O frete é um dos principais desafios logísticos enfrentados por operações de e-commerce de todos os tipos e tamanhos. Oferecer um frete barato, rápido e seguro para o comprador é o sonho de qualquer loja virtual, mas para alcançar uma experiência de entrega de excelência é necessário muito planejamento e estudo de mercado.
Para facilitar esse processo, separamos 5 passos essenciais para acertar em cheio na estratégia de frete do seu negócio virtual. Economize nos envios, acelere processos e reduza o tempo de entrega com essas dicas simples e práticas. Confere só!
O que você verá no artigo:
1. Descubra os custos e saiba calcular o frete
A primeira dica para oferecer uma boa experiência de frete e não ter prejuízo operacional durante o processo de entrega, é aprender como calcular o valor do frete de forma prática. Essa pode parecer uma tarefa simples, mas que faz com que muita loja virtual perca dinheiro no processo.
Isso acontece pois cada transportadora possui sua forma de realizar esse cálculo, de acordo com regras de postagem pré-estabelecidas. Por isso, para evitar perda de tempo e eliminar as chances de erros na hora de calcular, a gente recomenda que quem vende pela internet utilize sempre uma calculadora de frete para fazer essa tarefa.
Calculadoras de frete são as melhores ferramentas para realizar essa ação com agilidade. Basta inserir os dados do remetente, destinatário, dimensões do pacote, valor segurado e pronto! Apenas com esses dados o valor final do frete será entregue de mão beijada pela calculadora e sem chance de erros.
Para utilizar uma calculadora de frete o lojista precisa ter acesso a um gateway de frete, também conhecido como plataforma de frete. Um gateway de frete nada mais é que uma solução completa de gestão de frete que tem como objetivo facilitar a vida de quem possui uma loja virtual.
E nem precisa gastar dinheiro para conseguir usufruir desse tipo desse serviço. Existe uma opção gratuita que resolve a questão do cálculo de frete e, ao mesmo tempo, outro problema de gestão de frete que vamos falar no ponto a seguir. Siga a leitura para não perder essa dica!
2. Ofereça mais de uma transportadora
Oferecer envio apenas por uma transportadora, seja ela qual for, é um dos erros mais comuns cometidos por quem trabalha com e-commerce. Apesar de parecer mais prático, essa única empresa pode não oferecer o serviço mais barato, ou com o prazo mais razoável, para muitos clientes.
Esse tipo de erro é um dos maiores causadores do abandono de carrinho. É o que revela a pesquisa da Moosend, que apontou o custo do frete como responsável por até 60% dos abandonos de carrinho em lojas virtuais. E não para por aí, o tempo de entrega maior que o esperado foi assinalado por 18% dos participantes da pesquisa como razão de desistência de uma compra online.
Por isso, tenha sempre mais de uma opção de transportadora para conseguir preços mais atrativos e tempo de entrega menor em diferentes regiões do país. Como dissemos no tópico anterior, um gateway de frete é uma ferramenta que resolve a questão do cálculo de frete, mas não para por aí: esse tipo de serviço também oferece opções de entrega em múltiplas transportadoras para o comprador escolher a melhor para o seu pedido.Um exemplo de gateway de frete gratuito é o Melhor Envio, que disponibiliza o serviço de calculadora de frete ao mesmo tempo que compara os resultados dos preços e prazos das principais transportadoras do país, incluindo os Correios. O que garante ao cliente sempre a melhor condição de frete independente do lugar que ele esteja.
3. Tenha o rastreio dos envios
Quem envia muitos pedidos por semana sabe o desafio logístico que é acompanhar todas essas entregas até que eles cheguem em perfeitas condições aos compradores. Para isso é imprescindível ter fácil acesso aos códigos de rastreio de todas as postagens e gerar mecanismos logísticos de acompanhamento, tanto dos pedidos em rotas de entrega como os de eventuais devoluções.
Esse é outro ponto que um gateway de frete também pode ajudar, uma vez que esse tipo de serviço cria um histórico automático de todas as entregas e, quando integrado e configurado a uma loja virtual, o acompanhamento é realizado de forma automática por meio dos códigos de rastreio gerados dentro da plataforma.
4. Planeje campanhas de frete
Existem duas palavrinhas mágicas capazes de impulsionar as vendas de qualquer loja online: frete grátis. Segundo pesquisa realizada pela Locaweb com objetivo de descobrir as razões que fazem as pessoas comprarem ou não em um determinado e-commerce, 54% dos entrevistados apontaram o frete grátis como motivo principal para comprar em pequenas e médias lojas virtuais.
Outro campanha promocional atrativa relacionada a entrega são as de frete fixo, que podem ser utilizadas para alavancar as vendas de uma categoria com tíquete médio maior ou ainda sendo atrelada a carrinhos com um número mínimo de pedidos.Mas atenção, apesar dessas condições promocionais serem um forte gatilho de vendas, é preciso planejamento para não ter prejuízo no fim da ação. Para te ajudar nessa tarefa, preparamos um artigo com técnicas para oferecer frete grátis de forma eficiente e lucrativa.
5. Organize o seu e-commerce para oferecer a melhor experiência
Agora vamos à dica mais importante para acertar no frete de uma loja virtual: organize seu e-commerce de forma estratégica para entregar sempre a melhor experiência de frete possível. Lembre-se, o primeiro contato físico do cliente com o seu produto é no momento da entrega e a fidelização depende muito dessa primeira impressão.
Um bom ponto de largada para essas ações estratégicas, é a organização do estoque com objetivo de facilitar o processo de picking, embalo e expedição. Ações simples como posicionar os produtos de maior saída perto das áreas de embrulho já dão maior dinamismo no dia a dia de trabalho.
Outro iniciativa fundamental é trabalhar com ferramentas que agilizem o processo de entrega, como utilizar um sistema ERP completo, como o Bling. Com ele é mais fácil realizar um controle e organização de um ou múltiplos estoques. E não para por aí, o Bling oferece a ferramenta de emissão de nota fiscal descomplicada, documentação exigida para o envio de encomendas em todas as transportadoras do país. O grande benefício desse serviço é que essa funcionalidade automática pode ajudar a acelerar o processo de entrega, principalmente quando o Bling é integrado a uma plataforma de frete, como o Melhor Envio que falamos anteriormente.
Com essa integração, tanto cliente como lojista se beneficiam. O comparador tem acesso a múltiplas condições de frete e o lojista automatiza o processo de emissão de etiqueta de fretes, restando apenas imprimir as etiquetas das vendas geradas ao longo do dia.
Por fim, pense continuamente em melhorias na entrega que podem afetar positivamente o comprador, como a personalização das embalagens e também oferecer um unboxing experience.
Esse guest post foi escrito pela Melhor Envio, empresa de logística para e-commerce que ajuda empreendedores de todo o Brasil com o frete da loja virtual.