Existem duas maneiras de fazer seu e-commerce vender mais com o Google: tráfego orgânico (aquele que você aparece nas pesquisas do Google sem pagar nada) e tráfego pago.

Para conseguir aparecer em pesquisas de forma orgânica, você precisa trabalhar bastante o SEO da sua loja. SEO vem do inglês Search Engine Optimization (Otimização dos Mecanismos de Busca). Ele é uma ciência à parte e demora algumas semanas para você ver os resultados. Você pode ver algumas dicas rápidas aqui.

Já tráfego pago no Google você pode trabalhar basicamente de três maneiras: Campanhas de Palavras-Chave, Campanhas de Display (geralmente usadas para remarketing) e campanhas de vídeo para YouTube. Todas essas campanhas lhe trarão resultados no dia seguinte à sua aprovação.

Tráfego de Qualidade com Google Ads

Esse artigo focará em Campanhas de Palavra-Chave do Google, que são aquelas campanhas que você aparece como um link patrocinado em uma pesquisa. Se bem feitas, elas trazem muito tráfego de qualidade para sua loja virtual. Na verdade, o tráfego de pesquisas é geralmente o tráfego mais qualificado de todas as plataformas por uma única simples razão: a pessoa está procurando seu produto ou seu serviço, então a intenção de compra já existe.

Imagine que sua loja virtual Maquiagem Premium Brasil é sobre maquiagem e uma das sessões que você quer destacar são os produtos de Maquiagem para Pele Negra. Você criou a loja, já tem o ERP do Bling para gerar sua Nota Fiscal e controlar seu estoque. Tudo pronto. Mas como achar o consumidor ideal?

É aí que entra a campanha de pesquisa do Google Ads: na hora que a pessoa estiver procurando “Maquiagem Pele Negra”

Página principal de busca no Google

Sua pesquisa patrocinada irá aparecer na frente das pesquisas orgânicas:

Exemplo visualização do anúncio feito pelo Google Ads

Sendo seu anúncio relevante, seu cliente irá clicar e tem boas chances de comprar seus produtos de maquiagem.

Campanha de Pesquisa para sua Loja Virtual

O segredo do Google Ads na campanha de Pesquisa é ser relevante – isso vai aumentar sua taxa de cliques (CTR) e reduzir o custo do clique (CPC) cobrado pelo Google.

Então, quando for criar sua campanha do Google Ads, preste atenção nesses quatro pontos:

  • Título do Anúncio: O título 1 (seu anúncio tem três títulos) deve ser muito relevante e compatível com a pesquisa do seu cliente. Uma dica é usar “{keyword:texto padrão} em Oferta” como seu Título 1. Isso fará com que a pesquisa do seu prospecto, se couber em 30 caracteres, apareça no seu anúncio seguido de “em Oferta”. Por exemplo, se a pesquisa digitada fosse “Maquiagem Pele Escura”, seu Título 1 seria “Maquiagem Pele Escura em Promoção”. Genial não? Você pode definir um texto padrão para que, se o texto da pesquisa não couber, ele seja substituído pelo texto padrão.
  • Palavras Negativas: Não economize em palavras negativas. Durante as primeiras semanas, todos dos dias entre na plataforma do Google Ads e veja os termos pesquisados. Identifique as pesquisas que estão mostrando seu anúncio e não são de pessoas procurando produtos que você vende. Adicione então uma palavra-chave negativa na lista de palavras negativas que retiraria aquela pesquisa da próxima vez que for digitada. Por exemplo, imagine que seu anúncio está sendo mostrado para a pesquisa “Curso de Maquiagem”. Você então negativaria a palavra-chave “curso” para garantir que seu anúncio não apareça mais quando estiverem pesquisando por cursos de maquiagem, já que você vende apenas o produto.
  • Direcionamento: Use públicos-alvo para direcionar bastante seu anúncio. Existem basicamente três tipos de públicos-alvo no Google Ads: Remarketing, Intenção e Afinidade. Para campanhas de pesquisa, você vai querer geralmente usar de Intenção e de Afinidade. Um público bem definido vai lhe ajudar a direcionar melhor para quem o Google vai mostrar seu anúncio. Um direcionamento correto, aumenta em até 50% sua taxa de cliques, o que pode reduzir significativamente seu CPC.
  • Nicho: tente criar campanhas com grupos de anúncio bastante nichadas, para que seu anúncio seja bem específico e, por essa razão, relevante. Quanto mais específico você for nas palavras-chave escolhidas no grupo de anúncio, mais relevante você conseguirá fazer seu anúncio. Por exemplo, você poderia fazer um grupo de anúncio específico para quem está procurando por “maquiagem para mancha de pele”, aumentando muito sua relevância para o público pesquisando sobre esse assunto.

Pronto para criar sua campanha e fazer sua loja vender mais com um ROI mais alto?Se quiser ter mais outras 21 dicas, esse artigo com 21 Dicas para Fazer Sua Campanha do Google Ads Bombar e Ficar Acima do Seu Concorrente pode lhe ajudar.