As lojas virtuais estão em alta, e disso ninguém duvida.
Parte dessa popularidade vem do comportamento do consumidor, que gosta da comodidade de fazer suas compras direto de casa.
Por outro lado, a facilidade de se começar um e-commerce, que é um segmento mais simples e mais barato quando comparado ao montar uma empresa física, também ajuda o crescimento.
Sendo assim, criar uma loja virtual pode ser um investimento muito vantajoso, tanto para quem vende em marketplace, rede social ou loja física, como para quem está começando agora.
Quer saber o que esperar desse mercado? Então, continue lendo para descobrir quais as expectativas do futuro do e-commerce no Brasil e no mundo!
O que você verá no artigo:
Futuro do e-commerce: o que esperar?
A evolução do e-commerce no Brasil e no mundo não é nenhuma novidade, principalmente após o período de isolamento social, que levou a um aumento significativo das compras online.
Porém, com a reabertura das lojas físicas, muitas pessoas ficaram em dúvida de qual será o futuro do e-commerce. Afinal, o mercado online ainda continuará em evidência?
De acordo com estudos, sim, ainda podemos esperar muito do e-commerce: afinal, segundo uma pesquisa da CupomValido, as compras online devem aumentar 20,73% ao ano até 2025.
Esse crescimento está acima da média mundial (11,35%) e ultrapassa até mesmo o previsto para países como Japão (14,7%) e Estados Unidos (14,5%).
E tem mais: um estudo do Google em parceria com a Euromonitor, feito em 2021, constatou que, até 2025, o e-commerce brasileiro deve crescer até 42%.
Esse cenário favorável não é visto apenas pelas empresas: segundo dados de uma pesquisa da VisualGPS, programa de pesquisa criativa da iStock, 86% dos consumidores acreditam que a maioria das compras será feita online, no futuro.
Portanto, se até quem compra está apostando as fichas no e-commerce, por que você continua em dúvidas se esse é ou não um bom negócio? Para acabar de vez com a indecisão, veja o que se espera do varejo nos próximos anos.
Quais as previsões para o futuro do varejo?
De forma resumida, podemos dizer que o futuro do varejo é a internet, mais especificamente o e-commerce. E isso quem prova é o Google, que constatou que até 2025, as compras online vão representar quase metade das compras no varejo (39%).
Além disso, ainda segundo esse estudo, a tendência para o varejo nos próximos anos é a estratégia omnichannel: integrando as experiências onlines e presenciais.
Quais as principais vantagens do e-commerce?
Certamente, depois de conferir esses dados, você está convencido que o e-commerce é o futuro do varejo, não é? Então, veja alguns motivos para você criar sua própria loja virtual para já!
Maior alcance de pessoas
Ter uma loja online é como ter um negócio na rua mais movimentada do mundo, a Internet! Nela, não há limitação geográfica, e você pode atingir consumidores de todas as partes do Brasil — e até do mundo!
Especialmente se você fizer um bom trabalho na divulgação da sua loja, investindo em marketing digital, as chances de chegar em mais pessoas é ainda maior.
Para isso, você pode implementar diversas estratégias, como a produção de conteúdo nas redes sociais e as técnicas de SEO.
Além disso, caso não queira trabalhar com produtos próprios, você pode atuar como afiliado digital, uma espécie de vendedor online. Basicamente, nessa modalidade, você vende o produto físico ou infoproduto de outras pessoas e é comissionado por isso.
Tanto afiliados digitais como empresas podem se auxiliar com esse tipo de estratégia. Um bom exemplo são empresas como Magazine Luiza e Americanas, que possuem diversos programas de afiliados digitais para promoverem seus produtos.
Construção de uma base de clientes
Ao vender em marketplace ou rede social, você está usando uma plataforma que pode mudar a qualquer momento.
Suas regras podem mudar ou até o modo como funciona, o que pode acabar não sendo mais vantajoso para o seu negócio.
Tendo uma loja virtual, você tem um espaço que é totalmente seu. É estável e seguro. Lá estão todos os seus clientes fiéis e seus produtos cadastrados.
Maior possibilidade de personalização
Uma loja virtual permite que o dono possa modificar o layout, adicionar ferramentas, entre outras medidas personalizadas para o seu público-alvo, o que nem sempre é possível em um marketplace ou rede social.
A experiência do usuário, na internet, é uma pauta frequente entre os empreendedores. Todos os aspectos do seu e-commerce podem ajudar a atrair público, diminuir taxas de abandono, tornar o processo e a experiência de compra melhor, além de aumentar sua visibilidade diante da concorrência.
Principais tendências de e-commerce para ficar atento
Pronto para surfar a onda do futuro do e-commerce? Então, chegou a hora de descobrir quais são as tendências desse mercado para você começar com o pé direito.
Compras por dispositivos móveis
A maioria dos acessos à internet no Brasil acontece via dispositivo móvel. Portanto, não é nenhum segredo que esse também seja o principal canal para as compras online.
Para se ter noção, 73% das pessoas preferem comprar via smartphone, enquanto apenas 27% optam pelo desktop, segundo o relatório da Ecommerce Trends 2023 da Opinion Box.
Nesse cenário, criar um e-commerce responsivo, ou seja, que se adapta aos diferentes tamanhos de tela, é indispensável. Dessa forma, você garante que irá atender aos variados tipos de usuários, e que essa não será uma objeção para finalizar a compra.
Métodos de pagamentos mais tecnológicos
Os clientes estão por dentro das tecnológicas no ramo do pagamento, e muitos já aderiram as diversas opções disponíveis.
Portanto, se você quer sair na frente do seu concorrente, vale a pena investir e oferecer diferentes métodos de pagamento, especialmente os mais ágeis, seguros e com menos tarifas, como o Pix, que já se tornou um dos preferidos dos consumidores, de acordo com o Ecommerce Trends.
Leia também: Formas de pagamento: conheça as principais e seus benefícios
Praticidade no processo de compra
Um dos motivos para os consumidores preferirem as compras online é a agilidade. Por isso, outra tendência no mercado é o processo de compra simplificado.
Entre as opções preferidas dos usuários, ainda segundo o relatório da Opinion Box, estão:
- possibilidade de salvar dados para compras futuras;
- ter a opção de “comprar com um clique” disponível;
- disponibilidade de agendar compras recorrentes para ocorrerem de forma automática.
Ou seja, tudo o que pode facilitar a vida do consumidor é bem-vindo em um e-commerce. Especialmente no que se refere a finalização da compra. Portanto, nada de fazer um check out grande, cheio de campos e etapas.
Conte com um software de gestão para e-commerce!
Um sistema de gestão online (ERP) integrado à plataforma de e-commerce torna sua loja mais eficiente.
Afinal, ele permite a integração de todos os setores, e você pode administrar tudo em um único local. Essa “comunicação interna” reduz significativamente a divergência de dados e erros operacionais.
Um bom ERP que pode te ajudar a gerir seu e-commerce é o Bling. Com ele, você pode:
- fazer cadastro de fornecedores;
- emitir as notas fiscais dos seus clientes;
- integrar sua loja virtual aos principais marketplaces do mercado;
- controlar e gerenciar seus envios.
Além de diversas outras funcionalidades que vão tornar o seu dia a dia mais fácil, automatizando tarefas para focar no que realmente importa: tornar o seu negócio um e-commerce de sucesso.
Quer conhecer nosso sistema, na prática? Clique aqui e faça um teste gratuito!
Este artigo foi desenvolvido pela iSET: uma Plataforma de e-commerce completa para criar uma loja virtual que realmente tenha resultados, onde você encontra todos os recursos necessários para criar uma loja do zero ou vender pela internet de forma mais lucrativa.