Encontrar a melhor forma de vender seus produtos conforme o nicho de atuação é essencial para ter sucesso nos negócios. O modelo de pronta-entrega, por exemplo, é uma opção atrativa para empreendedores que priorizam volume de vendas, agilidade e competitividade no mercado. 

Além disso, essa forma de venda traz inúmeras vantagens, principalmente para os consumidores que focam em urgência e praticidade. Conforme pesquisa do Capterra, 49% dos consumidores consideram a rapidez nas entregas um fator importante no momento da compra

Portanto, implementar essa modalidade no seu negócio traz grandes oportunidades de faturamento. Ficou interessado? Neste artigo, saiba o que é, como vender à pronta-entrega e quais os prós e contras. Confira também dicas de como trabalhar com esse tipo de venda e se destacar no mercado. 

Continue a leitura!

O que é pronta-entrega? 

A pronta-entrega é um modelo de vendas, no qual o consumidor faz um pedido e recebe na hora. O vendedor monta um estoque de itens em lojas físicas ou se dirige até o cliente, que escolhe o que necessita e faz o pagamento. 

Essa modalidade também acontece por meio de e-commerce, mas, nesse caso, uma transportadora entrega o produto no mesmo dia para o consumidor. É muito comum confundir a pronta-entrega com o delivery. A diferença é que, na segunda opção, os produtos nem sempre estão prontos para enviá-los ao cliente no momento da solicitação. 

Para entender melhor, pense no funcionamento de uma pizzaria: você pede uma pizza e aguarda o pizzaiolo prepará-la para depois recebê-la em casa, certo? Compreender o que é pronta-entrega para diferenciá-la de outros modelos de envio de produtos é fundamental para escolher a melhor forma de atender seus clientes. 

Qual a diferença entre pronta-entrega e pré-venda? 

Na pronta-entrega, o empreendedor atende o pedido do consumidor imediatamente, pois o item já está pronto para envio. Já a segunda opção funciona como uma venda antecipada em que o cliente reserva um produto que ainda não está disponível para compra. 

Outra diferença é que na pré-venda não há estoque de um determinado item, então os empreendedores têm tempo hábil para prepará-lo e entregá-lo em um prazo maior. Por outro lado, o risco de os clientes cancelarem uma compra é maior ― o que não acontece com a outra modalidade. 

10 vantagens em trabalhar com pronta-entrega

A pronta-entrega é uma tendência de negócio promissora, principalmente quando a empresa tem controle de estoque, adota estratégias eficazes de divulgação e oferece um atendimento diferenciado. 

Veja as principais vantagens desse modelo.

1. Atração de clientes imediatistas

É comum as pessoas observarem um produto, achar interessante e comprá-lo de imediato. Afinal, conforme pesquisa do SPC Brasil, 4 entre 10 pessoas concordam que, às vezes, compram produtos no calor do momento. Portanto, o modelo de pronta-entrega é um prato cheio para atrair esses consumidores.

2. Crescimento nas vendas

Essa modalidade também atrai clientes que priorizam agilidade e praticidade na hora de comprar. Ou seja, quanto mais rápida a entrega de um produto, maior é a possibilidade de alavancar as vendas. Então, a pronta-entrega é uma ótima forma de atender as necessidades desse público e impulsionar o seu negócio. 

3. Aumento de ticket médio 

A entrega rápida é uma possibilidade de aumentar o valor médio das vendas à medida que você observa o comportamento dos seus clientes. Afinal, a tendência é que eles paguem um preço maior para ter os produtos rapidamente. Mas, para os consumidores usufruírem desse benefício, é importante que os preços continuem atrativos. 

4. Ampliação de fluxo de caixa 

Ter capital de giro para arcar com despesas administrativas e operacionais é fundamental para uma empresa funcionar. Como consequência do aumento de ticket, há grandes chances de aumentar o fluxo de caixa do seu negócio, inclusive, para apostar em futuros investimentos. 

5. Fidelização de clientes 

Fidelizar clientes é uma estratégia essencial para manter qualquer negócio em pleno vapor. Com um bom atendimento, os consumidores antigos podem indicar os seus serviços de pronta-entrega para conquistar novos clientes ― o que reduz custos de aquisição. 

6. Pagamento à vista 

Conforme dados do Serasa de julho de 2024, são mais de 72,66 milhões de pessoas inadimplentes no Brasil. Diante desse cenário, é normal os empreendedores ficarem receosos por não receberem por seus produtos. Mas, essa situação não acontece nesse modelo de compra, pois o consumidor só recebe o item mediante pagamento. 

7. Vendas sazonais 

Com essa modalidade, é possível apostar em vendas sazonais e montar um estoque de produtos conforme a demanda em um determinado período do ano. Por exemplo, roupas mais leves, como bermudas, shorts e peças de praia vendem mais na temporada primavera/verão. Então esse é o momento de incluir esses itens no calendário comercial para potencializar suas vendas. 

8. Previsibilidade de vendas

Os produtos de pronta-entrega, como peças de vestuário, seguem uma linha conforme o tamanho, mas normalmente o preço não varia. Assim, você pode organizá-las por categorias e analisar quais itens venderam mais. Um método para fazer esse processo é usar uma ferramenta de gestão de vendas para controlar o estoque disponível. 

9. Competitividade no mercado 

A pronta-entrega é uma forma de vender mais em um mercado competitivo, no qual quem fornece produtos com agilidade e eficiência sai na frente. Afinal, um público imediatista prefere comprar e levar os itens na hora. Então o grande diferencial é atender essa necessidade em velocidade recorde. 

10. Redução de custos 

Os empreendedores que trabalham com esse modelo de entrega tendem a aprender como gerenciar um estoque para mantê-lo disponível para seus clientes. Então, consequentemente, evitam o desperdício ao armazenar mercadorias sem muita saída. Além disso, o processo de melhoria administrativa e operacional reduz os custos com logística

Prós e contras da pronta-entrega 

Assim como em qualquer modelo de negócio, existem pontos positivos e negativos para colocar na balança antes de empreender. Se você continua em dúvidas se a pronta-entrega é a melhor escolha, confira os principais prós e contras na tabela abaixo e faça a comparação.

Como vender à pronta-entrega? 

Para vender à pronta-entrega é preciso adotar estratégias que envolvem planejamento, organização de estoque, agilidade na entrega e automatização de processos. Além disso, é essencial prestar um excelente atendimento aos clientes e monitorar os resultados. 

A seguir, veja mais detalhes de como vender mais e ser bem-sucedido.

Planejamento 

O planejamento é a chave para qualquer negócio dar certo e deslanchar, então avalie se a pronta-entrega é viável para o seu nicho de atuação. Calcule os recursos financeiros para investimento, analise a concorrência e faça uma pesquisa de mercado para entender as preferências do seu público.  

Organização de estoque

Para não prejudicar a experiência do cliente, é fundamental organizar o estoque para garantir que o produto esteja disponível quando ele fizer o pedido. Então, faça uma estimativa de vendas periodicamente para prever a quantidade de itens para o estoque.

Agilidade na entrega

Pesquise e contrate uma transportadora confiável com uma estratégia de logística eficaz para entregar os produtos rapidamente. Uma tática eficiente de bons parceiros é traçar rotas para encaminhar vários itens em uma mesma remessa e, assim, otimizar o envio de pedidos. 

Meios de retirar o produto

Se você vende produtos em um e-commerce, precisa oferecer outras formas de retirar o produto. Algumas transportadoras oferecem o serviço de retirada diretamente em centros de distribuição. Essa é uma alternativa para clientes que ficam fora de casa por longos períodos, mas querem comprar on-line. 

Automatização de processos

A tecnologia é uma grande aliada e ajuda a otimizar processos em diversos segmentos e, com a pronta-entrega, não é diferente. Ao usar um sistema ERP, por exemplo, você integra várias etapas para agilizar suas entregas, como controle de estoque e cadastro de clientes e fornecedores.

Monitoramento dos resultados

Outra maneira de como vender à pronta-entrega e alavancar o seu negócio é monitorar a eficiência da entrega para identificar pontos de melhoria. Desse modo, você adota as melhores estratégias e toma decisões para corrigir falhas, principalmente se o problema for com uma transportadora, por exemplo. 

Atendimento ao cliente 

É imprescindível oferecer um atendimento de qualidade desde o primeiro contato com o cliente até o pós-venda. Para surpreendê-lo, é preciso proporcionar além do objetivo principal de entregar os produtos prontamente. Então atenda o seu público com empatia e esteja disposto a esclarecer suas dúvidas para atender às suas necessidades. 

Acompanhe as tendências 

O comportamento do consumidor muda constantemente conforme as tendências do mercado e o nicho de atuação. Para se sobressair e se manter competitivo, é preciso acompanhar as novidades no que diz respeito aos produtos e às táticas de entrega. Então fique atento e se adapte às inovações para não ficar para trás. 

Exemplos de cases de sucesso na pronta-entrega

Continua em dúvidas se esse modelo de negócio é relevante para o mercado, principalmente para vendas on-line? A Amazon e o Magazine Luiza são dois exemplos de que essa modalidade de entrega também funciona no e-commerce. 

A primeira empresa oferece o programa “Amazon Prime”, no qual o usuário, por meio de uma assinatura mensal, usufrui de benefícios como a pronta-entrega. De acordo com o do produto e com a região, os clientes recebem os pedidos no mesmo dia. 

O Magazine Luíza também dispõe dessa estratégia de venda para se manter competitiva no setor do varejo multicanal. Ao comprar pelo site ou aplicativo, em alguns casos, os consumidores retiram o item diretamente na loja mais próxima em até 1 hora. 

Quais são os principais riscos da pronta-entrega?

Apesar de ser um modelo de negócio promissor com muitas vantagens, é importante considerar alguns riscos para adotar medidas a fim de minimizá-los para não prejudicar o seu investimento. Entre algumas situações que podem ocorrer, estão: 

  • roubo de mercadoria;
  • vendas sem estoque:
  • diferença no fechamento de carga.

Veja mais detalhes sobre cada risco e fique atento.

Roubo de mercadoria 

Esse é um risco muito comum em qualquer negócio em que se transporta produtos, pois o empreendedor estará com uma boa parte de seu estoque em trajeto. Para evitar surpresas, é importante se precaver e contratar um seguro de mercadorias. Agora, se você mesmo entrega os itens, é válido investir em segurança e outros meios de rastreamento do veículo. 

Vendas sem estoque

Se o vendedor não tiver total controle sobre o estoque, pode vender produtos não disponíveis e deixar seus clientes insatisfeitos ao não recebê-los. Para evitar esse inconveniente, é interessante usar um sistema integrado a um app. Assim, você cadastra a entrada e a saída de produtos e controla a posição de estoque em tempo real. 

Diferença no fechamento de carga

Em alguns casos, o vendedor também faz as entregas dos produtos, então precisa estar atento para evitar divergências no fechamento de carga. Desse modo, o ideal é fazer cursos de capacitação e estar bem preparado para evitar essas situações.

Contudo, existem soluções mais práticas, como a automação de processos na pronta-entrega para reduzir falhas de gerenciamento. O sistema ERP do Bling, por exemplo, é uma plataforma intuitiva e fácil de usar integrada a lojas físicas, e-commerces e marketplaces. 

Esse sistema oferece funcionalidades, como:

  • controle de entrada e saída de estoque;
  • gerenciamento de frente de caixa;
  • gestão financeira simplificada;
  • cadastro de clientes, fornecedores e controle de ordens de serviços;
  • emissão de nota fiscal.

Além desses recursos, a plataforma proporciona integração com os principais operadores logísticos para simplificar o envio dos seus pedidos e fazer a pronta-entrega. Aproveite para se inscrever agora mesmo e comece o teste grátis rumo ao crescimento do seu negócio.