Apresentamos a Pluga, plataforma focada em integrar ferramentas para automatizar e otimizar processos; conheça planos, detalhes, funcionalidades e casos de uso para você implementar desde já.

A Pluga ajuda diversas empresas a eliminarem as tarefas manuais e trabalhosas do dia a dia, tornando, assim, suas equipes mais estratégicas e poupando aqueles esforços que podem ser automatizados. E o melhor: sem precisar ter nenhum tipo de conhecimento técnico.

Nesse artigo iremos explicar o que é a Pluga, quais as suas principais funcionalidades e como as integrações podem otimizar a rotina da sua empresa.

O que é a Pluga?

Carioca e nascida em 2015, a Pluga é a primeira plataforma de automação plug and play criada em território brasileiro. 

A Pluga atua fazendo uma espécie de “conector” entre as ferramentas que as empresas costumam usar no dia a dia,  trafegando – de forma automática – informações e dados de um lado para o outro. 

Especificando melhor, as integrações ocorrem por meio de APIs (interface de programação de aplicações) seguindo a lógica:

como funciona a Pluga: Quando algo acontecer na ferramenta A, realizar uma ação na ferramenta b

Ou seja: através da plataforma é possível definir regras de automação para que, após o acontecimento de uma determinada ação em uma ferramenta, os dados sejam transmitidos automaticamente para outra ferramenta e uma tarefa específica seja realizada, como nos exemplos abaixo:

Entre outras.

Essa flexibilidade é uma das principais vantagens que a Pluga pode oferecer. 

Você pode criar diversas automatizações não só para automatizar o seu controle financeiro, mas também para diversos outros setores de uma empresa, como marketing, comunicação, gestão de tarefas, vendas, entre outros. E sem precisar ter nenhum conhecimento técnico para isso. Veja o vídeo a seguir para conhecer um pouco mais da ferramenta e como ela funciona:

Para quem a Pluga é indicada

A Pluga é indicada, principalmente, para pequenas e médias empresas que utilizam ferramentas web e precisam automatizar processos para conseguirem dar conta de todas as demandas do negócio. (Mas isso não significa que não possa ser utilizada, também, por grandes empresas que necessitam trafegar grande volume de dados entre ferramentas.) 

Por exemplo, se você vende produtos online através de uma plataforma de e-commerce, provavelmente você conta com o suporte de um sistema ERP para gerenciar:

  • Emissão de nota fiscal;
  • Controle do estoque;
  • Comunicação com clientes através de e-mails;

Ou então, se você tem ou trabalha em uma agência de marketing digital, muito provavelmente  enviar os leads gerados através de uma campanha para os seus clientes e manter o ROI atualizado são prioridades.

É aí que entra a Pluga, para conectar todas as ferramentas envolvidas nesses diversos processos, permitindo que não seja mais necessário emitir notas fiscais manualmente; ou fazer lançamentos de retiradas de produtos do estoque toda vez que um item for vendido; ou mesmo, ficar exportando e importando planilhas de dados de uma ferramenta para a outra.

Quanto custa a Pluga?

Mais uma boa notícia: a Pluga é uma ferramenta Freemium

O que isso significa? Significa que ela pode ser utilizada sem nenhum custo dependendo do número de automatizações criadas ou do número de eventos processados. Existem também algumas automatizações premium, disponíveis apenas para os planos pagos.

Mas, para quem está começando, a Pluga oferece um período de testes 100% gratuito por 7 dias. Durante esse período é possível experimentar todas as funcionalidades disponíveis. 

Quando falamos dos planos pagos, existem 3 planos diferentes, que vão de R$79/mês no Basic a R$299/mês no Ultimate. 

O que diferencia esses três planos são justamente o número limite de eventos e automatizações, conforme falamos acima. Caso sua necessidade de uso ultrapasse os limites do plano Ultimate, existe ainda o plano Enterprise, que é montado de forma personalizada. 

Para saber mais sobre os preços da Pluga, você pode clicar aqui – ou continuar lendo o artigo.

A versão gratuita da Pluga

Você pode usar as integrações da sem nenhum tipo de custo. Porém, essa versão é limitada a um número máximo de 3 automatizações ativas e até 100 eventos trafegados por mês.

Essa é uma ótima opção para dar seus primeiros passos no mundo das automatizações e medir o impacto delas no dia a dia da sua empresa. Então você poderá decidir se há necessidade de assinar (ou não) um dos planos pagos.

O que NÃO TEM na versão gratuita

Apesar do plano Free (gratuito) te ajudar a se familiarizar com o mundo das automatizações, ele não dá acesso a alguns dos principais “superpoderes” disponíveis na Pluga, como por exemplo:

  • Filtros para gateways de pagamento; 
  • Campos Personalizados para usar informações customizadas de uma determinada ferramenta; 
  • Fast Pass, que permite que seus eventos “furem a fila” e aconteçam com mais velocidade;
  • Pluga Webhooks, um método curinga para automatizar ferramentas que ainda não são integradas nativamente na Pluga.

Falaremos com mais detalhes de cada uma dessas funcionalidades a seguir. Mas antes, veja a tabela comparativa abaixo e conheça mais de perto cada um dos planos da Pluga.

Primeiros passos na Pluga: Como criar uma automatização entre o Bling e outras ferramentas

Um dos objetivos da Pluga é permitir que qualquer pessoa consiga criar uma automatização – seja ela familiarizada com tecnologia ou não. A seguir, vamos te mostrar o quanto isso é simples e rápido.

Se preferir, você pode assistir o vídeo abaixo.

Criando sua primeira automatização na Pluga ⚡

  1. Pesquise pelas ferramentas

Depois de ter feito o cadastro ou login em sua conta da Pluga, o primeiro passo é definir as ferramentas que deseja conectar ao Bling.

Para seguirmos este passo a passo, vamos supor que você queira criar uma integração entre Bling e Slack, para que, toda vez que um pedido de venda for criado no Bling, notificar em um canal do Slack.

O jeito mais rápido e fácil de buscar pelas automatizações entre essas duas ferramentas é utilizando a caixa de pesquisa. Veja abaixo:

Assim que escolher a automatização desejada, é só clicar em cima do card e, em seguida, em “Fazer essa automatização“. 

  1. Autentique as ferramentas

É na etapa de autenticação que você vai conectar as contas das ferramentas que utiliza – e deseja integrar – à Pluga. Neste caso, vamos autenticar o Bling e o Slack. Para isso, é só clicar no botão como o indicado na imagem abaixo.

Após ter conectado as duas ferramentas à Pluga, é só clicar em “Continuar“.

  1. Ajustes

Em alguns casos, depois de ter autenticado as ferramentas, você poderá filtrar os dados transitados entre as ferramentas, ou seja, poderá indicar de onde exatamente a Pluga irá capturar os dados da sua ferramenta de origem e para onde precisamente eles serão enviados.

Seguindo o nosso exemplo de integração com a Bling, vamos selecionar qual o status de pedido que será utilizado na automatização e em seguida qual o canal do Slack que receberá a notificação.

Por exemplo: você pode optar por enviar para o Slack os dados de todos os pedidos recebidos, ou apenas os dados de pedidos cancelados.

Depois, é só clicar em “Continuar” para começar a etapa da personalização. 🕺

  1. Personalização

Agora, chegou o tão esperado momento de personalizar a sua automatização de acordo com as necessidades específicas da sua empresa.

É aqui que vai selecionar quais informações você quer que a Pluga envie para a sua ferramenta de destino.

Nessa etapa, você vai selecionar o que nós chamamos de “Atributos”, que são as informações capturadas na ferramenta de origem (no caso, Bling) que serão levadas para os “Campos” da ferramenta de destino (no caso, Slack). 

Para visualizar estes atributos, é só clicar em “+ inserir infos do Bling“. Você pode procurar os atributos no campo de busca, como mostra o gif abaixo. Facilita, né? 😎

Depois que tiver escolhido as informações que quer enviar do Bling para o Slack (ou de uma ferramenta para outra), é só clicar em “Finalizar automatização” no final da página.

E prontinho! A partir de agora, toda vez que o gatilho da automatização criada for acionado na ferramenta de origem, a Pluga vai capturar essas informações, filtrar e gerar uma ação personalizada na ferramenta de destino.

No caso da integração entre Bling e Slack, toda vez que um pedido de venda for criado no Bling, os dados deste pedido serão capturados e enviados para um canal do Slack em até quinze minutos.

Conclusão

A Pluga é uma plataforma flexível e que se adapta ao seu dia a dia e às suas necessidades, tanto em funcionalidades quanto em planos e preços. 

Com uma implementação no-code, pode ser conectada ao seu Bling (e outras ferramentas) em poucos cliques – e explorada tanto por pessoas com pouca afinidade com o tema quanto por aquelas que têm mais bagagem sobre o assunto.

Com integrações que contemplam os mais diversos negócios e casos de uso, certamente a Pluga tem uma integração que pode ser útil para você.