Quem trabalha com e-commerce provavelmente ouve a expressão “nota fiscal” muitas vezes ao dia. Não à toa: as NFs são documentos fundamentais para garantir a saúde financeira da empresa e sua regularização frente aos órgãos oficiais, como a Receita Federal.

Mais do que uma obrigação, porém, existem vários benefícios em emitir suas notas fiscais em dia? E que organizar tudo isso fica muito mais fácil quando você usa a Kangu?

Criamos este artigo exatamente para te contar sobre a importância e as vantagens da nossa “Jornada Perfeita” para garantir mais facilidade para o seu e-commerce. Olha só: 

Qual é a importância da nota fiscal para o seu e-commerce?

A nota fiscal é o comprovante de venda e compra de determinado produto. Por conta dela, é possível regularizar a tributação do seu e-commerce, evitar a sonegação fiscal – que é crime! – e deixar sua empresa apta para lidar com a Receita Federal. 

Sem ter suas NFs em dia, também é impossível garantir uma boa saúde e histórico financeiros do seu negócio. Ou seja: sem NF, futuros financiamentos e linhas de crédito para a sua empresa vão ficar muito mais difíceis.

Emitir notas fiscais também traz benefícios para o seu e-commerce: 

  • Mais segurança para o empreendedor caso a Receita constate irregularidades.
  • Facilidade ao solicitar o seguro em caso de problemas durante o processo de entrega da mercadoria (avarias, extravio).
  • Não pagar imposto sobre a nota fiscal (se sua empresa for MEI), como veremos adiante. 

O que é DANFE?

Além das notas fiscais, outra sigla muito comum para os empreendedores digitais é o DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica). Este é o documento que acompanha a Nota fiscal eletrônica (NF-e) e que necessariamente precisa estar no layout estabelecido pelo Manual de Integração do Contribuinte, pois isso facilita a conferência dos dados que estão no arquivo XML.

Por ser a representação simplificada da NF-e, suas informações precisam ser preenchidas conforme as informações do XML, sem diferença ou alteração. Por isso, é tão importante que seja utilizado o mesmo sistema para emitir a NF-e também o DANFE!

Nota fiscal e a Jornada Perfeita Kangu

Todo esse processo, ainda que necessário e benéfico, pode ser bastante burocrático. Por isso, a Kangu oferece a tecnologia ideal para garantir mais facilidade na hora de emitir todas as suas notas fiscais e deixar seu negócio regular. Seja bem-vindo à Jornada Perfeita Kangu!

Para começar, um aviso: a fim de garantir mais segurança em todas as etapas do processo e para todas as partes envolvidas, agora 100% dos envios feitos com a Kangu precisam, necessariamente, ter nota fiscal. Isso significa que, a partir de agora, todos os nossos seller contam com novas funcionalidades dentro da plataforma para fazer toda a jornada de envio com NF-e e com algumas etapas já automatizadas.

Vamos conhecer melhor essas etapas?

Cadastro e acesso

Você tem a possibilidade de acessar a ferramenta por dois caminhos diferentes. Dentro da calculadora da home clicando na opção “simular via nota fiscal em lote”. Também é possível acessar via “Cotações em planilha” clicando no ícone “aqui” na mensagem dentro da caixa azul

Upload da Nota fiscal

Aqui, não tem segredo: hora de arrastar os arquivos XML das notas fiscais ou fazer o upload no campo indicado! 

Edição dos pedidos

Nesse passo, você deve olhar atentamente cada pedido e editá-lo na medida do necessário. É aqui que aparecerá o ponto de postagem de sua preferência (que você já definiu previamente na sua conta). Se quiser mudar para esse pedido, é só clicar no nome do ponto e escolher no mapa outro que esteja próximo a você, ok? 

É nessa etapa também que você vai realizar a checagem do número da nota, nome do destinatário (com seus demais dados), transportadora selecionada, medidas da caixa e conteúdo/mercadorias que serão enviadas. 

Se algum dado estiver faltando na hora de avançar essa etapa, não se preocupe: o sistema da Kangu sinaliza em vermelho o campo que ainda precisa ser preenchido! 

Impressão das etiquetas

Após o pagamento do pedido, sua etiqueta será emitida e você já pode imprimir. É também nesta etapa que aparecerá o ícone no canto superior esquerdo da tela para selecionar a opção de emissão com DANFE simplificado. 

Lembrando que você precisará incluir o XML de tudo que enviar na plataforma da Kangu, mesmo utilizando o sistema ERP do Bling, certo? Na aba “Meus Envios”, você pode subir os arquivos de forma unitária, pedido a pedido, ou em massa, selecionando vários arquivos e arrastando para a área correspondente.

Ainda não utiliza o Bling? Conheça o sistema de gestão online que facilita o seu negócio e auxilia na emissão de notas fiscais, controle de estoque, integração com os melhores marketplaces e plataformas de e-commerce do mercado entre muitas outras funcionalidades.

Qual a diferença entre NF e DANFE?

Se você chegou até o final deste texto com algumas dúvidas no que diz respeito às diferenças entre DANFE e NF, não se preocupe: vamos respondê-las. 

Ainda que o DANFE possa ser considerado uma versão mais simples e com mais elementos visuais das informações que aparecem em uma NF-E, ele não é válido quando pensamos em termos fiscais e legais, ainda que a documentação se faça necessária no acompanhamento do transporte de mercadoria. Essa validade só se aplica à nota fiscal eletrônica.

Parece pouco, mas não é: compreender essa informação vai impedir que você passe por problemas que podem ser bem desagradáveis. Já pensou em desconsiderar um arquivo XML e arquivar o DANFE? O ideal é nunca passar por isso. 

Se pudermos te dar um conselho, aqui, ele seria guardar e manter um registro dos seus arquivos XML, sejam eles de terceiros, de compras para o seu negócio ou das emissões realizadas em vendas.

Este guest post foi escrito pela Kangu, a plataforma de envio ideal que conecta e-commerces, transportadoras e pontos de coleta e retirada. Clique aqui e cadastre-se para enviar pacotes.