O programa de logística e fulfillment da Amazon chegou ao Brasil em 2021 e, de lá para cá, vem trazendo vantagens para os e-commerces e vendedores do marketplace.
São mais de 2 milhões de pessoas pelo mundo comercializando seus produtos e ganhando visibilidade através da Amazon — mais de 50 mil vendedores só no Brasil.
Quanto ao uso do fulfillment da Amazon, 64% dos vendedores utilizam o programa de logística da gigante dos marketplaces, de acordo com o levantamento de 2022 do Statista. Com esse números, bate até uma vontade de saber mais sobre o assunto, concorda?
Para satisfazer essa curiosidade e descobrir porque a logística da Amazon vem conquistando cada vez mais vendedores, continue a leitura.
Aqui, você vai entender melhor o que é o FBA, como funciona e se vale a pena delegar os processos de envio para o marketplace. Acompanhe!
O que você verá no artigo:
O que é o FBA?
O FBA, ou fulfillment by Amazon, é o programa de logística e pós-venda do marketplace criado para ajudar o lojista de e-commerce no processo de envio dos produtos para os clientes. A ideia é assumir os processos de envio para que o vendedor se dedique às estratégias de venda.
Simplificando, você vende o produto e a Amazon faz todo o resto. Essa é uma maneira de explicar como funciona o FBA.
Na prática, isso quer dizer que você só precisa se preocupar em oferecer itens de qualidade, organizar seu catálogo de produtos, pensar nas estratégias de marketing para os anúncios, criar promoções atraentes, gerenciar os pedidos e emitir as notas fiscais.
A separação dos produtos, impressão de etiquetas de envio, embalagem e entrega ficam a cargo da Amazon — e você acompanha todos os passos.
Como funciona o Amazon Fulfillment no Brasil?
Assim como outros programas de fulfillment de plataformas já existentes aqui no país — como Mercado Envios ou o e-fulfillment dos Correios —, o FBA é um serviço de logística para varejistas que usam a plataforma para obter maior visibilidade e vender mais produtos.
O Amazon Fulfillment funciona da seguinte maneira:
1. Você envia os produtos para a Amazon.
2. Eles armazenam seus produtos em centros de distribuição.
3. Quando um consumidor compra um dos seus produtos, a Amazon empacota, envia e faz o rastreamento do pedido para você ficar ciente de todos os passos.
4. Eles também cuidam da logística reversa, que inclui devoluções e reembolsos, além de atendimento pós-venda ao consumidor.
Os produtos de clientes do Amazon Prime têm prazo de entrega de até 2 dias úteis para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Goiânia, Vitória, Porto Alegre e Florianópolis. Para outras localidades, é de 3 a 5 dias.
Quais as vantagens do Amazon Fulfillment?
O FBA oferece, além dos serviços de logística, vantagens que podem ajudar os e-commerces a vender mais. Confira quais são elas:
Comodidade
A partir do momento que um consumidor realiza uma compra na Amazon, tudo fica por conta do FBA e o varejista parceiro não precisa se preocupar com mais nada.
As equipes dos armazéns da Amazon Fulfillment separam, embalam e enviam os produtos, garantindo a qualidade da entrega e satisfação do cliente. O FBA também cuida do atendimento ao cliente sobre devoluções, reembolsos e outros assuntos do pós-venda.
Credibilidade da Amazon
A Amazon é conhecida no mundo inteiro e tem uma reputação positiva com relação ao atendimento ao cliente e consumidores. As pessoas se sentem seguras ao comprar na Amazon porque sabem que qualquer eventualidade será resolvida pelo marketplace.
Portanto, se você procura qualidade e cumprimento de prazos, o FBA pode ajudar bastante com suas metas de vendas e fidelização de clientes.
Entregas rápidas
Quem usa o FBA não precisa pagar o frete nem usar transportadoras terceirizadas para fazer o serviço de entrega.
O Amazon Fulfillment já está com os produtos em seu centro de distribuição, tornando todo processo mais rápido e lucrativo para o parceiro lojista, que também não precisa pagar por cada caixa e envio.
Amazon Prime
O Amazon Prime é exclusivo para lojistas do FBA, assim como acesso aos clientes que realizam compras com valores altos e maior frequência.
Buy Box
O Buy Box é uma grande vantagem dentro do marketplace já que garante quase o dobro de visibilidade para os varejistas do Amazon Fulfillment. Os parceiros do FBA têm uma chance maior de que seus produtos integrarem o Buy Box — e por preços melhores.
Quem pode usar o fulfillment da Amazon?
Para aderir ao programa de fulfillment da Amazon, o vendedor precisa cumprir os seguintes critérios de elegibilidade:
- possuir CNPJ ativo na Secretaria de Fazenda, para emissão de notas fiscais;
- ser optante do Simples Nacional (com endereço e inscrição estadual nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro ou Paraná) ou Regime Normal (com endereço e inscrição estadual no estado de São Paulo).
Portanto, a modalidade logística FBA ainda não está disponível para todo o Brasil.
Contudo, existe a possibilidade de ingressar no programa de filiais da Amazon, que, por meio da abertura de uma filial no centro de distribuição do marketplace e no estado de São Paulo, permite que o lojista se torne elegível para o FBA.
Esse processo de abertura de filial não é realizado pela Amazon, sendo de total responsabilidade do vendedor e das empresas contratadas para o serviço.
Quanto custa contar com o Amazon Fulfillment?
O fulfillment da Amazon está incluído no plano profissional para vender no marketplace. Em outubro de 2023, o valor do plano é de R$ 19,00 por mês, com os 12 primeiros meses gratuitos.
Durante este período livre de mensalidade (e também depois que passar aos pagamentos mensais), o vendedor precisa arcar com os custos de:
- comissão: varia de 8 a 15% do valor do produto, a depender da categoria;
- tarifa de logística: varia de R$ 12,95 a R$ 43,45 para produtos de até 10kg, com R$ 3,05 por quilo excedente, até o peso total de 22kg. Se o peso dimensional, calculado com base na relação comprimento x largura x altura for maior, a tarifa será cobrada sobre ele;
- tarifa de armazenagem de inventário: R$ 75,00 por metro cúbico de espaço utilizado nos centros de distribuição da Amazon;
- tarifa de coleta: é aplicável apenas para a forma de envio Coleta FBA e varia de acordo com o peso e o endereço de coleta (SP, RJ ou PR).
- tarifa de remoção do inventário: cobrada com base no peso do produto a ser enviado do centro de distribuição de volta ao armazém do vendedor;
- tarifa de armazenagem de inventário a longo prazo: valor único de R$ 525,00 cobrado pelo inventário que se encontra nos centros de distribuição há mais de 365 dias.
Antes de se decidir pelo serviço, procure fazer as contas para verificar se o FBA vale a pena ou se você precisa conferir outras opções de logística para e-commerce.
Usar o Amazon Fulfillment compensa?
O FBA é um programa para varejistas do e-commerce que têm um volume grande de vendas em produtos menores e mais leves como, por exemplo:
- roupas;
- sapatos;
- gadgets e aparelhos eletrônicos portáteis, como smartphones, smartwatches e fones de ouvido.
Esses são produtos que têm uma alta demanda no mercado de e-commerce brasileiro e são ótimos para vender e usar os serviços do Amazon Fulfillment.
Primeiro, porque não ficam muito tempo no estoque o que evita as altas taxas de armazenamento. Segundo, porque são produtos que não pesam muito e custam menos para enviar.
Além disso, o fulfillment da Amazon é uma opção interessante para quem está começando e ainda não tem uma empresa estruturada em todos os processos de venda. Isso porque o FBA permite vender uma grande quantidade de itens sem precisar se preocupar com embalagem e entregas.
Sem contar a possibilidade de expandir as vendas para regiões do Brasil mais distantes do seu endereço com frete grátis, o que ajuda a impulsionar suas vendas e aumentar o faturamento do e-commerce.
Além disso, a Black Friday está se aproximando! Por isso, a Amazon preparou uma sugestão de abastecimento de estoque FBA para o evento, baseada nas suas vendas históricas. O objetivo é que você venda mais e evite perder vendas por falta de estoque.
Acesse esse link da Seller Central para encontrar a quantidade de estoque e produtos sugeridos para abastecimento!
Você pode acessar a página atualizada toda semana em: Menu > Inventário > Gerenciar todo o inventário > Oportunidades do FBA > Produtos Recomendados, no Seller Central.
Você pode criar os envios para o FBA ainda essa semana!
Se inscreva no Webinar, dia 26 de outubro às 10h, para entender mais sobre como potencializar suas vendas na Black Friday.Qualquer dúvida, estou à disposição.
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