A Black Friday é uma das campanhas de venda mais importantes do ano, e nesses meses que antecedem a data, é hora de preparar o seu negócio e estar atento ao mercado.

Afinal, quando menos esperar, a última sexta-feira de novembro baterá na porta, e quem estiver com a loja virtual preparada para a demanda pode se dar muito bem!

Quer saber como se preparar para esse dia? Então, confira um checklist para a Black Friday com os passos indispensáveis para dar tudo certo. 

Por que a Black Friday é uma grande oportunidade? 

Criada nos Estados Unidos, a Black Friday marca a largada das compras de final de ano, um dia após as celebrações de Ações de Graça (tradicional na cultura norte-americana). 

A “importação” da Black Friday caiu bem no comércio brasileiro. Desde 2010, quando começou a ser adotada por aqui, tem chamado cada vez mais a atenção de lojistas e consumidores. 

No Brasil, a Black Friday acontece em novembro, e é muito aguardada principalmente por clientes que querem comprar produtos mais caros, como eletrônicos e eletrodomésticos. 

Outro ramo que costuma ter bons resultados nessa data é o de vestiário, assim como o de turismo. 

Independentemente do mercado que você atua, é importante se preparar para a Black Friday, afinal, existe uma grande demanda, portanto, muitas compras são realizadas

O que os consumidores esperam da Black Friday? 

Conforme a Black Friday tem se tornado mais popular, os consumidores brasileiros foram se tornando mais exigentes com as promoções. 

Por isso, o lojista que não priorizar uma boa experiência de compra dificilmente terá sucesso. 

Atualmente, existem diferentes formas de comparar ofertas, assim como não faltam meios de investigar a reputação do vendedor. Em poucos cliques, qualquer pessoa pode descobrir tudo o que precisa para tomar a decisão de seguir ou não com a compra. 

Ter avaliações negativas, nesse sentido, pode afastar potenciais clientes. Assim, fique de olho nas reclamações de clientes e faça as melhorias viáveis para atender bem o seu público. 

Se preocupe também com os descontos oferecidos nesta data. Uma das maiores reclamações da Black Friday é a propaganda enganosa. Isso, além de afastar possíveis clientes, pode “manchar o nome” da sua empresa. 

Fora isso, os clientes esperam uma jornada de compra simples, valores menores de frete (ou frete grátis) e entrega rápida. 

Como se preparar para a Black Friday?

Bem, sabendo das oportunidades e desafios que envolvem essa campanha, o primeiro passo é começar a se programar.

Você deve preparar sua oferta, pensar em ações de divulgação e, se possível, realizar melhorias para deixar sua loja preparada. 

A seguir, confira um checklist para a Black Friday que vai ajudar a deixar seu e-commerce pronto! 

1. Comece pelo planejamento

Uma campanha de vendas como a Black Friday merece um cronograma organizado e antecipado para colocar em prática as ações. O que envolve o planejamento da comunicação, a gestão de estoque e a organização logística que o momento necessita.

É importante que os membros da sua equipe, ou terceirizados, tenham tempo para organizar a operação, desde os itens para divulgação na loja virtual, como os banners, campanha nas redes sociais até a compra de produtos para estoque. 

Uma forma de ganhar tempo com o planejamento é investir na automatização dos processos com um sistema de gestão online. Dessa forma, você ganha mais tempo para se envolver com a campanha de venda que colocará seu negócio em destaque. 

2. Organize (e reponha) seu estoque

Sabe aquela organização básica do estoque que você estava protelando? Pois é, é melhor enfrentar essa tarefa antes da Black Friday para evitar imprevistos no dia.

Durante essa gestão, confira quais produtos você já tem no estoque, o que precisa ser reposto, o que está parado há alguns meses e pode render uma boa promoção para liquidar os itens, e por aí vai. 

Além disso, é bom estar preparado caso seja necessário aumentar o estoque durante a campanha. Por isso, tenha o contato dos seus fornecedores em mãos. 

O ERP também entra como uma ferramenta importante para registrar a entrada e saída de mercadorias, assim como integrar aos múltiplos canais de venda e manter estoque conectado, evitando erros, como o anúncio de itens que não estão mais disponíveis.

Leia também: O que é controle de estoque: passo a passo para uso estratégico

3. Defina as promoções

Não deixe para pensar nas promoções alguns dias antes, no impulso, pois isso pode resultar em prejuízo financeiro. 

Tire alguns dias para fazer esse planejamento antes da Black Friday chegar.

Afinal, você precisa analisar os produtos estratégicos que a sua loja deseja vender. Ou seja, aqueles que têm boa margem de lucro, ou os que estão parados, para fazer o estoque girar. 

A internet é cheia de campanhas que não proporcionam verdadeiros descontos ao consumidor, por isso, aproveite para aumentar a confiança do cliente informando suas promoções. 

Além de preços, estude atrativos como prazo de entrega e custo de frete, pois nem sempre o cliente está interessado somente no valor. Em alguns casos, ele busca uma experiência satisfatória e ágil. 

Como definir bons descontos na Black Friday?

Precisando de ajuda para planejar as promoções da sua loja? Confira algumas dicas!

Os descontos oferecidos podem ser para uma categoria de produtos, marcas específicas ou até a loja inteira. Tudo depende da estrutura que você possui e do impacto nos seus resultados. 

Por isso, na hora de escolher quais itens entram na promoção, considere os mais rentáveis para o seu negócio. Até porque sem lucros, você só estará jogando energia fora.

Além disso, tenha cuidado para não cair na temida “Black Fraude”. Não dê brechas para que sua loja seja associada a esse conceito pejorativo. Seja honesto com seu cliente, nada de subir preços intencionalmente para valorizar sua oferta no dia.

4. Avise seu cliente sobre a sua Black Friday

Também é importante munir o cliente de informações exclusivas, como conteúdos direcionados para cada canal de vendas. 

Lembre de marcar a data da promoção com destaque nos materiais. Se possível, utilize vídeos e outros formatos que chamem a atenção e destaquem a sua loja perante os concorrentes. 

Já providencie materiais específicos, como:

  • banner para site, etiquetas para os produtos com selo promocional;
  • imagens e vídeos para as redes sociais;
  • e-mail marketing para enviar aos clientes;
  • mensagens para Whatsapp ou outros aplicativos. 

Lembre-se que você precisa dizer que está com descontos imperdíveis para que o cliente chegue até você e lembre da sua marca no dia da Black Friday. 

Se ele for impactado por conteúdos antes da data, estará mais propenso a lembrar da sua loja do que outras que não chegaram até ele. 

5. Considere contar com um marketplace

Estar presente em diversos canais de venda, sem dúvida, é um diferencial para quem trabalha no e-commerce. 

Na Black Friday, ter sua loja disponível em marketplaces como Amazon, Magalu e Americanas, pode potencializar seus resultados, já que amplia o público que vai ter contato com seus produtos. 

Além de ir ao encontro do consumidor que já busca por canais de confiança para realizar as suas compras. 

Além disso, com um ERP como o Bling, é possível optar pela integração de marketplaces, realizando a venda em diferentes plataformas de uma maneira mais automatizada e inteligente. 

 Ao expor seus produtos ou serviços em mais de um lugar, contando com a confiança e tradição de uma plataforma já conhecida pelo usuário, você aumenta as chances de conquistar novos clientes ao mesmo tempo que pode continuar realizando transações com consumidores fidelizados.

Agora que você conhece os passos mais importantes para se preparar para as vendas, que tal descobrir também algumas dicas para deixar seu site pronto para atender a demanda? Confira!

Como preparar seu site para a Black Friday? Checklist!

Veja os principais aspectos para deixar seu e-commerce preparado para essa grande data. 

1. Conectividade

Todo o ano, a experiência online em períodos de grande procura, como é na Black Friday, se torna conturbada se a velocidade do site não é boa o suficiente. 

Portanto, prepare esse quesito técnico para garantir que o cliente possa navegar com tranquilidade no seu e-commerce e, claro, que as visitas gerem vendas. 

Para isso, os sites devem estar preparados para o tráfego alto tanto no desktop, quanto no mobile. 

Não sabe como fazer isso? Não tem segredo: fale com a empresa de hospedagem do seu site para preparar o volume de tráfego maior neste período. 

2. Countdown

É interessante instalar um cronômetro de contagem decrescente de horas para a chegada da Black Friday

A ferramenta avisa o consumidor e causa o senso de urgência para estar atento à data da promoção. 

3. Aba especial

Também tenha uma aba especial para as ofertas da Black Friday, separando por categorias, populares ou percentual de desconto. Dessa forma, o usuário pode achar mais rápido o item que procura. 

4. Canais de atendimento

O cliente deve ser bem atendido nesta campanha, por isso, mantenha um chat ou canal aberto para perguntas, dúvidas e estimativa de entrega. Responda rapidamente o consumidor, para evitar que ele acabe fechando negócio em outra loja que não a sua. 

5. Layout 

A exibição da sua loja virtual pesa bastante na decisão dos consumidores. Portanto, apresente informações claras e completas sobre os produtos.

Para deixar o clima de Black Friday em destaque, personalize sua loja com temas, categorias e páginas especiais. Planeje quais promoções ou informações relevantes devem ser vistas primeiro pelos visitantes.

Além disso, capriche nas imagens, vídeos e demais recursos visuais, afinal, o interesse do cliente começa por uma boa apresentação da oferta. 

Porém, lembre-se de manter a estrutura fluida. Inclusive, cuide para que todas as ferramentas estejam em pleno funcionamento, evitando desistências de compras.

Pronto, site preparado! Concluiu o checklist da Black Friday por aí? 

Então, vamos para o próximo tópico: atendimento ao cliente. Quer saber como fazer? Descubra a seguir.

Como preparar seu atendimento para a Black Friday?

A Black Friday é uma oportunidade de atrair o cliente e é possível conseguir uma fidelização a partir desta primeira experiência. 

Lembre-se que o consumidor de e-commerce tem a característica de pesquisar bastante antes de efetuar uma compra pela internet. 

Por isso, na campanha da Black Friday, onde praticamente todos os sellers estão com promoções e descontos, é importante oferecer diferenciais, como um bom atendimento e agilidade no retorno.

Essa prestatividade dará ao consumidor a confiança necessária para realizar a compra, seja pelo chat do site, redes sociais, Whatsapp ou outros canais. 

Não esqueça que o consumidor atual é omnichannel e precisa de atenção. Então, prepare sua equipe para isso!

Agora você está pronto para a Black Friday!

A Black Friday apresenta muitas oportunidades de vendas, mas também uma série de desafios para o negócio. 

Por isso, é importante estar preparado para a campanha, definir suas metas de vendas e faturamento, para buscar os resultados desejados. 

Outro ponto importante é oferecer um atendimento pós-venda, para tirar qualquer dúvida que o cliente possa ter, e garantir sua satisfação. 

Isso sem contar a logística do negócio, que precisa fornecer entregas mais rápidas; oferecer as melhores opções de pagamento disponíveis e controlar muito bem o estoque. 

Muita coisa, não é? Mas a boa notícia é que você pode contar com o Bling para te ajudar em todos os passos que antecedem a Black Friday e durante a data.

Nele, você encontra diversas ferramentas que possibilitam o controle total sobre as vendas, finanças, estoque, produtos, clientes, pedidos, notas fiscais e muito mais. 

Se ainda não é um cliente, faça um teste grátis e confira, na prática, tudo o que um ERP online pode fazer pelo seu negócio!