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Como vender pelo Instagram? Guia completo com 10 estratégias

Segundo um estudo da Opinion Box, 82% dos usuários seguem marcas no Instagram e 59% já compraram algum produto ou serviço que descobriram na rede social. Dito isso, fica clara a importância de aprender como vender pelo Instagram.

Afinal, estamos nos referindo a um canal pelo qual os compradores estão dispostos a se relacionar com as marcas e conhecer mais sobre suas mercadorias.

Aproveitar essa boa vontade é uma estratégia que pode aumentar as vendas, gerando um grande impacto financeiro no negócio.

Mas, afinal, como colocar tudo isso em prática e começar a  fazer vendas pelo instagram? 

Ao longo deste artigo, vamos guiar o seu caminho por todos os pontos necessários para abertura de sua loja, desde a criação até o momento da venda ao cliente. 

Você encontrará aqui respostas para todas as suas dúvidas, inclusive para aquelas mais recorrentes como:

Portanto, para facilitar a sua leitura, nosso conteúdo ficou dividido da seguinte forma:

  1. Tudo o que você precisa para começar
  2. Aprenda como montar um Instagram de vendas
  3. Personalize a sua conta empresarial
  4. 10 estratégias vencedoras de como aumentar as vendas pelo Instagram
  5. Como vender pelo Instagram Shopping

Continue lendo e descubra os segredos de como fazer vendas pelo Instagram.

Tudo o que você precisa para começar

Para começar a vender pelo Instagram você precisa ter alguns pontos básicos prontos e preparados. São eles:

Esses são pontos básicos que você precisa em qualquer loja, e com o Instagram não seria diferente.

No primeiro item citamos o CPF como uma opção apenas porque não ter um CNPJ não é um impeditivo para você começar. Porém, não recomendamos o uso de seus documentos de pessoa física, afinal, apenas com um CNPJ devidamente registrado você estará legalmente amparado para começar a vender.

Como montar um Instagram de vendas? Criando um perfil comercial

O primeiro passo de como montar um Instagram de vendas é criar o seu perfil comercial (perfil profissional).

Para isso é preciso que você já tenha um perfil pessoal. Somente a partir dele será possível mudar para o modelo profissional e aproveitar as vantagens do social commerce, que é justamente a estratégia de vender usando as redes sociais. 

O perfil profissional vai te dar vantagens exclusivas como:

Para criar o seu perfil profissional no Instagram basta que você siga este passo a passo:

  1. entre em seu perfil pessoal e vá até configurações;
  2. escolha a opção Conta;
  3. lá embaixo você verá a opção: Adicionar nova conta profissional ou Mudar para conta profissional;
  4. basta escolher uma delas e seguir o passo a passo;
  5. pronto! Sua conta profissional está criada!

Agora o que você precisa é configurar sua conta para que ela seja o mais profissional possível. E também seja eficiente para suas estratégias.

Leia também: Estratégias para vender mais no e-commerce para a Geração Z

Personalizando sua conta empresarial

Agora que você já criou sua conta profissional é hora de personalizá-la para que ela passe confiança e tenha as informações importantes que seus clientes precisam. Isso é fundamental para fazer vendas pelo Instagram.

Uma boa conta profissional precisa atender aos seguintes aspectos:

Entenda como cumprir cada critério, a seguir.

Selecione uma boa imagem de perfil

A imagem do perfil é onde fica a sua foto ou, no caso de um Instagram profissional, a logomarca da empresa. 

A logomarca é uma forma profissional de representar sua empresa. Não deixe de usá-la como imagem do seu perfil.

Crie uma biografia bem escrita

A biografia de seu Instagram é o local onde você vai descrever as principais informações sobre a companhia. 

Ao criar a bio do Instagram, lembre-se de destacar informações como:

Afinal, não há como vender pelo Instagram sem informações de qualidade sobre sua loja e sem se apresentar para o usuário que visita a página, não é mesmo?! Então, faça isso com cuidado e atenção. 

Organize os destaques com informações relevantes

Destaques são publicações de stories que foram salvos para serem acessados mesmo tendo passado 24 horas da publicação. 

Observe no exemplo abaixo, em que marcamos a área em que ficam os destaques, de vermelho.

Essa é uma sessão importante para compartilhar informações sobre a companhia, ofertas, formas de pagamento e mais. 

Organize sua sessão de destaques com informações que podem ser relevantes para seus clientes:

Nessa área, salve tudo aquilo que for importante para quem acabou de entrar em seu perfil.

Planeje publicações informativas, objetivas e profissionais

Agora vamos começar a falar sobre as publicações. São elas as responsáveis por gerar engajamento, atrair e converter usuários em clientes. 

Suas postagens precisam ter qualidade e informação. As melhores publicações são aquelas que chamam a atenção das pessoas.

Para isso é preciso alguns cuidados, como por exemplo:

Esses são apenas alguns cuidados que você precisa ter que vão ajudar o seu perfil a criar engajamento com seu público.

Engajamento é quando a pessoa que está do outro lado interage com sua publicação. Quanto mais pessoas interagirem, mais os algoritmos do Instagram vão recomendar a sua postagem para outros perfis.

Garanta a recorrência nas postagens

Você também precisa ter recorrência nas postagens. E o que isso significa?!

Isso significa que é necessário fazer novas publicações. Os algoritmos do Instagram recompensam a recorrência, trazendo mais visualizações para empresas que são mais ativas dentro da plataforma.

Afinal, um perfil que faz apenas um post por semana não pode esperar ter a mesma visibilidade de outro que posta todos os dias, não é mesmo?!

Leia também: Como usar o Instagram a favor do seu e-commerce

Como vender pelo Instagram? 10 Estratégias vencedoras de como aumentar as vendas pelo Instagram

Agora que vimos as informações básicas de como criar sua loja e trabalhar o seu perfil, veremos as principais técnicas de como vender pelo Instagram.

Vamos nos aprofundar em alguns assuntos já vistos aqui e traçar estratégias que se mostraram sucesso dentro da plataforma.

  1. Crie uma identidade visual
  2. Padronize as postagens
  3. Tenha cuidado com as informações
  4. Use hashtags
  5. Escolha uma frequência de publicação
  6. Interaja com seus seguidores
  7. Publique nos stories todos os dias
  8. Faça promoções e sorteios
  9. Busque parcerias com outras lojas ou influenciadores
  10. Invista em anúncios pagos

Vamos entender melhor cada uma delas!

1. Crie uma identidade visual

Se você deseja demonstrar profissionalismo, sua loja precisa de uma identidade visual.

Uma identidade visual é fundamental em uma estratégia de marketing digital. Ela representa tudo aquilo que as pessoas percebem ao ver a sua marca. É um conjunto de elementos como cores, logomarca, forma de comunicação, valores e até mesmo a personalidade que ela representa.

A melhor forma de criar uma identidade visual para sua marca é contratando um profissional ou mesmo uma agência de marketing. 

Se você possui um orçamento pequeno, comece buscando um designer para criar pelo menos sua logomarca e as cores que representará sua empresa.

2. Padronize as postagens

Aplica a identificação visual das publicações que são feitas no seu feed e mesmo no stories vai te ajudar a reforçar sua marca. 

Contudo, atenção! Não adianta ter todo cuidado do mundo com uma foto bem tirada em uma postagem e não se dedicar para manter a mesma qualidade e padrão nas demais. 

É preciso ser consistente se você deseja se destacar e passar valor para seus clientes.

Esse padrão não só mostra qualidade, como também ajuda a construir uma percepção de marca positiva.

3. Tenha cuidado com as informações

Você já deve ter se deparado com aquela postagem bonita, com uma foto e uma apresentação bem legal, mas que deixou o básico de fora: informação!

Você fica sem saber se aquilo era a divulgação de um produto que está à venda ou apenas um post qualquer.

Por isso, tenha cuidado para não deixar informações básicas de fora. Ou mesmo, para não deixar que elas fiquem confusas.

Inclua conteúdo na legenda. Afinal, uma publicação é formada por imagem e texto. Atenção na criação de ambos, pois eles se complementam. 

4. Use hashtags

O uso de hashtags é um ótimo recurso para ajudar na viralização de um conteúdo, ou mesmo para gerar mais alcance. 

As hashtags são aquelas palavras que vem após o símbolo “#”. O Instagram usa esta “tag” para reunir publicações que compartilham o mesmo assunto ou tema.

Ou seja, ao clicar em uma # você será direcionada a uma área com vários posts que também usaram o elemento. 

Isso contribui para que o seu post seja encontrado por pessoas que estão interessadas no assunto sobre o qual você fala, e que ainda não conhecem a sua empresa. 

Todavia, tenha cuidado para não exagerar no volume de tags (inclua de 4 a 5) nem desviar o assunto, usando termo que não tem relação com o que está sendo publicado. 

5. Escolha uma frequência de publicação

Como já dissemos aqui, a frequência de publicação é um bom indicativo para que o Instagram entenda que a sua loja é ativa e relevante na rede social.

Procure encontrar uma frequência de postagem que você consiga manter, para que sua audiência esteja sempre recebendo suas publicações.

6. Interaja com seus seguidores

Uma das principais dicas sobre como fazer vendas pelo Instagram é o engajamento. Já falamos sobre isso aqui, e existe uma grande chance de você também ter ouvido sobre o assunto.

Engajamento nada mais é do que interação. Quanto mais as pessoas interagirem com sua postagem, maior alcance ela terá. 

Portanto, busque criar postagens que estimulem os comentários, likes ou mesmo que despertem a atenção de seus seguidores.

Além disso, lembre-se de responder aos consumidores que deixam comentários ou enviam mensagens privadas ao seu perfil. 

Não os deixe esperando! Lembre-se que a internet exige velocidade. Por isso o monitoramento deve ser contínuo.

7. Publique nos stories todos os dias

Os stories são uma ótima forma de transmitir uma informação rápida e específica. 

É ótimo para uma promoção de última hora, para a apresentação de um novo produto que acabou de chegar, entre outras informações que apenas são úteis durante aquelas 24h que o stories ficará no ar.

Aproveite também para gerar conteúdos que:

8. Faça promoções e sorteios

Promoções e sorteios são estratégias que podem ajudar a divulgar sua marca para outras pessoas.

Você já deve ter visto promoções ou sorteios em que você precisa seguir o perfil e marcar alguém para concorrer. 

Dessa forma, você pode conseguir novos seguidores ao mesmo tempo que eles próprios divulgam sua loja para suas próprias listas de seguidores.

9. Busque parcerias com outras lojas ou influenciadores

Outra ótima estratégia de como fazer vendas pelo Instagram é buscar parcerias com outras lojas ou influenciadores digitais.

Dessa forma você une forças dos dois perfis, possibilitando que ambos recebam novos seguidores e muito mais engajamento.

É uma forma de fazer com que os seguidores de cada um possam se conhecer. Podendo fazer com que novos interessados passem a seguir sua empresa.

Essa parceria pode ser paga ou não. Tudo vai depender do interesse existente entre as partes.

10. Invista em anúncios pagos

O Instagram Ads é uma das ferramentas mais poderosas de anúncios, atualmente. 

Por meio do gerenciador de anúncios você pode definir o perfil de cliente que deseja alcançar, a localidade, seus interesses, idade e muito mais. 

Esse direcionamento é vital para que você alcance boas taxas de atração de novos usuários e conversão de clientes. 

No vídeo abaixo você aprende mais sobre o passo a passo para anúncios no Instagram. Confira!

Como vender pelo Instagram Shopping?

Agora que você já sabe como vender pelo Instagram vamos te apresentar o Instagram Shopping e como vender por ele.

O Instagram Shopping é um recurso que te dá a possibilidade de marcar seus produtos dentro de suas postagens e comercializá-los de forma mais ativa dentro da rede social. 

Por exemplo: imagine uma loja de vestuário. Em uma de suas publicações ela postou a imagem de uma modelo com um vestido, um óculos e uma sandália. Todos estes itens estão à venda na loja.

Utilizando o recurso Instagram Shopping a loja consegue marcar cada um desses itens com links direto para a página de cada um destes produtos.

Para utilizar este recurso, basta que você tenha uma conta profissional, uma conta integrada a um catálogo do Facebook, e o link de seus produtos.

Uma maravilha, não é mesmo?!

Ah! Você deve estar se perguntando, como fica a organização das vendas entre o Instagram e seu site.

Bem, para isso você pode contar com ferramentas que fazem a integração entre os dois, como é o caso do Bling.

Com a ferramenta você consegue integrar sua loja virtual ao seu perfil profissional do Instagram com facilidade, ajudando na gestão de suas vendas. Acesse o site e faça o teste para começar a vender o e-commerce e no Instagram.

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