O professor universitário Sandro Neves Soares teve um projeto de apoio à iniciação tecnológica com foco na economia 4.0, aprovado em Chamada Pública através do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, com sede em Bento Gonçalves (RS). Isso significa recursos para a montagem de um Laboratório de Internet das Coisas no campus e bolsas para os envolvidos, além da possibilidade de levar o trabalho às escolas do município. 

O trabalho intitulado “Oficinas de Projeto com Plataformas Acessíveis de Hardware” teve início há 6 anos (em 2015) como projeto de extensão com o objetivo de oferecer o curso de Introdução ao Arduíno para o público do campus e para a comunidade. Posteriormente, em 2017, surgiu o curso de Introdução ao Raspberry PI e uma aplicação prática de monitoramento residencial usando os Rasps. Arduíno e Raspberry PI são plataformas acessíveis para a Internet das Coisas – IoT. 

Atualmente, há novos cursos, inclusive na modalidade EaD, e oficinas de projeto onde os alunos podem praticar os seus conhecimentos.

“O trabalho experimental é bom pois mostra a teoria em coisas simples que podem ser aplicadas, e a turma trabalha no projeto no dia a dia e vai aprimorando na prática”, destaca o professor. 

Bling incentiva a pesquisa

A partir de então surgiram dois novos artefatos/protótipos que estão operacionais: uma câmera vestível e o Pi-Router, roteador da rede doméstica para a rede 4G. 

Em 2020, também foi firmado um convênio com a empresa Organisys Software Ltda, o Bling, que está pagando bolsas a dois alunos do curso Técnico em Informática para a Internet Integrado ao Ensino Médio: Guilherme Gabrielli Fracalossi (incluído na equipe deste projeto IT) e Vítor Araújo Lengovski. Estes estudantes estão programando um software/aplicativo para facilitar a visualização das imagens do sistema de monitoramento residencial. “O incentivo do Bling no projeto foi fundamental para dar continuidade ao projeto. Acredito sempre que é possível ampliar os estudos e incentivar ainda mais os alunos”. 

O professor Sandro Neves Soares possui doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atua com ênfase nas áreas de Arquitetura de Computadores, Sistemas Operacionais e Redes de Computadores.

O objetivo geral do projeto

O projeto tem por objetivo possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências em estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas do município de Bento Gonçalves/RS, de tal forma a capacitá-los para atender às demandas da sociedade e prepará-los para que possam atuar no cenário da Economia 4.0. Isto será realizado por meio de

atividades de iniciação tecnológica, cursos e oficinas, baseadas em Internet das Coisas (IoT) e programação de softwares e aplicativos usando as plataformas acessíveis Arduíno e Raspberry PI, a partir de situações que utilizam as abordagens metodológicas Aprendizagem baseada em Problemas e Aprendizagem baseada em Projetos. “A proposta é atender, no mínimo, 160 alunos em dois anos. Parece pouco, mas é um trabalho de imersão e prática aplicada. Pra quem é apaixonado por tecnologia como eu, não chega a ser um trabalho, é um prazer tirar projetos como este do papel, e ver como a tecnologia pode auxiliar coisas simples do nosso dia a dia”, finaliza Sandro. 

Legendas fotos: 

  1. O Pi-Router usado como default gateway na rede;
  2. .O protótipo da câmera vestível;
  3. .Os bolsistas apresentando o trabalho em 2018 na Escola Regional de Alto Desempenho em Pelotas.