brechó, mas vale lembrar: brechós NÃO são ONGs / bazar beneficente, são empresas! E podem ser altamente lucrativas!
Já pensou ser sua própria chefe, fundar sua própria empresa e ainda contribuir para um mundo mais sustentável? É possível! Oferecendo produtos de segunda mão que democratizam o acesso à moda e:
– gera renda extra para mulheres que te vendem / consignam
– economia para as mulheres que compram
Roupa do passado é a moda do futuro. E eu posso te provar com números:
O mercado de segunda-mão tem dados promissores para os próximos anos. Inclusive, estima-se que até 2025 ele crescerá 11x mais do que o varejo de moda tradicional, segundo o ThredUp Resale Report, e até 2030 o mercado de brechós será 2x maior que o de fast-fashion.
Segundo a Associação Comercial de São Paulo, os brechós faturaram 7 bilhões de reais no Brasil em 2021, a demanda por brechós cresceu 30% só no primeiro semestre de 2022 e a previsão é que o segmento cresça 15-20% por ano durante os próximos 5 anos.
Ou seja, se você ama moda só existe um cenário possível hoje em dia: a moda sustentável! Criar um produto, roupa ou acessório do ZERO, acaba sendo muito caro por questão de matéria-prima ecológica e mão de obra de qualidade, por isso o melhor caminho é vender o produto que JÁ existe, um produto que já foi USADO e está em perfeitas condições para ter uma nova dona.
E se engana quem pensa que “brechó é tudo igual” ou que brechó “só vende vintage / peças antigas”.. Hoje a grande maioria dos brechós trabalha com moda ATUAL e existem vários subtipos de brechó:
- Brechós de luxo / grifes
- Brechós de marcas premium
- Brechós de marcas famosas
- Brechós de marcas populares
Talvez você comece vendendo suas próprias roupas, depois passe a vender as de amigos e familiares de forma esporádica como uma opção de renda extra / “plano B”, mas com o tempo você poderá transformar seu brechó na sua principal fonte de renda e “plano A”, como disse anteriormente, os brechós são empresas e é necessário ter planejamento, investir em marketing e fazer uma boa gestão.
Como gerenciar e potencializar as vendas do seu brechó
Para profissionalizar e levar o seu brechó para o próximo nível você precisa de um sistema ERP e o Bling tem absolutamente tudo o que você precisa para organizar, gerenciar e profissionalizar seu brechó, com o Bling você pode:
- Cadastrar clientes e fornecedores (sellers)
- Gerar notas fiscais de consignação e/ou venda
- Organizar toda gestão financeira e obter relatórios
- Emitir etiquetas simples ou com código de barra
- Automatizar etiqueta de logística (Correios e transportadoras)
- Usar o sistema como frente de caixa em loja física e feiras
- Gerenciar todo o seu estoque de loja física e online
E o mais importante para brechós: com o Bling você gerencia, integra e AUTOMATIZA seu estoque com marketplaces ou seja, você só vai cadastrar a peça uma única vez ele replica onde você deseja: loja física, loja online, Shopee e Mercado Livre, por exemplo. E quando o produto é vendido por um dos canais ele já tira a peça de todos os outros de maneira automática (isso irá otimizar muito o seu tempo!).
Há 11 anos trabalhando e vivendo diariamente o mercado de brechós, conheci praticamente todos os fundadores dos maiores players do mercado nacional, já conversei com mais de 800 donas de brechó e posso te garantir: TODOS os grandes brechós começaram micro ou pequenos… você pode – e deve – começar o seu HOJE! Não deixe pra amanhã!
Esse guest post foi escrito por Natália Adachi, Designer de Moda, Pós-graduada em Gestão & Marketing e criadora da 1º agência especializada neste segmento, a @GURUDEBRECHO fundada em Junho de 2020. Ela une a experiência técnica à experiência na prática – Natália atuou na gerência de um dos maiores e mais antigos do Brasil – e hoje com mais de 11 anos de experiência no mercado de moda circular, compartilha seu conhecimento por meio de conteúdos, cursos, mentoria e serviços de marketing.