Em 2018, o Instagram atingiu um bilhão de perfis ativos mensalmente, segundo o Hootsuite.

Além disso, os usuários curtem mais de quatro bilhões de posts diariamente. Em relação às marcas, cerca de 25 milhões de contas empresariais estão presentes na plataforma.

Se contraposto ao Facebook, seu índice de engajamento é 23% maior. Logo, fica bastante claro que o Instagram é a rede social do momento. Pensando nisso, separamos três dicas essenciais para te ajudar a otimizar o seu perfil e a vender mais pelo Instagram. Confira-as a seguir!  

Crie um cronograma

Sabemos da necessidade de publicar conteúdos visualmente atrativos e de utilizar hashtags nas legendas, para que, assim, as postagens sejam marcadas por assuntos e mais facilmente encontradas pelos usuários.

Contudo, subir fotos e vídeos sem nenhum tipo de controle pode criar certa confusão diante dos seguidores, afinal, eles nunca saberão o que está por vir. Por isso, a importância de planejar um cronograma.

Por meio dele, será possível mesclar diferentes formatos e temáticas e definir quais serão os dias que as postagens irão ao ar. Por exemplo: se você vende produtos de beleza, poderá publicar fotos/ofertas de produtos às segundas e quartas-feiras, tutoriais de maquiagem às terças e quintas-feiras e, até mesmo, lives a cada 15 dias às sextas-feiras.   

Não tenha receio de experimentar. Com o passar do tempo, e com o auxílio do Instagram Insights (que será comentado ainda neste artigo), você descobrirá quais são os conteúdos preferidos do seu público e a frequência ideal.

Descubra os melhores horários

Além de manter um ritmo de publicações, é primordial saber quais são os horários em que os seus seguidores estão ativos no Instagram. De nada valerá criar conteúdos incríveis, se eles não os visualizarem.

Segundo o Sprout Social, os melhores momentos para postar são de quarta-feira às 15h, quinta-feira às 5h, 11h, 15h e 16h, e sexta-feira às 5h; e os piores dias são domingo e segunda-feira. Entretanto, no Instagram, nada é escrito em pedra.

Definir os horários ideais dependerá do seu público. Se são adultos de 30 a 40 anos, provavelmente os momentos indicados serão aqueles fora do expediente (antes das 8h da manhã, depois das 18h e até mesmo entre 12 e 13h, no horário de almoço). Os finais de semana podem ser uma boa pedida também.

Portanto, mais uma vez, não tenha medo de testar. Conforme as interações forem surgindo, você perceberá quais são os dias e turnos privilegiados.

Utilize o Instagram Insights

Unindo as ações anteriores às análises do Instagram Insights, você com certeza conseguirá planejar as estratégias do seu perfil com mais assertividade – isso te levará a conquistar a atenção e a confiança do seu público e, assim, tráfego e vendas para o seu e-commerce.

O Instagram Insights, disponível apenas para contas comerciais, é um recurso extra que disponibiliza inúmeros dados sobre o seu perfil. Tais informações são fundamentais para que você compreenda melhor o comportamento dos seus seguidores.  

A ferramenta, que pode ser encontrada nas Configurações do seu Instagram, divide-se em três grandes abas: Atividade, Conteúdo e Público. Na primeira seção, você poderá rastrear o alcance e as interações semanais, como curtidas e comentários.

Na segunda parte, você verá detalhes sobre os seus Stories, impulsionamentos e anúncios, caso tenha investido nesse tipo de proposta. E, por fim, na última aba, você terá dados sobre o seu público, como idade, principais localizações e horários de pico (relacionados ao tópico 2 deste artigo).

E aí, preparado para colocar todas as dicas em prática? Esperamos que esses passos melhorem o desempenho do seu perfil e, consequentemente, do seu e-commerce. Aproveite os benefícios do Instagram e faça dele uma das principais vitrines do seu negócio!

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*Este post foi escrito por Raquel Lisboa, editora de conteúdo na Nuvem Shop.