No mundo dos marketplaces e das lojas virtuais, a concorrência é mais acirrada do que nunca. Seus anúncios estarão sempre emaranhados com os dos outros vendedores e disputando atenção em todos os pontos de contato com o consumidor. Logo, é necessário saber como anunciar um produto online para se destacar e vender bem!

Uma forma que muitos encontram para criar esse destaque é baixando o valor do anúncio. Porém, essa prática pode acarretar muito mais problemas do que solucioná-los.

Se não for bem-planejada, pode dar prejuízos consideráveis ao vendedor, que muitas vezes já está praticando o menor preço possível.

Entretanto, existem outras formas de dar destaque à divulgação, que não envolvem um “preço competitivo”, como criar um anúncio efetivo, com título, descrição, fotos e informações de qualidade.

Sabia que um comprador pode até mesmo se sentir mais à vontade comprando de um anúncio mais caro, mas que está mais completo, do que outro mais barato que não é tão detalhado? 

O consumidor está cada vez mais informado e exigente, e, apesar de o e-commerce ser parte da nossa vida, muitas pessoas ainda têm receio em comprar online. Um anúncio completo traz muito mais segurança na hora de fechar o negócio.

Sendo assim, aprenda agora mesmo como anunciar um produto online de maneira eficiente. Aproveite este guia completo!

Contents

Como anunciar um produto online?

Um anúncio eficiente deve trazer o máximo de informações possíveis sobre o produto, de forma clara e concisa, em todos os campos disponíveis no marketplace ou na loja virtual. Isso inclui o título, a descrição, as informações técnicas, as fotos/vídeos e a categorização dos itens.

E como sabemos disso?

O Bling é integrado a mais de 200 plataformas de e-commerce, marketplaces e operadores logísticos, então, podemos garantir que entendemos do assunto! Isso sem falar que temos vários parceiros que são experts na área.

Vamos começar? Veja dicas para vender online e investir no crescimento do seu negócio!

1. Analise os anúncios da concorrência

Há grandes chances de outro vendedor fazer anúncios dos mesmos produtos comercializados por você. Se for o caso, sua primeira lição é: analise o anúncio da concorrência e tire proveito dele.

Como o Ideris explica, não é para você montar um anúncio igual, afinal, o seu deve ser melhor que o da concorrência! Porém, é necessário identificar os pontos fortes e fracos, e utilizá-los para garantir que a sua oferta será superior.

Veja dicas para analisar a concorrência!

  • Confira as informações dos primeiros anúncios que aparecem quando você busca pelo seu produto. Use esses dados como referência para montar o seu
  • Atente-se aos pontos fortes, mas não esqueça dos fracos. Se perceber um aspecto que não está bom, não cometa o mesmo erro no seu anúncio.
  • Leia os comentários e/ou perguntas dos compradores. Se os compradores possuem sempre a mesma dúvida, já sabe que a resposta é um dado que deve estar presente na descrição do seu anúncio, de modo que os clientes tenham esclarecimento suficiente ao olhar a oferta.

Vale salientar também que nem todos os marketplaces ou lojas online terão os mesmos anúncios ou a área de perguntas e respostas, por exemplo. Nada impede que você confira a concorrência nos outros canais!

O importante é: não desperdice as informações que estão disponíveis para você na internet.

2. Crie um título perfeito

Sem exageros. O título do anúncio tem que ser, no mínimo, perfeito. Ele é a primeira informação que o consumidor lê e é a partir dele que o produto será mostrado nos resultados das buscas.

O título deve possuir essas 3 características: 

  • ser informativo: identifique o que é o produto ou o que está sendo anunciado;
  • ser bem-pensado: para que corresponda a forma exata que o comprador pesquisa, sendo assim identificado pelas ferramentas de busca com maior facilidade.
  • ser comercial: mesmo sem entrar no anúncio, o cliente deve entender as características do produto.

Ou seja, o título deve conter uma quantidade significativa de informações sobre o produto. Porém, ao mesmo tempo, deve ser simples, conciso e, principalmente, atraente – afinal, é por meio dele que o consumidor decide se vale a pena entrar no anúncio ou não.

Se o seu título falhar em algum destes aspectos, há grandes chances de o comprador clicar em outra oferta, com um chamariz melhor. E, se isso acontecer, não importa o quão boa era sua descrição, fotos ou informações do produto, pois o consumidor nem chegará nesta parte.

Confira dicas para fazer um título perfeito!

Use apenas letras. Os números só se forem absolutamente necessários.

Use números apenas se fizerem parte do modelo/versão do produto, ou se for necessário indicar quantidades. Não use números para informar o código SKU ou GTIN do produto, por exemplo.

Evite também qualquer outro tipo de caracteres, como @, #, $, %, *, &, !, ?, -, +, etc.

Evite termos/informações não relacionados com as características do produto

Não use termos como “Compre já”, “Promoção”.

Não insira informações sobre serviços relacionados, como “Frete grátis”, “Aceito devolução”, “Garantia”.

Atente-se às questões de marca e propriedade intelectual

Algumas marcas registradas não podem ser utilizadas no título ou na descrição do anúncio.

Não dê a entender que seu produto é de uma marca diferente da verdadeira!

Faça bom uso da caixa alta, caixa baixa e das abreviaturas

Não escreva o título todo em letras maiúsculas.

Use abreviações apenas em casos específicos, evite-as se possível.

Confira se existe limitação de caracteres

Em algumas plataformas para lojas online ou marketplaces, o sistema do site corta o título do anúncio depois de uma quantidade padrão de caracteres.

Se for esse o caso, é de extrema importância criar um título que se encaixe dentro deste limite.

Por exemplo, para vender no marketplace da B2W a limitação é de 60 caracteres. Já no Mercado Livre não há este tipo de corte.

Saiba mais: Como vender no Mercado Livre? Manual para trilhar o sucesso

Revise a ortografia

Seu título não pode ter nenhum tipo de erro de digitação, ortografia ou Português/Inglês.

Por exemplo, o correto é “guarda-roupa” e não “guarda roupa”; “smartphone” e não “smart phone”.

Se o produto tem variações, use a função de variações e não o título

Mais à frente no nosso guia explicaremos sobre variações, mas se o produto for desse tipo, não use o título para informar as opções de cor ou tamanho disponíveis. Esses dados devem ser as variações do seu anúncio, e não precisam aparecer no título.

Em caso de anúncio no marketplace, siga o padrão recomendado

Cada marketplace possui suas próprias particularidades, mas de um modo geral, você sempre seguirá esse padrão:

[produto] + [marca] + [modelo/série/versão/coleção] + [1 ou 2 atributos técnicos]

Ou seja: qual produto está sendo anunciado + a marca do produto + a versão do produto + alguns detalhes técnicos de alta relevância para o comprador.

Esse padrão, que pode inclusive ser um padrão da sua loja online, deixa claro qual é o item anunciado e como ele se diferencia dos produtos similares, 

É indispensável começar o título com a informação da mercadoria primeiro, mas os outros campos podem ser trocados de lugar conforme o tipo de produto que você vende. O importante é ter essas informações de forma clara e concisa!

Exemplos de títulos para anunciar um produto online

  • Smartphone iPhone 11 Apple Tela 6,1” 64GB
  • Robô Aspirador Pó Wap Robot W100 Sem Fio 250ml Bivolt
  • Jogo 6 Taças Vinho 450ml Cristal Titanio Bohemia
  • Geladeira Brastemp BRA57A Frost Free Inox 127V
  • Microondas Electrolux Home Pro MX43T Aço Inoxidável 34L 127V
  • Guarda-roupa Casal Milão 4 Portas 5 Gavetas – Móveis Europa
  • Sofá de Canto 5 Lugares Tecido Velveteen – Spazio Viero Móveis
  • Tênis Olympikus Globe Se 814 Feminino
  • Blusa Hering Tricô Algodão e Cashmere Masculino

Lembre-se: o título é a “cara” do seu anúncio, logo, deve ser claro, conciso e direto ao ponto.

3. Categorize o anúncio corretamente

Todo marketplace organiza os anúncios por categorias e subcategorias. Alguns são mais genéricos, outros são bem específicos. Alguns marketplaces (como o Mercado Livre), a categoria do produto não só serve para fins de classificação, mas também para definir quais informações técnicas podem ser inseridas no anúncio.

Se você categorizar errado o produto, não só estará diminuindo a visibilidade e qualidade da sua oferta, como também estará automaticamente deixando-a mais incompleta que a da concorrência.

Para alguns produtos, a categoria pode ser difícil de identificar, ou até mesmo nem existir em determinado marketplace. Por isso, para saber qual a melhor categoria para o seu anúncio, você pode conferir ofertas semelhantes e pensar na maneira que o cliente busca esse item na internet.

Assim como o título é usado para encontrar o produto quando o comprador pesquisa algum termo online, a categoria é usada para exibir o item quando o cliente fizer uma busca dentro das seções do site.

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4. Invista na qualidade de fotos e vídeos

Outra dica de como anunciar no marketplace é: invista na qualidade e variedade de fotos e vídeos!

Em uma compra online, o cliente não pode tocar no produto e ter a real percepção do item, por isso, a imagem do anúncio é tão importante. Ela deixa explícito o que o consumidor irá receber em casa (muitas vezes, o público dá mais atenção à imagem do que aos textos descritivos do anúncio).

O Mercado Livre apresenta um dado informando que os vendedores aumentaram seus faturamentos em até 30% após terem otimizado as imagens dos anúncios. Relevante, não é?

Segundo o Ideris, uma boa foto deve “representar fielmente as características do produto que está sendo colocado à venda”. Eles destacam que o ideal é que o item esteja fora da embalagem (salvo casos específicos, como cosméticos e alimentos) e que sejam feitas várias imagens, mostrando todos os ângulos (e detalhes) do produto.

Além disso, atentam que não basta fazer as fotos com qualidade, também é importante pensar na estratégia de como disponibilizá-las no anúncio.

Normalmente a primeira imagem será usada em destaque, a que aparece nos resultados das buscas, sendo a primeira foto que o consumidor verá. Então, precisa ser mais genérica, sem focar nos detalhes do produto.

Para mostrar os detalhes, você pode usar as fotos e até mesmo vídeos subsequentes.

E como tirar fotos de produtos para vender na internet?

Não se desespere! Hoje, não é necessário contratar (ou ser) um profissional para fotografar ou filmar os produtos da melhor maneira possível.

Aproveite as dicas abaixo para deixar as suas fotos com um ar muito mais profissional!

Parte técnica

  • Garanta uma boa resolução e qualidade das fotos. Se o seu celular tem uma câmera boa, pode ser mais do que suficiente. Caso contrário, você deve utilizar uma câmera profissional, mas não é obrigatório.
  • Certifique o tamanho ideal das imagens, conforme o padrão indicado no anúncio. O Mercado Livre, por exemplo, recomenda fotos de 1200×1200 pixels. Confira também as recomendações para o formato do arquivo (JPG, WEBP, PNG…) e o peso dele em KB/MB.
  • Use apenas as suas próprias imagens ou, se for buscar fotos na internet, garanta que sejam de domínio público. Vários marketplaces (como o Mercado Livre) podem pausar seus anúncios se alguma imagem violar direitos autorais.
  • Salve as imagens com nomes descritivos. Quando é feita uma busca no Google, o nome da foto é um dos dados que ajuda o robô a encontrar o termo pesquisado. Se o nome for “imagem 15” em vez de “cesto-palha-roupas”, o buscador não saberá do que a imagem se trata, e não a mostrará nos resultados.

Parte artística

  • Verifique a iluminação do ambiente. O produto deve estar bem-iluminado, mas não excessivamente, a ponto de criar fortes sombras ou até mesmo mudar sua tonalidade. O Ideris recomenda não fazer uso do flash, optando por utilizar a iluminação natural do ambiente.
  • Enquadre o produto corretamente na cena. A Olist, por exemplo, recomenda que o item ocupe, no mínimo, 80% do espaço da imagem. 
  • O fundo deve ser neutro, de preferência branco. O Mercado Livre até recomenda colorir digitalmente o fundo, para garantir que estará uniformemente neutro. Entretanto, para alguns produtos, pode ser interessante um cenário que combine melhor com seu uso, como roupas esportivas.

Dicas exclusivas de como anunciar no marketplace

  • Não inclua banners, textos, marcas d’água, gráficos de promoção/frete grátis, etc. As fotos devem estar, na medida do possível, sem nenhum tipo de efeito, edição ou tratamento. No máximo, retoque o fundo, se necessário.
  • Apresente apenas uma unidade do seu produto na foto. Se ele tiver variação de cor, por exemplo, cada opção deve ter sua foto exibida. E não utilize uma foto que mostra vários produtos juntos, porque pode induzir o comprador a pensar que você está vendendo um kit de várias unidades, e não um item avulso.
  • Evite utilizar acessórios e outros itens junto à mercadoria, a não ser que realmente eles acompanhem o produto.
  • Prepare várias fotos por produto, mostrando todos seus ângulos e detalhes. Alguns marketplaces possuem um limite de imagens adicionadas no anúncio, mas normalmente ele é bem grande. A B2W recomenda pelo menos 3 imagens extras (além da principal) por item, por exemplo.
  • Não esqueça que a primeira imagem é a mais importante. Invista tempo e recursos para garantir que essa foto seja a melhor possível.

Você já deve ter percebido que cada parte de um anúncio pode fazer toda a diferença aos olhos do consumidor, não é mesmo? Uma imagem de qualidade pode ser o fator decisivo para o comprador escolher o seu anúncio!

5. Capriche na descrição do anúncio

Uma vez que o título traz o consumidor para dentro do seu anúncio, a descrição terá o papel de convencê-lo a adquirir o produto – e não o da concorrência.

Ou seja, um bom texto para anunciar um produto deve incluir, além das características, os benefícios que ele oferece ao comprador.

Perceba que este é o ponto-chave: o que o consumidor precisa saber sobre o item?

A resposta será a descrição do anúncio. Dependendo do produto, o texto pode ser bem simples, mas bem extenso também.

Lembre-se da dica sobre conferir as perguntas mais comuns nos anúncios da concorrência! É aqui que você irá colocar todas as respostas.

A descrição deve ser o mais completa possível, deixando o consumidor a par de todo e qualquer dado sobre o item.

Porém, o que caracteriza uma boa descrição? Apenas “jogar” todas as informações possíveis ali dentro não é o suficiente, afinal, o consumidor precisa entender com facilidade os dados compartilhados.

Dicas para criar um bom texto para anunciar seu produto

Adicione os tópicos indispensáveis

Crie uma lista e garanta que a descrição aborda todos os tópicos indispensáveis.

Cada produto terá as suas informações específicas, mas alguns exemplos genéricos que devem estar nesta lista, são, por exemplo:

  • características, atributos e qualidades do produto;
  • garantias e validade;
  • origem do produto;
  • itens inclusos na vendas;
  • informações de segurança.
Insira argumentos de venda

Porque alguém gostaria de comprar o seu produto? Qual o benefício de uso? Quais experiências o comprador poderia vivenciar ao ter este item? Qual problema o produto resolve?

Inspire-se na concorrência

O que os concorrentes abordam que também faz sentido para seu produto? Quais as perguntas que estão sendo feitas no anúncio?

Não copie! Inspire-se e melhore o que for possível.

Invista na qualidade do primeiro parágrafo

As primeiras frases são as responsáveis por prender a atenção do cliente e fazê-lo continuar lendo sobre o item.

Facilite a leitura com tópicos

Mesmo que a descrição tenha uma lógica de texto, com começo, meio e fim, os tópicos facilitam a leitura e são alternativas importantes para textos longos ou com bastante informações.

Revise o anúncio

Um anúncio com erros de ortografia ou gramática não passa segurança ao comprador. Por isso, depois de terminar o texto, faça uma revisão detalhada. Se precisar, peça a um amigo ou familiar para ler e verificar se está claro e objetivo.

Quebre o texto e crie blocos de leitura

Use espaços em branco entre os parágrafos para criar blocos de leitura que facilitam o consumo das informações na internet.

Esteja sempre à disposição

Ao final da descrição, mostre-se à disposição para responder dúvidas e convide o comprador a entrar em contato se precisar.

Fique atento à ficha técnica

Alguns marketplaces, como o Mercado Livre, possuem um campo específico dentro da descrição onde é possível preencher dados mais técnicos, que ficam disponibilizados de forma padrão e organizada.

Se for o caso, é indispensável que a ficha do seu produto seja preenchida! 

Confira o limite para o texto de descrição

Atente-se ao limite de caracteres para o campo da descrição, como dissemos, cada marketplace possui limitações variadas.

Formate o texto do produto

Utilize recursos de formatação de texto como negrito, itálico e sublinhado, se for possível. Eles são excelentes para embelezar o conteúdo, além de dar ênfase a pontos de destaque importantes.

O que evitar na descrição dos anúncios?

  • Usar a descrição para dar informações sobre sua loja, prazos de entrega, política de troca e devoluções, etc. Este campo é para apenas descrever o produto.
  • Mencionar promoções e descontos – existem outros campos específicos para isso.
  • Usar caracteres e símbolos especiais (como o %, $ e @).
  • Mencionar contatos pessoais como e-mail, telefone ou site.
  • Escrever palavras inteiras em caixa alta.
  • Códigos HTML, CSS, Javascript e similares. Em caso de venda em marketplace, confira se é permitido esse tipo de código.
  • Usar marcas registradas – mesma situação do título do anúncio.
  • Informações sobre outros itens – parecido com a imagem do produto, a descrição deve se ater apenas ao produto vendido.

A descrição do anúncio é um momento de conexão entre o vendedor e o comprador, e, por isso, as informações precisam instigar confiança, ao mesmo tempo que estimulam a compra.

6. Identifique as vantagens estratégicas

Consegue praticar um preço um pouco mais baixo que a concorrência? 

Pode oferecer pagamento parcelado ou um desconto à vista? 

Oferece frete grátis ou com valor reduzido? 

É possível diminuir o tempo de entrega previsto? 

Consegue criar mais de um anúncio para o mesmo produto, destacando diferentes características e oferecendo benefícios variados? 

É possível melhorar seu nível de vendedor ou o destaque dos seus anúncios dentro do marketplace? 

O seu marketplace oferece a compra de ads para destacar seus anúncios? 

Você já pensou em fazer marketing para seus anúncios em plataformas como YouTube, Instagram ou Facebook?

Você já pensou em utilizar um sistema de gestão de vendas em marketplaces?

Agora que aprendeu como fazer um bom anúncio no marketplace, essas perguntas visam tirar você da zona de conforto para buscar outras alternativas para vender mais.

São oportunidades de ações que podem te diferenciar no canal de venda escolhido e perante à concorrência. 

Um exemplo: comprar ads do marketplace pode parecer um custo muito alto no primeiro momento, mas se trouxer mais vendas, estará contribuindo não apenas para o lucro, mas para seu crescimento e destaque dentro do mercado, e isso, por sua vez, lhe trará um aumento significativo e duradouro de vendas a longo prazo.

Como vimos, além de aumentar a performance do seu anúncio, disponibilizar o máximo de informações facilita a finalização da compra, já que o consumidor encontrará todas as informações necessárias para tomar sua decisão.

Leia mais: Como vender mais e melhor em marketplaces com Bling?

Como fazer um bom anúncio no marketplace?

Agora que você já conhece todos os pontos de maior importância para criação de um anúncio de sucesso, é hora de colocar a mão na massa!

Para quem vende em marketplaces, saiba que a maioria trabalha com padrões e exigências nos anúncios justamente para forçar o vendedor a fornecer o máximo de dados possíveis sobre o produto.

E, como esse assunto não é uma ciência exata, não existe uma receita pronta e perfeita. Por isso, o ideal é investir tempo para pesquisar os anúncios que tiveram maior alcance, mais cliques e vendas. As próprias plataformas oferecem dados de performance de cada campanha.

Nunca se esqueça: crescer dentro de um marketplace envolve muito mais do que a quantidade de vendas efetivadas. Sua reputação também é destacada na plataforma. E, quanto maior for, mais lucro terá a longo prazo, permitindo adotar preços maiores que a concorrência. 

Um anúncio bem-feito será efetivo na atração dos clientes. Depois disso, é só você focar nas demais áreas da empresa, garantindo que todo o processo de venda será rápido e descomplicado. 

Como anunciar no marketplace com uso da tecnologia?

Se precisar de ajuda para automatizar a operação comercial e financeira, unificar os seus controles e ainda ter mais de 200 opções de integração entre plataformas de e-commerce, marketplaces e operadores logísticos… conte com o Bling!

Ele oferece várias funcionalidades para centralizar todos os dados financeiros, de vendas, clientes e logístico em um só local, como:

  • acompanhamento integral do seu negócio: desde o estoque até o faturamento e o envio pela transportadora.;
  • emissão e gestão de notas fiscais;
  • controle de vendas e estoque;
  • conta digital;
  • link de pagamento;
  • chatbot de vendas;
  • e muito mais!

Além de permitir análises completas e profundas sobre as vendas e os clientes de cada marketplace que você esteja presente, oferece recursos vitais para um gestão de alto nível.Faça um teste gratuito da plataforma de ERP do Bling e entenda como coletar informações estratégicas para melhorar continuamente os anúncios feitos e, claro, o faturamento do seu negócio!