Abrir uma empresa não é uma tarefa fácil, exige uma série de ações para funcionar e engrenar. Se você já passou dessa fase e deseja desenvolvê-la, já deve ter se perguntado: como expandir meu negócio

Esse é um questionamento comum de quem é empreendedor, pois o objetivo é aumentar a lucratividade e conquistar mais espaço no mercado. Mas para tornar esse desejo possível, é necessário ter planejamento e estratégias adequadas para não trocar os pés pelas mãos. 

Neste conteúdo, descubra como planejar a expansão da empresa e o que fazer para o negócio crescer. Boa leitura!

Qual a importância de um planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é uma tática essencial para expandir qualquer negócio. Isso porque todo empreendedor precisa definir os objetivos e colocar na ponta do lápis os riscos em dar esse passo. 

Segundo estudo do Sebrae, somente 10% das micro e pequenas empresas e 9% dos microempreendedores individuais adotam um plano estratégico. A falta de planejamento é umas das principais causas do fracasso no empreendedorismo. 

Então, além de questionar “como expandir meu negócio”, é importante se perguntar se é a hora de ampliá-lo. Outro fator importante é avaliar se a empresa atende às necessidades do público-alvo e se os clientes desejam novos produtos ou serviços. 

Ainda, é fundamental pesquisar se o mercado de atuação está em expansão ou enfrenta problemas econômicos. Somente após essas respostas, você tomará a decisão certa no momento oportuno para potencializar o seu empreendimento. 

Como planejar a expansão da empresa?

Para planejar a expansão é essencial  ter metas claras, avaliar o processo por meio de indicadores de desempenho (KPIs) e identificar as oportunidades de mercado. Além disso, é importante analisar a concorrência e a demanda do consumidor. 

Confira mais detalhes de como planejar a expansão da empresa.

Defina suas metas 

É normal fazer a seguinte pergunta: “como expandir meu negócio e focar em determinadas metas se há tantas questões para pensar”? Estabelecer um objetivo ajuda a conduzir suas ações para focar em um propósito. Então, identifique as prioridades e estabeleça prazos realistas para cumpri-las. 

Avalie o processo de expansão 

Para alcançar suas metas e avaliar o processo de expansão do negócio, utilize indicadores de desempenho (KPIs) de vendas, produtividade, qualidade, competitividade e satisfação do cliente. Essa medida funciona como uma bússola para identificar aspectos da empresa, promover melhoria e crescimento nas vendas. 

Identifique as oportunidade de mercado 

A essa altura do negócio, certamente, você já conhece o seu segmento, mas mesmo assim, é fundamental analisar o mercado para identificar novas oportunidades. Ter esse cuidado é importante para acertar em suas apostas e não cair em armadilhas. Então, verifique os seguintes aspectos:

  • se o comportamento do consumidor permanecerá o mesmo ou pode mudar com a expansão;
  • quais são as expectativas de crescimento no setor de atuação;
  • se há tendências e tecnologias que podem impactá-lo;
  • quais são os possíveis efeitos que a transformação traz;
  • em quais inovações investir para se manter competitivo no nicho de atuação.

Estude a concorrência 

Assim como acontece ao abrir um negócio, é essencial analisar a concorrência para identificar melhorias e, com a expansão de uma empresa, não é diferente. Desse modo, você aplica preços justos, lança novos produtos, conquista mais clientes e presta um atendimento de qualidade.

Veja também: como fazer análise de concorrência 

Considere a demanda do consumidor 

Como já tem certa experiência no negócio, você já sabe a importância de direcionar ações de vendas conforme às necessidades do seu público, certo? Então, estude o comportamento dos seus clientes e avalie se a expansão inclui produtos e serviços que atendam suas preferências. 

Analise as finanças e a estrutura da empresa 

Para ampliar uma empresa é preciso analisar qual a situação financeira dos últimos três anos para confirmar se a organização tem capital de giro e estabilidade. Outro fator importante é verificar se o empreendimento tem  uma estrutura adequada, como quantidade de estoque suficiente, suporte adequado e colaboradores para o atendimento. 

Está pensando em procurar uma linha de crédito para impulsionar seu negócio? Veja um resumo das principais opções em nosso post e infográfico:

Como expandir meu negócio? Confira modelos de expansão!

Para ampliar sua empresa é preciso pensar em modelos de expansão, como abrir novas unidades, criar produtos e serviços ou fazer parcerias. A escolha da estratégia deve se encaixar com as suas expectativas, a realidade financeira e o perfil do seu negócio.

Veja mais detalhes de cada modelo. 

Novas unidades físicas 

A primeira possibilidade é abrir novas unidades físicas para alcançar mercados em regiões diferentes. Nesse modelo, é preciso ter capital de investimento e controle para evitar potenciais falhas durante a implementação. 

Apesar de ter grandes chances de aumentar o faturamento, a gestão precisa ser maior, uma vez que o empreendedor cuidará da administração de mais postos. Além disso, é preciso pensar no aumento de produção de produtos ou serviços e formas de fiscalizá-los. 

Expansão da presença on-line 

Segundo relatório Webshoppers 49, da NIQ Ebit, em 2023, o e-commerce brasileiro encerrou o ano com um faturamento impressionante de R$ 254,4 bilhões. Os números falam por si só e demonstram que esse canal de vendas é uma grande potência para expandir o negócio. 

Mesmo se tiver uma loja física, você tem a possibilidade de ampliar sua empresa para o mercado digital por meio de vendas em marketplaces ou com loja virtual própria. Inclusive, é possível vender produtos nas redes sociais. No Instagram Shopping, por exemplo, você pode mostrar seus itens e vendê-los diretamente no app. 

Novos produtos e serviços 

Ficar de olho no que a concorrência promove é uma tática infalível, mas também é importante apostar em inovações. É possível desenvolver produtos ou serviços e explorar novos mercados para alcançar outro público-alvo. Assim, você conquista uma base maior de clientes e oferece novidades. 

Parcerias e alianças estratégicas 

Outra forma de como expandir a empresa é buscar parcerias e alianças estratégicas, mas é importante avaliar as possibilidades conforme o tipo de negócio. Também é preciso considerar se as empresas e/ou sócios se alinham com seus objetivos e valores. 

Ampliação dos canais de vendas 

Além do e-commerce, diversificar os canais de vendas com delivery e aplicativos, por exemplo, é uma boa estratégia para aumentar o acesso aos seus produtos. Assim, é mais fácil ampliar o negócio com base no que já funciona sem elevar os riscos. Mas, lembre-se: é essencial conhecer seu público para ter certeza de que essa tática funciona. 

Adquirir outra empresa 

Comprar outra empresa alinhada ao seu segmento e com o mesmo público-alvo é outra forma de expandir o empreendimento. Um bom exemplo, é o co-fundador do Facebook Mark Zuckerberg, que ampliou seus negócios ao comprar o Instagram e o WhatsApp. Portanto, é possível adquirir ou fazer a fusão de uma empresa concorrente para desenvolver a sua. 

O que fazer para o negócio crescer? 

Para fazer o negócio crescer é fundamental aplicar uma série de estratégias, como: 

  • apostar em marketing digital;
  • fortalecer o relacionamento com o público;
  • fidelizar seus clientes;
  • treinar e capacitar sua equipe;
  • automatizar processos.

Entenda melhor cada estratégia e coloque em prática.

Aposte em marketing digital

Divulgue sua marca, seus produtos e serviços por meio de canais on-line, como blogs, sites, mídias sociais e e-mails. Outras formas são criar anúncios nas redes sociais e no Google para atrair clientes. Essas ações de marketing digital oferecem várias possibilidades de ampliar os negócios. 

Fortaleça o relacionamento com o público 

Prestar um bom atendimento no pré e pós-venda é um meio clássico de fortalecer o relacionamento com seus clientes. Porém, para tornar essa relação duradoura é importante ir além. Então, escute o que seu público tem a dizer para compreender suas necessidades e adequá-las ao seu segmento. 

Fidelize seus clientes 

Os programas de fidelização são importantes ferramentas para fidelizar clientes e manter seu negócio em expansão. Mas como adotar essas estratégias? Ofereça cupons de desconto, ofertas relâmpago, frete grátis e cashback, por exemplo. Essas vantagens atraem os clientes e reforçam o relacionamento com a sua empresa. 

Treine sua equipe 

Os colaboradores são a linha de frente do seu negócio, pois, eles fazem o contato direto com seus clientes. Portanto, é imprescindível que eles conheçam técnicas de vendas e de relacionamento com o público. Além disso, é essencial treiná-los para dominar o sistema de gestão empresarial. Assim, entendem sobre os principais procedimentos administrativos. 

Automatize processos 

A tecnologia, sem dúvidas, surpreende e traz inovações que tornam a vida mais prática e confortável. A automatização de processos é um ótimo exemplo e melhora a eficiência operacional para reduzir custos e aumentar a produtividade de um empreendimento. 

Um bom software de gestão é um grande aliado para alavancar as suas vendas e desenvolver a sua empresa. Mas você deve se perguntar: “como expandir meu negócio por meio dessa tecnologia”? A resposta é simples!

Ao contar com um sistema ERP versátil, seguro e intuitivo, como o do Bling, você faz a gestão de forma simplificada. Assim, o foco é no que realmente importa: o crescimento do seu negócio. 

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