Uma nova forma de pensar nos espaços físicos das lojas vêm atraindo os investidores e comerciantes.

São as lojas híbridas, que misturam a loja física e o espaço online, em um ambiente compartilhado com outros negócios. O resultado é a atração de públicos diversos, e claro, a redução dos custos de operação.

O que você verá no artigo:

As lojas híbridas

As lojas híbridas surgiram com força pelo mundo em 2012 e 2013, mas a cada ano chega mais próximo e é uma opção interessante para quem quer agregar tecnologia em seu serviço e dispor de um ‘mostruário’ físico.

A experiência para o consumidor funciona assim: ele vai até uma loja híbrida, onde pode conhecer o produto pessoalmente, provar e tirar dúvidas, para então fazer a compra online.

Este tipo de estabelecimento não realiza vendas físicas, facilitando a questão do fluxo de caixa e também do limite de estoque. A entrega é feita no endereço cadastrado na hora da compra online, porém com a vantagem de ter experimentado o produto de forma presencial.

Vantagens

Para os comerciantes o fato de compartilhar o espaço com outras marcas relacionadas ou complementares com seu produto é uma forma de atrair novas compras, gerando um intercâmbio de clientes, além de reduzir custos também na hora de realizar ações de comunicação.

O consumidor sempre busca novas experiências. A loja híbrida consegue oferecer algo novo, que é o mostruário físico e um pedido online.

Outro ponto importante é a característica de agregar funcionalidade aos espaços, com experiências diferentes, como um café ou uma comidinha enquanto conhece os produtos, e até opções de beleza, como um salão ou barbearia. Pode ser um grande atrativo para quem vai comprar algo e também quem vai em busca do serviço e conhece os produtos expostos.

Um exemplo brasileiro que super deu certo é o Pier X, localizado no Shopping Iguatemi em Porto Alegre. O espaço oferece cultura, gastronomia e tecnologia no mesmo lugar.

O fato de gerar experiências ao consumidor, acaba fazendo ele permanecer mais tempo no local, e exemplos mais simples, que envolvem apenas serviços também são bons exemplos, como a barbearia que também dispõe de opções para o happy hour, ou o café que é uma livraria, etc. É também uma forma de otimizar o tempo do consumidor, aumentar o faturamento e inovar no relacionamento.

Dicas importantes

Conheça algumas dicas importantes para você pensar antes de implementar o conceito de loja híbrida.

  • Sentimento de exclusividade: Em alguns casos, o produto pode permitir que o cliente escolha algumas características antes do pedidos, como tecido, cor, etc. Isso agrega valor à compra e à experiência por ser um diferencial, mas deve ser bem planejada para calcular os custos de execução de peças personalizadas.
  • Pagamentos invisíveis: Este é o termo para a compra sem a interação com vendedores, onde o cliente escolhe o artigo e efetua o pagamento por meio de um aplicativo. Isso fortalece a marca e garante a lembrança ao ponto de venda e a experiência única.
  • Canais interligados: Alinhar os canais online e das lojas físicas, oferecendo os mesmos produtos, é importante para ampliar a capacidade de venda. É uma forma de deixar o cliente escolher onde quer efetuar a compra.

As lojas híbridas vieram pra ficar, e é um novo cenário dentro dos estabelecimentos online e off-line. Basta aproveitar essa oportunidade para interligar tecnologia, pessoas e eficiência e garantir boas vendas.