Para aumentar a notoriedade do seu negócio e potencializar suas vendas, é fundamental investir em estratégias de marketing on-line, como o Amazon Ads. Isso porque, por meio da plataforma, é possível criar e gerenciar anúncios na internet em uma ampla variedade de mídias e canais. 

Ao publicar seus serviços e produtos, os clientes têm a sensação de que a Amazon está vinculada à sua marca. Assim, traz confiabilidade e quebra algumas barreiras que impedem o público de finalizar uma compra. 

Aliás, a base de vendedores da Amazon só aumenta no Brasil e, em 2023, fechou com mais de 78 mil ― o que representou um crescimento de 53% comparado ao ano anterior. Ainda tem dúvidas sobre o quanto essa estratégia de publicidade pode alavancar seus negócios? 

Neste post, você vai saber mais sobre a plataforma, suas vantagens e como funciona o Amazon Ads. Continue a leitura!

O que é Amazon Ads? 

O Amazon Advertising ou Amazon Ads, como também é chamado, foi criado em 2018 com o objetivo de concorrer com o Google Ads e o Facebook Ads. Trata-se de uma ferramenta de publicidade on-line em que é possível divulgar produtos e serviços por meio de postagens patrocinadas. 

O empreendedor cria campanhas publicitárias com vídeos, banners, gráficos, anúncios nas redes sociais e até pesquisas. Para montar essas estratégias, ele determina o tipo de anúncio e o valor conforme o orçamento e o objetivo para atingir o público-alvo.  

Como funciona o Amazon Ads? 

O Amazon Ads conta com uma potente estrutura de sistema de dados chamado first-party data e outros algoritmos que coletam informações sobre o comportamento dos seus usuários. Dessa forma, por meio de anúncios personalizados, pode atrair clientes e aumentar as vendas. 

Ao anunciar na Amazon, quando os consumidores pesquisam sobre um determinado tema, seus  produtos ou serviços ganham destaque no marketplace da plataforma. Assim, automaticamente se tornam potenciais clientes e as chances de fecharem uma compra é bem maior. 

Para quem tem o próprio site, ainda existe a possibilidade de aumentar os lucros com essa estratégia. Isso porque toda vez que os clientes clicam em um anúncio, você recebe uma porcentagem pelas vendas. 

Veja também: como vender na Amazon Marketplace

Conheça as vantagens do Amazon ADS

A Amazon é o terceiro maior e-commerce do Brasil e, até junho de 2024, ocupou teve 193.866.302 visitas on-line na plataforma. Além da popularidade, conheça outras vantagens que essa estratégia de publicidade da empresa proporciona para você. 

Credibilidade 

Mesmo quando os consumidores fazem uma pesquisa eficiente e encontram o que desejam, precisam sentir segurança para concluir a compra. A Amazon transmite credibilidade e confiança, pois conta com uma estrutura de e-commerce e entretenimento reconhecida no mundo todo. 

Público-alvo

Como a plataforma fornece ferramentas segmentadas e precisas, você tem grandes chances de alcançar um público qualificado e, assim, converter em vendas. Além disso, com poucos recursos, é possível atrair potenciais clientes e transformá-los em compradores. 

Resultados rápidos

Ao anunciar em uma plataforma segura e renomada como a Amazon, automaticamente os resultados são mais rápidos. Afinal, seus produtos e serviços estarão em uma “vitrine” com grande poder de visualização, então o processo de venda se torna natural. 

Interface amigável e intuitiva 

O Amazon Ads é muito simples de usar, então é uma excelente ferramenta para novos empreendedores sem experiência em códigos de programação de anúncios. Portanto, para criar suas campanhas, só é preciso seguir passos intuitivos que o próprio sistema te conduz. 

Publicidade Pay Per Click 

A plataforma utiliza o modelo de publicidade Pay Per Click, ou seja, você só paga pelo anúncio quando o usuário clica no link. Assim, é muito vantajoso, principalmente para quem está começando o seu negócio e não dispõe de tanto recurso financeiro. 

Como anunciar na Amazon?

Criar uma campanha de tráfego pago na Amazon é fundamental para atingir seus objetivos, mas qual a melhor estratégia? O Amazon Ads disponibiliza os seguintes recursos para o seu negócio:

Anúncios patrocinados

Assim como o Google Ads, os anúncios que o Amazon Ads patrocinam servem para converter potenciais clientes em compradores. Essa ação acontece por meio de buscas por palavras-chave que você associa a um produto ou serviço.

Anúncios em destaque

Esse recurso é ideal para promover marcas, já que os anúncios ficam visíveis na parte superior da página. Assim como o modelo patrocinado, são atrelados a palavras-chave estratégicas. Mas nesse caso, o anunciante adiciona um título, uma imagem e estabelece um determinado valor para conseguir o espaço para exibir seus produtos.

Anúncios personalizados

Os usuários podem criar anúncios conforme suas necessidades. Ou seja, é possível montar determinados grupos e promovê-los em seus próprios serviços e produtos.

Anúncios em vídeo

Os vídeos têm um poder muito grande de atrair as pessoas por meio de imagens e sons. Nessa forma de anúncio, a Amazon exibe seus vídeos em sua plataforma ou em outros ambientes confiáveis;

Anúncios de display

Essa estratégia é vantajosa para empreendedores que desejam alcançar clientes dentro e fora da plataforma. Então os anúncios são exibidos em páginas específicas conforme os interesses do usuário.  

Criação de lojas

Sem dúvidas, essa funcionalidade é uma das mais interessantes para os vendedores, pois é possível montar um loja na própria plataforma da Amazon. Desse modo, você eleva a experiência de compra se seus clientes e eles se beneficiam de toda estrutura que o e-commerce da empresa possui.

Amazon Demand Side Platform (DSP)

Esse recurso permite ampliar os anúncios em outras plataformas, como apps e serviços de streaming. Mas a vantagem é que mantém a estrutura, a segurança e a confiabilidade que a marca proporciona.

Além de conhecer os recursos, é preciso estar por dentro de como é cobrado o Amazon Ads. Afinal, é importante ter noção do orçamento disponível para investimento, não é mesmo? Veja a seguir.

Como é cobrado o Amazon Ads? 

Em geral, a Amazon cobra conforme as ações do cliente, ou seja, por meio de custo por clique (CPC). Toda vez que o usuário clica no anúncio, um percentual é descontado, mas você define o valor por clique e o máximo de dinheiro que deseja investir em um dia. 

Como fazer campanha na Amazon? 

Com alguns cliques, você aprende como fazer campanha na Amazon de forma rápida e objetiva, afinal, como comentamos, a plataforma é intuitiva e simples de usar. Acompanhe os principais passos. 

Acesse o Seller Central

Se você já tem cadastro de vendedor na plataforma, acesse o Seller Central, caso contrário, inscreva-se. Esse processo é bem simples, basta inserir seus dados pessoais, como e-mail, telefone, endereço e criar uma conta. 

Escolha o tipo de campanha

O próximo passo é escolher o tipo de campanha que deseja, então clique na aba “publicidade” e siga as orientações do site. Se você quiser montar sua loja, clique em Store e prossiga com as etapas para criar sua página de vendas. 

Crie sua campanha

Criar uma campanha é muito simples. Clique no anúncio Sponsored Products e selecione os produtos para anunciar. Em seguida, escolha entre segmentação manual ou automática para determinar o valor por clique e iniciar sua campanha. 

Vale destacar que o Amazon Ads exibe os anúncios aos clientes nos resultados de compras de grande visibilidade, mas a plataforma considera o lance e a relevância da campanha. 

4 dicas para usar o Amazon ADS em seu negócio 

Para obter bons resultados e manter seu negócio aquecido, é preciso seguir algumas recomendações para aumentar a possibilidade de sucesso em suas estratégias. Abaixo confira algumas dicas valiosas.

1. Acompanhe os resultados 

Investir no Amazon Ads é uma forma rápida e prática de atingir a sua audiência, mas se não adotar boas táticas, você só vai desperdiçar dinheiro nos anúncios. Por isso, é fundamental usar as métricas da ferramenta para monitorar os dados e adequar os resultados em direção ao objetivo. 

Na plataforma da Amazon, você pode acompanhar:

  • taxa de cliques (CTR): essa métrica é o percentual de cliques que o anunciante teve com o anúncio. Para saber a porcentagem, basta dividir o número de cliques pelas impressões conforme a fórmula (cliques÷impressões= CTR);  
  • custo por clique (CPC): representa o valor pago por cada clique que o anúncio recebeu. Para ter o resultado, divida o valor total pela quantidade de cliques. 
  • taxa de conversão: é possível saber quantos cliques se converteram em compras para medir a eficiência da sua campanha;
  • custo de publicidade por venda (AcoS): é indicado para verificar como está a performance dos anúncios que receberam patrocínio. 
  • média de cliques e conversões diárias: nessa métrica, você analisa quantas vezes o anúncio foi exibido, a quantidade de vezes que os usuários clicaram, bem como o número de conversão em vendas;
  • custo diário com anúncio: é possível verificar o quanto você gasta diariamente com anúncio e entender se a campanha está dando retorno positivo.

Veja também: os melhores KPIs de e-commerce para acompanhar 

2. Estude o mercado 

Entender sobre as tendências do mercado e o comportamento do seu público é uma boa forma de selecionar os produtos com mais chances de vender. Esse processo é uma tática inteligente de otimizar o investimento de publicidade. 

Afinal, não adianta investir muito em campanhas se não expuser produtos atrativos que despertem o desejo de compra da sua audiência. Por isso, a dica de ouro é entender as necessidades do seu público para criar estratégias certeiras. 

3. Crie páginas atrativas 

Não basta atrair seus clientes por meio de anúncios se sua página não é organizada de modo que facilite o entendimento sobre os produtos que você vende. Imagine entrar em uma loja de roupas e as peças estarem espalhadas. 

Dificilmente alguém vai sentir vontade de procurar os produtos que precisa para efetivar a compra. O mesmo acontece em uma loja on-line, pois mesmo que o cliente ache sua página por meio de um produto anunciado, pode se interessar por outros. Então deixe tudo organizado por categorias. 

4. Publique os produtos corretamente 

Para publicar os produtos na Amazon é necessário se atentar a alguns pontos e um deles é com as fotos. As imagens devem ser de qualidade para chamar atenção das pessoas. Além disso, é importante incluir títulos persuasivos nos itens para despertar o desejo de comprá-los. 

Ainda, é fundamental usar palavras-chave relevantes e relacionadas com o produto e com o que potenciais clientes buscam. Por fim, os consumidores apreciam promoções, descontos e frete grátis, então aplique essas táticas sempre que possível para incentivá-los a comprar. 

Quem pode anunciar na Amazon? 

Qualquer empreendedor pode anunciar na Amazon, desde que atendam alguns requisitos que a empresa exige: ter produtos qualificados, ofertas em destaque e cadastro na plataforma.

Entenda melhor a seguir: 

  • conta na Amazon: para usar as ferramentas Stores e Sponsored Brands é necessário ter uma conta de vendedor profissional na Amazon. Além disso, a plataforma solicita que o anunciante faça o Cadastro de Marcas;
  • ofertas em destaque: para anúncios por meio do Sponsored Products é preciso criar uma lista de produtos qualificados para o canal de ofertas em destaque. Caso não obedeça essa regra, os compradores da Amazon não verão o seu anúncio;
  • produtos habilitados: a plataforma não aceita produtos usados, recondicionados, em categorias fechadas ou itens para adultos. Por isso, antes de anunciar seus produtos, é válido consultar uma lista completa, que conta nas políticas da empresa. 

Amazon Ads no Bling

A nova funcionalidade de Gestão de Campanhas da Amazon do Bling está revolucionando a forma como os lojistas administram suas campanhas de marketing no marketplace.

Integrada diretamente ao sistema, essa ferramenta permite que você gerencie com facilidade todas as suas campanhas publicitárias na Amazon, aumentando a visibilidade e otimizando as vendas dos seus produtos.

Com essa funcionalidade, é possível criar, editar e acompanhar os resultados das suas campanhas, tudo em um só lugar. Além disso, a gestão centralizada no Bling facilita a análise de dados e a tomada de decisões estratégicas, garantindo que seus investimentos em marketing sejam bem direcionados e gerem o retorno esperado.

Outro benefício é a sincronização automática com os produtos cadastrados no Bling. Isso permite que você tenha uma visão clara dos itens que estão sendo promovidos, suas vendas e o desempenho das campanhas em tempo real. Assim, o Bling se torna uma ferramenta indispensável para quem vende na Amazon e quer otimizar o gerenciamento das campanhas publicitárias de forma eficiente e integrada.

Para saber mais, é só acessar esse link da nossa Central de Ajuda.

Integração Bling com a Amazon: alcance sucesso em suas vendas 

Agora que você já sabe o que é e como anunciar na Amazon Ads, que tal descobrir os segredos do marketplace da empresa e acelerar suas vendas? E ainda, saber como integrar a plataforma a um sistema de gestão, como o ERP do Bling? 

Com esse recurso, é possível ter total controle sobre seus negócios, entender como gerenciar pedidos, emitir notas fiscais, sincronizar estoques, preços e muito mais. Quer saber como ter acesso a essas vantagens? 

Confira o nosso e-book de como vender na Amazon e integrar seus canais de vendas com o Bling para se tornar um empreendedor de sucesso agora mesmo.