Para fidelizar um cliente, ou seja, torná-lo um consumidor que compra com recorrência, é preciso investir em sua retenção. 

E uma das formas da empresa fazer isto é por meio do envio de e-mails para sua base, como uma newsletter. 

Essa é uma estratégia de nutrição, uma maneira de estreitar o relacionamento, fortalecer a autoridade da marca e deixá-la sempre no radar do cliente.

O objetivo dessa ação não é promover produtos ou serviços e tentar vendê-los, por mais que isso se torne uma consequência. Mas, sim, estabelecer um canal de comunicação com os consumidores, fornecendo conteúdos de qualidade. 

Quer entender como colocar essa estratégia em prática? Continue lendo para descobrir os tipos, o que deve conter em uma newsletter e como fazer a sua. 

Vamos lá! 

Afinal, o que é newsletter? 

Newsletter ou boletim informativo, em português, é um tipo de e-mail marketing que é enviado periodicamente para uma base de contatos. Seu foco é o compartilhamento de conteúdos e notícias sobre assuntos que fazem parte do universo da marca. É utilizada para estabelecer uma comunicação com os clientes, sem o propósito direto de vender. 

Em outras palavras, o boletim informativo enviado por e-mail serve para melhorar o relacionamento com o consumidor, nutrindo as listas de clientes e potenciais clientes com conteúdos de qualidade; e não para fazer ofertas ou ações promocionais. 

Qual a diferença entre e-mail marketing e newsletter? 

A newsletter é apenas um dos tipos de comunicação que a empresa pode fazer com o cliente por meio do e-mail. Logo, é uma das várias ações de e-mail marketing que existem. Nesse caso, trata-se do envio periódico de conteúdos informativos, mas também é possível mandar ofertas, fazer contato pós-venda e afins. 

Então, embora sejam constantemente confundidos, existe uma grande diferença entre os termos.

E-mail marketing é toda ação que envolve o contato via e-mail com os clientes. Já a newsletter é uma ramificação, uma das estratégias que a empresa pode utilizar, com foco em compartilhamento de informações úteis.

Newsletter para e-commerce: vale a pena? 

Como dito, o boletim informativo é uma estratégia focada no envio de materiais, conteúdos e notícias relevantes para os consumidores e potenciais clientes, sem o objetivo de vender, mas de estreitar o relacionamento. 

Diante disso, é comum que os donos de e-commerce se perguntem se vale a pena investir nessa ação. Afinal, originalmente, esses e-mails não envolvem ofertas e ações promocionais.

Porém, acredite, toda empresa, independentemente do tamanho, nicho e formas de atuação (física, virtual ou ambos), pode se beneficiar dessa estratégia. 

Para comprovar esse fato, que tal conferir alguns dados? 

Para começar, até o final deste ano de 2024, o número de usuários de e-mail deve chegar a 5 milhões, segundo dados da Statista.

Além disso, ainda de acordo com a pesquisa, 66% dos consumidores afirmaram que o e-mail é o canal preferido para receber comunicações de empresas

E tem mais: segundo a empresa Litmus, uma estratégia de e-mail marketing pode render um ROI de até 38x do valor investido. 

Dessa forma, fica claro que investir em e-mail marketing é interessante para toda empresa, uma vez que é um canal aprovado pelos clientes e pode proporcionar um retorno financeiro excelente.

Embora esse tipo de ação não tenha a venda como centro, ela pode promover outros ganhos para sua loja on-line, como:

  • construção de marca e reforço da autoridade;
  • comunicação direta com os leads;
  • criação de relacionamento com os clientes;
  • maior engajamento dos consumidores;
  • promoção de tráfego para o site/loja; entre outros. 

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Quais os tipos de newsletter?

Entre os tipos de newsletters que você pode utilizar na estratégia de comunicação do seu e-commerce, estão:

  • Newsletter educacional: conteúdos que educam o cliente sobre temas relacionados com o universo da marca;
  • Newsletter institucional: materiais sobre a empresa, o que ela faz, mudanças etc;
  • Newsletter de curadoria: compilado de artigos, vídeos e outros tipos de conteúdos, postados em outros canais, enviados também por e-mail (apenas os considerados mais importantes e melhores);
  • Newsletter promocional: embora não seja o objetivo principal do boletim informativo, é possível incluir conteúdos promocionais, de novidades e lançamentos na estratégia;
  • Newsletter de prova social: conteúdos gerados por clientes, como depoimentos e/ou histórias de sucesso;
  • Newsletter sazonal: conteúdos relacionados a eventos sazonais, como feriados ou de temas específicos.

Independentemente do tipo de newsletters que você optar, existem boas práticas que devem ser seguidas para que seu e-mail não seja ignorado e o objetivo da ação seja cumprido. 

A seguir, entenda mais sobre como criar um boletim e o que não pode faltar nesse tipo de conteúdo. 

O que deve conter em uma newsletter? 

Para atingir seu objetivo, uma newsletter deve combinar informações relevantes com estratégias que incentivem a interação e o engajamento do leitor. Para isso, o e-mail deve ter um conteúdo de qualidade, um título criativo, uma boa organização do conteúdo, um CTA (chamada para ação) persuasivo e um layout atrativo.

Dessa forma, fica mais difícil que o seu cliente ignore o e-mail sem sequer abri-lo. Também é importante definir uma periodicidade e mantê-la, pois a medida que o leitor engaja com o conteúdo, ele passa a esperar pelo envio. 

Quer aprender, com mais detalhes, como fazer uma newsletter? Então, confira o próximo tópico. 

Como criar uma newsletter?

Para fazer uma newsletter, você precisa:

  1. Criar sua lista de contatos;
  2. Definir com quais tipos de newsletter irá trabalhar;
  3. Escolher uma ferramenta de newsletter/e-mail marketing;
  4. Desenvolver um design atrativo e estratégico;
  5. Produzir um conteúdo relevante.

A seguir, veja mais detalhes de cada passo.

Criar sua lista de contatos

Não dá para criar uma newsletter ou qualquer outro tipo de e-mail marketing se seu e-commerce não tiver uma base de contatos. Por isso, nossa dica é que você comece a coletar informações dos seus clientes logo que começar a loja virtual. 

Para isso, você pode:

  • incluir formulários de inscrição no site da sua loja;
  • utilizar pop-ups para capturar os endereços de e-mail dos visitantes;
  • oferecer recompensas em troca da assinatura, como um cupom de primeira compra;
  • divulgar a newsletter nas redes sociais convidando os seguidores a se inscreverem; entre outros. 

É importante lembrar que o usuário precisa autorizar o envio de comunicações diretas para ele. Portanto, não deixe de perguntar se ele está interessado em receber os e-mails — além de deixar a opção de descadastramento disponível. 

Definir com quais tipos de newsletter irá trabalhar

Como conferiu, existem diferentes tipos de newsletter que uma marca pode fazer. Por isso, outro passo importante é definir com quais você irá atuar. 

Nessa etapa, é fundamental desenvolver a linha editorial do boletim. Ou seja, os temas e conteúdos que serão compartilhados.

Essa definição ajuda a manter a comunicação da sua empresa padronizada e reforça o branding da sua marca, estabelecendo uma conexão emocional com os assinantes e aumentando o reconhecimento da marca.

Escolher uma ferramenta de newsletter/e-mail marketing

Um passo fundamental para estabelecer e manter a capacidade de envio, especialmente quando a base de contatos aumenta, é escolher a plataforma de e-mail marketing adequada.

Isso porque essas ferramentas de automação simplificam o envio de conteúdo e ainda fornecem uma variedade de dados e métricas, facilitando o monitoramento do desempenho da newsletter. Alguns exemplos de dados disponíveis são:

  • taxa de abertura;
  • taxa de clique;
  • descadastramento, etc. 

Além disso, algumas ferramentas oferecem recursos de design e templates que facilitam o dia a dia do empreendedor que ainda precisa dar conta de todas as tarefas sozinho. 

Desenvolver um design atrativo e estratégico

O conteúdo é o ponto primordial de uma boa newsletter. Porém, isso não significa que você deva negligenciar a aparência do e-mail. Manter uma identidade visual, inclusive, é um aspecto muito importante para que seu leitor passe a identificar sua marca assim que bater os olhos no conteúdo. 

Nesse ponto, existe um cuidado que é imprescindível e que pode impactar os resultados da sua estratégia: tenha atenção ao uso das imagens! 

Quanto maiores e mais pesados forem os recursos visuais utilizados, mais lento será o carregamento do seu e-mail.

Além disso, alguns serviços de e-mail bloqueiam a exibição de imagens grandes, o que pode criar uma barreira para que seu cliente veja o conteúdo completo (já que ele teria que autorizar a exibição). 

Por isso, não se esqueça de otimizar todos os recursos visuais da newsletter para tornar a experiência de leitura dos assinantes ainda melhor. 

Produzir um conteúdo relevante

Por fim, mas certamente um dos passos mais importantes para criar uma newsletter: produza um conteúdo de qualidade, que agregue valor para o assinante. 

Um ponto que pode ajudar nesse aspecto é conhecer bem a sua persona, ou seja, a pessoa ou pessoas que você deseja atingir com o seu e-mail. 

Dessa forma, você consegue encontrar o equilíbrio entre os conteúdos estratégicos para a marca e aqueles valiosos para os clientes.

Se o conteúdo enviado por sua empresa não for útil para os assinantes, a tendência é que eles deixem de dar importância para a newsletter. Por isso, lembre-se de que um bom conteúdo é aquele que está alinhado com a persona e que agrega a ela. 

Leia também: Marketing de conteúdo para e-commerce: quais as vantagens e como fazer?

Dicas para ter bons resultados com sua newsletter

Para fechar esse guia com chave de ouro, que tal algumas dicas para potencializar ainda mais os resultados dos seus e-mails? Algumas práticas, ainda que simples, podem tornar sua newsletter mais atrativa. Confira! 

Segmente sua lista de contatos

Embora você esteja falando com pessoas que já são clientes ou tenham interesse em seus produtos, certamente sua empresa possui mais de um tipo de consumidor. 

Assim, uma estratégia eficaz ao criar sua newsletter é segmentar seus contatos em listas específicas. Isso possibilita a realização de campanhas mais focadas para cada grupo.

Embora o principal objetivo do boletim informativo não seja a venda, isso não significa que não existam metas e objetivos de conversão. Até porque, como dito, uma newsletter precisa de um CTA. 

Portanto, ao criar conteúdos mais específicos para cada lista de contato, você aumenta exponencialmente as chances de converter esses leitores.

Mantenha a frequência definida

A newsletter é um tipo de e-mail marketing que trabalha com periodicidade. Portanto, é preciso definir a frequência com que os conteúdos serão enviados. 

Mais importante ainda que estabelecer essa frequência, é manter a constância. Afinal, o objetivo principal é fortalecer o relacionamento com os clientes e potenciais clientes. 

Agora, imagine que alguns contatos comecem a interagir com o conteúdo que você envia e se transformem em leitores assíduos. No entanto, de repente, você começa a espaçar os e-mails, até mesmo deixando de enviá-los em alguns meses. 

Não é preciso ser um gênio para perceber que esse “relacionamento” vai esfriar e o engajamento diminuir.

Porém, se você define uma regularidade e respeita esse prazo, permite que os assinantes saibam exatamente quando esperar por sua comunicação — o que pode ser positivo para a taxa de abertura. 

Use um layout responsivo

Segundo um estudo da Salesforce, o design responsivo pode aumentar em até 130% a taxa de cliques em e-mails. Isso porque, atualmente, a maioria dos usuários acessa a internet por meio de dispositivos móveis, como os smartphones. 

Dessa forma, uma dica prática que pode potencializar seus resultados com o e-mail marketing é apostar em um layout responsivo. Ou seja, naquele que se adapta a qualquer tamanho de tela, sem distorções. 

Este cuidado básico evita que seus clientes tenham dificuldades para ler o conteúdo, visualizar imagens ou até mesmo clicar em botões se estiverem acessando o e-mail pelo celular, por exemplo.

Quando o design é responsivo, a formatação se mantém independentemente do aparelho usado. Portanto, não se esqueça de conferir se seu conteúdo pode ser aberto em diferentes resoluções. 

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Agora que você já sabe tudo sobre newsletter, é hora de começar a pensar em formas mais eficazes de administrar seu e-commerce. 

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Isso porque permite a integração de todos os setores do seu negócio, concentrando a administração em um único local, reduzindo a divergência de dados e erros operacionais. 

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  • cadastrar fornecedores;
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Além de diversas outras funcionalidades que vão tornar o seu dia a dia mais fácil, automatizando tarefas para focar no que realmente importa: tornar o seu negócio um e-commerce de sucesso. 

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