A Black Friday é uma das campanhas de venda mais importantes do ano e mesmo em meio a um cenário de recessão econômica, o e-commerce se fortalecerá ainda mais já que em 27 de novembro, o comércio se prepara para uma Black Friday Online, e nestes meses que antecedem a campanha de vendas, é hora do lojista preparar o seu negócio e estar atento ao mercado. 

O que você precisa saber sobre a Black Friday 2020?

A Black Friday no Brasil começou a ter maior representatividade em 2010, e desde então veio crescendo e se tornado uma data importante para o comércio. Nestes meses que antecedem a Black Friday é hora de deixar seu negócio organizado para efetuar vendas com sucesso. 

Atente ao mote de comunicação e pense como um cliente que está em busca dos produtos que deseja, é importante deixar claro quais as vantagens da Black Week, que compreende toda a semana da campanha. 

Em 2019 por exemplo, o faturamento do varejo virtual chegou aos R$11,95 bilhões, confira alguns dados importantes:

  • Na edição 2019, a sexta-feira da Black Friday concentrou 20,69% de todas as vendas do mês de novembro. Nos outros dias do mês a média se manteve em 2,73%, ou seja, é uma explosão de vendas;
  • Os picos de venda foram entre às 2h e 4h da madrugada e meio dia; 
  • Entre os motivos apontados pelos consumidores é a oportunidade de comprar itens de valor mais alto, com um preço mais atrativo; 
  • O ticket médio das compras efetuadas na Black Friday 2019 foi de R$467,30, para a edição deste ano, estima-se que os produtos mais caros darão lugar aos auto-presentes, itens mais supérfluos;
  • Como o e-commerce teve um crescimento grande durante o ano de 2020 no Brasil, a estimativa é que não tenha tanta disparidade de percentual de vendas como nos outros anos – com relação aos outros meses;

Confira algumas dicas para vender na Black Friday:

1. Comece pelo planejamento

Uma campanha de vendas como a Black Friday, merece um cronograma organizado e antecipado para colocar em prática as ações de comunicação, gestão de estoque e organização logística que o momento necessita.

É importante que os profissionais envolvidos, da equipe ou terceirizados tenham tempo para organizar a operação, desde banners de divulgação na loja virtual, campanha nas redes sociais até a compra de produtos para estoque e parcerias para a logística. 

Aposte na automatização dos processos com um sistema de gestão ERP online e ganhe mais tempo para se envolver com a campanha de venda que irão colocar seu negócio em destaque. 

2. Faça o seu estoque para Black Friday

Em campanhas como esta, é importante ter o contato de fornecedores, caso seja necessário aumentar o estoque para além do comum. O ERP também entra como uma ferramenta importante para a registrar os produtos que já tem no estoque, e programar reposições e novas compras, assim como integrar aos múltiplos canais de venda e manter estoque e produtos disponíveis conectados. 

3. Pense nas suas promoções para Black Friday

Quando pensar nas promoções, é importante analisar os produtos estratégicos que a sua loja deseja vender. Aqueles que têm boa margem de lucro, ou até mesmo, colocar alguns produtos que estão no estoque para girar. 

A internet é cheia de campanhas que não refletem um real desconto ao consumidor, por isso, aproveite para demonstrar confiança ao cliente quando for informar seus descontos e promoções. 

Além de preços, estude também os atrativos como prazo de entrega e custo de frete, pois nem sempre o cliente só está interessado em preço, ele busca uma experiência satisfatória e ágil. 

4. Prepare sua loja virtual

Conectividade: Todo o ano, a experiência online em períodos de grande procura, como é na Black Friday, acaba sendo um pouco conturbada se a velocidade do site não for boa o suficiente. 

Prepare esse quesito técnico para garantir que o cliente possa navegar com tranquilidade no seu site e que as visitas gerem conversão em vendas. Os sites devem estar preparados para o tráfego alto tanto no desktop, quanto no mobile. 

O primeiro passo é falar com a empresa de hospedagem do seu site para preparar o volume de tráfego maior neste perídodo. 

Countdown: É interessante também instalar um cronômetro de contagem decrescente de horas para a chegada da Black Friday. A ferramenta avisa o consumidor e causa o senso de urgência em estar atento a data da promoção. 

Campanhas adicionais: A Black Week compreende toda a semana de descontos especiais, caso tiver alguma promoção que possa ser estendida é um bom mote de venda. Também tenha uma aba especial para as ofertas da Black Friday e da Cyber Monday, separando por categorias, populares ou percentual de desconto. 

Atendimento: O cliente deve ser bem atendido nesta campanha, por isso, mantenha um chat ou canal aberto para perguntas, dúvidas e estimativa de entrega. Responda rapidamente o consumidor, que por conta da grande oferta na campanha, pode acabar fechando negócio em outra loja que não a sua. 

5. Avise seu cliente sobre a sua Black Friday

Também é importante munir o cliente de informações exclusivas, como conteúdos direcionados para cada canal de vendas. 

Lembre de marcar a data da promoção com destaque nos materiais. Se possível, vídeos, cards animados e Gifs e outros formatos que chamem a atenção e destaquem a sua loja perante os concorrentes. 

Já providencie materiais específicos como:

  • Banner para site, etiquetas para os produtos com selo promocional;
  • Imagens e artes para as redes sociais (formato stories e feed);
  • E-mail marketing para enviar aos clientes;
  • Mensagens para whatsapp ou outros aplicativos. 

Lembre-se que você precisa dizer que está com descontos imperdíveis para que o cliente chegue até você e lembre da sua marca no dia da Black Friday. Se ele for impactado por conteúdos antes da data, estará mais propenso a lembrar da sua loja do que outras que não chegaram até ele. 

6. Invista no bom atendimento

A Black Friday é uma oportunidade de atrair o cliente e é possível conseguir uma fidelização a partir desta primeira experiência. O consumidor de e-commerce tem por característica pesquisar bastante antes de efetuar uma compra pela internet. 

Na campanha da Black Friday, onde praticamente todos os sellers estão com promoções e descontos, é importante oferecer diferenciais como bom atendimento, agilidade no retorno ao cliente e mostrar sua boa reputação perante o consumidor. 

Esse atendimento dará ao consumidor a confiança necessária para realizar a compra, seja através do chat do site, redes sociais, whatsapp ou outros canais. O consumidor do nosso tempo é omnichannel e precisa de atenção

7. Considere contar com um Marketplace

Estar presente em diversos canais de venda, sem dúvida é um diferencial para quem trabalha no e-commerce. Na Black Friday buscar por ofertas em espaços como Amazon, Magalu Marketplace e Americanas, é fundamental para ampliar o mercado e ir ao encontro do consumidor que já busca por canais de confiança para realizar as suas compras. 

Além disso, através de um ERP como o Bling, é possível optar pela integração de marketplace, realizando a venda em diferentes plataformas de uma maneira mais automatizada e inteligente. Isso amplia as possibilidades do vendedor converter ao mesmo tempo que marca a presença da marca e seus produtos, ampliando a vitrine a diferentes consumidores.

 Ao expor seus produtos ou serviços em mais de um lugar, contando com a confiança e tradição de uma plataforma já conhecida pelo cliente, você aumenta as chances de conquistar novos clientes ao mesmo tempo que pode continuar realizando transações com consumidores fidelizados.

Pronto! Agora você já pode começar a se preparar para a Black Friday

A Black Friday apresenta muitas oportunidades de vendas, mas também uma série de desafios para o negócio. É importante estar preparado para a campanha, estudar o seu cliente e definir suas metas, de vendas e faturamento, para que possa incentivar a sua equipe e obter os resultados desejados. 

Vale lembrar que o cliente sempre deve vir em primeiro lugar pensando na experiência como um todo, desde a pesquisa pelo site, até a chegada do produto no endereço. 

É importante planejar cada passo para tornar a campanha um sucesso também de satisfação e alinhar atendimento e pós venda, nestes meses que antecedem a Black Friday, para que a campanha gere bons resultados para o negócio. 

Durante o período de pandemia, o e-commerce ganhou muitos novos lojistas, o consumidor terá muitas opções, mas aposte em deixá-lo seguro e confiante na sua loja para que ele realize a compra e fique satisfeito com a escolha. O cliente do nosso tempo busca, além de preço, navegabilidade, atendimento e prazos interessantes. 
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