O início do ano pode ser um desafio para quem trabalha no comércio. Por isso, investir em uma estratégia voltada para datas especiais, como o Valentine’s Day, pode ajudar a manter as vendas em alta nesse período.
O esfriamento das vendas durante essa época acontece, principalmente, devido aos gastos no final do ano. Sem falar no acúmulo de novos custos do início do ano seguinte.
No entanto, ter uma certa estabilidade nas vendas em todos os meses é muito importante para um negócio prosperar. E é aí que entra um dos seus aliados para atingir essa meta: as datas comemorativas.
Pensando nisso, escrevemos este um conteúdo completo sobre o tema, o qual abordará ideias do que vender no Valentine’s Day e estratégias para movimentar o seu negócio durante essa e outras datas.
Se você quer impulsionar suas vendas, não pode perder essa leitura!
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O que você verá no artigo:
Valentine’s Day: tradições, história e comércio
O Valentine’s Day, ou Dia de São Valentim, é uma data comemorada em diversos lugares, principalmente nos Estados Unidos e Europa. Ocorre no dia 14 de fevereiro e segue a mesma ideia do Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho.
A diferença é que 12 de junho a celebração faz referência ao dia de Santo Antônio, conhecido no Brasil como “santo casamenteiro”. Já o dia 14 de fevereiro refere-se à data de morte de São Valentim, um padre da Igreja Católica que viveu no século III.
Uma das versões mais conhecidas sobre quem foi essa figura e como a celebração começou é a de que o Imperador Romano Cláudio II teria proibido os casamentos de jovens, acreditando que os solteiros seriam soldados mais eficazes.
São Valentim, então, desafiou essa ordem e continuou realizando casamentos secretos. Quando sua ação foi descoberta, ele foi preso e executado.
Desde então, os casais comemoram a data como forma de homenagear o sacerdote e reforçar os votos de amor entre si. Uma forma de demonstrar isso é, justamente, com a troca de presentes.
É por isso que, se você tem um negócio e quer movimentá-lo no mês de fevereiro, separamos 5 dicas do que vender para essa data, além de sugestões de estratégias para estimular os clientes a entrarem na onda.
Veja também: O que são produtos sazonais? 6 dicas para vender mais e sempre
O que vender no dia de São Valentim? 5 sugestões
Acessórios românticos
Os acessórios românticos têm tudo a ver com essa data. Por isso, você pode apostar em colares, pulseiras, relógios e anéis que tenham designs românticos, como corações ou outras formas simbólicas do amor, que possam ser usados facilmente no dia a dia.
Kits e cestas
Os kits e as cestas de presentes são ótimas formas de juntar mais de um produto romântico, criando composições que atendam a diferentes preferências. Existe uma infinidade de possibilidades: acessórios, flores, doces, produtos de cuidados pessoais, velas aromáticas e muito mais.
Você, inclusive, pode criar kits com produtos que estejam em menos evidência no seu estoque. Personalize as cestas de acordo com diferentes temas e monte kits com algumas opções mais acessíveis e outras mais luxuosas para atender a todos.
Itens personalizados
Apostar em itens personalizados também pode ser uma ótima ideia, já que eleva o valor percebido dos presentes e proporciona uma experiência única para quem os recebe.
Algumas opções que podem ser facilmente personalizadas são as canecas e garrafas gravadas com nome, almofadas com mensagens românticas e até mesmo joias customizadas.
Produtos para o casal
O Valentine’s Day é o momento ideal para presentear o casal com produtos que promovam a conexão e celebrem o amor compartilhado. Logo, apostar em presentes úteis para os dois pode ser um diferencial interessante, como roupas que combinem, jogos para dois e kits para diferentes hobbies.
Vale-presente
Nem todos sabem exatamente o que comprar de presente para o seu parceiro ou parceira. Por isso, um vale-presente pode ser uma boa ideia para ajudar quem está sem criatividade.
Só não deixe de caprichar no design do voucher e garantir que ele transmita o mesmo cuidado e atenção que um presente escolhido pessoalmente. Personalize-o utilizando cores suaves, elementos decorativos e mensagens carinhosas.
Como movimentar o comércio no dia de Valentine’s Day?
Para que a sua estratégia de movimentação do comércio no dia de Valentine’s Day tenha êxito, é fundamental que os seus clientes também entrem no clima. Por isso, separamos mais 3 estratégias que podem te ajudar a estimular a sua clientela a aderir a essa data comemorativa.
Escolha os produtos certos
A escolha dos produtos mais indicados para cada tipo de data comemorativa é muito importante. No caso do Valentine’s Day, separar itens que celebram o amor e fazem o parceiro se sentir querido ajudam a criar uma atmosfera romântica e a estimular os clientes a expressarem seus sentimentos de maneira especial.
Faça promoções e parcerias
As promoções são importantes para estimular os clientes, mas é importante que os descontos sejam bem aplicados, de maneira que não tragam problemas para o seu negócio. Já as parcerias com outras lojas ajudam a ampliar a visibilidade da sua marca, oferecendo vantagens tanto para você quanto para os parceiros.
Avise seus clientes
Por fim, é preciso incentivar os clientes a comprar. Apesar de ser uma data que está ficando cada ano mais conhecida no Brasil, ainda não são todos que têm o costume de comemorá-la.
Portanto, divulgue nas redes sociais da loja, entre em contato com clientes cadastrados e realize ações para conscientizar e inspirar os consumidores a celebrar o Valentine’s Day de maneira especial.
Você pode conquistar esse engajamento promovendo conteúdos inspiradores e atraentes em seus canais de comunicação. Algumas frases sobre o Valentines Day para usar no seu comércio são:
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Saiba mais: Como usar as datas sazonais para impulsionar o seu negócio nas redes sociais?
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Como você viu neste artigo, não basta saber o que vender em datas especiais, como o Valentine’s Day, é preciso também ter um planejamento estratégico de vendas para o sucesso da sua empreitada.
E é principalmente durante esses períodos que alguns processos e burocracias, se não forem simplificados e automatizados, podem comprometer os resultados finais das vendas.
É para isso que existe o Bling, o sistema de gestão on-line que descomplica o seu negócio.
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