Saber como monitorar a concorrência é fundamental para os pequenos empreendedores, pois essa ação é capaz de proporcionar insights valiosos. Neste artigo, você vai conhecer as melhores maneiras de espionar seus rivais e, ainda, ver cinco dicas de ferramentas que podem te ajudar nesta tarefa. Vamos lá?
10 formas de monitorar os concorrentes
Se você deseja identificar oportunidades de melhoria no seu negócio, monitorar os concorrentes é uma prática fundamental. Existem diversas formas de colocar esse plano em ação, que vão desde métodos simples até o uso de ferramentas avançadas. Confira, a seguir, dez dicas de como monitorar os concorrentes.
1. Análise de palavras-chave
Uma forma de espionar a concorrência é por meio da análise de palavras-chave. Com o uso de ferramentas (você verá algumas opções no final deste artigo), é possível encontrar as palavras-chave que eles ranqueiam nos motores de busca, quais são seus backlinks e entender quais estratégias de otimização eles utilizam.
2. Monitoramento de redes sociais
Se você ainda não acompanha o conteúdo publicado pelos seus concorrentes nas redes sociais, saiba que essa é uma ótima maneira de descobrir a estratégia que eles usam por trás dos posts. Conferir as curtidas, comentários e a interação com o público oferece insights sobre o que funciona bem para eles e que pode funcionar para você.
3. Acompanhamento de conteúdo do blog
Aproveite que você vai monitorar as redes sociais e acompanhe também o blog dos seus rivais. Veja o tipo de conteúdo que eles produzem e absorva o melhor dessa estratégia. Selecione ideias de pautas para o seu blog e produza os artigos de uma forma mais completa. Com certeza a sua marca vai se destacar entre os concorrentes.
Quer ficar por dentro das principais novidades relacionadas ao empreendedorismo e estratégias para o seu negócio? Veja outros artigos importantes:
- Descubra os KPIs de e-commerce para impulsionar seu negócio.
- 9 estratégias de Marketing Digital para aplicar em e-commerce!
4. Análise de anúncios
Que tal acompanhar os anúncios dos seus concorrentes? A partir de agora, verifique quais anúncios os sites do seu interesse usam, quais são os textos e imagens escolhidas e até mesmo a segmentação de público. Todos esses detalhes vão te ajudar a entender as estratégias de marketing digital que eles utilizam.
5. Estudo de preços e serviços
Separe um momento da sua agenda para comparar os produtos e serviços oferecidos pelos seus concorrentes, bem como os preços. Essa análise vai te ajudar a descobrir quais são seus diferenciais em relação às ofertas. Dessa forma, você consegue ajustar sua própria estratégia de precificação e criação de novos serviços.
6. Monitoramento de avaliações
Sites como o Reclame Aqui são ótimos para verificar o que os clientes dizem sobre seus concorrentes. Essas plataformas de avaliações on-line podem revelar tanto seus pontos fortes quanto suas fraquezas. Com certeza, essa compreensão te ajuda a identificar áreas em que sua empresa pode se destacar.
7. Análise de e-mail marketing
Cadastre o seu e-mail pessoal para receber as campanhas de e-mail dos seus concorrentes. Essa é uma estratégia para entender como eles se comunicam com seus clientes e quais ofertas e abordagens utilizam. Aproveite também para assinar as newsletters caso os sites do seu interesse atuem com esse canal.
8. Pesquisa de mercado
Faça pesquisas de mercado com frequência para comparar o desempenho da sua empresa em relação aos concorrentes. Entenda o que é tendência no momento e avalie o que os clientes do seu nicho mais procuram sobre seus produtos ou serviços. Essa é uma forma de prever alterações no mercado.
9. Monitoramento de tráfego
Uma excelente maneira de espionar os concorrentes é acompanhar o tráfego dos sites deles por meio das ferramentas que vamos indicar logo abaixo. Conhecer as principais fontes de visitantes dos concorrentes pode capacitar você a conquistar uma boa visão sobre seu desempenho no âmbito digital.
10. Participação em eventos
Na sua cidade ou região existem eventos relacionados ao seu nicho? Se sim, aproveite para frequentar eventos em que os concorrentes também estão presentes. Dessa forma, você tem mais um ponto para ver de perto as inovações, parcerias e abordagens que eles usam, tanto no meio digital quanto fora dele.
Aprendeu a monitorar? Então esse é o momento para saber como analisar os seus concorrentes. Confira o conteúdo completo e atualizado.
5 ferramentas para monitorar concorrentes
Até aqui você aprendeu a monitorar a concorrência com dez dicas. Agora, vamos te apresentar cinco ferramentas que podem te ajudar nesta tarefa. Algumas das opções são pagas, mas também têm versões gratuitas, que permitem o teste de algumas funcionalidades. Vale a pena conhecê-las!
Google Alerts
O Google Alerts é uma ferramenta gratuita, capaz de monitorar as pesquisas feitas na web. É ideal para os estrategistas que buscam por ideias de novos conteúdos. O usuário consegue configurar essa ferramenta ao indicar os termos que deseja acompanhar. Assim, o Google Alerts envia alertas para o seu e-mail, na frequência escolhida.
SEMrush
A ferramenta SEMrush serve para analisar concorrentes, pois conta com funcionalidades capazes de acompanhar o desempenho de palavras-chave, a margem de tráfego orgânico/patrocinado e backlinks. Essa é uma ferramenta paga e proporciona uma uma visão do SEO e marketing de conteúdo dos sites que o usuário escolhe.
Ahrefs
É similar ao SEMrush, também focado em acompanhar o desempenho de palavras-chave, no qual o usuário consegue descobrir quais palavras geram mais tráfego para os concorrentes. O Ahrefs é uma ferramenta paga e permite descobrir quais backlinks e domínios analisados receberam visitantes durante um período.
SimilarWeb
O SimilarWeb proporciona uma visão geral do tráfego e comportamento dos usuários nos sites dos seus concorrentes. Nessa ferramenta é possível descobrir dados importantes, como as fontes de tráfego, engajamento e principais canais de marketing, o que ajuda o estrategista a conferir alguns aspectos das estratégias de outras empresas.
BuzzSumo
O BuzzSumo é ideal para o estrategista de conteúdo, pois permite que você veja quais conteúdos dos concorrentes têm mais engajamento nas redes sociais. No BuzzSumo, que oferece uma versão grátis, também é possível identificar quais são os tipos de influenciadores relacionados ao seu nicho de atuação.
Facilite sua rotina com quem entende
Analisar as estratégias dos seus concorrentes é uma ação essencial hoje em dia. Contudo, tão importante quanto essa tática é acompanhar seus próprios números. Afinal, é necessário ter propriedade de cada detalhe da sua empresa antes de tirar insights das ações dos seus rivais. Por isso, temos mais uma dica especial para você!
O Bling é um sistema completo de gestão e vendas com serviços financeiros e vantagens exclusivas. Com essa plataforma você é capaz de fazer o controle de estoque, controle de vendas, propostas comerciais, gestão financeira, entre outras funções que vão te deixar 100% seguro sobre os seus próximos passos. Conheça já no teste grátis!