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No mundo dos marketplaces e das lojas virtuais, a concorrência é mais acirrada do que nunca. Seus anúncios estarão sempre emaranhados com os anúncios dos outros vendedores, no caso do marketplace, e disputando atenção em todos os pontos de contato com o consumidor, no caso da loja online própria.  

Neste cenário, é imprescindível que as suas ofertas se destaquem no meio de tantas outras.

Uma forma que muitos vendedores encontram para criar esse destaque é baixando o preço do anúncio… Mas isto pode acarretar muito mais problemas do que solucionar. Se não for muito bem planejado, pode trazer prejuízos consideráveis ao vendedor, que muitas vezes já está praticando o menor preço possível

Entretanto, existem outras formas de dar destaque aos seus anúncios, que não envolvem um “preço competitivo”, por exemplo, criar um anúncio efetivo: título, descrição, fotos e informações de qualidade que vão chamar a atenção dos compradores tanto quanto um preço competitivo. 

Sabia que um comprador pode até mesmo se sentir mais à vontade comprando de um anúncio mais caro, mas que está mais completo, do que o anúncio mais barato que não é tão detalhado? 

O consumidor está cada vez mais informado e exigente, e, apesar do e-commerce ser parte da nossa vida, muitas pessoas ainda têm um certo receio em comprar online. Um anúncio completo traz muito mais segurança na hora de fechar o negócio.

Mas, como montar um anúncio de sucesso?

Bom, essa é a pergunta de ouro! Um anúncio eficiente deve trazer o máximo de informações possíveis sobre o produto, de forma clara e concisa, em todos os campos disponíveis pelo marketplace ou loja virtual. Isso inclui o título, a descrição, as informações técnicas, as fotos e a categorização.

Como sabemos disso?

O Bling é integrado com mais de 200 plataformas de e-commerce, marketplaces e operadores logísticos, então podemos lhe garantir que entendemos do assunto, sem falar que temos vários parceiros que são  experts na área.

Vamos começar? Você deve estar ansioso para vender ainda mais!


USE A CONCORRÊNCIA CONTRA ELA MESMA

É claro que não será igual para todo mundo, depende do tipo de produto que você vende. Mas há grandes chances de que o item que você quer anunciar já esteja sendo anunciado por algum outro vendedor no marketplace escolhido ou na loja online. Se for o caso, a sua primeira lição é: analise o anúncio da concorrência e tire proveito dele.

Como o Ideris explica, isso não quer dizer que você irá montar o seu anúncio igual aos que já existem (afinal, o seu deve ser melhor que o da concorrência, não igual!), mas você deve identificar os pontos fortes e fracos dos anúncios existentes, e utilizá-los para garantir que a sua oferta será superior.

  • Confira como estão as informações dos primeiros anúncios que aparecem quando você busca pelo seu produto. Use esses dados como referência para montar o seu. 
  • Atente-se aos pontos fortes, mas não esqueça dos fracos. Se você perceber algo que não está bom nesses anúncios, garanta que você não cometerá o mesmo erro no seu.
  • Outro ponto bem importante são os comentários e/ou perguntas dos compradores. Se você perceber que os compradores fazem a mesma pergunta sempre, você já sabe que a resposta dessa pergunta é um dado que deve estar presente na descrição do seu anúncio, de modo que os compradores tenham esclarecimento suficiente ao olhar a oferta.

Vale salientar também que nem todos os marketplaces ou lojas online terão os mesmos anúncios ou a área de perguntas e respostas, por exemplo. Nada impede que você confira a concorrência nos outros canais! 

O importante é: Não desperdice as informações que estão disponíveis para você na internet.


O TÍTULO PRECISA SER PERFEITO

Sem exageros. O título do anúncio tem que ser, no mínimo, perfeito. Ele é a primeira coisa que o consumidor vai ver e é a partir dele que o produto será mostrado nos resultados das buscas.

O título deve possuir essas 3 características: 

  • Ser informativo: identificando o que é o produto ou o que está sendo anunciado;
  • Ser bem pensado: para que corresponda a forma exata que o comprador pesquisa, sendo assim identificado pelas ferramentas de busca.
  • Ser comercial: mesmo sem entrar no anúncio o cliente deve poder entender as características do produto.

Ou seja, o título deve conter uma quantidade significativa de informações sobre o produto, para seguir estas características. Porém, ao mesmo tempo, o título deve ser simples, conciso e, principalmente, atraenteafinal, é através dele que o consumidor vai decidir se vale a pena entrar no anúncio ou não.

Se o seu título falhar em algum destes aspectos, há grandes chances do  comprador clicar em outro anúncio, com um título melhor. E, se isso acontecer, não importa o quão boa era sua descrição, fotos ou informações do produto, pois o consumidor nem chegará nesta parte.

É por isso que o título do anúncio não pode ser menos que perfeito. 

Veja um compilado de dicas para criar um título excelente:

Use apenas letras, e números apenas se absolutamente necessário, evite qualquer outro tipo de caractere:

Não use caracteres como @, #, $, %, *, &, !, ?, -, +, etc.
Use números apenas se são parte do modelo/versão do produto, ou se necessário indicar quantidades. Não use números para informar o código SKU ou GTIN do produto, por exemplo.

Evite termos/informações não relacionados com as características do produto:

Não use termos como “Compre já”, “Promoção”.
Não insira informações sobre serviços relacionados, como “Frete grátis”, “Aceito devolução”, “Garantia”.

Atente-se às questões de marca e propriedade intelectual:

Algumas marcas registradas não podem ser utilizadas no título ou descrição do anúncio.
Se o seu produto é semelhante a alguma marca (mas não é daquela marca), não dê a entender que seu produto é de uma marca diferente da verdadeira.

Faça bom uso da caixa alta e caixa baixa e das abreviaturas:

Não escreva o título todo em letras maiúsculas.
Use abreviações apenas em casos específicos, evite-as se possível.

Confira se existe limitação de caracteres:

Em algumas plataformas para lojas online ou marketplaces, o sistema do site cortará o título do anúncio depois de uma quantidade padrão de caracteres. Se for o caso da sua plataforma, é de extrema importância que você consiga criar um título que se encaixe dentro deste limite.
Por exemplo, para vender no marketplace da B2W a limitação é de 60 caracteres. Já no Mercado Livre não há este tipo de corte.

Revise a ortografia:

Seu título não pode ter nenhum tipo de erro de digitação, ortografia ou Português/Inglês.
Por exemplo, o correto é “guarda-roupa” e não “guarda roupa”. “Smartphone” e não “smart phone”.

Se o produto tem variações, use a função de variações e não o título:

Mais à frente no nosso guia explicaremos sobre variações, mas caso o seu produto seja deste tipo, não use o título para informar as opções de cor ou tamanho disponíveis. Estes dados deverão ser as variações do seu anúncio, e não devem aparecer no título.

Em caso de anúncio no marketplace, siga o padrão recomendado: 

Cada marketplace possui suas próprias particularidades neste ponto, mas de um modo geral, você sempre seguirá esse padrão:

[produto] + [marca] + [modelo/série/versão/coleção] + [1 ou 2 atributos técnicos]

Qual produto está sendo anunciado + a marca do produto + a versão do produto + alguns detalhes técnicos de alta relevância para o comprador.

Este padrão serve para deixar claro qual é o produto anunciado e como ele se diferencia dos produtos similares e pode inclusive ser um padrão da sua loja online.
É indispensável que você comece o título com a informação do [produto] primeiro, mas os outros campos podem ser trocados de lugar conforme o tipo de produto que você vende. O importante é ter essas informações de forma clara e concisa!

Alguns exemplos:

Smartphone iPhone 11 Apple Tela 6,1” 64GB
Robô Aspirador Pó Wap Robot W100 Sem Fio 250ml Bivolt
Jogo 6 Taças Vinho 450ml Cristal Titânio Bohemia
Geladeira Brastemp BRA57A Frost Free Inox 127V
Microondas Electrolux Home Pro MX43T Aço Inoxidável 34L 127V
Guarda-roupa Casal Milão 4 Portas 5 Gavetas - Móveis Europa
Sofá de Canto 5 Lugares Tecido Velveteen - Spazio Viero Móveis
Tênis Olympikus Globe Se 814 Feminino
Blusa Hering Tricô Algodão e Cashmere Masculino

Com estas dicas deve ficar mais claro para você como montar um título de sucesso para o seu anúncio, que será capaz de atrair compradores e irá se destacar entre os outros anúncios semelhantes.

Lembre-se: o título é a “cara” do seu anúncio, ele deve ser claro, conciso e direto ao ponto.


CATEGORIZE O ANÚNCIO CORRETAMENTE

Todo marketplace organiza os anúncios dentro de categorias e subcategorias. Alguns são mais genéricos, outros são bem específicos. Isso é relevante pois para alguns marketplaces (como o Mercado Livre), a categoria do produto não só serve para fins de classificação, mas também é ela que irá definir quais informações técnicas poderão ser inseridas no anúncio ou não.

Se você categorizar o produto incorretamente, não só estará diminuindo a visibilidade dele e a qualidade da sua oferta, como também estará automaticamente deixando ela mais incompleta que a da concorrência, pois na categoria errada você não terá a possibilidade de preencher a ficha técnica completa do item.

Para alguns produtos, a categoria pode ser difícil de identificar, ou até mesmo nem existir em determinado marketplace. Por isso, para saber qual a melhor categoria para o seu anúncio, você pode conferir outros anúncios semelhantes, bem como tentar pensar na forma que o consumidor estaria buscando por este produto. 

Assim como o título é usado para encontrar o produto quando o comprador busca por algum termo, a categoria será usada para exibir o produto quando o comprador pesquisar nas seções do site.


UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS

E na hora de fazer uma compra online, o cliente não poderá tocar no produto e ter a real percepção do item, por isso, a imagem do anúncio é tão importante. 

A imagem deixará explícito para o cliente o que ele irá receber em casa (muitas vezes, o consumidor dará mais atenção para a imagem do que para os textos descritivos do anúncio), e, com certeza, ele vai querer receber exatamente o que ele está vendo na foto.

O Mercado Livre apresenta um dado informando que os vendedores aumentaram seus faturamentos em até 30% após terem otimizado as imagens dos anúncios. Relevante, não é?

Segundo o Ideris, uma boa foto deve “representar fielmente as características do produto que está sendo colocado à venda”. Eles destacam que o ideal é que o item esteja fora da embalagem (salvo casos específicos, como cosméticos e alimentos) e que sejam feitas várias fotos, mostrando todos os ângulos (e detalhes) do produto.

Além disso, atentam que não basta fazer as fotos com qualidade, também é importante pensar na estratégia de como disponibilizá-las no anúncio. Normalmente a primeira imagem será usada em destaque: ela será a imagem que aparecerá nos resultados das buscas e será a primeira que o consumidor verá, então ela deve ser mais genérica, sem focar nos detalhes do produto. Para mostrar os detalhes, você pode usar as fotos subsequentes.

Mas não se desespere! Hoje em dia, não é necessário contratar (ou ser) um profissional para fotografar os produtos da melhor maneira possível.

Abaixo, aproveite estas dicas que separamos para você conseguir deixar as suas fotos com um ar muito mais profissional: .

Parte técnica: 

  • Garanta uma boa resolução e qualidade das fotos. Se o seu celular tem uma câmera com boa resolução e qualidade, pode ser mais do que suficiente. Caso contrário, você deve utilizar uma câmera profissional, mas não é obrigatório. 
  • Certifique-se sobre o tamanho ideal para as imagens, conforme o padrão indicado no anúncio. O Mercado Livre, por exemplo, recomenda fotos de 1200×1200 pixels, enquanto a Olist sugere entre 600×600 e 2500×2500. Além dos tamanhos, confira as recomendações para o formato do arquivo (JPG, WEBP, PNG…) e o peso dele em KB/MB.
  • Use apenas as suas próprias imagens, ou se for buscar fotos na internet, garanta que sejam de domínio público. Vários marketplaces (como o Mercado Livre) podem pausar seus anúncios se alguma imagem violar direitos autorais.
  • Salve as imagens com nomes descritivos. O Ideris ressalta que quando é feita uma busca (no Google, por exemplo), o nome da imagem é um dos dados que ajudará o buscador a encontrar aquilo que está sendo buscado. Se a sua foto está com o nome “imagem 15” ao invés do descritivo do produto, o buscador não saberá do que a imagem se trata, e poderá não apresentar ela nos resultados.

Parte artística: 

  • Verifique a iluminação do ambiente. O produto deve estar bem iluminado, mas não excessivamente, a ponto de criar fortes sombras ou até mesmo mudar a tonalidade do item. O Ideris recomenda não fazer uso do flash, optando por utilizar a iluminação natural do ambiente.
  • Enquadre o produto corretamente na cena. A Olist, por exemplo, recomenda que o produto ocupe no mínimo 80% do espaço da imagem. 
  • O fundo deve ser neutro, de preferência branco. O Mercado Livre até recomenda colorir digitalmente o fundo, para garantir que estará uniformemente neutro. Entretanto, para alguns produtos pode ser interessante um cenário que combina melhor com o uso dele.

Boas práticas exclusivas para marketplaces:

  • Não inclua banners, textos, marcas d’água, gráficos de promoção/frete grátis, etc. As fotos devem estar, na medida do possível, sem nenhum tipo de efeito, edição ou tratamento. No máximo, retoque o fundo, se necessário.
  • Apresente apenas uma unidade do seu produto na foto. Se você está vendendo um produto com variação de cor, por exemplo, cada variação deverá ter sua foto com sua cor – não utilize uma foto que mostra vários produtos juntos. Isso pode induzir o comprador a pensar que você está vendendo um kit de várias unidades, e não um produto avulso.
  • Evite utilizar acessórios e outros itens junto do seu produto, a não ser que acompanhem o produto.
  • Prepare várias fotos para cada produto, mostrando todos os ângulos e detalhes do item. Alguns marketplaces possuem um limite de imagens que você pode adicionar no anúncio, mas normalmente este limite é bem grande. A B2W recomenda pelo menos 3 imagens extras (além da principal) por produto, por exemplo.
  • Não esqueça que a primeira imagem é a mais importante. Invista tempo e recursos para garantir que essa foto seja a melhor possível.

Você já deve ter percebido que cada parte de um anúncio pode fazer toda a diferença aos olhos do consumidor, não é mesmo? Uma imagem de qualidade pode ser o fator decisivo para o comprador escolher o seu anúncio! 


DESCRIÇÃO DO ANÚNCIO = POR QUE COMPRAR?

Uma vez que o título trouxe o consumidor para dentro do seu anúncio, a descrição terá o papel de convencer ele a adquirir o produto – o seu produto, e não o da concorrência. Ou seja, uma boa descrição deve trazer, além das características do produto, os benefícios que oferece para o comprador e a força da marca.

O campo da descrição é uma oportunidade que traz diversas informações, cabe a você decidir quais são as mais importantes para o seu comprador. 

Perceba que este é o ponto-chave: o que o seu comprador precisa saber sobre o produto? 

A resposta dessa pergunta será a descrição do anúncio. Dependendo do produto que você vende essa resposta pode ser bem simples, mas ela pode ser bem extensa também.

Lembre-se da dica sobre conferir as perguntas nos anúncios da concorrência! É aqui que você irá colocar todas as respostas. 

A descrição deve ser o mais completa possível, deixando o consumidor à par de todo e qualquer dado que ele possa querer saber sobre o item.

Mas o que caracteriza uma boa descrição? Apenas “jogar” todas as informações possíveis ali dentro não é o suficiente, o consumidor precisa entender com facilidade os dados do produto. 

Confira algumas dicas de ouro para pensar na hora de criar a descrição do seu produto: 

Lista de tópicos indispensáveis:

Crie uma lista e garanta que a descrição aborda todos os tópicos indispensáveis. Cada produto terá as suas informações específicas, mas alguns exemplos genéricos que devem estar nesta lista, são: características, atributos e qualidades do produto, garantias e validade, origem do produto, itens inclusos na venda, informações de segurança, etc.

Argumentos de venda:

Porque alguém gostaria de comprar o seu produto?? Qual o benefício de uso? Quais experiências o comprador poderia vivenciar ao ter este item? Que problema o produto resolve?

Inspire-se na concorrência:

O que eles abordam que também faz sentido ao seu produto? Quais as perguntas que estão sendo feitas no anúncio? Não copie! Inspire-se, tire o que é bom e melhore o que é possível.

A importância do primeiro parágrafo:

As primeiras frases são as responsáveis por fazer com que o comprador continue lendo.

Tópicos são bem-vindos:

Mesmo que a descrição tenha uma lógica de texto, com começo, meio e fim, os tópicos facilitam a leitura e são alternativas importantes para textos longos.

Revise:

Um anúncio com erros de ortografia ou gramática não passa segurança ao comprador.

Quebre o texto:

Use espaços em branco entre os parágrafos para criar blocos de leitura que facilitem o consumo das informações.

Esteja sempre à disposição:

Ao final da descrição, mostre-se à disposição para responder dúvidas e convide o comprador a entrar em contato se precisar.

Ficha técnica:

Alguns marketplaces, como o Mercado Livre, possuem um campo específico dentro da descrição onde é possível preencher dados mais técnicos. Se for o caso, é indispensável que a Ficha seja preenchida! 

Limite para a descrição:

Atente-se ao limite de caracteres para este campo. Verifique com o seu marketplace com qual limite eles operam.

Formate o texto:

Utilize recursos de formatação de texto como negrito, itálico e sublinhado, se for possível. Estas formatações são excelentes para embelezar o seu texto, além de dar ênfase em pontos de destaque importantes.

Agora confira também o que você deve evitar na descrição dos anúncios:

  • Usar a descrição para dar informações sobre sua loja, sobre prazos de entrega, política de troca e devoluções, etc. Este campo é para descrever o produto apenas;
  • Mencionar promoções e descontos – existem outros campos específicos para isso;
  • Usar caracteres e símbolos especiais (como o %, $ e @);
  • Mencionar contatos pessoais como email, telefone ou site;
  • Escrever palavras inteiras em caixa alta;
  • Códigos HTML, CSS, Javascript e similares. Em caso de venda em marketplace, confira se é permitido esse tipo de código;
  • Marcas registradas – mesma situação do título do anúncio;
  • Informações sobre outros itens – parecido com a imagem do produto, a descrição deve se ater ao produto que está sendo vendido apenas.

A descrição do anúncio é um momento de conexão entre o vendedor e o comprador, e é por isso que as informações precisam instigar confiança, ao mesmo tempo que estimulam a efetivar a compra.


 IDENTIFIQUE AS VANTAGENS ESTRATÉGICAS

Consegue praticar um preço um pouco mais baixo que a concorrência? 

Pode oferecer pagamento parcelado, ou um desconto à vista? 

Oferece frete grátis, ou com valor reduzido? 

É possível diminuir o tempo de entrega previsto? 

Consegue criar mais de um anúncio para o mesmo produto, destacando diferentes características e oferecendo diferentes benefícios? 

É possível melhorar o seu nível de vendedor ou o destaque dos seus anúncios dentro do marketplace? 

O seu marketplace oferece a compra de ads para destacar seus anúncios? 

Você já pensou em fazer marketing para seus anúncios, através de YouTube/Instagram/Facebook?

Você já pensou em utilizar um sistema de gestão?

Agora que já construiu um bom anúncio, essas perguntas visam tirar você da zona de conforto, para que busque outras alternativas para vender mais. São oportunidades de ações que podem te diferenciar no canal de venda escolhido e perante à concorrência. 

Partindo do princípio de que você não terá nenhum prejuízo com as alternativas indicadas, você deve buscar tirar vantagem de tudo que puder. Tudo, absolutamente tudo, ajuda! Ainda mais quando você está começando a vender e ainda não possui muita reputação.

Um exemplo: comprar ads do marketplace pode parecer um custo muito alto no primeiro momento, mas se esse serviço trouxer mais vendas, ele estará contribuindo não apenas para o seu lucro, mas para o seu crescimento e destaque dentro do mercado, e isso, por sua vez, lhe trará um aumento significativo e duradouro de vendas a longo prazo.

Cada uma das alternativas que destacamos nas perguntas acima tem regras e vantagens específicas, você deve avaliar o que se encaixa melhor com o seu negócio.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Agora que você já conhece todos os pontos de maior importância para criação de um anúncio de sucesso, é hora de colocar a mão na massa!

Como vimos, além de aumentar a performance do seu anúncio, disponibilizar o máximo de informações é algo que vai facilitar a finalização da compra, já que o consumidor encontrará todas as informações necessárias para tomar sua decisão.

Para quem optar por vender em marketplaces, saiba que a maioria trabalha com certos padrões e exigências nos anúncios justamente para forçar o vendedor a fornecer aos consumidores o máximo de dados possíveis sobre aquele produto. E como esse assunto não é uma ciência exata, ainda não existe uma receita pronta e perfeita – por isso percebemos que cada marketplace tem suas próprias características e particularidades, trazendo diferentes informações que julgam mais ou menos importantes para o consumidor. Todavia, de um modo geral, eles concordam em vários pontos, os quais trouxemos neste guia.

Nunca se esqueça: crescer dentro de um marketplace ou com a sua loja virtual envolve muito mais do que a quantidade de vendas efetivadas. Sua reputação e destaque no ecossistema é o que lhe trará lucro a longo prazo e permitirá que você pratique preços maiores que a concorrência sem perder na quantidade de vendas fechadas. 

Um anúncio bem feito será efetivo na atração dos clientes. Depois disso, é só você focar nas demais áreas da empresa, garantindo que todo o processo de venda será rápido e descomplicado. 

E, se precisar de ajuda para automatizar essa operação, unificar os seus controles, deixar as planilhas de lado e ainda ter mais de 200 opções de integração entre plataformas de e-commerce, marketplaces e operadores logísticos… conta com o Bling!