Só o fato de uma empresa existir, ela já gera custos. Contas a pagar, boletos mensais, sejam de investimentos ou fixos de estrutura para funcionar. Assim como na nossa vida pessoal, saiba que tudo o que se refere a gestão financeira gira em torno de recursos a gerir mas também em torno das contas a pagar.

Tão importante quanto saber as entradas da empresa, é saber quanto ela deverá pagar por mês, tanto de tributos, impostos até fornecedores e parceiros. As contas são obrigações que a empresa tem para estar em dia com outras organizações a fim de manter um funcionamento saudável e duradouro. E neste contexto, estar com as contas pagas em dia é sinal de planejamento eficiente de qualquer organização.

Por que pagamos tantas contas?

Todo empreendimento deve estar em constante adaptação com o momento, seja investindo mais, apostando em novos fornecedores, colocando em oferta novos produtos. Tudo exige investimento e a consequência de investir é pagar contas, assim como a consequência de pagar as contas e investir na empresa é prosperar. Mas é importante organizar bem seus investimentos para crescer de forma inteligente, sem depender de empréstimos com juros abusivos.

Para saber o quanto é a margem que permite investimentos, organizar as contas a receber e a pagar é fundamental e para isso é importante estar com tudo pago em dia e manter os números atualizados, a fim também de prever o tamanho dos projetos.

No Brasil, boa parte das contas são tributos pagos ao governo, por isso sempre atrelamos pagamentos a boletos obrigatórios e custo, mas eles também representam investimento e prosperidade aos negócios.

Como organizar as contas da melhor maneira

O controle das contas a pagar deve ser uma tarefa de rotina para a empresa, já que envolve terceiros e pode causar, além de prejuízos, problemas judiciais. É importante priorizar os pagamentos mais importantes, por prazo de vencimento, e sempre que possível agendar os pagamentos com antecedência para evitar esquecimentos ou perda de prazos. Desta forma, a empresa também evita o pagamento de juros e multas por atraso. Pagar as contas em dia é sinal de um negócio bem administrado, que assume seus compromissos financeiros e pensa no futuro.

É importante pensar que organização das contas a pagar ajuda também na conferência do caixa e evita que sejam feitos pagamentos em duplicidade. E aqui vale reforçar outra questão: separe os gastos pessoais dos gastos da empresa. É bastante comum os empreendedores, principalmente no início do negócio, unificar o caixa a fim de dar maior fluxo e ter à disposição valores sempre que precisar. Mas isso acaba descontrolando o gerenciamento financeiro da empresa, e as coisas podem começar a desandar, portanto, não cometa este erro.

Organizando as contas através do Bling

Mantendo o controle financeiro em dia, fica mais fácil gerir a manutenção e atividades de uma empresa. E se a empresa dispor de um sistema de gestão online como o Bling!, então a administração fica ainda mais segura e automatizada. Isso faz com que o empreendedor também tenha mais tempo para pensar de forma criativa no seu negócio e não desprenda tanta energia em processos burocráticos manuais. Confira o que o Bling! faz por você quando o assunto é organização financeira:

– Organiza o controle financeiro (fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, emissão de boletos e movimentações financeiras, centralizando o acesso a informações em uma única plataforma);

– Automatiza as cobranças recorrentes (com base na duração dos contratos firmados e inseridos no sistema, é possível enviar boletos e notas de serviço diretamente aos seus clientes);

– Carta de Cobrança (agrupa as contas em atraso de cada cliente de forma automática);

– Ficha Financeira (possibilita ter uma visão mais analítica de saldos de um determinado cliente/fornecedor, e quando o filtro é feito também serão listados os registros de débitos e créditos do contato);

– Emite fatura (gera fatura completa, incluindo nota fiscal eletrônica, boletos, e também pode enviar o documento diretamente ao cliente);

– Categoriza receitas e despesas (permite a organização multinível de registros financeiros, possibilitando consultas em relatórios para conferência de valores e filtragem de registros em módulos financeiros).

Além disso, com o fluxo de caixa e o balancete, também é possível garantir a documentação de entradas e saídas e saber com antecedência se há recursos disponíveis para garantir a saúde financeira do seu negócio. Experimente os benefícios fazendo um teste grátis do Bling! por 30 dias. A organização financeira da sua empresa é parte fundamental para o sucesso do seu negócio.