Você sabia que tem como aumentar as vendas no iFood usando as estratégias certas para que o app passe a te indicar nos primeiros resultados de buscas?

Trazer mais visibilidade para o seu restaurante é um dos segredos para impulsionar as vendas e aumentar o seu faturamento. 

Afinal, em um app de delivery que atua em mais de 1700 cidades brasileiras, com mais de 40 milhões de usuários, quanto mais pessoas notarem sua presença, maiores as chances de concluir uma entrega, certo?

É por isso que, no post de hoje, você vai descobrir como aparecer melhor no iFood usando 4 dicas para vender mais — e melhor. Acompanhe a leitura e confira!

Faturamento no iFood = apareça mais + venda mais

Nós sabemos que, na prática, essa matemática é mais complexa do que diz o subtítulo, mas a lógica faz sentido. 

Todo vendedor — não importa de que segmento ou nicho de mercado — sabe que para vender, o consumidor precisa saber que ele existe. Mais ainda: que o seu negócio possui exatamente aquilo que ele procura.

Vender no iFood não é diferente. Você precisa conhecer o seu público-alvo e o comportamento dos consumidores para saber como se tornar atraente para eles. 

Pensando em facilitar o trabalho dos sellers — e, claro, a vida dos usuários do app —, o iFood utiliza tecnologia para promover esse encontro dos restaurantes com os clientes. 

Como? Aumentando sua visibilidade por meio de recomendações nos resultados das buscas.

Como funcionam as recomendações do iFood?

Cada usuário do iFood vê uma lista diferente de restaurantes, e isso é possível com o uso de inteligência artificial. 

O aplicativo analisa o que os consumidores costumam pedir, os horários dos pedidos, o valor médio gasto em cada compra e a localização.

Assim, cada usuário recebe recomendações de restaurantes que combinam mais com seus gostos e hábitos. Essa estratégia é ótima tanto para os clientes, que encontram mais o que gostam com mais facilidade, quanto para os restaurantes, que alcançam as pessoas certas.

E se você acabou de se cadastrar como restaurante, a IA do iFood dá uma forcinha, mostrando seu negócio de forma aleatória para ajudar a alavancar os primeiros pedidos. 

Porém, você precisa fazer a sua parte, que é justamente estruturar sua loja para que o iFood entenda que vale a pena te mostrar para o público. E é isso que você vai aprender a fazer agora. Veja só!

Leia também: Como vender no iFood? Tudo o que precisa saber

Como aparecer melhor no iFood? 4 dicas para ficar mais visível no app

A melhor forma de aparecer nos primeiros resultados de busca no iFood é conhecer o perfil do seu cliente, assim você consegue que o app mostre seu restaurante para quem interessa. Para isso:

1. Organize seu cardápio

2. Crie promoções

3. Divulgue sua loja

4. Capriche na entrega.

Entenda o que é necessário em cada etapa.

1. Organize o cardápio

Antes de mais nada, se você ainda é cadastrado no app, precisa saber o que mais vende no iFood. Segundo levantamento do próprio delivery, os alimentos mais pedidos são:

  • hambúrgueres;
  • refrigerantes;
  • sanduíches tipo wrap;
  • pratos com carne bovina;
  • pratos com carne de frango;
  • marmitas e pratos executivos;
  • açaí;
  • pizzas;
  • pratos de massas;
  • comida japonesa;
  • sobremesas.

Porém, existem diversas outras categorias de comidas para você explorar, caso seu nicho seja outro.

Outro ponto a considerar é aproveitar os horários de maior movimento durante o dia e a noite para vender os pratos e bebidas mais consumidos durante esses períodos. Pega essas sugestões:

  • o que vender no iFood durante o dia (entre 11h e 14h): marmitas e pratos executivos, massas; sobremesas; refrigerantes e sucos;
  • o que vender no iFood durante a noite (entre 18h e 21h): hambúrgueres; wraps; pizzas; refrigerantes, sucos e cervejas;
  • doces que mais vendem no iFood: açaí, tortas, brownies, fatias de bolo e bolo de pote, brigadeiros, pudins, trufas e donuts.

Depois de definir o que você vai vender, é hora de montar o cardápio — a vitrine do seu restaurante no iFood. 

Uma foto vale mais que mil palavras, certo? Então, capriche nas imagens dos seus pratos. Use o celular (as câmeras de smartphones atuais costumam ser excelentes) para tirar fotos que façam as pessoas “comer com os olhos”

Realize os registros em um ambiente iluminado e limpo, faça um empratamento bonito e explore ângulos que valorizem o que o seu prato tem de melhor: ingredientes, texturas, tamanho etc.

Na descrição do prato, seja claro e detalhista. Fale quais são os ingredientes, como é preparado, quantas pessoas ele serve, se tem acompanhamentos e até se é ideal para quem possui algum tipo de restrição alimentar.

Leia também:

2. Crie promoções

Promoção é música para os ouvidos de qualquer cliente, concorda? Pode ser um desconto, um combo especial, ou até o bom e velho frete grátis

Essas promoções colocam seu restaurante em destaque e ajudam a atrair mais clientes

3. Divulgue sua loja

Não adianta ter um cardápio incrível e promoções irresistíveis se ninguém souber que você existe no iFood, certo? Portanto, além de contar com a IA do app para te mostrar para as pessoas certas, divulgue sua loja em outros canais de venda

Use as redes sociais — Instagram eTikTok — e o WhatsApp para compartilhar o link da sua loja com todos os seus contatos. Assim, você alcança mais gente e, quem sabe, até aquele cliente que ainda não te conhece, mas que vai adorar o que você oferece.

4. Capriche na entrega

Por último, mas não menos importante: a entrega. É depois de receber e consumir a sua comida que o cliente pode avaliar sua loja no app.

Lembre-se de que a embalagem conta muito: ela precisa manter o prato bonito e na temperatura certa. Não descuide, principalmente, daquilo que o cliente de delivery mais gosta, a agilidade na entrega. 

Seguindo estas dicas, você consegue aparecer no delivery para quem realmente interessa e tem boas chances de aumentar as vendas no iFood.

Dica extra de como aumentar as vendas no iFood: use o Bling!

Agora que você já sabe como aumentar as vendas no iFood, só ficou faltando uma informação: o Bling também pode alavancar seu faturamento, sabia?

Com o Bling, você gerencia sua loja iFood com mais agilidade e praticidade. Isso porque, entre as diversas funcionalidades do ERP, você tem acesso a:

  • cadastro de clientes;
  • controle de estoque;
  • gerenciamento de vendas;
  • gestão das finanças;
  • emissão de notas fiscais.

E tem mais: se você tem uma loja física do seu restaurante, o Bling oferece frente de caixa e controle de mesas e atendimento.

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