Misturar os mundos online e off-line não é mais considerado uma tendência para o varejo, mas sim uma realidade já consolidada. Ver o produto pelo e-commerce, provar na loja física, finalizar a compra na loja virtual, é cada vez mais comum, e acaba tornando-se uma necessidade do consumidor: ter à disposição um comércio variado, onde a decisão de compra é dele.


Esse processo acaba transformando a experiência do cliente para uma jornada de compra com maior grau de satisfação. O termo omnichannel sempre é abordado quando se fala em integrar lojas físicas e virtuais, pois é este o formato do nosso tempo: comprar através de canais diferentes, sem apego a modelos antigos de compra.


Por que integrar loja virtual e loja física?


Como estratégia de marketing, o formato omnichannel se torna interessante pois oferece uma experiência de compra integrada. Isso supõe a união das vivências e interferências que o consumidor recebe tanto nas lojas físicas, redes sociais, canais virtuais e marketplaces. Essa integração dá sentido a uma mesma linguagem, e acaba chegando ao consumidor da forma que ele desejar.


Entre as maiores vantagens de integrar e-commerce e loja física estão:


  1. Aumento da fidelização e satisfação do cliente,
  2. Aumento da receita da empresa;
  3. Troca de informações e expansão da base de cliente, integrando também o relacionamento com os clientes.

O objetivo, em qualquer meio de venda é oferecer uma experiência única e ser lembrado quando o cliente voltar a comprar algum item do seu segmento. Um meio não anula o outro, já que ambos são canais de informações, negociações e vitrines de venda.


Vantagens de cada canal de venda


Enquanto o meio físico toca no quesito proximidade com o cliente, o meio virtual aborda a compra de forma simples e prática. A troca na loja física é mais fácil, a pesquisa no meio online é muito mais rápida – e a qualquer horário.


A questão é sempre não criar barreiras para que o consumidor efetue sua compra. Quando a loja física oferece também compra pelo meio virtual é uma forma de simplificar o processo e também estabelecer relacionamento com o comprador.


Como integrar loja física e virtual?


O primeiro passo para integrar e-commerce e loja física é ter controle nos processos diários, como registro de vendas, estoque e logística. Para o e-commerce essa é uma regra fundamental, já que toda a operação depende de uma boa organização interna. A dica número um é dispor de um sistema de gestão ERP, que mantém seus cadastros atualizados, e acompanha as vendas, as entradas e saídas do caixa e o controle de estoque de forma automatizada.


Adotar uma estratégia de vendas através de canais variados via marketplaces, é recomendado para os negócios que visam ter maior acesso e audiência, e consequentemente, conversão em vendas. Quanto maior for o acesso ao mercado, maior será o relacionamento com os clientes e as chances de apresentar valores, vantagens e atributos relevantes do seu produto ou serviço.


Mas para realizar estratégias efetivas, é importante dispor de integração destes canais, através de um sistema que cuide da gestão das operações sem dar dor de cabeça ao varejista. Essa é uma forma de ganhar escalonamento sem precisar ampliar a equipe nem complicar o processo.


A integração de lojas físicas, virtuais, aplicativos e redes sociais nada mais é do que criar relação multicanal do seu negócio, ou seja, integrar os mundos e as experiências para atender o cliente.


Estratégias para vender mais – em ambos os canais de venda


Com a experiência de compra mais intuitiva, é provável que os negócios passem a expandir e algumas dicas são importantes:


Pense em estratégias mistas

Mesclar a experiência do mundo físico e virtual é importante para mostrar que o seu negócio está em plena evolução e pode suprir qualquer necessidade do cliente. A técnica de comprar no e-commerce e retirar na loja física é uma vantagem importante para o cliente.


Ofereça desconto

Outra opção é oferecer aos clientes que compram na loja física um cupom de desconto para compras online. É uma forma de estimular o consumidor a comprar em outro formato, e mostra o quanto seu negócio é dinâmico.


Integre com o Google Maps

Essa estratégia consiste em ficar visível no maps do cliente (meio virtual) como ponto de comércio físico. Em caso de turistas e novo público isso sempre funciona muito bem.


Vantagens de integrar o ERP ao e-commerce


O e-commerce é uma experiência de compra baseada na confiança e no bom serviço prestado pela loja virtual. O auxílio de um sistema de gestão ERP é indispensável para integrar os setores, automatizar os processos e desburocratizar os trabalhos. Entre as vantagens estão também a visão mais abrangente do negócio e a economia em contratação de mão de obra, pois a automatização de alguns processos torna o trabalho mais rápido e exige menos pessoas. Além disso, a agilidade na operação como um todo traz melhores experiências ao usuário.