Se você está procurando um mercado atrativo para começar a empreender, o nicho de suplemento alimentar é uma excelente ideia. Afinal, em 59% dos lares brasileiros há pelo menos uma pessoa que consome suplementos. Dá para acreditar?
Esse dado da pesquisa “Hábitos de consumo de suplementos alimentares”, realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD) em 2022, só comprova que a busca por esse tipo de produto está em alta.
E com mais da metade das famílias brasileiras adeptas à suplementação, aprender como abrir uma loja de suplementos pode ser um bom negócio.
Porém , quais são as burocracias? É necessário ter licenças especiais? O que pode ou não vender? Se você quer esclarecer essas e outras dúvidas, continue lendo este guia para entender tudo sobre o assunto.
O que você verá no artigo:
O que precisa para abrir uma loja de suplementos on-line?
Se você quer saber como montar uma loja de suplementos, o primeiro passo é pesquisar sobre a legislação de venda desses produtos. Afinal, existem diversas normas importantes que podem impactar diretamente o seu trabalho.
Desde 2018, a venda de produtos de suplementação possui uma legislação específica (RDC n° 243) que apresenta os parâmetros de segurança estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Apesar de não existir uma única regulamentação para a venda de suplementos, já que eles podem se enquadrar como alimentos ou medicamentos, existem algumas resoluções que devem ser seguidas.
Por exemplo, em alguns casos, a publicidade e propaganda para esses produtos é proibida (no caso de suplementos com teor medicamentoso).
Outra regra relevante é a proibição de venda de suplementos relacionados com o tratamento da obesidade pela internet, pois precisam de receituário médico para a comercialização.
Portanto, se você pretende abrir uma loja de suplemento on-line, entenda quais produtos são permitidos e quais são proibidos nesse mercado.
É importante lembrar que a venda on-line também é amparada pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), o que torna obrigatório incluir no site a razão social, CNPJ e endereço da loja.
Portanto, se você ainda não abriu formalmente a sua empresa, essa deve ser a primeira etapa!
Quais os documentos necessários para abrir uma loja física de suplementos?
Se você pretende abrir uma loja física para vender suplementos, precisa lidar com algumas burocracias: é importante que você tenha um CNPJ aberto, além de realizar as inscrições exigidas em sua cidade e obter um alvará de funcionamento. Também é importante ter o contrato de locação do espaço, se for o caso, e o número de IPTU.
Quanto custa abrir uma loja de suplementos?
O investimento inicial para abrir uma loja de suplementos é variável, e depende de muitos fatores, como: tamanho do negócio, localização, se é uma loja física ou on-line, entre outros. Cada um desses pontos pode tornar o custo de abertura da empresa mais alto ou mais baixo.
Claro que o custo para montar uma loja on-line é menor se comparado ao do estabelecimento físico, que envolve compra ou aluguel do imóvel, estrutura, móveis, etc.
Já para a atuação digital, você irá precisar apenas de uma plataforma de e-commerce para começar e um local para armazenar os produtos.
Em todo caso, é necessário investir em um estoque inicial para fazer as primeiras vendas e ter o valor revertido em faturamento.
Além de contratar alguns serviços que podem facilitar sua rotina, a depender de suas necessidades, como um software de gestão empresarial.
Como abrir uma loja de suplementos?
Após resolver as pendências burocráticas que envolvem regulamentação e documentação, os próximos passos para montar uma loja de suplementos são:
- fazer um bom planejamento financeiro;
- buscar fornecedores;
- fechar o espaço físico;
- organizar o estoque;
- definir formas de pagamento;
- estruturar o processo logístico, etc.
A seguir, entenda mais sobre cada uma dessas etapas fundamentais quando falamos em como abrir uma loja de suplementos.
1. Faça o planejamento financeiro
Para abrir uma empresa, especialmente uma empresa física, é necessário fazer um investimento inicial. Mesmo que, no começo, o gasto seja pequeno, um negócio tem custos.
Por exemplo: se você optar pelo auxílio de um escritório de contabilidade para abrir o CNPJ, precisará pagar pelo serviço. Também é importante ter um valor separado para a compra dos primeiros produtos do estoque, entre outros gastos.
Por isso, você deve fazer o planejamento financeiro do seu negócio antes de qualquer coisa, e manter esse acompanhamento, registrando as entradas, saídas e o lucro constantemente.
Confira, no infográfico abaixo, algumas dicas para fazer a gestão financeira da sua pequena empresa:
2. Busque fornecedores
Se você está trabalhando com produtos físicos, e não os produz, precisa de fornecedores, certo? Então, se você quer saber como abrir uma loja de suplementos, pode começar com a pesquisa de bons parceiros.
A busca pelos fornecedores ideais pode levar tempo, e muitas vezes é preciso garimpar para encontrar aqueles que oferecem as melhores condições de pagamento e prazo.
Também é indispensável ficar atento à qualidade dos produtos, pois isso impacta diretamente a satisfação do seu cliente final.
Você também deve lembrar que os fornecedores não são o único fator importante para o sucesso de um negócio: a gestão de estoque também deve ser levada a sério para evitar a falta ou perda de produtos.
3. Organize o estoque
A gestão de estoque é uma das tarefas mais importantes para qualquer tipo de loja que venda produtos, seja ela física ou on-line.
Esse gerenciamento permite ter controle dos produtos disponíveis para a venda, quantos deles já foram vendidos e quantos já foram para a entrega.
Essa organização evita a perda de produtos por passar da validade, evita a venda de mais unidades do que está disponível e controla até a compra de produtos que ainda estão no estoque.
Fazer isso de forma manual pode ser trabalhoso, além de ser mais fácil cometer erros, por isso, investir em um sistema de gestão que ofereça o controle do estoque pode ser uma boa alternativa.
4. Escolha o espaço físico
A localização de um negócio é indiferente quando se fala em abrir uma loja de suplementos on-line. No entanto, se a ideia é ter um empreendimento físico, você deve ser estratégico na escolha.
Além de se atentar a questões, como estrutura do local e o tamanho do espaço, foque a localização da loja: imagine abrir uma loja de suplementos próximo a uma academia? Ou na área hospitalar da sua cidade? Certamente, seria um bom negócio!
5. Defina as formas de pagamento
Seja no e-commerce ou na loja física: oferecer diferentes métodos de pagamento pode ajudar a vender mais! Afinal, se você disponibiliza diferentes formas de pagamento, fica mais fácil agradar o seu cliente.
Portanto, se puder, permita que o cliente pague pelo cartão de crédito, boleto, pix e afins. Vale lembrar que independentemente de como irá pagar, o consumidor deve receber uma nota fiscal.
6. Estruture processos logísticos
Especialmente para a loja on-line, gerenciar os envios é fundamental para garantir a satisfação do cliente.
Por mais que imprevistos aconteçam, se você tem processos logísticos bem definidos, fica mais fácil garantir as entregas dentro do prazo.
7. Escolha um bom sistema de gestão
Agora que você sabe como abrir uma loja de suplementos, certamente já entendeu que um sistema de gestão pode facilitar a administração do seu negócio.
Um ERP como o Bling!, por exemplo, permite:
- uma gestão financeira integrada;
- a emissão descomplicada de notas fiscais;
- um controle eficiente do estoque;
- integrações logísticas estratégicas;
- a organização do cadastro de clientes e fornecedores;
- e muito mais!
Por isso, se você quer ter sucesso na administração do seu negócio, uma das melhores dicas para abrir uma loja de suplementos é investir em um bom sistema de gestão empresarial.
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Foto de capa: Imagem de Drazen Zigic no Freepik