O mercado online tem crescido exponencialmente nos últimos anos, especialmente após a pandemia de Covid-19, que acelerou a digitalização dos negócios e dos consumidores.
Segundo dados da Ebit/Nielsen, as vendas online no Brasil cresceram 41% em 2020, movimentando mais de R$ 87 bilhões. E as expectativas para 2024 são otimistas: de acordo com a Worldpay, empresa de soluções de pagamento, o e-commerce brasileiro deve crescer 57% até 2024.
Diante desse cenário promissor, muitos empreendedores buscam oportunidades de vender na internet ou criando uma loja virtual do zero, seja migrando sua loja física para uma versão online. Mas como escolher a melhor plataforma de e-commerce para o seu negócio?
Essa dúvida é totalmente compreensível, já que existem diversas opções no mercado. No entanto, uma plataforma de e-commerce que se destaca pelas suas múltiplas funcionalidades, facilidade de uso e integração com os maiores canais de venda é a Tray.
Neste artigo, você vai conhecer tudo sobre a Tray: o que é, como funciona, quais são seus diferenciais e recursos. Esperamos que ao final da leitura você faça a escolha mais assetiva para o seu negócio. Confira!
O que você verá no artigo:
O que é e como funciona a Tray?
A Tray é uma plataforma de e-commerce que permite criar e gerenciar lojas virtuais de forma simples e eficiente. Lançada em 2002, é uma das pioneiras no mercado brasileiro.
Desde então, a plataforma tem sido atualizada constantemente para acompanhar as novas tecnologias e tendências do comércio eletrônico.
Robusta e segura, a Tray suporta um alto volume de vendas e tráfego, e conta com diversas integrações com os principais marketplaces do país. Ao todo, são mais de 30, como Mercado Livre, Amazon, Shopee, Magazine Luiza, Americanas, Netshoes, Dafiti, Mobly, Kabum e muitos outros.
Isso significa que você pode vender seus produtos em vários canais ao mesmo tempo. Ou seja, você pode cadastrar seus produtos uma única vez e sincronizar com os marketplaces que desejar.
Assim, você economiza tempo, aumenta a sua visibilidade online e as suas chances de venda.
Além disso, a Tray oferece diversos recursos para personalizar sua loja virtual, integrar com meios de pagamento, frete facilitado e muito mais.
Tray e Bling: uma integração de sucesso para o seu negócio
Além da integração com os principais marketplaces do mercado, a Tray também possui integração direta com o Bling, um sistema de gestão empresarial (ERP) online voltado para micro e pequenas empresas.
Mas o que significa integração direta? De antemão, significa que você não precisa usar nenhum intermediário para conectar sua loja virtual da Tray com o Bling.
Basta configurar a integração na própria plataforma da Tray e pronto! Você poderá gerenciar seu negócio online de forma integrada e automatizada.
E quais os recursos que o Bling oferece para descomplicar o seu negócio?
Essa ferramenta inovadora permite controlar o estoque, emitir notas fiscais eletrônicas (NF-e), gerenciar as finanças, as vendas, gerar boletos bancários, relatórios gerenciais e muito mais. E tudo em um só lugar.
Com a integração entre a plataforma Tray e o Bling, você pode otimizar suas vendas online, economizar tempo e evitar erros de comunicação entre os diversos setores da sua empresa.
Além disso, pode acompanhar o status dos pedidos, emitir etiquetas de envio, rastrear as entregas e analisar o desempenho do seu negócio.
Principais recursos da plataforma de e-commerce Tray
Além das integrações com os marketplaces e com o Bling, a Tray oferece outros recursos que podem fazer a diferença no sucesso do seu e-commerce.
Veja alguns deles:
- Integração com canais de vendas como Facebook, Instagram e WhatsApp Business: você pode aproveitar o potencial das redes sociais para divulgar seus produtos e interagir com seus clientes, gerando mais engajamento e fidelização.
- Integração com Tiktok Ads: Aumente o alcance da sua loja, anunciando em uma das plataformas mais acessadas do mundo.
- Google Shopping: você pode exibir seus produtos nos resultados de busca do Google, aumentando sua exposição e seu tráfego orgânico.
- Loja personalizável: você pode escolher entre vários temas e layouts para deixar sua loja com a sua cara, além de contar com ferramentas de SEO para otimizar seu posicionamento nos buscadores.
- Suporte especializado: você pode contar com uma equipe de profissionais qualificados para tirar suas dúvidas e resolver seus problemas, além de ter acesso a materiais educativos e treinamentos e uma base de conhecimento para aprender mais sobre e-commerce.
- Recursos de marketing digital: você pode criar campanhas de e-mail marketing, cupons de desconto, programas de fidelidade, remarketing e muito mais para engajar e fidelizar seus clientes.
- Aplicativos e integrações: você pode contar com mais de 600 opções para adicionar funcionalidades à sua loja virtual, como chat online, comparadores de preços, avaliação de produtos, meios de pagamento, entre outros.
Quanto custa vender na Tray?
A plataforma de e-commerce Tray possui diversos planos e preços para atender às diferentes necessidades dos varejistas online.
Além disso, você pode escolher entre planos mensais ou anuais. Vale notar, no entanto, que quanto maior o período contratado, maior o desconto que você recebe.
Os planos da Tray variam de acordo com o número de produtos que você pode cadastrar na sua loja, o número de visitas que você pode receber por mês, as funcionalidades que você pode acessar e o tipo de suporte disponível.
Clique aqui para conferir todos os planos e preços disponíveis na plataforma.
Diferenciais da Tray para o seu negócio
Diante de tudo o que foi dito até aqui, certamente ficou fácil perceber que a Tray é uma plataforma de e-commerce que se destaca pela sua qualidade, segurança e versatilidade, não é mesmo?
Além das vantagens que já citamos, como as integrações com marketplaces, redes sociais, soluções de pagamento e gestão, a Tray também possui outros diferenciais que fazem dela uma das melhores opções do mercado. Veja alguns deles:
Excelência no atendimento ao cliente
A plataforma de e-commerce Tray possui uma equipe qualificada e preparada para atendê-lo em qualquer dúvida ou problema que você tenha com a sua loja virtual.
Vale inclusive lembrar que você pode contar com o suporte técnico via chat, telefone ou e-mail (dependendo do plano escolhido).
Além disso, você tem acesso à Escola de E-commerce, uma plataforma com centenas de conteúdos e ferramentas para você aprender a vender mais e melhor.
E tem mais uma novidade: quem é lojista Tray tem acesso liberado à todos os cursos do E-comClass – uma escola de cursos online especializados em e-commerce.
Administração em um único painel
A Tray também possui um painel administrativo intuitivo, onde você pode gerenciar todos os aspectos da sua loja virtual em um só lugar.
Você pode configurar a sua loja, cadastrar os seus produtos, acompanhar os seus pedidos, controlar o seu estoque, emitir as suas notas fiscais, analisar os seus relatórios e muito mais.
Plataforma de e-commerce fácil de usar e configurar
Outro detalhe interessante sobre a Tray é que ela é uma plataforma que não exige conhecimentos técnicos para criar e configurar a sua loja virtual.
Você pode fazer tudo de forma simples e rápida, seguindo os passos indicados pela plataforma.
Mas, caso seja necessário, você pode contar com a ajuda de especialistas para o auxiliar na criação da sua loja.
Não precisa de CNPJ
A plataforma ainda permite que você venda pela internet mesmo sem ter um CNPJ. Sendo assim, você pode emitir notas fiscais como pessoa física sem burocracia ou complicações.
Layouts 100% personalizáveis
Cabe ainda ressaltar que a Tray é uma plataforma que dá total liberdade para personalizar o visual da sua loja virtual do jeito que você quiser.
Isso significa que você pode escolher entre diversos layouts profissionais prontos, gratuitos ou pagos, ou criar o seu próprio layout do zero para refletir a identidade visual do seu negócio.
E o que é melhor: todos os temas são responsivos. Ou seja, adaptam-se aos diferentes dispositivos (computador, tablet e celular).
Aplicativo Tray
Por fim, vale destacar que a Tray possui um aplicativo exclusivo para que você possa gerenciar a sua loja virtual pelo celular.
Dessa forma, você pode acompanhar as suas vendas em tempo real, receber notificações de novos pedidos, enviar mensagens para os seus clientes, consultar o seu estoque e muito mais.
E tudo isso, quando quiser e de onde estiver.
Dicas para vender mais com a plataforma Tray
Agora que você já conhece os benefícios e diferenciais da Tray, veja algumas dicas para aproveitar ao máximo a plataforma de e-commerce e vender mais pela internet:
1. Crie boas descrições de produtos
As descrições dos seus produtos são fundamentais para convencer os seus clientes a comprarem.
Uma dica valiosa é evitar copiar as descrições dos fabricantes ou dos concorrentes, pois isso pode prejudicar o seu ranqueamento e a sua credibilidade.
Sendo assim, capriche no texto, destacando os benefícios, as características, as especificações técnicas e as formas de uso dos seus produtos.
Também use palavras-chave relevantes para o seu nicho, que podem ajudar a melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de busca.
E não se esqueça de incluir boas fotos e vídeos dos seus produtos, mostrando-os em diferentes ângulos e situações.
Fotos e vídeos de qualidade funcionam basicamente como uma vitrine virtual e atraem a atenção dos consumidores.
2. Integre com os maiores marketplaces e multiplique os canais de venda
Inegavelmente vender nos marketplaces é uma ótima estratégia para aumentar o seu alcance e o seu faturamento.
A boa notícia é que com a Tray, você pode integrar a sua loja virtual com os principais sites de comércio eletrônico do Brasil e do mundo, como Mercado Livre, Amazon, Shopee, Magazine Luiza, Americanas, Netshoes, entre outros.
Assim, você expõe os seus produtos para milhões de consumidores e aproveita a confiança e a credibilidade dessas plataformas.
3. Escolha o layout que combine com o seu público-alvo
Lembre-se de que o layout da sua loja virtual é o cartão de visitas do seu negócio online.
Portanto, escolha um tema que seja bonito, moderno e que combine com o seu segmento e com o seu público-alvo.
Felizmente a Tray oferece uma loja de temas com diversas opções gratuitas e pagas para você escolher e personalizar a sua loja. Você também pode usar o Construtor de Lojas e o Editor Visual de Temas para deixar a sua loja do jeito que você quiser.
4. Utilize as ferramentas de retenção de clientes
Além de atrair novos clientes, você também precisa fidelizar os que já compraram na sua loja. Mas como fazer isso de forma eficiente?
Nesse caso, o melhor caminho é usar a integração com as ferramentas de retenção de clientes que a Tray oferece, como o WhatsApp e o e-mail marketing, por exemplo.
Com o WhatsApp, você pode enviar mensagens automáticas para seus clientes que entraram na sua loja e não compraram, oferecendo descontos, brindes ou outras vantagens.
Já com o e-mail marketing, você pode enviar campanhas segmentadas para seus clientes, informando sobre novidades, promoções, lançamentos ou conteúdos relevantes.
5. Aproveite a integração Tray + Bling para gerenciar o seu negócio
Agora, se você quer ter mais controle e eficiência na gestão do seu negócio online, você pode integrar sua loja na Tray com o Bling, um sistema ERP online que permite automatizar e integrar diversos processos administrativos e operacionais da sua empresa em um só lugar.
Com o Bling, você pode controlar seu estoque, suas finanças, suas vendas, emitir notas fiscais e muito mais. Dessa forma, pode economizar tempo, recursos e melhorar a experiência do cliente em sua loja virtual, ganhando mais competitividade no mercado.
Por fim…
Como apresentamos neste artigo, a Tray é uma plataforma de e-commerce que oferece tudo o que você precisa para criar e gerenciar sua loja virtual com facilidade, rapidez e segurança.
Com ela, você pode contar com recursos exclusivos que podem ajudá-lo a se destacar da concorrência e a vender mais pela internet.
Quer alavancar as suas vendas online? Então acesse o site da Tray, escolha o plano que melhor atende às necessidades do seu negócio e descubra na prática como essa incrível plataforma de e-commerce pode melhorar o desempenho do seu comércio eletrônico!