A influência do Twitter, agora “X”, como foi renomeado após a compra pelo bilionário Elon Musk, nas redes sociais é inegável. Um assunto está em alta? As chances do tema ter saído do Twitter são grandes. Então, como era de se esperar, essa exposição chama atenção dos patrocinadores, tanto que o Twitter Ads, a plataforma de anúncios da antiga rede do passarinho, existe.
Em meio ao rebranding da marca, o “Twitter Ads” virou “X para empresas” no Brasil. Porém, vamos manter a referência antiga, que está consolidada, como referência na plataforma ao longo do artigo.
Segundo dados da rede social, o Twitter é a escolha número 1 dos usuários para descobrir novidades. Outra informação relevante é que o tempo de visualização de anúncios é 26% maior do que em outras grandes redes.
Dessa forma, o canal é uma ferramenta poderosa para rodar anúncios e captar clientes, aumentar o engajamento com a marca, atrair tráfego para sua loja virtual, entre outros objetivos.
A vantagem é que o gerenciador de anúncios do Twitter é tão simples e intuitivo quanto o das outras redes sociais. Então, se você já usou a plataforma do Facebook ou Instagram, não terá dificuldades para aprender como executar as etapas para criação de Ads no Twitter.
Para te ajudar na jornada de aprendizado, montamos um guia completo neste artigo, explicando o que é e como funciona o Twitter Ads, os formatos de anúncio existentes, se vale a pena investir e dicas para criar anúncios.
Continue no artigo e boa leitura!
O que você verá no artigo:
O que é o Twitter Ads?
O Twitter Ads, ou X para Empresas, é a plataforma de anúncios do Twitter com a qual os anunciantes podem criar propagandas personalizadas em diversos formatos para alcançar o perfil de público-alvo desejado na rede social, criando conexões com a marca e seus produtos.
A plataforma possui vários recursos de segmentação (dos mais simples aos mais avançados) e formatos de anúncio diversificados. Dessa forma, a publicidade na rede social pode aumentar exponencialmente o alcance da sua marca.
Em janeiro de 2024, o Brasil tinha 24,3 milhões de usuários ativos, o país com mais contas ativas da América Latina, com México (17,2 milhões) e Argentina (7,55 milhões) fechando o top 3, segundo dados do site Statista.
O tamanho da base de usuário faz da rede social um canal de marketing valioso para as empresas rodarem anúncios, personalizando a audiência que deseja alcançar e controlando o orçamento.
Aliás, o controle financeiro com anúncios em redes sociais é mais efetivo do que nos canais tradicionais, como veículos impressos e até TV.
Dessa forma, o Twitter Ads pode entrar no planejamento de marketing com sua cota mensal de investimento, assim como as outras redes já trabalhadas.
Leia também: O que é SMO e como utilizar essa estratégia no seu negócio.
Como funciona o Twitter Ads?
O funcionamento do Twitter Ads é baseado em etapas que guiam todo processo de criação dos anúncios. Por isso, o sistema é bastante intuitivo e fácil até mesmo para quem nunca usou e vai fazer acessar pela primeira vez.
Confira a visão geral das etapas da plataforma de anúncios, como elas funcionam e os principais recursos de personalização das campanhas:
1. Campanhas orientadas por objetivo
A primeira definição realizada para criar um anúncio no Twitter Ads é a escolha do objetivo. Ou seja, o que você deseja alcançar com a publicidade na plataforma. Existem três grupos com sete objetivos no total. São eles:
- Reconhecimento > Alcance: aumentar o alcance do anúncio, mostrando-o para o maior número de pessoas possível.
- Consideração > Visualizações de vídeo: fazer com que mais pessoas visualizem o vídeo divulgado, seja com objetivo de venda ou divulgação da marca.
- Consideração > Visualizações de pre-roll: combinar o vídeo do anunciante ao dos publishers mais assistidos e que sua audiência já acompanha.
- Consideração > Instalações do aplicativo: incentivar as pessoas a instalarem um aplicativo, como o da sua loja virtual, por exemplo.
- Consideração > Tráfego para website: levar tráfego para o seu site, aumentando o número de visitantes e o reconhecimento da sua loja virtual entre os consumidores.
- Consideração > Engajamento: gerar mais visualizações e interações, destacando os tweets e vídeos do seu perfil para a audiência selecionada.
- Conversão > Engajamentos com o aplicativo: aumentar a interação (abrir, atualizar, realizar ações) das pessoas com o seu aplicativo e fidelizar usuários.
Cada tipo de negócio pode conquistar mais benefícios com um tipo de anúncio. Portanto, é fundamental planejar o objetivo da campanha ou anúncio para otimizar o processo de criação na plataforma.
2. Personalização do formato dos anúncios
A personalização do formato do anúncio é um recurso que ajuda a variar a maneira como a sua audiência é impactada pelo conteúdo promovido pela sua marca.
Existem mais de 20 opções de formato disponíveis no Twitter Ads, como imagem, vídeo, carrossel, produtos dinâmicos, live, coleção, entre outros (vamos detalhar os principais mais adiante no artigo).
Dessa forma, você pode planejar as campanhas e alternar o formato do anúncio conforme o objetivo de marketing para maximizar o potencial dos resultados.
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3. Ferramentas de segmentação
A segmentação dos anúncios no Twitter Ads é fundamental para o sucesso das campanhas. Afinal, o objetivo é alcançar pessoas que se interessem por seus produtos ou serviços, certo? Nas propagandas do Twitter, é possível segmentar a partir de:
- dados demográficos (idioma, idade, sexo, localização, etc.);
- tipos de audiência (interessadas em conversas, eventos, filmes e programas de TV e outros);
- audiências conhecidas (seguidores e grupo personalizado).
Dessa forma, os anúncios podem ter um desempenho melhor. Além disso, em uma mesma campanha, é possível associar vários grupos de anúncios com suas respectivas segmentações. É uma forma simples de organizar ações diferentes para um mesmo objetivo.
4. Análise de desempenho
Os relatórios de desempenho são uma parte importante sobre o funcionamento do Twitter Ads e não devem ser ignorados. Isso porque é importante saber se o anúncio trouxe os resultados esperados.
Caso não tenha acontecido, avaliar o que não está certo e planejar mudanças para o próximo anúncio é fundamental para otimizar o orçamento de marketing.
Leia também >>> Como realizar promoções para impulsionar as vendas e gerar mais resultados?
Quais são os formatos de anúncios do Twitter Ads?
O Twitter Ads possui diversos formatos de anúncios que você pode usar para mostrar seus conteúdos. Cada tipo de formato ajudará a atingir um objetivo.
Como existem muitas opções, selecionamos as mais usadas para apresentar, mas recomendamos variar sempre que possível para testar novos recursos. Vamos lá!
Anúncios promovidos
Os anúncios promovidos são um formato versátil, pois são compatíveis com vários tipos de mídia, como imagens, vídeos, carrossel, texto e seleção de tweets.
O anúncio é parecido com um post normal, mas possui uma marcação de “Promovido” para diferenciá-los dos tweets orgânicos e só aparece para pessoas que ainda não seguem sua marca. Veja um exemplo a seguir:
Anúncios para seguidores
O objetivo dos anúncios para seguidores é ampliar a visibilidade do perfil para a audiência desejada e, dessa forma, conquistar novos seguidores.
Com esse tipo de anúncio, sua conta aparecerá na seção “Quem seguir” do feed do usuário com um botão de “Seguir” em destaque para incentivar a ação dos usuários.
Twitter Amplify
No formato de anúncio Twitter Amplify, o conteúdo da sua marca é alinhado com anúncios de contas premium, formada por publishers relevantes na rede social. Existem duas opções de formato nessa categoria:
- Pre-Roll do Amplify: permite escolher entre mais de 15 categorias de vídeos para veicular seu anúncio.
- Parcerias do Amplify: envolve uma parceria individual com um publisher específico (indisponível apenas para anunciantes de autoatendimento).
Takeover
Os anúncios no formato Takeover, posicionam a marca em primeiro plano tanto no desktop e no aplicativo mobile.
O posicionamento premium é mais caro que os demais, porém pode valer a pena para obter um destaque diferenciado. Você pode escolher entre dois canais de takeover:
- Takeover de timeline: garante que seu anúncio seja o primeiro que o usuário visualiza ao abrir o Twitter no dia;
- Trend Takeover: veicula o anúncio junto dos trending topics, entre os tópicos da aba ‘Explorar’ para gerar conversas.
Veja um exemplo do formato Trend Takeover:
Anúncios de produtos dinâmicos
Os anúncios de produtos dinâmicos (DPA) no Twitter Ads são o formato ideal para anunciar produtos. A publicação pode mostrar os itens mais relevantes da sua loja virtual para as pessoas certas, atraindo novos clientes.
Outra opção é o Retargeting de DPA que apresenta o anúncio com produtos para as pessoas que já interagiram em seu site.
Anúncios de coleção
Como o nome sugere, os anúncios de coleção permitem exibir um conjunto de imagens de produtos em um único anúncio. O formato apresenta uma imagem principal e várias em miniatura abaixo.
Além disso, dá para incluir uma URL no único para levar os usuários para a página da sua loja virtual onde estão os produtos anunciados. Veja o exemplo:
Esses foram os principais formatos. Planeje com atenção as campanhas tanto para variar quanto para utilizar a opção que favorece os seus objetivos pretendidos.
Vale a pena anunciar no Twitter Ads?
O próprio Twitter destaca que 53% dos usuários da rede social tendem a ser os primeiros a adquirir novos produtos visualizados na plataforma. Por isso, dá para ser otimista e dizer que, se realizado de forma estratégica, o investimento no Twitter Ads vale a pena.
A seguir, listamos outros benefícios que colaboram para reforçar a relevância da rede social na estratégia de marketing das empresas:
- Amplo potencial de alcance: como destacamos na abertura do artigo, mais de 24 milhões de brasileiros estão ativos na plataforma e podem ser impactados pelos conteúdos promovidos pela sua marca na rede social.
- Organizar campanhas para diferentes objetivos: no Twitter Ads, você otimiza os anúncios conforme o objetivo, variando os formatos para otimizar os resultados e fortalecendo sua marca online.
- Segmentar grupos com diferentes características: uma mesma campanha pode impactar vários grupos configurados com características diferentes. Uma forma simples de personalizar a mensagem e potencializar os resultados.
- Usar uma plataforma eficiente: o envolvimento com anúncios no Twitter está crescendo, o que aumenta o impacto da publicidade na plataforma. Segundo o site Statista, a rede social obteve um aumento de 7% no engajamento publicitário.
Caso nunca tenha feito uma campanha no Twitter Ads, recomendamos iniciar investindo em campanhas testes para conhecer melhor os recursos da plataforma e seus resultados.
Quanto custa um anúncio no Twitter?
Os custos dos anúncios no Twitter Ads são totalmente personalizáveis, ou seja, você pode definir o limite de orçamento para o período da campanha e a própria plataforma faz a distribuição otimizada do dinheiro.
Não existe mínimo ou máximo preestabelecido. Além disso, você paga apenas pelas ações alinhadas com sua meta. Por exemplo, por seguidor convertido, visualização do vídeo, etc. O valor será definido pelo sistema conforme as características do anúncio.
Dicas para criar anúncios atrativos no Twitter
Agora que você sabe como o Twitter Ads funciona, reunimos algumas dicas para ajudar na criação de anúncios altamente eficientes para alcançar seus objetivos de marketing. Confira!
1. Valorize o tom de voz da marca
O tom de voz da marca é o tipo de linguagem (ex: formal, informal, técnica) que define a identidade e a comunicação do seu negócio com o público. Então, valorize o vocabulário do negócio para gerar reconhecimento e engajamento com os anúncios.
Leia também >>> Personalidade da loja virtual: 6 elementos de destaque.
2. Priorize textos curtos e envolventes
O Twitter é uma rede rápida, então, seja objetivo e aproveite bem o espaço de texto, criando copys curtas, mas envolventes. Lembrando que o limite máximo atual de um tweet é 280 caracteres. Use com sabedoria!
3. Use mídias visuais de alta qualidade
As imagens e vídeos devem ter alta qualidade para atrair a atenção dos usuários enquanto rolam a timeline. Invista na parceria com um design para criar imagens e vídeos nas dimensões certas e visualmente atraentes.
4. Defina um CTA claro para o anúncio
Deixe claro o que você deseja que as pessoas façam após visualizar seu anúncio. Seja acessar a sua loja ou seguir o perfil, os anúncios devem ter um CTA que direcione para o próximo passo.
5. Teste e otimize
A melhor forma de garantir que seus anúncios funcionem no Twitter Ads é testá-los. Realize testes A/B com diferentes posicionamentos de anúncios, mensagens, formatos e horários de postagem.
Com os dados e insights obtidos, você pode criar anúncios altamente otimizados que gerarão mais vendas.
Invista na gestão da sua loja virtual
Conhecer ferramentas de publicidade, como o Twitter Ads, pode impulsionar a imagem do seu negócio, atraindo um novo público interessado nos seus produtos ou serviços
Para garantir um atendimento eficiente e um bom gerenciamento, é essencial ter um sistema de gestão integrado para gerenciar todos os canais de venda e as tarefas diárias, como emissão de notas fiscais, logística de envio, geração de links de pagamento, entre outros.
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