O marketing sazonal é uma estratégia que tem como principal objetivo aproveitar as datas comemorativas mais importantes para o comércio, como por exemplo: o natal, dia das mães, dia das crianças, entre outras, para desenvolver ações estratégias que promovam a sua marca.
Hoje em dia, vemos estas datas serem aproveitadas em campanhas nas redes sociais sociais com muito mais frequência, principalmente, pelo crescimento das compras online, impulsionada pela pandemia do covid-19.
Dependendo da área de atuação e da persona é possível conseguir excelentes resultados, mas para isso é necessário se planejar e integrar as ações.
Mas, será que essa estratégia realmente funciona? Acompanhe a seguir!
O que você verá no artigo:
Por que fazer marketing sazonal nas redes sociais?
Os brasileiros estão cada vez mais conectados, segundo pesquisas são 3 horas e 31 minutos online por dia nas redes sociais. E apesar das ferramentas terem ganhado popularidade nos últimos tempos, ainda há muito o que explorar, principalmente, quando falamos de datas sazonais.
Criando conteúdos criativos e relevantes nestas épocas é possível atrair novos clientes, engajar a audiência e ainda criar laços, visto que elas estão mais propensas nesse momento a realizar alguma ação, seja comentar no seu post ou até efetivar uma compra.
Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), as cinco datas comemorativas mais importantes no Brasil, são:
- Natal;
- Dia das Mães;
- Dia dos namorados;
- Dia dos pais;
- Dia das crianças.
No entanto, a Páscoa e a Black Friday também estão ganhando muita popularidade e são muito importantes para determinados setores.
As empresas que já estão aproveitando as datas sazonais para promover os seus negócios tem se destacado perante as concorrentes, adquirindo excelentes resultados.
Porém, vale ressaltar que nessas épocas, o custo para promover publicações costuma ser maior do que o praticado normalmente. Por isso, é preciso se planejar!
Uma dica de ouro, principalmente para as pequenas empresas, é aproveitar as datas consideradas menos concorridas, como por exemplo, o dia da mulher, do consumidor, do meio ambiente, entre outros.
Dependendo do seu nicho de atuação é possível investir nesses momentos. Uma empresa de produtos sustentáveis pode aproveitar o dia do meio ambiente. Se você vende cosméticos ou moda feminina, o dia das mulheres pode ser interessante para o seu negócio.
Dessa forma, as datas sazonais funcionam como uma espécie de “carta na manga” que as empresas podem utilizar estrategicamente para atingir seus objetivos.
No entanto, para não dar um “tiro no pé” , é necessário ficar atento a algumas dicas, que vão desde o planejamento à execução das atividades. Veja no tópico a seguir quais são elas.
Dicas para usar as datas sazonais nas redes sociais
Para usar as datas sazonais com bom senso e obter excelentes resultados, confira as dicas que separamos a seguir:
1- Selecione as datas
Faça uma lista com todas as datas comemorativas que podem ser importantes para seu negócio e persona (potencial cliente).
Depois dessa seleção, separe as 2 mais importantes para serem trabalhadas com uma estratégia mais específica, com criação de conteúdo, layout especial e campanhas pagas.
As outras datas podem ser trabalhadas de forma menos intensa e em outros canais, caso você sinta a necessidade.
2- Planeje-se
Este quesito é de fundamental importância para quem deseja aproveitar as datas sazonais. Não adianta nada lançar uma campanha linda com uma semana para a comemoração ocorrer se você ficar com o tempo muito restrito para fazer a entrega dos produtos oferecidos.
Ou ainda, se esquecer da data e ter que ficar correndo para criar um conteúdo especial, o que pode gerar erros e falta de criatividade, por conta do tempo para desenvolvimento.
Por isso, PLANEJE-SE!
Dessa forma você conseguirá desenvolver ações mais estratégicas, diferentes e assertivas, que irão contribuir muito mais com os resultados.
3- Desenvolva o conteúdo
Comece a criar o material de divulgação para as datas sazonais com pelo menos 30 dias de antecedência. Assim, você consegue ter tempo para fazer ajustes e divulgar a campanha antes da sua concorrência.
Reflita bem sobre cada uma destas datas escolhidas. Faça uma reunião com sua equipe para colher ideias e opiniões de todos e se possível converse com alguns clientes mais próximos para compreender a ligação que ele tem com esta comemoração.
Tenha muito cuidado para não tentar mostrar uma imagem que não representa quem realmente a sua marca é! A internet não perdoa esse tipo de comportamento e isso pode lhe trazer prejuízos a longo prazo.
4- Conte a história da empresa
Aproveite essa oportunidade para contar um pouco da empresa. Você pode mostrar suas boas práticas, seus projetos, sua equipe, seus conhecimentos de forma verdadeira e genuína.
Assim, você conseguirá criar relações verdadeiras com sua audiência, criando um vínculo com ela.
Mas, como fazer isso?
Mostre para os seus clientes o motivo pelo qual essa data é importante para vocês, seja transparente e criativo.
Se a sua empresa possui origem estrangeira, você pode aproveitar, por exemplo, o dia do imigrante para contar a sua história. Restaurantes italianos, japoneses, podem usar esse tipo de estratégia.
Negócios que são administrados por mulheres, podem utilizar a data comemorativa, para contar a história dessa fundadora e seus desafios durante o crescimento da empresa, isso vai trazer uma humanização surpreendente para as suas redes sociais.
5- Ofereça condições especiais
Frete grátis, desconto, bônus, kits especiais, quem não gosta de receber alguma destes privilégios ao realizar uma compra, não é verdade?
Por isso, use as datas comemorativas para impulsionar a aquisição de produtos, oferecendo condições especiais.
Analise quais destas possibilidades são mais adequadas para o seu negócio. Procure usar os “produtos” que estão parados no estoque ou que possuem uma margem de lucro significativa, para que os resultados sejam positivos.
Lembre-se que nestas épocas, os consumidores estão mais propensos a adquirir algo, por isso, ofertas e promoções especiais, podem se tornar um fator decisivo na hora da compra.
6- Crie um “apelo” especial para a divulgação
As datas comemorativas mais populares são trabalhadas por muitas pessoas e empresas nas redes sociais, por isso, sua marca precisa “dizer algo especial de forma única”.
Como assim?
Veja qual mensagem a sua empresa gostaria de divulgar em relação aquela data específica. Confira alguns exemplos abaixo:
- Dia dos pais – Perspectivas sobre o futuro
- Dia das mulheres – A beleza natural
- Dia das crianças – A importância do brincar
- Natal – Desejo de um mundo melhor
- Dia das mães – Presentes para ela curtir um momento só dela
Estes são alguns modelos utilizados por grandes marcas recentemente, para você se inspirar e engajar o seu público de forma única e verdadeira.
7- Separe uma verba para anunciar
E não é novidade para ninguém que o “almoço grátis” nas redes sociais, está cada vez menor. Por isso, para obter resultados em datas sazonais é necessário investir em anúncios.
Veja os seus recursos financeiros e separe uma verba para criar campanhas nas redes sociais em que sua persona é mais presente.
Você não precisa fazer isso com todas as datas, separe as 2 mais importantes para o seu nicho de mercado e invista nelas.
Contudo, vale ressaltar que as datas sazonais devem ser aproveitadas de forma inteligente, estratégica e planejada, para que assim os resultados sejam alcançados, para que você não desperdice oportunidades.
Como a Etus pode te ajudar nisso?
E para te ajudar a planejar e publicar todos estes conteúdos você pode contar com a Etus.
Uma plataforma completa de gestão de redes sociais que possui diversas funcionalidades, tais como: agendamento de posts, impulsionamento e sac centralizado.
Para facilitar ainda mais a sua vida, a Etus possui um calendário com datas sazonais que podem te ajudar a se planejar e verificar o que pode ser explorado pela sua empresa, veja na imagem a seguir:
Curtiu? Quer contar com essa ajuda para administrar as redes sociais da sua empresa? Clique aqui, agora mesmo e aproveite o teste de 7 dias grátis. A Etus é parceira do Bling para o seu negócio.