Plataforma de e-commerce, ERP, CRM, gateway de frete, intermediadores e gateway de pagamentos, automação de marketing, enfim: são muitas as ferramentas utilizadas diariamente para o funcionamento de uma loja virtual.

Embora essas aplicações tenham o objetivo de facilitar a vida do lojista, caso não haja a integração desses diferentes sistemas, o resultado pode ser o oposto.

Para ajudar você a entender melhor a importância da integração para e-commerce, preparamos um artigo explicando de que maneira esse processo beneficia o seu negócio. Confira!

Qual a importância da integração para e-commerce?

A integração de uma loja virtual é uma forma de garantir a transmissão de informações do e-commerce entre os diferentes sistemas utilizados nas lojas físicas, virtuais e até mesmo nos marketplaces, evitando duplicação de dados e lacunas que geram erros na gestão e logística do negócio.

Com o aumento da complexidade das transações virtuais, é ainda mais importante ter controle de todas as informações geradas nesse processo — de preferência em um único lugar.

A falta da integração no e-commerce pode gerar uma série de problemas, como informações duplicadas, retrabalho e até situações mais complexas, como vender um produto que já foi destinado para outro pedido em um canal diferente. 

Tudo isso prejudica o desenvolvimento do seu empreendimento e pode gerar uma má experiência de compra para o consumidor.

Vender em mais de um canal exige organização

Se o cliente pode comprar de você em mais de um canal, como um ponto de venda físico, uma loja virtual e em markeplaces, é indispensável fazer o gerenciamento e integrar esses canais. 

Afinal, você precisa cuidar do estoque, registrar os pedidos, administrar as entregas, etc. Agora, imagina fazer isso para cada um desses pontos de venda? As chances de erro são altas, e a dor de cabeça é certa!

Por isso, para ter um melhor desempenho, a dica é escolher um sistema de gestão integrado. 

Assim, a ferramenta une o gerenciamento das lojas cadastradas e você diminui o trabalho operacional. O que ajuda a minimizar erros de administração e atendimento.

Isso porque um ERP possibilita ter uma visão panorâmica da realidade da sua empresa.

4 vantagens de investir na integração com e-commerce

A integração no e-commerce é a grande responsável pela harmonia no funcionamento entre os diferentes sistemas e ferramentas utilizados na rotina de uma loja virtual. A partir disso, podemos destacar as seguintes as vantagens:

1. Agiliza a gestão

Imagine ter que cadastrar manualmente as informações de produtos no ERP, plataforma de e-commerce e marketplace, tendo que sempre colocar os mesmos dados repetidamente. 

Esse cenário é ainda mais complexo quando pensamos em controle de estoque, que exige o registro dos produtos que entraram e saíram.

A integração é uma forma de garantir que esse processo ocorra uma única vez, sendo atualizado automaticamente nos diferentes sistemas utilizados pelo e-commerce. Isso representa um grande ganho de tempo e agilidade na gestão do empreendimento.

2. Melhora o controle de estoque

Uma das situações mais frustrantes para o consumidor é finalizar um pedido para, só então, descobrir que o produto está indisponível. 

Esse tipo de evento causa uma quebra de expectativas que, além de insatisfação, pode comprometer a fidelização de um cliente.

É fundamental que os diferentes canais de venda funcionem de maneira integrada e conectada: loja física, e-commerce, marketplace, aplicativo, etc. 

Ter essa preocupação melhora o controle de estoque e impacta diretamente na satisfação dos consumidores com a experiência de compra.

3. Evita erros

Toda ação manual está sujeita a erros humanos. Por isso, a automatização de processos ajuda a reduzir esse tipo de acontecimento, evitando falhas. 

Assim, com a integração para e-commerce, em vez de ter que atualizar as informações manualmente em diferentes sistemas, ela acontece de maneira automática.

4. Possibilita uma gestão omnichannel

O omnichannel integra todos os canais com um propósito comum: vender. 

Um exemplo claro é o varejista que opera com loja física e virtual, e utiliza redes sociais e recursos de geolocalização para atrair clientes. Ao optar por essa estratégia, as plataformas passam a trabalhar juntas para aumentar as vendas.

Para isso ser possível, é necessário integrar as áreas da empresa. O cliente pode, por exemplo, comprar no e-commerce e trocar em qualquer loja física. 

Para isso, o processo logístico deve estar integrado e os sistemas devem permitir que isso ocorra sem qualquer problema, inclusive no controle de estoque.

Para que essa troca de informações ocorra de maneira mais fácil e rápida, as integrações são indispensáveis. 

Principais integrações do Bling para lojas virtuais

Procurando um bom sistema para loja de e-commerce? Veja as integrações disponíveis em nosso ERP que podem te ajudar no dia a dia: 

Integração com marketplace e e-commerce

O sistema do Bling possibilita integração com as maiores plataformas de e-commerce e marketplaces do país, garantindo uma gestão completa.

Isso quer dizer que se você quer vender seus produtos no marketplace do Mercado Livre e também na Shein, por exemplo, é possível fazer o controle de todos os pedidos no mesmo local

Dessa forma, você consegue gerenciar melhor o estoque (evita a venda de produtos que não estão mais disponíveis), registrar o faturamento e acompanhar o envio. 

Essa integração entre os diferentes canais de venda evita erros e facilita a rotina, já que automatiza processos que seriam feitos de forma manual e individual.

Integração com os Correios

Dentro do sistema, é possível gerenciar os envios pelo Correio evitando atraso nas entregas. Além disso, a integração diminui as chances de erros nas informações e a geração de códigos de rastreamento. 

Essa automação facilita a rotina do e-commerce e agiliza o despacho dos pedidos. Impactando positivamente na satisfação do consumidor, já que ajuda a entregar a compra dentro do prazo estipulado. 

Abaixo, entenda mais sobre a integração do Bling e os Correios:

Link de pagamento

A agilidade na confirmação de um pagamento pode fazer toda a diferença no seu e-commerce.

Ter este tipo de automação integra os sistemas financeiros internos e externos do seu negócio, e diminui as chances de fraude. 

Existem muitos meios de pagamentos no mercado para utilização em loja virtual, basta fazer uma pesquisa e você descobre qual combina mais com a sua loja virtual!

Em nosso sistema, você pode emitir um boleto, criar um link de pagamento ou gerar um QR Code Pix e enviar o método escolhido direto para seu cliente, seja por e-mail ou WhatsApp.

Além de gerenciar as transações e receber todos os valores no mesmo local.

Integração com o SEFAZ 

O dia a dia de uma empresa também engloba o pagamento de impostos, certo? E, como o objetivo do ERP Bling é permitir uma gestão descomplicada, outra integração que oferecemos é com o SEFAZ, para tornar esse processo automatizado.

Além disso, o sistema conta com um emissor de nota fiscal, outra atividade recorrente em e-commerces. Dessa forma, você pode fazer a emissão desse documento de forma rápida, além de manter salvas as notas recebidas para um maior controle financeiro.

Um ponto interessante é que, ao emitir a nota pelo sistema do Bling, você consegue enviá-la diretamente para o consumidor. Demais, não é? 

Se você quer saber mais sobre essa integração, confira o vídeo abaixo:

Chatbot de venda 

Outro ponto forte que o permite alavancar as vendas do seu e-commerce e a taxa de conversão é o chat online. Ele é o meio de comunicação mais natural para os usuários mobile. 

Considerando a popularidade dos aplicativos mensageiros no mercado atual, conversar via texto é uma atividade que pode criar uma ponte entre sua marca e seus clientes!

O chat online é uma integração que não pode faltar na sua loja virtual. O atendimento instantâneo faz com que seus clientes fiquem mais satisfeitos e tenham uma boa imagem da sua marca.

O robô de vendas é uma das diversas funcionalidades do nosso ERP. Ele ajuda as empresas a ganhar tempo para trabalhar em outras áreas do negócio, focando no atendimento ao cliente. 

Ele pode ser usado no WhatsApp, Instagram e Messenger, tornando suas vendas mais rápidas, funcionando até mesmo nos feriados. Isso sem contar na integração com o estoque, reduzindo erros e venda de produtos esgotados.

Como é feita uma integração para e-commerce?

Existem diferentes formas de se realizar uma integração, sendo as duas principais feitas por meio de API para e-commerce ou webservice. As duas formas têm o mesmo objetivo: promover um canal para a transmissão de informações de diferentes sistemas.

Cada software apresenta sua própria linguagem e nem sempre ela é a mesma utilizada em outras aplicações. A integração, por sua vez, “traduz” esses dados e permite uma comunicação automática entre duas fontes diferentes.

Esse processo pode ser oferecido tanto de maneira nativa, como é o caso da integração entre o ERP do Bling e plataforma de e-commerce da Tray Corp, ou então por meio de um integrador. 

Existem no mercado empresas especializadas nesse tipo de ação, promovendo as conexões entre diferentes aplicações.

A principal diferença, no entanto, entre uma integração nativa e uma feita por meio de integrador é o custo. No primeiro caso, não é preciso contratar um novo serviço para isso.

De forma geral, seja qual for a opção escolhida, é importante certificar-se que é possível promover essa integração de maneira eficaz para evitar frustrações e gastos extras no futuro.

Qual a importância da integração de plataforma de e-commerce e ERP?

A plataforma de e-commerce é o cerne de toda loja virtual. É esse ambiente administrativo o responsável pelo cadastro de produtos, exibição de ofertas, gestão de pedidos e as demais operações que ocorrem no processo de compras online.

No entanto, mesmo um empreendimento 100% digital também demanda componentes físicos — com exceção da terceirização ocorrida no dropshipping ou então no mercado de infoprodutos, que comercializa apenas produtos virtuais. 

A gestão de estoque e despacho de mercadorias é uma dimensão fundamental do e-commerce e que demanda um sistema robusto capaz de organizar todas as rotinas. 

Esse trabalho normalmente é assumido pelo ERP, sigla para Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão.

Assim, podemos dizer que a integração entre plataforma de e-commerce e ERP é uma das mais importantes para o funcionamento de uma loja virtual. 

Praticamente todas as rotinas passam por esses dois sistemas. Por isso, é fundamental que esse processo ocorra de forma automatizada e com o menor risco de falhas possível.

Nesse sentido, escolher soluções que já são integradas nativamente é uma maneira de reduzir custos e garantir que a gestão do seu e-commerce seja bem-sucedida, o que impacta de maneira direta e indireta em suas vendas e satisfação dos clientes.

Experimente o ERP do Bling para gerenciar seu e-commerce!

Como vimos, um sistema de gestão online (ERP) integrado à plataforma de e-commerce torna sua loja mais eficiente

Afinal, ele permite a integração de todos os setores, e você pode administrar tudo em um único local, reduzindo a divergência de informações e erros operacionais. 

Um bom ERP que pode te ajudar a gerir seu e-commerce é o Bling. Com ele, você pode:

  • fazer cadastro de fornecedores;
  • emitir as notas fiscais dos seus clientes;
  • integrar sua loja virtual aos principais marketplaces do mercado;
  • controlar e gerenciar seus envios.

Além de diversas outras funcionalidades que vão tornar o seu dia a dia mais fácil, automatizando tarefas para focar no que realmente importa: tornar o seu negócio um e-commerce de sucesso. 

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Artigo escrito por nosso parceiro Tray. A Tray Corp é uma solução de plataforma de e-commerce que possui integração com o Bling. Para mais informações sobre as integrações oferecidas por essa solução, confira o nosso artigo sobre o assunto.