Fazer o controle de contas a receber é uma etapa fundamental da gestão financeira de qualquer empresa.

Todo empreendedor sabe que monitorar os gastos é um fator determinante para o sucesso de um negócio. Mas, tão essencial quanto controlar as contas a pagar, é acompanhar o oposto — as contas a receber.

Neste post vamos ensinar a otimizar a gestão das contas a receber da sua empresa, mostrar por que isso é importante e como a tecnologia pode ajudar. Acompanhe!

Quais são as contas a receber de uma empresa?

A definição do que são as contas a receber de uma empresa é simples: são todas as quantias que vão entrar para o caixa da sua companhia. Se o controle é feito mensalmente, as contas a receber são todos os pagamentos que serão recebidos naquele mês.

Alguns exemplos de contas a receber são:

  • vendas feitas a prazo;
  • vendas feitas à vista;
  • recebimentos de outros valores.

Se definir e exemplificar as contas a receber são tarefas simples, organizar essa parte da empresa pode se tornar um trabalho complicado.

A falta de organização e controle são os principais inimigos de qualquer empreendedor na hora de lidar com contas a pagar e receber.

Qual é a função de contas a receber?

A função das contas a receber é justamente ajudar no controle financeiro de uma empresa. Saber todas as quantias que vão entrar no caixa evita surpresas no fim do mês e garante uma companhia saudável.

Além disso, as contas a receber permitem conhecer o perfil do cliente: quais pagam em dia e também quais desembolsam mais com a sua empresa. 

O controle de contas a receber ainda colabora com a programação das cobranças e com a elaboração do fluxo de caixa da companhia.

Como fazer o controle de contas a receber?

Organização é fundamental na hora de fazer o controle das contas a receber da sua empresa. É imprescindível ter todas as informações acessíveis e em um só lugar. Veja algumas dicas para começar a administrar as contas a receber:

  • Estruture todas as contas a receber

Como falamos, organização é um dos pontos principais na hora de controlar as contas a receber de uma empresa.

Tenha todos os dados de entrada no caixa controlados. Contas a receber, afinal, é isso: toda quantia que vai entrar no caixa da sua companhia.

Também é importante que todos esses dados estejam centralizados em um só lugar e não espalhados em diversas planilhas de contas a receber.

  • Elabore o fluxo de caixa

Com todas as contas a receber estruturadas, é hora de elaborar o fluxo de caixa. Esse recurso gerencial informa e controla as movimentações financeiras de dinheiro da empresa.

Colocando essa metodologia em prática é possível analisar, revisar e fazer previsões da realidade financeira de curto, médio e longo prazos. Tudo isso tendo apenas duas informações em mãos: as contas a pagar e contas a receber.

O fluxo de caixa permite organizar investimentos, negociar e planejar, sem comprometer a estabilidade orçamentária da organização.

  • Não tenha medo de cobrar

Às vezes, para receber, é preciso cobrar. Para muitos empreendedores essa situação pode ser desconfortável, mas lembre-se que você está apenas demandando o pagamento por um serviço prestado ou por um produto comprado.

A cobrança após o vencimento do prazo é fundamental. Mas também é importante se planejar para lembrar os clientes do pagamento antes dessa data.

Muitas vezes a falta de pagamento ocorre por esquecimento. Nesses casos, um e-mail ou uma mensagem informando que a data de vencimento está chegando evita irritações desnecessárias.

Dicas: otimize suas contas a receber

Agora que você já sabe como fazer o controle das contas a receber da sua empresa, que tal salvar algumas dicas para otimizar esse processo?

Veja três recomendações que vão ajudar qualquer companhia:

1- Ofereça vantagens para pagamento antecipado

É muito mais vantajoso para sua empresa receber o pagamento antecipado. Para o cliente, no entanto, essa pode não ser a melhor opção.

Uma solução é oferecer vantagens para quem pagar antecipadamente. Brindes ou descontos são estratégias válidas para receber antes do previsto.

2- Cuidado com maus pagadores

Tenha um controle rigoroso dos clientes que costumam atrasar o pagamento. Continuar oferecendo créditos para quem não mostra comprometimento na hora de pagar pode ser arriscado.

É melhor evitar qualquer chance de inadimplência e prejuízo para o seu negócio. Isso só é possível com muita organização.

3- Use a tecnologia a seu favor

Não estamos mais na era do controle financeiro feito à mão há muito tempo. Hoje em dia é possível usar softwares como aliados na hora de otimizar as contas a receber, as contas a pagar e o fluxo de caixa.

Não deixe de investir em serviços que permitem ganhar tempo e facilitam tarefas que podem parecer burocráticas.

Tecnologia para controle de contas a receber

Contar com a ajuda de um ERP para controlar as contas a receber pode facilitar ainda mais essa tarefa.

Um sistema de gestão como o Bling permite integração simplificada, gerenciamento de vendas e administração de toda a parte financeira da empresa.

Se você precisa de um aliado no controle de contas a receber, experimente o Bling de graça agora mesmo!