Como vender nas Casas Bahia? Guia completo para começar!

17 dezembro, 2025

Como vender nas Casas Bahia

Você tem procurado opções de marketplace para hospedar seu negócio e ainda não sabe como vender nas Casas Bahia? Pois saiba que você pode estar perdendo uma boa oportunidade. Isso porque a plataforma é uma alternativa interessante e contabiliza números expressivos: são mais de 350 milhões de visitantes por mês.

Neste texto, você vai conhecer mais detalhes sobre o histórico deste marketplace, avaliar comissões e taxas para vender nas Casas Bahia e conferir dicas práticas para faturar mais. Também vai entender como a empresa analisa a reputação dos vendedores e de que forma esta pontuação pode afetar o desempenho da loja.

Portanto, fique conosco até o fim para conferir um guia completo sobre o funcionamento do site.

Principais aprendizados deste artigo

  • O marketplace das Casas Bahia, antigo Via Varejo, permite que empreendedores vendam seus produtos com grande visibilidade, tendo em vista que atinge a audiência do Ponto Frio, Extra e Casas Bahia.  
  • O cadastro é gratuito, mas são cobradas taxas que variam de 18,5% a 21% por categoria. É obrigatório ter CNPJ, emitir nota fiscal e ter uma conta bancária atrelada ao CNPJ informado.  
  • A reputação da loja influencia diretamente os custos e resultados: boas notas garantem descontos no frete e mais destaque nas buscas da plataforma.  
  • Aprimorar a experiência do cliente, ter agilidade para despachar os produtos e evitar cancelamentos por falta de estoque são boas práticas para garantir uma boa nota.  
  • A integração com o sistema Bling facilita a gestão das vendas, automatiza processos e ajuda o lojista a manter eficiência e controle sobre os pedidos. Faça um teste gratuito de 30 dias e confira os benefícios.

O que é o marketplace das Casas Bahia?

É o antigo Via Varejo, que foi criado em 2013. Trata-se de um shopping online no qual os empreendedores efetuam a inscrição, cadastram seus produtos e acessam clientes de três marcas: Casas Bahia, Extra e Ponto Frio. Em 2023, o nome foi alterado para Casas Bahia Marketplace.

O Grupo ocupa o 5º lugar entre os maiores marketplaces do Brasil e movimenta um grande volume de operações. Segundo o próprio site, são mais de 250 milhões de buscas por produtos realizadas mensalmente e cerca de 95 milhões de clientes ativos.

Agora que você já sabe o que é o marketplace das Casas Bahia, está na hora de aprender como funciona na prática e quais são as exigências para se tornar um empreendedor dentro da plataforma.

Como funciona o marketplace das Casas Bahia?

O passo a passo para iniciar suas atividades no site é simples:

  1. Faça o cadastro da sua loja;  
  2. A empresa fará a análise dos dados informados por você.  
  3. O retorno será dado por e-mail, portanto, verifique sua caixa de SPAM;  
  4. Após a aprovação, insira os produtos e inicie as vendas!

Pronto! Agora você já sabe como vender nas Casas Bahia. Este modelo de marketplace oferece facilidade de acesso ao público para pequenos empreendedores. 

De um lado, o lojista potencializa suas chances de lucro ao anunciar para a audiência de uma marca já reconhecida. Do outro, a empresa que disponibiliza a plataforma cobra percentuais sobre as transações efetuadas pelos vendedores cadastrados. Todos saem ganhando!

Mas é claro que existem requisitos para vender nas Casas Bahia. Portanto, é hora de checar quais são esses critérios de elegibilidade e verificar se você se enquadra em todos.

Quais são os requisitos para vender nas Casas Bahia?

É necessário cumprir as seguintes exigências:

  • ter CNPJ ativo, pois não é permitido o cadastro de pessoas físicas;  
  • são aceitas empresas cadastradas nas modalidades de MEI, lojas virtuais, lojas físicas, distribuidoras, indústrias ou ME;  
  • emitir nota fiscal;  
  • ter uma conta bancária atrelada ao CNPJ cadastrado.

Além disso, vale citar que existem algumas categorias específicas de mercadorias que não podem ser vendidas nas Casas Bahia. São itens cuja comercialização é vedada pela legislação, por órgãos reguladores ou por políticas internas do próprio site. Entre estes produtos estão máquinas de jogo de azar, armas de fogo, narcóticos, decodificadores de sinal, entre outros.

Confira a lista completa de proibições e restrições da plataforma e evite imprevistos ou recusas para a sua loja. Este é um aspecto relevante para entender como funciona o marketplace das Casas Bahia.

Se o seu negócio não lida com nenhum dos produtos listados, siga em frente! A próxima fase do seu planejamento deve ser calcular quanto custará usar a plataforma para atrair mais clientes.

Leia também: Marketplace que não precisa de CNPJ: é possível legalmente?

Quais são as comissões e taxas para vender nas Casas Bahia?

As taxas aplicadas sobre as vendas variam conforme a tabela:

18,5%Ar e ventilação, áudio, eletrodomésticos, eletroportáteis, informática, tablets, telefones e celulares, TV e vídeo.
19%Acessórios, inovações e automotivo.
19,5%Gift Card, serviços e viagens.
20%Agro, indústria e comércio, bebidas.
21%a maioria das demais categorias.

Caso o cliente cancele a compra por arrependimento dentro do prazo de sete dias estabelecido pela legislação, a plataforma cobra metade da comissão sobre o valor do pedido. Além disso, as Casas Bahia promovem campanhas pontuais de redução desses percentuais. Por fim, cabe ressaltar que o empreendedor não paga nada para se cadastrar no site.

Uma última questão que você precisa estudar sobre como vender nas Casas Bahia é a relação entre frete e reputação. Ter uma boa nota na plataforma fará total diferença nos seus lucros. Afinal, quanto maior a nota, menos você paga pelo envio dos produtos.

Como funciona o frete ao vender nas Casas Bahia?

Existem três possibilidades de logística:

  1. Envvias: ao se cadastrar, o vendedor imprime a etiqueta gerada pelas Casas Bahia e deixa o pacote nos Correios;  
  2. Coleta: a plataforma busca a encomenda no local indicado pelo vendedor;  
  3. Fulfillment: as Casas Bahia se responsabilizam pelo armazenamento e envio dos itens.

O benefício do Programa Envvias é que o custo fica mais barato para o cliente final, tendo em vista que a entrega é tabelada pelo contrato existente entre as Casas Bahia e os Correios.

Já no caso do Fulfillment, o lojista não precisa se preocupar com nada. As mercadorias ficam guardadas em galpões da empresa, que cuida de todo o processo. Ou seja, embala, etiqueta e providencia a entrega para o consumidor. No entanto, está disponível somente para empresas de São Paulo ou Minas Gerais.

Além disso, há limitações de tamanhos e tipos de produtos permitidos. Itens como remédios e pesticidas, por exemplo, não são contemplados. A plataforma pode ainda checar outros pontos sobre a estrutura e qualidade do serviço do seu negócio antes de liberar essa alternativa.

Por fim, é importante ter o entendimento de que compras acima de R$ 69,90 geram frete grátis para os consumidores. Portanto, quem arca com o envio é a loja. É aí que entra a importância de conquistar uma nota de reputação positiva.

Como é calculada a reputação no marketplace das Casas Bahia?

São considerados três aspectos para mensurar a qualidade dos serviços prestados pelo lojista:

  1. Tempo levado para despachar os produtos;  
  2. Quantidade de reclamações recebidas;  
  3. Total de pedidos cancelados;  
  4. Por fim, é dada uma nota de 1 a 5 para cada um destes critérios e a média dos pontos resulta na reputação.

Portanto, o ideal é cumprir o prazo de 24 horas para concluir a expedição do produto, priorizar uma experiência satisfatória para os clientes e gerenciar o estoque adequadamente para evitar cancelamentos de pedidos por falta de produtos.

Os  vendedores com  notas de 1 a 3 precisam arcar integralmente com o valor do frete para as transações acima de R$ 69,90. Já quem consegue atingir a nota 4 de reputação recebe 40% de desconto. Com a nota 5, a redução chega a ser de 50%. E, se a loja tiver acesso ao Fulfillment, são 80% a menos. A tabela com exemplos de valores e conforme as dimensões da mercadoria está disponível aqui.

Quais são as vantagens de vender nas Casas Bahia?

Os lojistas que vendem no marketplace usufruem de três principais benefícios:

  1. Visibilidade, já que a plataforma reúne a abrangência de três marcas;  
  2. Competitividade na entrega dos pedidos por meio da solução Envvias;  
  3. Acesso ao Via Ads, plataforma de anúncios que auxilia na divulgação dos produtos.

Elaborar uma estratégia eficiente sobre como vender nas Casas Bahia proporciona altas chances de um bom faturamento para os empreendedores. Afinal, em um único cadastro, o vendedor tem contato com o mercado de três gigantes do varejo brasileiro.

O site também conta com uma ampla gama de treinamentos virtuais por meio da Via Academy, a escola para lojistas. O objetivo é capacitar os parceiros para que tenham sucesso em suas jornadas de vendas dentro da plataforma.

Como vender nas Casas Bahia em 5 passos?

Para começar a aproveitar as vantagens de vender nas Casas Bahia, siga os passos abaixo.

  1. Cadastre sua loja com CNPJ;  
  2. Aguarde a aprovação da plataforma;  
  3. Cadastre seus produtos com detalhes e descrições;  
  4. Escolha a modalidade de envio;  
  5. Cuide bem da sua reputação para receber benefícios.

Este guia resume todos os tópicos que você leu até aqui para iniciar sua operação no marketplace. Dedique-se para fazer uma boa apresentação das suas mercadorias e se destacar dentro do site.

E lembre-se de garantir um atendimento ágil e de qualidade para seus consumidores. Afinal, o seu negócio estará em uma vitrine por onde passam milhões de possíveis clientes todos os dias. Cada clique pode se transformar em uma oportunidade de venda.

Vale ressaltar que a pontuação tem outra função, além de proporcionar descontos no frete. A nota é usada como referência para priorizar os comércios que aparecerão nas buscas para os usuários. Ou seja: quanto melhor a reputação, maiores são as chances de vender ainda mais.

E para garantir um bom atendimento, é fundamental investir em melhorias operacionais para a sua empresa. Neste sentido, que tal adotar um sistema de gestão que minimize erros e otimize a rotina? São esses alguns dos ganhos que a integração entre Bling e Casas Bahia pode trazer.

Integração entre Bling e Casas Bahia: como funciona?

O Bling é um sistema de gestão integrado que permite a conexão direta com a sua conta no marketplace. Desta forma, você controla todos os pedidos de venda, emite notas fiscais e tem visibilidade da evolução do estoque conforme ocorrem as transações, entre outras funcionalidades.

Veja quais tarefas o sistema executa:

  • estoque com sincronização automática;  
  • cadastro unificado. Ou seja, você preenche todas as informações necessárias, como fotos, preço, peso, descrição, medidas e variações, e utiliza os dados em quantas plataformas quiser;  
  • separação e conferência dos pedidos;  
  • apoio às demais operações da empresa por meio da geração de relatórios e gestão financeira.

A ferramenta faz a integração ainda com o serviço de Fulfillment. Assim, você faz o acompanhamento completo do seu negócio de forma descomplicada e prática. Bling é a solução que faltava para você saber como vender nas Casas Bahia cada vez mais.

FAQ

MEI pode vender nas Casas Bahia?

Sim. Microempreendedores Individuais (MEI) podem vender nas Casas Bahia desde que estejam com o CNPJ ativo, emitam nota fiscal e tenham conta bancária vinculada ao CNPJ. A plataforma aceita MEI, lojas físicas, virtuais, distribuidoras e microempresas. Verifique também restrições de categorias e produtos que não podem ser comercializados.

Existe mensalidade ou taxa de adesão para vender nas Casas Bahia?

Não. O cadastro é totalmente gratuito. No entanto, os lojistas pagam comissões por cada venda, que variam conforme a categoria do produto. Ou seja, a cada novo pedido, uma parcela do lucro fica com a plataforma. Fique atento às campanhas promocionais que podem reduzir estes percentuais.

Quem vende nas Casas Bahia também aparece no Ponto Frio e no Extra?

Sim. Ao cadastrar sua loja no marketplace das Casas Bahia, seus produtos também ficam visíveis nas plataformas Ponto Frio e Extra. Esse alcance aumenta as chances de vendas sem necessidade de cadastros separados. Confirme configurações, preços e catálogo para garantir exibição correta nas três marcas.

Como calcular as comissões e taxas para vender nas Casas Bahia?

As comissões variam por categoria. Os percentuais cobrados variam entre 18,5% e 21% e a tabela pode ser consultada no site. Caso o cliente se arrependa da compra no prazo de 7 dias, a comissão será descontada pela metade. Portanto, é recomendável considerar este custo ao fazer a precificação.

Quanto tempo leva para aprovar o cadastro e começar a vender?

Após enviar o cadastro, a análise das Casas Bahia costuma ser concluída em alguns dias úteis, mas o prazo pode variar conforme volume e documentos solicitados. O retorno é enviado por e-mail. Portanto, fique atento à caixa de entrada e SPAM. Em seguida, basta cadastrar os produtos para operar.

Como melhorar minha reputação no marketplace das Casas Bahia?

Cumprir prazos de despacho dos produtos, evitar cancelamentos por falta de estoque e aprimorar o atendimento ao cliente são práticas essenciais para melhorar sua reputação. Mantenha um controle rigoroso do seu negócio, ofereça informações precisas e atue para minimizar reclamações. Uma boa nota pode gerar desconto no preço dos fretes.

Buscar no Blog