É uma dúvida que ocorre com frequência na realidade de muitos lojistas. Há quem diga que só utilizar os Correios com PAC e Sedex está de bom tamanho. Mas afinal, com quantas transportadoras trabalhar no e-commerce? Veja neste artigo e tenha uma visão clara deste tema.
Por mais que ter no e-commerce uma tabela de PAC e uma Sedex “funcione”, ou seja, a operação já fica ativa, é preciso ir além disso por conta de alguns fatores que podem ajudar ou impedir que o negócio escale.
O que você verá no artigo:
Cada compra tem uma necessidade
Sim, cada compra é feita com uma premissa, seja por impulso, uma necessidade de uso, um presente, enfim, o comportamento do consumidor é uma grande variável. Seria muita negligência pensar que todas essas variáveis e motivos de compras de pessoas que nem conhecemos seriam atendidas com uma única empresa de transporte. E de fato não é.
O frete é considerado na hora da compra
Quando o consumidor vai comprar o produto ele realiza um comparativo mesmo que inconsciente, entre a aparência e navegabilidade do site, entre os preços e as descrições dos produtos. Obviamente, quanto mais profissional e quanto mais realismo as fotos transparecem, atrelado às descrições, mais segurança e possibilidade de acerto o que deseja o consumidor terá na hora de fazer a compra.
Todo esse comparativo também é feito com o frete. Em concomitância com a necessidade daquela compra, o consumidor irá avaliar as opções, não somente o preço.
Vamos a um exemplo:
Suponhamos que a loja A e a loja B competem, vendendo o mesmo produto com o mesmo preço.
A loja A tem somente PAC e Sedex ativo.
O frete via PAC e sai a R$25,00 com o prazo de 15 dias úteis.
O frete via Sedex sai a R$45,00 com o prazo de 10 dias úteis.
A loja B tem o PAC, Sedex e duas transportadoras.
O frete via PAC e Sedex sai no mesmo preço e prazo que que a loja A.
Entretanto, o frete com a transportadora 1 sai a R$30,00 com o prazo de 12 dias e a com a transportadora 2, sai a R$50,00 com o prazo de 5 dias úteis.
Bom, provavelmente a compra será feita na loja B, pois ela tem as mesmas opções de entrega que a loja A e ainda fornece outras, onde o cliente tem a liberdade de escolher pagar mais caro por uma entrega mais rápida ou uma mais barata e ainda assim, ter um bom prazo.
Como ter opções de entrega
Toda essa necessidade, torna-se necessário ter no mínimo duas ou três transportadoras presentes nas cotações de frete do e-commerce. Entretanto, sabemos como é complicado realizar a contratação de uma transportadora. Realizar toda a parte burocrática, a integração, alinhar o EDI, realizar a gestão das tabelas de frete, sem mencionar suas atualizações.
Toda essa logística, muitas vezes foge ao core business do lojista, que muitas vezes acaba negligenciando esse setor, que por sua vez, tem a capacidade de ser o herói ou o vilão do negócio.
A maneira mais simples de se ter opções de entrega é tendo parceria com um HUB de transporte digital, onde já possui mais de 600 transportadoras plugadas e permite que os e-commerces forneçam opções de entrega em suas vitrines, sem precisar de contrato ou integração com essas transportadoras.
Além de toda essa tecnologia, o HUB entrega automação na pré-venda, pós-venda, gestão e tracking, tanto para o e-commerce, quanto para outras empresas B2B e B2C, como indústria, varejo e operadores logísticos.