A Amazon é uma empresa de tecnologia fundada em 1994 nos Estados Unidos, focado em comércio eletrônico (através do marketplace), computação em nuvem, streaming digital (Amazon Prime) e inteligência artificial. 

Atualmente o Amazon Marketplace é um dos maiores players do mercado e muitos lojistas se perguntam como faz para vender na Amazon, quais as especificações e vantagens. 

Considerado inicialmente um marketplace de nicho, com venda de livros e eletrônicos, a Amazon cresceu e hoje é um grande player com novas categorias sendo incorporadas e recentemente, a empresa iniciou a operação própria de venda em várias categorias.

Requisitos para ser seller Amazon

Para começar a vender na Amazon alguns requisitos são importantes. O primeiro deles é a categoria de vendas, já que determinados produtos não são aceitos. Na categoria vendas são permitidas as seguintes categorias: 

  • Atividades ao ar livre (apenas novos)
  • Beleza (cuidados com banho, pele, cabelo, maquiagem, etc) – (apenas novos)
  • Brinquedos e jogos (novos e colecionáveis) 
  • Calçados, bolsas, sapatos e óculos (apenas novos)
  • Câmeras digitais, lentes e acessórios (novos e usados)
  • Utensílios domésticos (armazenamento e Organização, Cama, Mesa e Banho, Decoração para Casa, Eletroportáteis, Obras de Arte e Ilustração, Produtos de Limpeza)  (novos e usados)
  • Celulares e acessórios (novos, usados, reformados e desbloqueados) 
  • Computadores de mesa, notebooks, tablets, monitores e acessórios (novos e usados) 
  • Eletrônicos (TV e Vídeo, Áudio e Vídeo Portáteis, Áudio para Casa, Eletrônicos para Carro. (novos e usados)
  • Artigos esportivos (Exercícios e Fitness, Acessórios para Caça, Esportes em Equipe, Roupas para Atletismo, Canoagem e Pesca e Sala de Jogos) (apenas novos)
  • Ferramentas e Materiais de Construção ( Construção, Encanamentos, Eletricidade, Ferramentas Manuais e Elétricas, Instalações de Cozinha e Banheiro, Materiais de Pintura, Proteção e Segurança) (novos e usados) 
  • Games (consoles, jogos e acessórios) (novos, usados e colecionáveis)
  • Jóias (Brincos, Colares, Anéis, Pulseiras) (apenas novos)
  • Livros, Calendários, Quadrinhos, Revistas, Jornais e outras publicações (novos e usados)
  • Papelaria e Escritório (Agendas e Cadernos, Lápis, Canetas e outros Materiais de Escrita, Calculadoras, Impressoras e Eletrônicos para Escritório, Material de Desenho e Pintura, Papéis e Organizadores) (novos e usados)
  • Malas e Acessórios de Viagem (Malas, Bolsas, Mochilas, Pastas, Guarda-chuvas, Acessórios de Viagem) (apenas novos)
  • Itens para bebês e gestantes (Alimentação e Amamentação, Berçário, Fraldas) (apenas novos)
  • Roupas e acessórios (Relógios, moda feminina, masculina e infantil) (apenas novos) 
  • Cuidados pessoais ( Depilação e Aparelhos de Barbear, Dietas e Nutrição, Equipamentos e Artigos Médicos, Higiene, Medicamentos e Remédios) (apenas novos)

Requisitos e comissões da Amazon Marketplace

A gama de itens é vasta, para iniciar a venda, basta possuir um CPF ou CNPJ válido, fornecer uma conta de e-mail, conta bancária ativa e cartão de crédito válido internacional (Visa, MasterCard ou Diners). 

Pelo cartão são verificadas a legalidade da conta e também a cobrança das taxas de venda caso não haja saldo na conta da Amazon. Para todas a vendas é exigida a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas

Para explorar ao máximo as potenciais vendas do marketplace é sempre importante definir uma estratégia de vendas, definindo os produtos a serem vendidos nas categorias permitidas e qual o volume de estoque com o qual será trabalhado. 

A Amazon é um marketplace global, que dá a possibilidade do lojista vender também para países como Estados Unidos, Canadá e México. Porém, é preciso uma organização logística para tais operações. 

Comissões

Após o cadastro feito, é preciso avaliar o modelo de vendas. Para isso, é necessário acessar o site oficial do marketplace e escolher um dos planos disponíveis. Existem as opções de um plano individual (para quem pretende até 10 vendas no mês. O valor fixo por produto é de R$2 além de uma comissão a cada transação. 

Para quem projeta vender mais de 10 unidades ao mês, a mensalidade passa a R$19 e uma comissão por cada transação. Nesta modalidade não há taxa fixa por venda. 

Também é importante atentar que as comissões variam conforme a categoria do produto. Os percentuais podem ser consultados no site, mas a variação é de 10 a 20%, sendo as menores taxas para itens como eletrônicos, itens de casa (construção e decoração), games e eletrodomésticos, e as maiores taxas (de 15 a 20%) para roupas, livros, bebês e gestantes, beleza, esportes e cuidados pessoais. 

Por que vender na Amazon?

O Amazon marketplace disponibiliza ferramentas para ajudar a iniciar suas vendas online de forma rápida e simples, independentemente do tamanho da sua empresa.

O Bling permite a integração de estoque, preços e outros serviços de maneira rápida, eficiente e fácil de usar no marketplace da Amazon.

Com o marketplace integrado é possível importar e fazer atualização de produtos e pedidos, atualizar o estoque de vários produtos ao mesmo tempo, atualizar preços de maneira simples e eficaz e ainda gerar relatórios precisos e automáticos para facilitar suas análises pós venda.

Além disso, você conta com as demais funcionalidades do Bling como emissão de notas fiscais, boletos com registro, controle financeiro, cadastros e muito mais!

Acesse a Central de Ajuda de integração Amazon e Bling e tenha em mão ferramentas que auxiliam a aumentar suas vendas. 

Como fazer o cadastro da loja virtual na Amazon?

Após a escolha do plano, e a verificação das categorias dos produtos permitidos no marketplace, é preciso realizar o cadastro na plataforma.

Para iniciar a operação de vendas gerencie as funções através do Seller Central, que é um espaço onde se pode realizar as tarefas como controle de conta, atualização de inventário, cadastro de produtos, contato com o comprador e controle de pedidos e pagamentos.

Na hora de cadastrar os produtos se pode optar por duas opções:

  • Adicionar um produto: ferramenta para adicionar um item por vez. 
  • Modelos de arquivos de inventário: ideal para adicionar diversos itens por vez (modalidade disponível somente para o plano de vendas profissional). 

Também será necessário informar o estoque, a condição de preço e forma de envio. A grande vantagem de estar em um marketplace como a Amazon é otimizar a operação e faturar mais. 

Com o cadastro de produtos efetivado e aprovado, é hora de esperar pelos primeiros pedidos. Os usuários do plano profissional também podem fazer o download de um relatório de pedidos para acompanhamento de todas as transações.

Os repasses de venda são depositados a cada 15 dias diretamente na conta bancária cadastrada pelo lojista, tanto os pagamentos a vista quanto os parcelados (sem qualquer custo). 

Com tudo em ordem, basta manter a operação organizada através de um sistema de gestão como o Bling, que tem integração com a Amazon e torna o trabalho mais eficiente. 

Integrando Bling e Amazon Marketplace

Os benefícios da integração ERP Bling + Amazon são inúmeros e retornam em forma de um melhor gerenciamento dos seus negócios. O marketplace é uma ferramenta que auxilia o empreendedor a expandir o seu campo de vendas ganhando visibilidade, mas, sem a integração com um ERP como o Bling, é possível que a sua gestão seja prejudicada.

Anunciar produtos na Amazon é contar com toda o alcance e reputação de uma das maiores empresas de e-commerce do mundo e quem vem crescendo ano a ano no Brasil. Com uma tendência que a empresa também ganhe mercado, seja pela incorporação de novas categorias de produtos ou pelo fortalecimento do ecossistema em torno do negócio (ferramentas de gestão, controle de vendas, etc).

Para ampliar o faturamento e a visibilidade do seu negócio, é fundamental considerar a Amazon dentro da estratégia de venda.

O ERP Bling integrado ao marketplace da Amazon permite que o seu comércio tenha várias frentes de venda em diversos canais e que, ainda assim, exista um controle seguro e assertivo de estoque, vendas, produtos, pedidos, entregas e notas fiscais. 

Somente a integração fornecida por um sistema de gerenciamento é capaz de automatizar os seus processos e atender às suas necessidades de cruzamentos de dados para uma boa gestão de negócios. Essa é a importância de contar com uma integração Bling! e Amazon.

Passo a passo da Integração Bling e Amazon

1) Acessar a sua ferramenta Bling!, procurar em “Preferências” o comando para “Integrações” e, então, “Configuração de Integração de Marketplace”;

2) Optar por “Incluir” um Marketplace e procurar por Amazon;

3) Preencher os campos com as informações fornecidas no Manual de Integração Amazon;

4) Faça o seu cadastro no site da Amazon, optando pelo plano profissional;

5) Na sua página de usuário, fazer o cadastro no Amazon Marketplace Web Service (AMWS) do Desenvolvedor Bling!;

6) Será fornecido um ID (código de identificação) pela Amazon que deverá ser inserido na sua plataforma Bling!, ainda no campo de cadastro de Integração de Marketplace;

7) Pronto! Agora, é só lembrar de marcar no seu ERP Bling!, durante a integração com a Amazon, as opções que permitem o compartilhamento de dados entre as duas plataformas, como o estoque, por exemplo.

Mais informações detalhadas você encontra no Bling Ajuda. 

Vantagens de Integrar Bling e Amazon Marketplace

Um ERP que cuida da gestão do seu negócio e ainda oferece integrações com os maiores marketplaces do mercado já é um grande benefício, mas ainda tem a vantagem de ter armazenamento e gerenciamento de dados em tempo real, o que é crucial para a saúde financeira e administrativa de um negócio. Por isso, ter controle sobre as possibilidades da integração de um ERP + Amazon é sinônimo de bom gerenciamento das suas vendas.

O Bling auxilia o lojista a utilizar o seu sistema integrado de gestão empresarial, utilizando canais de venda do tipo marketplace, como a Amazon e outros também, através da venda em múltiplos canais sem perder a organização. 

Saiba mais e entenda como funciona ERP para marketplace com o auxílio do Bling. 

Existem diversos benefícios de realizar a integração do Bling ERP com a Amazon. Confira alguns deles:

  1. Importação de Pedidos
    Com a integração entre o Bling e a Amazon Marketplace, a importação de pedidos ganha agilidade e rapidez, visto que se torna um processo automatizado. Ou seja, você conta com a atualização constante das informações e com relatórios de venda precisos, sem precisar perder tempo com isso. 
  2. Importe dados de produtos
    A integração também automatiza a importação e exportação de produtos cadastrados tanto na Amazon, quanto no Bling. Isso proporciona outro ganho para o dia a dia do empreendedor, que, graças à integração, não precisará ficar redigitando dados.
  3. Sincronização de Estoque e Preços
    Ao ativar a sincronização do estoque e dos preços de produtos, o empreendedor ganha tempo, além de evitar problemas que poderiam surgir a partir de dados divergentes.

Bling integra aos maiores marketplaces do mercado 

É possível optar pela integração de marketplace, realizando a venda em diferentes plataformas de uma maneira mais automatizada e inteligente. Isso amplia as possibilidades do vendedor converter ao mesmo tempo que marca a presença da marca e seus produtos, ampliando a vitrine a diferentes consumidores.

A integração de marketplace é uma importante ferramenta para quem deseja aumentar suas vendas e atingir novos mercados. Ao expor seus produtos ou serviços em mais de um lugar, contando com a confiança e tradição de uma plataforma já conhecida pelo cliente, você aumenta as chances de conquistar novos clientes ao mesmo tempo que pode continuar realizando transações com consumidores fidelizados.O Bling! possui integração com Shoptime, Submarino, Mercado Livre, Amazon, Carrefour, Magazine Luiza, Netshoes, Dafiti, Via Varejo e muito mais!

A gestão da sua loja em marketplace também fica simplificada, uma vez que boa parte do processo é feita diretamente pela plataforma. Sendo assim, o lojista pode se focar em oferecer o melhor serviço e os melhores preços, tornando-se mais competitivo.

O que o Bling pode fazer por você?

O Bling é um sistema de gestão empresarial (ERP) para micro e pequenas empresas. São diversas ferramentas que possibilitam o controle total sobre as vendas, finanças, estoque, produtos, clientes, pedidos, comissões de vendedores e muito mais.

O sistema permite ainda a emissão de notas fiscais eletrônicas, a geração de boletos bancários e de cobranças e de propostas comerciais. Além disso, é integrado com SIGEP Web dos correios e com as maiores plataformas de e-commerce do país.

Tudo isso em uma plataforma 100% online, que pode ser acessada de qualquer lugar. 

Se ainda não é cliente Bling, faça um teste grátis por 30 dias e confira na prática os benefícios de utilizar um sistema de gestão ERP que trabalha em favor do seu negócio.