A importância do ciclo de vida do produto para estratégias de venda

10 janeiro, 2018

Importância do ciclo de vida do produto!
Leia neste artigo

Todo produto possui sua história, que vai desde o lançamento, passando sua circulação pelos setores da empresa, até seu declínio definitivo. Salvo alguns artigos que perduram definitivamente no mercado, os objetos têm prazo para perecer no mercado, a nosso texto vai te mostrar como funciona o ciclo de vida do produto!

A perenidade das mercadorias se explica, por exemplo, com as máquinas fotográficas. Com as câmeras analógicas, era preciso comprar filmes, que limitavam o número de cliques e que então precisavam ser enviados ao laboratório para revelação. Com a chegada das máquinas digitais, as anteriores se tornaram obsoletas.

A mesma coisa ocorreu com os discos de vinil e até com os próprios CDs, que foram substituídos pelas mídias digitais. Isso demonstra com clareza o ciclo de vida do produto.

Neste post, vamos te ensinar a montar estratégias para não ter perdas por conta do perecimento. Acompanhe!

O que é ciclo de vida do produto (CVP)?

O CVP é a demonstração de como as vendas de uma mercadoria se comportam com o passar do tempo. O ciclo se divide em etapas, baseadas nos modelos biológicos de evolução, classificando o produto do lançamento até a descontinuação.

Seja qual for o ramo de atuação da companhia, aplicar a teoria do CVP ajuda a repensar o investimento em propaganda, os preços cobrados e o retorno sobre investimento em cada produto.

Quais são as fases do ciclo de vida do produto?

Introdução

Está é a fase inicial do ciclo de vida do produto! Que acontece desde que a mercadoria é lançada até quando as vendas começam a aumentar. A produção é pequena e demanda investimento em marketing, tecnologia, embalagem e logística. Ainda há pouca concorrência.

Como intervir? Nessa fase, o importante é montar um plano eficiente para colocar o produto no mercado. Vale escolher bem os canais de distribuição e se atentar à publicidade.

Crescimento

Nessa etapa, parte do público consumidor já conhece o produto oferecido pela sua companhia e o valoriza. As vendas passam a subir e os lucros permitem a produção em escala. A concorrência aparece.

Como intervir? Já que no crescimento vemos o valor do produto subir, bem como a preferência pela marca, a empresa precisa dar conta de atender a demanda.

Maturidade

Essa fase se caracteriza pelo ápice na vendagem. Ao mesmo tempo, o lucro e a concorrência se encaminham para a diminuição. Guerras de preço podem acontecer.

Como intervir? O maior desafio durante a maturidade é a concorrência. Para se destacar, a marca precisa impulsionar seus diferenciais, como investir em atendimento de qualidade.

Declínio

As vendas caem e o produto começa a aparecer no mercado. No declínio, o item se torna obsoleto e pode ser facilmente substituído pela proposta criativa de uma concorrente.

Como intervir? Para elevar o potencial da empresa, o gestor deve avaliar os motivos pelos quais o produto declinou. Diante dos resultados da análise, a marca pode criar estratégias e desenvolver novos posicionamentos no mercado.

Como aproveitar o ciclo de vida do produto?

O CVP acredita que o produto passa por fases definidas do lançamento ao completo declínio, como vimos anteriormente. Essas etapas podem ser utilizadas como base para tomadas de decisões, estratégias de marketing e até descontinuação do investimento em determinadas mercadorias.

Conhecendo cada fase do CVP, é possível identificar em qual delas sua mercadoria se encontra e então definir quais estratégias seguir. Para aproveitar a análise, contar com as soluções tecnológicas é a melhor escolha.

Os softwares de gestão empresarial ajudam a visualizar o comportamento dos produtos, os índices de venda e mensurar o sucesso das estratégias. Todos os dados ficam armazenados na mesma plataforma, de maneira segura e facilmente acessível pelo usuário.

Agora que você sabe mais sobre o ciclo de vida do produto, é hora de contar com um parceiro que forneça o melhor em tecnologia! Entre em contato com a Bling e potencialize seu negócio!

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