Para se tornar um excelente profissional da área comercial, é necessário conhecer os melhores livros para aprender a vender.

Eles oferecem técnicas, compartilham metodologias e apresentam estratégias que vão auxiliar você e seu time na busca pela alta performance. 

Contudo, é provável que você já tenha ouvido falar sobre a velha crença de que bons vendedores nascem sabendo como vender e convencem esquimó a comprar gelo. 

De fato, algumas pessoas possuem habilidades naturais que ajudam no processo comercial, entretanto,atualmente, a capacitação constante é ainda mais importante do que as características que já nascem com você. 

E são essas habilidades que você poderá desenvolver ao ter acesso aos melhores livros para aprender a vender.

Melhores livros para aprender a vender

Confira a seguir, a lista de melhores livro de vendas do mercado:

  1. Bíblia de Vendas, de Jeffrey Gitomer
  2. Vendas 3.0, de Sandro Magaldi
  3. Prospecção fanática, de Jeb Blount
  4. As armas da persuasão, de Robert Cialdini
  5. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie
  6. A Jornada do Cliente, de Gart Capote
  7. Receita Previsível, de Aaron Ross e Marylou Tyler
  8. SPIN Selling, de Neil Rackham
  9. Vender é Humano, de Daniel H. Pink
  10. Supere o não: como negociar com pessoas difíceis, de William Ury

1. Bíblia de Vendas de Jeffrey Gitomer

1- Bíblia de Vendas

A Bíblia de Vendas de Jeffrey Gitomer é um best-seller, considerado um dos mais importantes livros sobre vendas já publicados.  

A mais recente edição lista 10,5 mandamentos do sucesso em vendas, que ajudam você a vencer os desafios comerciais, conquistar seu cliente e aumentar sua produtividade.

A obra ainda apresenta exemplos práticos de situações enfrentadas por profissionais da área e contribui com ensinamentos sobre como agir diante de cada uma delas.

Com um método claro e um panorama geral sobre o setor como um todo, é um dos melhores livros para quem deseja dar os primeiros passos como vendedor ou precisa ter mais segurança sobre seu trabalho.

2. Vendas 3.0, de Sandro Magaldi

2 - Vendas 3.0

Vendas 3.0 é um livro sobre vendas ideal para quem assumiu um cargo de liderança, como gestores ou diretores comerciais. 

O conteúdo é direcionado a quem precisa liderar a equipe e conduzi-la ao sucesso, dentro da nova dinâmica de negócios que se estabeleceu, graças às mudanças da transformação digital que impactam o comportamento do cliente. 

O objetivo de Magaldi é contribuir para que os líderes sejam mais estratégicos, do que operacionais, propondo que essa mudança é essencial na busca de melhores resultados para a companhia.

3. Prospecção Fanática, de Jeb Blount

3 - Prospecção fanática

A prospecção abre as etapas do processo comercial e depende de muitos fatores para ocorrer de forma eficiente, selecionando os melhores contatos para seguir no fluxo de vendas.

A Prospecção Fantástica é um guia que ensina vendedores e líderes a cumprir essa etapa com eficiência, visando garantir um funil de vendas cheio e com boas oportunidades. 

Entre os conteúdos apresentados nesse verdadeiro manual estão:

  • regra dos 30 dias;
  • lei da substituição;
  • lei da familiaridade;
  • Cs das vendas sociais;
  • estrutura telefônica de 5 passos;
  • soluções para superar objeções;
  • regras da prospecção por e-mail;
  • soluções para prospectar por mensagem de texto;
  • Ps que estão travando você, e mais.

Leia também: Como fazer do força de vendas seu aliado na gestão comercial?

4. As armas da persuasão, de Robert Cialdini

4 - As armas da persuasão

Armas da Persuasão é um livro escrito pelo psicólogo e pesquisador Robert Cialdini e descreve os principais gatilhos mentais usados para fazer potenciais clientes agirem em direção a uma compra. Entre esses estímulos estão:

  • reciprocidade; 
  • compromisso e coerência; 
  • aprovação social; 
  • afeição; 
  • autoridade;
  • escassez.

Segundo o autor, ao usar esses elementos da maneira correta em sua abordagem comercial, você aumenta as chances de convencer um prospect a fazer uma compra. 

Além de apresentar o que são esses gatilhos, a obra também ensina como usá-los

5. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie

5 - Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Já que o assunto é persuasão e a capacidade de convencer as pessoas a agirem, seguimos para um clássico: a obra Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas.

Esse livro sobre vendas aborda o tema a partir de uma ótica comportamental, que pode ser aplicada em muitos setores. 

O autor apresenta técnicas que vão te ajudar a influenciar pessoas, em especial clientes. Contudo, preza pela ética e responsabilidade ao longo do trabalho. 

Nesse sentido, vale dizer que o processo comercial atual deve ser ainda mais transparente e honesto com o comprador, afinal, ele tem muito mais acesso à informação e pode desmentir informações falsas e acabar com a credibilidade do seu negócio. 

6. A Jornada do Cliente, de Gart Capote

6 - A Jornada do Cliente

Muito se fala sobre o caminho que o cliente percorre até a tomada de decisão, mas, afinal, o que é ela e como usar cada etapa para vender mais? Essas são perguntas a serem respondidas na obra A jornada do cliente

Colocando o comprador no centro do processo comercial, o autor apresenta, consolida e ensina conceitos como customer experience, jornada do cliente, funil de vendas, e muito mais. Tudo isso é feito a partir de um método 100% prático.

7. Receita Previsível, de Aaron Ross e Marylou Tyler

7 - Receita Previsível

Ser capaz de projetar vendas e faturamento permite que a empresa realize um melhor planejamento e alcance seus objetivos com mais eficiência. 

Além disso, essa habilidade oferece uma vantagem competitiva importante, ajudando no direcionamento estratégico das ações e táticas da marca. 

Se você deseja alcançar tudo isso, e aliar o crescimento escalável do negócio, a obra Receita Previsível é ideal para o seu momento.

Existem muitas maneiras do setor comercial aproveitar a projeção de venda para traçar suas metas e criar novos processos, logo, a leitura é obrigatória para gestores e pode oferecer muitos benefícios para todos os vendedores também. 

8. SPIN Selling, de Neil Rackham

8 - SPIN Selling

Com o subtítulo SPIN Selling, Alcançando Excelência em Vendas, esse livro apresenta uma metodologia comercial amplamente usada atualmente. 

O modelo é baseado em perguntas, cujas iniciais formam a palavra SPIN:

  • Situação
  • Problema
  • Implicação
  • Necessidade

O objetivo é ampliar a interação entre vendedores e clientes e qualificar melhor as oportunidades comerciais que estão em sua base, para então agir de forma assertiva, priorizando os melhores contatos.

9. Vender é Humano, de Daniel H. Pink

9 - Vender é Humano

Em Vender é Humano, Daniel H. Pink propõe a ideia de que a prática comercial deve estar relacionada à habilidade humanas, de contato, empatia, comoção e diálogo.

Dentro de uma realidade cada vez mais voltada para dados e números, o autor considera que o contato humanizado entre comprador e vendedor é vital para bons resultados.

10. Supere o não: como negociar com pessoas difíceis, de William Ury

10 - Supere o não

Um dos maiores desafios dos vendedores é superar as objeções de vendas e o “não” dado por prospects e clientes, não é mesmo?

Então, como fugir disso e aumentar as suas chances de fechar uma venda? 

Em Supere o não são apresentadas táticas para melhorar a capacidade de negociação, que pode ser desenvolvida a partir das dicas e ensinamentos compartilhados nessa obra, que apresenta cinco passos para contornar as objeções.

Curtiu? Então acrescente a obra na sua lista de livros para aprender a vender e bom treinamento!

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