Se para você, lojista, é um desafio organizar a logística de entregas do seu e-commerce, aprenda a otimizar esse processo com envios mais fáceis e que ofereçam uma boa experiência ao seu cliente. E mais: será que os Correios e as transportadoras são para você? Descubra neste artigo!
Você não costuma prestar atenção à logística do seu e-commerce? Cuidado! Esse processo, que envolve atividades como transporte, armazenamento, recepção e distribuição de mercadorias, reflete diretamente no sucesso do e-commerce quando bem elaborado, uma vez que influencia no pré-venda e é determinante no pós-venda.
Investir em uma boa logística de entrega para o seu e-commerce tem algumas vantagens, como:
- Controlar o valor do frete e oferecer opções variadas para o seu cliente;
- Gerir o estoque, adquirindo noção da quantidade correta de produtos e embalagens para atender a demanda sem prejuízos;
- Ter previsibilidade do prazo de entrega, o que é bom tanto para você quanto para o consumidor: você pode se organizar e comunicar ao cliente onde está a carga, e o cliente tem acesso ao rastreio, sentindo-se mais confortável ao comprar;
- Garantir um bom atendimento ao cliente quando todas as etapas anteriores forem bem sucedidas.
O que você verá no artigo:
Mas afinal, como otimizar a logística de entrega do seu e-commerce?
Primeiramente, é importante fazer o planejamento desde o estoque até a entrega final, sendo organizado e planejado para planejar as suas entregas.
Não esqueça também da logística reversa, que consiste no cliente trocar ou devolver produtos. Para evitar problemas, você deve investir em uma política estruturada de trocas e devoluções e que indique quais são as condições e critérios para trocar ou devolver produtos. Garanta que, nesses casos, ele será atendido com qualidade também. Tudo isso oferece transparência e, consequentemente, uma boa experiência ao cliente.
Um último ponto é oferecer boas opções de serviços de entrega, como fretes, prazos, transportadoras e rastreio. Esses serviços de entrega podem ser de transportadoras tradicionais, transportadoras com menos emissão de carbono, etc. Além de tudo, dê opções que disponibilizem prazos e valores diferenciados. Isso porque o atraso das entregas e os altos custos de frete estão entre os motivos que fazem o consumidor deixar de comprar!
3 dicas para oferecer uma boa experiência para seus clientes no quesito entregas
Ofereça mais opções de frete de acordo com a necessidade do cliente
Alguns clientes buscam preço, outros prazo. Tenha opções e invista nisso no checkout do seu site. Deixe o seu consumidor participar da escolha do frete, ofereça flexibilidade!
Conte com bons parceiros logísticos
Tenha parceiros logísticos que ofereçam segurança, pontualidade, qualidade nas entregas e que consigam oferecer opções de fretes mais baratos e com prazos diversificados. Ademais, tenha confiança em quem você trabalha, porque se você tem isso com seu operador logístico, também vai passar isso pro seu cliente.
Estruture sua política de logística reversa
Como já mencionado anteriormente, trocas e devoluções são processos delicados e que devem ser tratados com comprometimento e clareza. Tenha um lugar no seu e-commerce dedicado a uma política de logística reversa. Fale sobre trocas e devoluções com seu cliente, deixe-o a par das condições e da situação do processo.
É possível encontrar uma alternativa que contemple esses três itens?
Sim! O ideal é escolher uma plataforma que tenha, em um só lugar, a possibilidade de calcular o frete mais barato para o seu cliente, pensando em prazo, transportadora e economia. Ou seja, ao invés de você integrar sua loja a uma única transportadora, você usa uma plataforma que já tem uma gama de transportadoras cadastradas. Isso facilita a sua gestão, porque você começa a lidar apenas com uma plataforma, e ainda turbina o seu site com mais opções de prazo e preço de frete para o seu cliente final. Para encontrar parceiros logísticos com diversas opções de frete, políticas de logística reversa e que fazem integração com plataformas de envios, existem as transportadoras e os Correios.
Diferenças entre transportadoras e Correios
Os Correios são a forma de envio mais comum e conhecida no Brasil, que realiza entregas em todo o país. A maioria dos e-commerces do Brasil trabalha com os serviços de envio e entrega dos Correios, pois eles oferecem condições especiais dependendo do volume de envio.
Os principais produtos são o PAC, com prazos mais longos para os fretes e preço mais atrativo, e o Sedex, com uma entrega mais rápida em todo o território nacional e com um custo mais elevado. Os preços são acessíveis para pequenos e médios e-commerces, possuem integração com lojas virtuais, fazem o rastreio de pacotes e fazem o processo de logística reversa para trocas e devoluções. Em contrapartida, não fazem entregas com baixa emissão de carbono, não possuem uma plataforma de gestão de fretes e não é uma alternativa para quando há greves ou paralisações.
Já as transportadoras são, geralmente, as escolhidas por lojistas com alto volume de pacotes, pois elas não têm exigências com relação ao peso, como ocorre com os Correios, por exemplo. Com essas empresas, podem ser feitos contratos individuais que contêm benefícios, como o vendedor virtual não precisar pegar filas ou negociar trechos específicos mais baratos. Nesse caso, o lojista ganha flexibilidade de negociação.
Como pontos negativos, temos que: não são todas as transportadoras que 1- entregam em todo o Brasil, 2- possuem integrações com lojas virtuais e 3- fazem rastreio de pacotes. Além disso, com as transportadoras, os preços nem sempre são acessíveis para lojistas menores, as entregas não são sustentáveis, não há um sistema de gestão de fretes, não possuem o serviço de logística reversa.
Para poder oferecer ao seu cliente toda a flexibilidade dos Correios e de transportadoras, procure por uma boa plataforma de gestão de envios que tenha integração com seu site e ERP, como a Kangu.
A Kangu é uma plataforma de gestão de envios online que possibilita a lojistas de e-commerces gerenciar os fretes dos produtos da sua loja, tendo acesso a preços mais baratos e prazos mais rápidos graças à parceria com diversas transportadoras. Na Kangu, não há contrato ou volume mínimo, com os envios sendo 100% segurados.
Além de ter a integração com mais de 20 plataformas de e-commerce, para chegar ao consumidor final, há a intermediação dos Pontos Kangu, que são estabelecimentos de bairro treinados para postar, retirar, trocar ou devolver mercadorias.
Ou seja, depois de todo o processo de escolher a transportadora, você leva seus pacotes até um Ponto Kangu e agiliza a postagem e o despacho de encomendas que vão chegar até o seu cliente. Por serem estabelecimentos comerciais, a Kangu colabora com a sustentabilidade socioeconômica, desenvolvendo esses pontos e os tendo como hubs logísticos.
A Kangu também tem parceria com os Correios, sendo possível fazer suas postagens diretamente em uma agência da estatal.
Você, lojista da Bling, pode fazer a integração da Kangu! Gerencie suas vendas e escolha os melhores fretes para seus clientes em um só lugar. Clique aqui para saber como integrar sua loja à Kangu.
Texto escrito pelo parceiro Kangu