Para você montar um bom plano de negócios para e-commerce, já destacamos que é importante escolher o mercado, marcar presença em marketplaces, escolher a logística adequada, definir a plataforma de e-commerce, otimizar processos internos e determinar o orçamento para marketing. Perdeu os posts anteriores? Não deixe de ler a Parte 1 e a Parte 2!
Separamos mais algumas dicas valiosas para quem pretende se inserir no mercado virtual. Confira a importância de você fornecer informações sobre os produtos que comercializa, manter um atendimento de excelência e apresentar diversas opções de pagamento.
Leia também: Marketplaces são porta de entrada para o e-commerce
Dê muitas informações sobre o produto
O comprador deseja o máximo de informações sobre a mercadoria, então a primeira dica de um bom plano de negócios é informar o máximo de detalhes. Como manual de instalação, vídeo explicativo, dimensões e acessórios que acompanham (ou não) o produto.
Use fotografias em boa qualidade, que mostrem detalhes como estampa, costura e acabamento. Um recurso que vem ganhando espaço nas lojas de e-commerce são os simuladores. Como aqueles manequins virtuais em que você preenche suas medidas e eles “provam” as roupas por você.
Dica preciosa: acompanhe os comentários/depoimentos em sua loja virtual. Tanto dos clientes que ainda não compraram (e querem tirar dúvidas) quanto dos que já compraram (dando seu feedback sobre mercadoria, atendimento, entrega, etc.).
Para você, os comentários ajudam a filtrar o que está ou não dando certo em seu e-commerce. Para o cliente, passam credibilidade, pois representam depoimentos de quem já comprou na loja e compartilha sua experiência. Busque estimular os clientes a dividirem suas experiências de compra em sua loja.
Ofereça excelência no atendimento
Quando você atrair clientes para sua loja e começar a fazer as primeiras vendas, precisará dar uma atenção especial ao suporte. Pois junto das encomendas vêm dúvidas, sugestões e reclamações.
As pessoas gostam de ter suas dúvidas solucionadas e a atenção que você dá a quem visita sua loja reflete sua preocupação com o cliente. Se ele estiver satisfeito, é possível que seja fidelizado ao seu e-commerce. Voltando a comprar com você e/ou indicando sua loja.
Para bem atender seus clientes, a dica para ter um bom plano de negócios é oferecer qualidade de logística, comunicação acessível e, principalmente, atendimento ágil e prestativo. Para isso, sua equipe deve se manter atenta e disponível em vários canais de atendimento. Como SAC, mensagens enviadas por redes sociais e e-mails.
Apresente opções de pagamento
O cliente gosta de poder escolher, por isso, ofereça diferentes opções de pagamento. Como boleto, débito em conta corrente e, claro, cartões de crédito de diferentes bandeiras.
O boleto bancário ainda é um meio de pagamento muito utilizado por quem compra na internet. Pois não têm cartão de crédito ou ainda não confiam em operações online, então é importante disponibilizar esse meio de pagamento. O cliente imprimirá o documento e pagará em sua agência bancária ou via Internet Banking.
Leia também: 5 curiosidades sobre emissão de NFe
Para os que se sentem seguros e preferem a praticidade do cartão de crédito, basta digitar o número do cartão e aguardar a aprovação do crédito. Sua participação nessa fase é disponibilizar várias bandeiras de cartão de crédito (Visa, Master Card, American Express, Hipercard, etc.) e, preferencialmente, com as opções débito e crédito.
Um meio de pagamento também bastante utilizado é a terceirização do processo de recebimento por uma intermediadora, como Paypal, PagSeguro, Moip e b!cash. Para o lojista, esses sistemas cuidam das operações e assumem o risco de fraudes nas compras, mas apresentam taxas de juros mais altas.
E aí, está curtindo nossas dicas para um bom plano de negócios para e-commerce? Continue acompanhando os textos aqui do blog!