Uma das formas de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros, o boleto bancário, é um documento que funciona como instrumento de pagamento de um serviço ou produto.

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil são mais de 55 milhões de adultos que não possuem conta em banco, e o boleto acaba se tornando uma ferramenta útil e necessária para o pagamento de contas.

Entre as pessoas jurídicas (empresas) também existe um percentual de cerca de 30% de pequenas empresas que não possuem conta em banco. Esse dado é de uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e por isso reforça a importância do boleto bancário como opção na forma de pagamento.

O fim do boleto sem registro

Desde setembro de 2018, após um método progressivo, todos os boletos de cobrança deverão ser feitos com registro. As novas regras provêm do projeto Nova Plataforma de Cobrança, desenvolvido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com a rede bancária.

A partir daí o boleto simples passou a não valer mais. O objetivo é modernizar o sistema de cobrança brasileiro e principalmente reduzir as fraudes.

Uma outra grande vantagem é que com este novo sistema é possível rastrear os pagamentos pelo fato de poder identificar pagador e emissor do boleto, devido aos dados de CPF ou CNPJ contidos nele. Os boletos vencidos também podem ser pagos em qualquer agência bancária, sem a necessidade de solicitação de segunda via sempre que houver atraso.

Características do boleto

Emitir um boleto bancário torna-se um processo natural para os empreendedores e pode ser feito por meio de ferramentas do banco ou de sistemas que organizam os dados com segurança.

Após quitado, o boleto é debitado e a empresa que o emitiu têm acesso a revisão de inadimplentes e liberação de mercadorias quando tudo ocorre conforme o esperado.

Existem dois formatos de boleto: o avulso ou em formato de carnê. Enquanto o primeiro é quitado de uma vez o segundo é de uma cobrança recorrente. Nada mais é do que parcelamento de uma conta por papel e não no cartão de crédito, por exemplo.

Mais vantagens de usar boleto

Atingir maior público, gerar boletos com baixo custo através do Bling e poder rastrear inadimplência com mais facilidade, são só algumas das vantagens em manter o boleto como opção de pagamento no seu negócio.

Atualmente mesmo tendo uma série de outras opções de pagamento disponíveis, o boleto continua a ser vantajoso para as micro e pequenas empresas pois é rápido e simples. Confira mais vantagens:

  • Reduz custos em comparação a operadoras de cartão.
  • Pode gerar cobrança mesmo de quem não dispõe de conta bancária ou cartão de crédito.
  • Cobra de forma impessoal e pode ser enviado por e-mail ou baixado pelo cliente.
  • Agilidade em receber o pagamento.
  • É válido como documento de cobrança para inadimplentes.
  • Dispõe de fácil controle de recebimento de cada boleto emitido.
  • Possibilita protesto quando a mercadoria não for entregue ou o serviço não for realizado.
  • Oferece opções de pagamento ao cliente e evita a perda em vendas.
  • Cobra automaticamente os juros de atraso no pagamento.

As vantagens de automatizar

Atualmente é possível automatizar tarefas burocráticas como a emissão de boletos através de softwares de gestão como o Bling.

Independentemente do tamanho da empresa, emitir os boletos de forma rápida e segura através do sistema de gerenciamento é uma aposta certeira. A emissão de boletos é integrada entre o banco e a sua empresa, gerando boletos de forma automática.

É com facilidade e otimização de tempo que a empresa cresce. O bom e velho boleto está mais atual do que nunca e abrange todos os públicos.

Faça bons negócios e acompanhe seu desempenho com o sistema de gestão do Bling, que de forma completa apresenta facilidades como a emissão de boleto bancário por R$1,49. Não deixe de investir em seu negócio para que ele possa dar ainda mais resultados.

A partir da integração do Bling com a Wirecard, a emissão de cada boleto passa a custar inacreditáveis R$1,49, uma das menores taxas do mercado. Saiba mais aqui.

Normalmente, os boletos são gerados pelo sistema de gestão do banco que gera um boleto em PDF e este pode ser enviado ou impresso.

Com o Bling, assim que você cadastrar a venda, já é possível gerar o boleto na plataforma e envia a NF (nota fiscal), não é preciso o usuário entrar em ambiente bancário. Automatizar esse processo é também uma forma de evitar erros e garantir mais segurança para a empresa e para o cliente. No Bling os planos dispõe da modalidade de geração de boleto. Vale a pena testar essa facilidade.