Acredite: é possível empreender na crise. Não é porque a economia anda abalada que as oportunidades para impulsionar um negócio se perderam. Pelo contrário, em momentos delicados o empresário precisa usar sua criatividade para se reinventar e se manter no mercado.
É compreensível que este período de incertezas aumente a insegurança, mas com um planejamento realista, ideias bem estruturadas e suporte financeiro e contábil, praticar o empreendedorismo não se torna um bicho de sete cabeças, mas uma alternativa para superar as dificuldades.
Você deve estar se perguntando “mas, afinal, como empreender na crise?”. Separamos algumas dicas para te mostrar que isso é possível. Confira!
O que você verá no artigo:
Entenda a realidade do cliente
Em vez de oferecer mais do mesmo, neste momento o seu negócio precisa se destacar. A crise tem que servir como motivação. Independente do ramo no qual sua empresa atua, é preciso entender a situação do cliente, que tem se mostrado mais controlado em relação às despesas, afinal, durante este período estagnado da economia, o consumidor procura gastar pouco, mas, ainda assim, consumir com qualidade.
Portanto, a dica é focar em consumidores que tenham interesse no seu nicho de mercado, seja uma padaria, um e-commerce de pelúcias ou uma loja de perfumaria. E para acertar seu público-alvo será preciso estudar o mercado, as tendências de consumo e as preferências dos compradores.
Qualificação para empreender na crise
Como empreendedor, é muito provável que por algum tempo você também seja o gestor do seu negócio. Por isso, precisará entender dos mais variados temas, como divulgação, fluxo operacional, fornecedores e mercadorias, por exemplo. Então, qualifique-se! Busque aprender um pouco sobre cada assunto para ficar por dentro de tudo o que acontece na sua empresa. Leia, acompanhe palestras e workshops, converse com outros empresários, faça cursos.
Qualidade também serve para as mercadorias ou serviços que você oferta. Você precisa ter os recursos e ferramentas necessários para garantir que seu produto é tão bom ou melhor do que os já existentes no mercado, além de apresentarem um diferencial que destaque e impulsione sua empresa.
Como garantir qualidade no meu negócio?
Para manter a qualidade no seu negócio e empreender na crise, fique atento! Você precisará identificar despesas desnecessárias, resolver problemas e buscar ao máximo não desapontar seu cliente, entregando o produto/serviço sem frustrar suas expectativas, se possível, aliás, supere positivamente as expectativas dele (dimensões fidedignas, preço competitivo, qualidade diferenciada, brindes, vantagens de fidelidade, frete grátis, pós-venda atencioso).
Pense como um empreendedor
Mantenha a calma e evite a tomada de decisões precipitadas, especialmente relacionadas a programas de crédito e seus altos juros. Foco: antes de pensar em diversificação é preciso fortalecer sua reputação de mercado com clientes que já atende. E nunca esqueça de motivar sua equipe, cuidando para que todos – inclusive você – estejam motivados. Aponte metas, mas busque condições e oportunidades para que elas sejam alcançadas.
Enxugue, mas nem tanto!
A crise exige redução de despesas, e isso envolve enxugar o quadro de funcionários, economizar gastos desnecessários e buscar novas estratégias. Para o empreendedor, o momento serve para se reposicionar, mas sempre com o cuidado de não prejudicar o andamento da empresa.
Uma alternativa eficiente é aderir a um sistema de gestão online (ERP), por meio do qual é possível fazer gestão de vendas, controle de estoque e gerar relatórios que ajudam a conhecer as preferências do consumidor. Os dados armazenados no ERP em nuvem também oferecem praticidade, pois eliminam a necessidade de manter uma grande sala para arquivo de documentos.
Além disso, o sistema integra diversas ferramentas que podem auxiliar na solução dos principais problemas de gestão em uma pequena empresa. Por meio de um bom ERP em nuvem, é possível acompanhar os mais variados setores da empresa, como estoque, caixa, logística, contábil (emissão de Nota Fiscal eletrônica e boletos), cadastro de fornecedores e clientes, por exemplo.
O Bling é um exemplo de sistema de gestão online ideal para quem deseja empreender na crise, pois é acessível, que não tem custo de instalação e pode ser acessado de qualquer lugar com internet. Conheça o ERP e experimente por 30 dias grátis.