Quem não ama tortas, bolos e pudins? Essas delícias são uma das paixões da maioria dos brasileiros e têm grande potencial de lucro para quem deseja empreender. Se esse é o seu caso, precisa saber como abrir uma confeitaria

Esse segmento movimenta mais de R$ 12 bilhões por ano e está em constante crescimento, portanto, oferece excelentes oportunidades de negócios. Mas, para dar certo, é fundamental estar preparado, afinal, abrir qualquer empresa é desafiador e demanda alguns processos. 

Neste conteúdo, descubra o que precisa para abrir uma confeitaria, quais os equipamentos necessários e o custo inicial. Continue a leitura e comece a se planejar agora mesmo!

Equipamentos para montar uma confeitaria

Antes de pensar em como abrir uma confeitaria é preciso saber que boa parte dos investimentos são para comprar equipamentos essenciais para o funcionamento do negócio. Os principais são:

  • fogão e forno;
  • geladeira e freezer;
  • balcão refrigerado;
  • liquidificador e batedeira;
  • prateleiras, bancadas e balcão expositor;
  • panelas, formas e tigelas;
  • utensílios de cozinha (colheres, facas e espátulas);
  • balança;
  • potes para armazenar os alimentos;
  • embaladora e seladora;
  • embalagens diversas.

Esses são os itens básicos e, à medida que o negócio crescer, é importante investir em outros equipamentos para agilizar o processo de produção. Em geral, as confeitarias conceituadas dispõem de máquinas avançadas, como fornos e fogões industriais. 

Qual o custo inicial para montar uma confeitaria?

O custo inicial depende do local, do tamanho do estabelecimento e da estrutura da confeitaria. Se for um negócio pequeno, fica em média R$ 40 mil; já um ponto maior em área privilegiada, custa mais de R$ 100 mil. 

Contudo, se você não tem esses valores em caixa, uma boa recomendação é começar com uma confeitaria on-line. Esse modelo de empreendedorismo custa menos, já que não é preciso alugar um espaço físico. Assim, com cerca de R$ 5 mil a 10 mil, há possibilidade de começar. 

Aliás, durante a pandemia do Coronavírus muitas pessoas produziram bolos e tortas em casa como uma alternativa emergencial para pagar as contas. O que muitos não esperavam é que o negócio cresceria em 200% em meio à crise. Esse modelo de vendas se consolidou mesmo após o período pandêmico. 

O que precisa para abrir uma confeitaria? Passo a passo 

Para abrir uma confeitaria é importante considerar aspectos importantes, como: plano de negócios, estudar o mercado, escolher um bom ponto comercial, pesquisar fornecedores e providenciar os documentos necessários. 

Veja mais detalhes a seguir.

Estude o mercado 

Estudar o mercado é o ponto de partida e uma das formas seguras de como abrir uma confeitaria. Então converse com especialistas que atuam na área e visite estabelecimentos para entender como o negócio funciona e ter boas ideias. 

Conhecer o seu público-alvo também é fundamental para atender os gostos e preferências e produzir os produtos certos. Desse modo, é mais fácil definir o nicho de atuação ― se pretende vender somente bolos caseiros, de festas ou doces artesanais e tortas veganas, por exemplo. 

Escolha um bom ponto comercial

Essa etapa é essencial para o sucesso da sua confeitaria, então escolha um ponto bem localizado, próximo a escolas, bancos, escritórios e outros comércios. A estrutura do espaço também é importante, portanto verifique se o imóvel tem: 

  • depósito para matéria-prima e produtos de limpeza;
  • instalações elétricas e hidráulicas em boas condições;
  • cozinha com espaço para instalar os equipamentos da confeitaria;
  • escritório;
  • salão para colocar mesas e cadeiras;
  • balcão e caixa;
  • sanitários adequados para clientes e funcionários.

Monte um plano de negócios 

Além do valor do aluguel do ponto, é preciso colocar outros custos na ponta do lápis para não perder o controle financeiro. Então planeje os gastos com despesas básicas, como água, luz, telefone e internet. Outra questão importante é a reforma do local para decorá-lo conforme a identidade da sua marca. 

Você também precisa comprar os equipamentos para montar uma confeitaria e pensar na quantidade de funcionários. Conforme o tamanho do negócio, você vai precisar de pessoas para produção e para atender o público. 

Pesquise fornecedores 

Empreender na área de alimentação é muita responsabilidade, pois os ingredientes devem atender às normas de segurança e qualidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ― Anvisa.  

Por isso, pesquise sobre os fornecedores de matéria-prima e peça indicações para produzir produtos seguros. Existem diversos meios de comprar ingredientes, como em atacado e mercados, que além da qualidade, são acessíveis. Então preste atenção a esses fatores. 

Providencie a documentação 

Para oficializar qualquer negócio é necessário resolver algumas questões burocráticas, que variam conforme o estado e o município. Mas, em geral, os documentos para abrir uma confeitaria são: 

  • razão social;
  • CNPJ ou MEI;
  • registro para emitir nota fiscal;
  • licença sanitária (CMVS);
  • auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB);
  • alvará de funcionamento. 

Reúna esses documentos o quanto antes, pois, em alguns casos, demora um pouco para emiti-los, especialmente o AVCB ― cerca de 15 dias. 

6 dicas infalíveis para sua confeitaria ter sucesso

Agora que você já sabe como abrir uma confeitaria, chegou a hora de conferir algumas dicas para alavancar o seu negócio e se destacar no mercado. Veja a seguir.

1. Faça cursos de especialização 

Um bom confeiteiro precisa estar atento às tendências do mercado, se especializar e desenvolver habilidades para diversificar o cardápio. No Senac, por exemplo, existem diversos cursos técnicos de confeitaria para fazer bolos decorados, sobremesas e doces finos. Alguns são gratuitos, então aproveite essa oportunidade. 

2. Crie uma identidade para sua marca 

A identidade da marca é uma forma de o público criar uma identificação com o negócio e aumentar a visibilidade. Um bom exemplo é o Nubank ― o logotipo da instituição tem as cores e o símbolo da empresa. Quando olhamos para a imagem, já sabemos que se trata do banco digital. 

Mas a identidade vai além do visual — representa os valores, a visão e a missão de uma empresa e, ainda, é o resultado de um trabalho longo e bem desenvolvido. Portanto, a qualidade dos produtos e o atendimento ao cliente também refletem a identidade de uma marca. 

3. Aposte em um cardápio caprichado 

Inicialmente, aposte nos clássicos da confeitaria, como bolos, tortas e pudins para entender o gosto dos clientes. Com o tempo, traga novidades e inclua outras delícias no cardápio gradualmente para surpreendê-los. 

4. Acompanhe as tendências

A confeitaria está repleta de possibilidades para atingir um público maior e aumentar a rentabilidade do seu negócio. Os doces veganos e saudáveis são fortes tendências do mercado, além dos cardápios para pessoas com restrição alimentar, como intolerância à lactose. 

Então, após conquistar um espaço sólido no mercado, invista em receitas que substituem ingredientes industrializados, com conservantes e excesso de açúcar. Outra opção interessante é oferecer produtos personalizados. 

Por exemplo: o cliente escolhe um doce com o formato, a cor e o sabor que deseja. Inclusive, é possível produzir produtos sob encomenda para festas temáticas e expandir os serviços da sua confeitaria. 

5. Divulgue seu negócio 

A propaganda é a alma do negócio, certo? A filósofa Zoraide Franco tinha razão quando disse essa frase. Afinal, como os clientes vão conhecer o seu estabelecimento se você não divulgá-lo? Então, use a internet, pois é um meio acessível comparado a outros canais de divulgação e tem grande potencial de alcance. 

Realize algumas estratégias, como:

  • criar o perfil da sua confeitaria nas redes sociais;
  • mostrar seus produtos por meio de vídeos e imagens;
  • interagir com o público e responder suas dúvidas;
  • montar um site;
  • produzir conteúdo em um blog; 
  • cadastrar seu estabelecimento no Google Meu Negócio para divulgá-lo.

6. Ofereça um atendimento diferenciado 

O atendimento reflete a cultura de uma empresa e é o termômetro para fidelizar clientes. Então treine sua equipe para compreender as necessidades do seu público e atendê-lo com cordialidade. 

Além disso, os colaboradores devem se vestir sempre com uniformes e, os que produzem os alimentos precisam usar toucas e aventais obrigatoriamente. Afinal, a imagem da marca está em jogo, não é mesmo?  

Como abrir uma confeitaria on-line? 

O processo é semelhante ao de uma loja física, portanto, se você é MEI, não é necessário ter um alvará de funcionamento, somente informar o endereço de onde venderá os produtos. No entanto, como trata-se de venda de alimentos, é preciso ter a licença da vigilância sanitária. 

Além disso, são necessárias duas etapas importantes, como:

  • definir a plataforma de divulgação: determine se os produtos ficarão disponíveis para venda em um site próprio ou aplicativo de terceiros;
  • planejar a entrega: é preciso definir qual o melhor meio de entregar os itens para os clientes ― se será com empregados da empresa ou de aplicativos de entrega. 

Se você preferir usar uma plataforma de delivery para entregar as encomendas, é fundamental pesquisar para encontrar a ideal. Então confira como funciona, a região que atende, sobre a cobrança de taxas e se o público costuma utilizá-la. 

Faça a gestão da sua confeitaria com o Bling!

Agora que você já sabe como abrir uma confeitaria, que tal contar com uma plataforma segura e confiável para gerir seu negócio? O ERP do Bling é um sistema de frente de caixa que otimiza vários processos por meio de: 

  • plataforma simples e intuitiva;
  • emissão de notas fiscais 
  • controle de estoque;
  • cadastro de clientes e fornecedores;
  • controle logísticos;
  • parceria com Ifood;
  • suporte por chat ou telefone.

Conte com o Bling para fazer a gestão completa da sua confeitaria on-line ou física e torne-se um empreendedor renomado. Faça seu cadastro e comece o seu teste grátis agora mesmo!