Uma empresa gera custos a partir do momento da sua existência. Contas a pagar, boletos mensais, sejam de investimentos ou fixos de estrutura para funcionar. Assim como na nossa vida pessoal, saiba que tudo o que se refere à gestão financeira gira em torno de recursos a gerir mas também em torno das contas a pagar.

Tão importante quanto saber as entradas da empresa, é saber quanto ela deverá pagar por mês, tanto de tributos, impostos até fornecedores e parceiros. As contas são obrigações que a empresa tem para estar em dia com outras organizações a fim de manter um funcionamento saudável e duradouro. E neste contexto, estar com as contas pagas em dia é sinal de planejamento eficiente de qualquer organização. Entenda mais sobre esse processo neste artigo. Confira!

O que é uma conta a pagar?

Qualquer investimento ou compra de produto gera para o negócio uma conta a pagar. É uma consequência da ampliação do negócio, mas é importante manter as contas a pagar em dia. O financeiro da empresa passa a monitorar a movimentação, tanto de contas a pagar quanto de contas a receber diariamente. 

Esse acompanhamento permite alinhar os prazos e definir as contas mais urgentes e também analisar os custos necessários e desnecessários da operação. É importante organizar bem seus investimentos para crescer de forma inteligente, sem depender de empréstimos com juros abusivos.

Organizar as contas a receber e a pagar é fundamental para entender também os investimentos que podem ou não ser feitos no negócio naquele momento. No Brasil, boa parte das contas são tributos pagos ao governo, por isso sempre atrelamos pagamentos a boletos obrigatórios e custo, mas eles também representam investimento e prosperidade aos negócios.

Como organizar as contas a pagar?

O controle das contas a pagar deve ser uma tarefa de rotina para a empresa, já que envolve terceiros e pode causar, além de prejuízos, problemas judiciais. É importante priorizar os pagamentos mais importantes, por prazo de vencimento, e sempre que possível agendar os pagamentos com antecedência para evitar esquecimentos ou perda de prazos. 

Pagar as contas em dia é sinal de um negócio bem administrado, que assume seus compromissos financeiros e pensa no futuro. É importante que essa organização seja feita através de um sistema de gestão e também que as contas pessoais não sejam misturadas com as contas da empresa.

Sistema de gestão para organizar as contas a pagar

Através de um sistema ERP de gestão é possível organizar as suas contas a pagar de maneira automatizada e segura. Com o Bling é possível: 

– Organizar o controle financeiro: fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, emissão de boletos e movimentações financeiras, centralizando o acesso a informações em uma única plataforma;

– Automatizar as cobranças recorrentes: é possível enviar boletos e notas de serviço diretamente aos seus clientes;

– Enviar cartas de cobrança: agrupa as contas em atraso de cada cliente de forma automática;

– Criar ficha financeira: através de relatórios de determinado cliente/fornecedor é possível ver suas pendências e listar os registros de débitos e créditos do contato;

–  Emitir fatura e categorizar receitas e despesas.

Por que preciso fazer o controle das contas a pagar?

É importante fazer o controle das contas a pagar principalmente porque diminui as chances de pagar juros desnecessários e também entender quais contas são as mais urgentes para priorizá-las ou fazer cortes nos custos desnecessários.

Com as contas em dia, também diminui o risco de endividamento da empresa e isso fortalece a sua gestão. O controle de contas a pagar é uma forma de visualizar de maneira mais ampla os custos da operação para poder pensar nos investimentos de maneira mais estratégica. 

A importância do fluxo de caixa na gestão financeira

O planejamento do fluxo de caixa é um dos principais passos para as empresas conquistarem uma gestão financeira saudável. Dessa forma, o gestor consegue ter o controle financeiro das movimentações sobre entradas e saídas, e planejar os investimentos e ações. Ter um fluxo de caixa é importante para que as contas sejam pagas em dia. 

Dicas para o controle das contas a pagar e a receber

Algumas dicas podem ser importantes para controlar as contas a pagar e a receber: 

  • Priorize pagamentos importantes: organize por prazo de vencimento, e faça uma divisão entre os tipos de conta (fixas, variáveis). Dessa forma a empresa não fica sobrecarregada em pagar na mesma data. 
  • Evite atrasos e multas:  agende os pagamentos com antecedência para evitar esquecimentos ou perda de prazos. Pagar as contas em dia é sinal de um negócio bem administrado, que assume seus compromissos financeiros e pensa no futuro. 
  • Negocie prazos quando precisar: é possível negociar caso alguma conta não tenha sido paga na data, assim se evita o pagamento de multas ou juros de forma descontrolada.

Separe as contas pessoais da empresa: é bastante comum que empreendedores, principalmente no início do negócio, unifiquem o caixa para ter um fluxo maior. Mas isso acaba gerando descontrole, por isso, separe os custos pessoais.