A análise da concorrência é uma ferramenta muito importante para uma empresa no que diz respeito à observação do que os concorrentes estão fazendo nas várias facetas do negócio – de forma que se consiga criar e melhorar as próprias estratégias, destacando-se no seu segmento de atuação.

Fazer uma análise da concorrência é fundamental para uma empresa que deseja alcançar o sucesso, já que por meio desse acompanhamento, torna-se possível a ela estruturar suas ações de marketing, converter e fidelizar um maior número de clientes e atuar frente a frente com outros empreendimentos similares do mercado.

Ao longo do conteúdo de hoje, vamos ajudá-lo sobre o que é essa análise, como fazê-la, a importância dessa ferramenta e muito mais.

O que é uma análise de concorrência?

A análise de concorrência, também chamada de análise de mercado, consiste em monitorar de forma regular alguns aspectos dos concorrentes de uma empresa – negócios que oferecem produtos e/ou serviços similares. 

Esse estudo é fundamental em etapas como planejamento e gerenciamento de vendas, pois permite a identificação de riscos e oportunidades capazes de prejudicar ou impulsionar suas vendas.

A análise de concorrência é um processo de gestão, no qual, por meio de diversas ferramentas disponíveis, o gestor pode compreender seu posicionamento no mercado em comparação aos concorrentes e, assim, obter uma vantagem competitiva.

Um estudo como esse, feito de forma cuidadosa e séria e que leva em consideração cada informação obtida, certamente se transforma em uma parte importante do planejamento estratégico da empresa, pois aponta o melhor caminho para o negócio seguir rumo ao sucesso almejado.

Qual a importância dessa ferramenta?

A principal importância da análise de concorrência é saber como anda o posicionamento de uma marca no mercado frente a outras empresas que disputam o mesmo público-alvo.

Isso auxilia na identificação do que diferencia sua empresa do resto, identificando pontos onde seu negócio está bem posicionado em relação aos concorrentes e o que é necessário para conquistar mais clientes e se tornar cada vez mais competitivo.

A análise de mercado também permite criar estratégias que:

  • Incrementem suas vendas;
  • Impulsionem o faturamento;
  • Melhorem o posicionamento da sua marca;
  • Tomar decisões com assertividade.

Porém as iniciativas conduzidas pelo seu negócio não devem ser exclusivamente pensadas de acordo com o que os concorrentes estão praticando.

As informações obtidas através da análise de concorrência precisam ser mais um elemento de atenção no planejamento estratégico, somadas ao conhecimento do público-alvo, resultados, histórico de vendas etc.

Aspectos que devem ser observados ao realizar a análise de concorrência 

A análise precisa ser feita considerando diferentes aspectos, selecionamos os principais deles:

Produto

Identifique as empresas que trabalham com o mesmo tipo de produto ou serviço que seu negócio oferece, mas faça uma análise mais abrangente que envolva também empresas que ofereçam produtos similares ou mesmo substituíveis ao seu conforme a demanda, ou seja, qualquer concorrente em potencial. 

Aí observe os diferenciais oferecidos especialmente com relação à qualidade e aos fornecedores.

Preço

Levantar os preços praticados por outras empresas do setor deve levar em conta que a precificação depende de diferentes variáveis – desde o porte da empresa e a matéria-prima até o tipo de mercado que se busca atingir.

Quando a diferença de preço está muito grande em relação aos concorrentes (considerando que eles possuam a mesma capacidade de suprir a demanda que sua empresa) é necessário reavaliar se há algum problema.

O preço precisa estar alinhado com o posicionamento da empresa, pois se você busca comercializar produtos de alta qualidade a qual será notada   pelos clientes, evite deixar muito barato para o público não questionar a real qualidade.

O posicionamento do seu negócio auxilia a definir um preço que esteja alinhado com seu público alvo.

Público-alvo

Busque verificar se a concorrência tem o mesmo público-alvo que sua empresa pois, se a segmentação do mercado for distinta, vocês não são concorrentes diretos. 

Por exemplo: sua empresa oferece serviços de saúde para idosos e a empresa concorrente oferece o mesmo serviço, mas para crianças. O serviço pode ser o “mesmo”, mas o público-alvo é diferente, sendo desnecessário, nesses casos, acompanhar como concorrente.

Marketing

Avaliar ações de marketing dos concorrentes é inevitável, então verifique se eles investem em marketing digital e se possível quanto investem, sua participação em anúncios pagos, nível de acesso orgânico que as campanhas deles alcançam, produtos e temas com mais acessos etc.

Aqui o objetivo é saber como eles atraem os clientes, para você usar uma estratégia de marketing que lhe diferencie das demais ou utilizar uma mesma estratégia do concorrente que mostre bons resultados.

Pontos fortes e fracos

A análise de concorrência permite a você reconhecer pontos fortes e fracos, comparando-os a fim de buscar diminuir as fraquezas e ter vantagem competitiva em seu negócio através da elaboração de uma estratégia eficiente. 

Após a pesquisa, busque reunir todas as informações obtidas e compará-las com a concorrência e, se houver muitos pontos enumerados, estabeleça os objetivos do levantamento para que fique mais alinhado, concentrando suas ações onde realmente importa. 

Passo a passo para realizar sua análise de concorrência

Embora pareça complexo, esta não é uma atividade tão difícil de ser executada, então confira como fazer análise de concorrência através  das seguintes etapas:

Definir objetivos claros para sua análise

Qualquer estudo ou pesquisa precisa ter objetivos claros a serem alcançados em sua execução, então, nesta etapa estabeleça prioridades na hora de fazer o estudo do mercado. 

São estes objetivos que irão nortear todo o estudo, fornecendo diretrizes acerca das informações que serão coletadas e sobre quais as linhas de conclusões devem ser apresentadas.

Escolha os critérios a serem analisados

Após definidos os objetivos, é momento de listar dados e informações a serem encontrados em cada um dos concorrentes, mas opte pelo que for realmente relevante para os objetivos definidos – para o estudo não demorar. 

Confira algumas informações pertinentes de pesquisa numa análise competitiva:

  • Dados sobre a fundação e gestão da empresa;
  • Número de funcionários;
  • Faturamento do ano anterior;
  • Principais produtos e serviços oferecidos;
  • Preços praticados e política de descontos;
  • Diferenciais que apresenta no mercado;
  • Estratégias de marketing e comunicação.

Identifique o melhor método para a pesquisa

Muitos dos dados acima são abertos e estão disponíveis em bancos de dados públicos, porém, ainda assim será preciso um grande trabalho de investigação comercial através da:

  • Consulta a ex-clientes;
  • Utilização de ferramentas de análise;
  • Busca de dados na web.

Então, defina as informações necessárias para o estudo e o método ideal para a coleta, estimando os custos que incorrerão, bem como o tempo dedicado à tarefa.

Faça um levantamento cuidadoso dos dados e interprete-os 

Aqui efetivamente você vai realizar a análise sobre os concorrentes e sua atuação.

Defina um período de tempo específico para isso, pois estratégias de vendas, marketing e comunicação mudam por campanhas e eventos sazonais.

Apresente os resultados obtidos para as áreas interessadas

Ao fim, os dados coletados devem ser compilados em um estudo claro que será apresentado às áreas interessadas.

Lembramos ainda, que a análise de concorrência é algo que vai além apenas da área comercial e que deve chegar a departamentos como:

  • Financeiro;
  • Marketing;
  • Recursos Humanos;
  • E qualquer outra que possa elaborar treinamentos ou incorrer em benefícios para os vendedores motivando-os a vender sempre mais.

Como analisar os dados obtidos?

De nada valerá uma grande análise de concorrência se ela ficar por ali. 

Ou seja, a análise precisa ser revertida em atitudes para a empresa que gerem crescimento e maior lucratividade. Então procure dividir as informações obtidas em partes:

  • Público-alvo;
  • Produto;
  • Atendimento;
  • Administração;
  • Vendas;
  • Marketing.

A seguir, com essas informações tabuladas, analise as particularidades de cada área, comparando-as com os setores da sua empresa, encontrando soluções para o seu negócio explorando seus pontos fortes e as fraquezas do concorrente. 

Isso leva o gestor a perceber que esse processo aumenta o potencial da empresa, sendo ideal que ele ocorra uma vez por ano e que se recorra à análise de concorrência sempre que houver situações significativas na empresa, tais como:

  • Lançamento ou descontinuação de produtos;
  • Abertura de filiais;
  • Expansão do público-alvo;
  • Etc.

Isso permite que a empresa faça tudo de forma mais segura e sem perder dinheiro.

Quais as ferramentas para se fazer uma análise de concorrência?

Deu pra ver que há diversos aspectos da concorrência passíveis de análise, e por ser esse um campo bastante amplo, listamos algumas ferramentas gratuitas que mostram-se muito úteis para realização da análise de concorrentes. 

Saiba mais sobre elas:

Google Alerts

Por meio dessa funcionalidade do maior buscador do mundo, com o Google Alerts é possível configurar alertas sobre menções da sua concorrência na mídia. Dessa forma, toda vez que algum competidor for citado, você será notificado e saberá o que está acontecendo.

Reclame Aqui

O Reclame Aqui é justamente aquele site no qual clientes relatam os problemas que tiveram com as empresas. Ele pode ser um grande aliado na hora do seu negócio fazer a análise de concorrência.

Ao visitar as páginas da concorrência neste portal, é possível observar reclamações dos consumidores (especialmente aquelas recorrentes) e como essas empresas respondem a essas solicitações. 

Isso oferece ótimos insights ao seu negócio sobre questões em que a concorrência está falhando e como você pode agir diferente, deixando sua clientela satisfeita.

Ubersuggest

O Ubersuggest uma ferramenta de planejamento de palavras-chave que permite analisar os sites dos concorrentes para poder saber o tráfego mensal estimado para essas páginas e quais as palavras-chave que o site costuma atingir melhor posicionamento.

Clippings de notícias

Contratar clippings de notícias, que identificam as aparições da sua marca e dos concorrentes na mídia tradicional ( jornais impressos, rádio e televisão), também mostra-se uma boa estratégia.

Ferramentas de análise de redes sociais

Elas são um campo fértil quando se fala em coleta de informações sobre a concorrência, pois ao contar com ferramentas como o Social Mention, sua empresa consegue encontrar as principais menções feitas sobre os concorrentes.

Análise SWOT

Esta é a sigla para:

  • Strengths (Forças);
  • Weaknesses (Fraquezas);
  • Opportunities (Oportunidades);
  • Threats (Ameaças). 

Com a análise desses quatro elementos, consegue-se caracterizar tanto o ambiente interno quanto externo da empresa, algo fundamental para as tomadas de decisão.

A análise SWOT é uma ferramenta pela qual o gestor consegue angariar elementos para o estudo ambiental, base do planejamento estratégico da empresa, e, apesar de sua simplicidade, ela é capaz de realizar um diagnóstico completo da empresa!

Isso reduz e muito os riscos em momentos que a empresa precisa dar um passo importante, como: lançamento de um novo produto, exploração de novos mercados ou criação de novas estratégias de marketing.

Essa análise tem como resultado a criação da chamada Matriz SWOT que indicará os fatores internos que devem ser trabalhados, além de oportunidades e ameaças externas que precisam de atenção do gestor.

Com a Matriz SWOT pronta, é momento de avaliar os fatores internos e externos relacionados ao negócio para a seguir analisar possíveis movimentos da empresa frente ao mercado, com a ideia central de maximizar os pontos positivos e minimizar os negativos.

Busque também observar a matriz e analisar como as Forças podem potencializar o negócio a partir das Oportunidades, aproveitando as Forças também para minimizar impactos das Ameaças.

SEMrush

O SEMrush é perfeito para quem pretende focar nas ações do seu concorrente – pois através de palavras-chave, o SEMrush faz uma mensuração das menções de uma marca e ainda ajuda a identificar os termos que geram mais tráfego para o site da concorrência.

Essa ferramenta também permite calcular o Custo por Clique (CPC) – um dado super importante para definir o investimento em Google AdWords. 

Os números gerados pelo SEMrush ainda possibilitam analisar o comportamento dos concorrentes e os termos que eles estão usando em seus  links patrocinados, informações cruciais para quem busca destaque no mercado.

Google Trends

Também essencial para uma estratégia de análise de concorrência efetiva, o Google Trends torna possível acompanhar o número de buscas por determinada palavra-chave.

Essa ferramenta também oferece uma opção de pesquisa de caráter mais detalhado, podendo ser refinada por localidade ou tipo de busca (notícia, compra, imagem…) para sua empresa saber como seu concorrente vende pela web, aprofundar-se em questões como precificação, diferenciais do produto e muito mais.

A análise de concorrência é essencial para sua empresa se destacar!

A análise da concorrência é essencial para dar destaque à sua empresa em relação aos concorrentes. Aliada a ela, busque conhecer bem o seu público-alvo e investir em boa comunicação e atendimento, tudo para incentivar novas vendas.

Então, coloque essa estratégia em prática hoje mesmo para levar seu negócio ao sucesso!