Como você tira pedidos na sua empresa? Como você organiza seu roteiro de visitas? Como você organiza o cadastro de clientes? Como você define os preços e condições para cada caso? Você, talvez, nunca tenha se feito essas perguntas… Mas você, provavelmente, tem uma resposta para cada uma delas — o que é indispensável para sua estratégia comercial. 

Isso nos leva ao assunto principal desse artigo: sistemas de gestão de vendas. Um sistema como esse pode transformar as respostas para todas as perguntas acima — para melhor! Afinal, eles são criados para profissionalizar os processos comerciais das empresas e facilitar todas as atividades relacionadas a eles. 

A princípio, ouvir falar em um sistema como esse pode fazer você pensar que se trata de algo complexo — e caro! Mas a realidade é que esses sistemas podem ser bem simples e práticos, mesmo com tantas funcionalidades. A seguir, nós explicamos tudo sobre eles. 

O que é um sistema de gestão de vendas?

Um sistema de gestão de vendas é um termo amplo para definir os aplicativos e programas de computador que auxiliam as indústrias, distribuidoras e representantes comerciais a lidar com suas vendas: tirar pedidos, criar tabelas de preços e produtos, cadastrar clientes, entre várias outras atividades importantes do dia a dia. 

Em resumo, todas as atividades que você realiza diariamente para organizar seu trabalho e vender os produtos da sua pauta podem ser simplificadas com o auxílio de um sistema de gestão de vendas. 

Na internet, você também pode ver os sistemas de gestão de vendas sendo chamados por força de vendas. Esse é um nome bastante sugestivo, pois indica que os representantes de vendas estão diariamente “na rua”, trabalhando para levar seus produtos para os clientes — sempre em busca de melhores resultados. 

Porém, além disso, é interessante observar que os sistemas de gestão de vendas ou força de vendas também automatizam e simplificam tarefas, especialmente aquelas mais repetitivas. A seguir, nós trazemos alguns exemplos práticos disso.

Quais as funções de um sistema de gestão de vendas?

As funções de um sistema de gestão de vendas são bastante variadas, afinal existem muitas opções no mercado. Mas, de modo geral, é essencial que um sistema organize seu catálogo, seu cadastro de clientes, suas políticas de preços e descontos, além de permitir que você tire pedidos em poucos cliques — sem precisar do bom e velho “bloquinho de pedidos”.

Veja alguns exemplos práticos abaixo.

Catálogo de produtos

Você ainda tem seu catálogo de vendas impresso? Ou envia um arquivo para seus clientes no WhatsApp? Com um sistema de gestão de vendas, você pode mostrar todos os produtos, de forma bem mais atraente, direto na tela do celular ou tablet. 

Um dos principais benefícios disso é que seu catálogo fica sempre atualizado. Se, por acaso, algum produto é removido da sua pauta, é simples removê-lo também do sistema. Da mesma forma, quando um novo produto é lançado, ele já entra no catálogo — sem que você tenha que imprimir tudo novamente, ou enviar as informações desse produto separadamente. 

Também precisamos refletir que um catálogo digital, no sistema de gestão de vendas, passa uma imagem muito mais profissional para o cliente que um catálogo enviado por WhatsApp.

Além disso, essa é uma grande vantagem para representantes que vendem produtos de vários fornecedores: você pode organizar todo seu catálogo num lugar só, facilitando os processos.

Políticas comerciais

Como é a sua política de preços? Você pratica preços diferentes para categorias de clientes diferentes? Sua empresa oferece descontos para maiores quantidades? O sistema de gestão de vendas também ajuda nisso!

Ao invés de calcular tudo manualmente, a cada venda, você pode definir todos os critérios da política comercial no sistema. Então, quando você estiver tirando um pedido para esse cliente, o sistema já calculará o valor do pedido de acordo com esses critérios. 

Isso ajuda muito os representantes e vendedores, que economizam tempo nas negociações e ficam menos sujeitos a erros ou esquecimentos. Mas também é importante para os gestores, que têm mais certeza de que sua equipe realmente está seguindo as políticas da empresa. 

Cadastro de clientes

Como você mantém o cadastro dos clientes? Você mantém agendas de papel, tem todos os contatos no WhatsApp? É claro que um ERP, como o Bling, já auxilia bastante nisso. Mas nem sempre os vendedores têm acesso a essas informações, quando estão em campo. 

O sistema de gestão de vendas não apenas mantém o cadastro de clientes atualizado, como também mostra todo o histórico — para que você não perca nenhuma oportunidade. Inclusive, ele oferece sugestões de venda, como produtos que necessitam de reposição, lançamentos e promoções segundo as políticas comerciais da empresa. 

Para os gestores, o sistema de força de vendas também oferece diversos dados importantes para tomar decisões, como as curvas ABC (que mostra quais clientes trazem mais retorno), o índice de positivação de clientes e a saúde da carteira — entre outros. Além disso, eles podem organizar roteiros de visitas e acompanhar o trabalho da equipe, com poucos cliques. 

Tirar pedidos

Como você recebe seus pedidos? Você precisa enviá-los por e-mail para algum setor? Precisa digitar tudo manualmente no ERP? Com um sistema de gestão de vendas, é possível facilitar e organizar os pedidos, de forma simples. 

Os representantes podem tirar todos os pedidos na tela do sistema, pelo celular ou tablet — e o sistema se comunica diretamente com o ERP, para faturar o pedido. E isso funciona mesmo sem internet, se o sistema tiver essa função. Assim, os pedidos são registrados no aplicativo e enviados quando você conecta o aparelho à internet novamente. Prático, não?

Além disso, se o seu sistema de força de vendas oferecer também um e-commerce B2B, os processos podem ser ainda mais simples. Os próprios clientes podem entrar no e-commerce e fazer pedidos de reposição, por exemplo. 

Sistema de força de vendas e integração com o ERP

Para terminar, uma das funções mais importantes de um sistema de gestão de vendas (ou força de vendas) é a integração com o ERP. Afinal, os dois sistemas se completam.

O sistema de força de vendas cuida de toda a parte comercial, ajudando a empresa a vender mais e fechar mais negócios. Mas, depois que as vendas foram feitas, é essencial faturar os pedidos, atualizar os estoques, emitir notas e atualizar os relatórios financeiros, entre outros processos internos. É aí que entra um ERP — como o Bling — e a integração.  

O sistema, Mercos, permite que você tire pedidos, atualize políticas comerciais, tenha um catálogo de produtos atualizado e gerencie suas vendas — tudo de forma simples e fácil, seja na tela do computador, tablet ou celular. 

Mas, além disso, tem total integração ao ERP Bling. Assim, quando você tira um pedido no força de vendas, ele vai direto para o ERP — e para os outros setores envolvidos no processo, como expedição e financeiro. 

Além da integração, clientes Bling têm benefícios ao contratar o força de vendas Mercos. Se você quer conhecer as condições da parceria, acesse o nosso site

Esse guest post foi escrito pela Mercos, empresa que fornece sistemas de força de vendas e e-commerce B2B, para ajudar indústrias, distribuidoras e representantes a vender mais e melhor.