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E-commerce sem estoque: dicas de como montar e gerenciar

Desenho de uma caixa de papelão amarela, dentro de um círculo verde

Empreender no meio virtual envolve uma série de desafios, a começar pelo investimento para montar um e-commerce. O que nem todo mundo sabe é que existem formas de tornar esse investimento mais baixo, como criar um e-commerce sem estoque

O comércio eletrônico é famoso pelas operações que são consideradas muito mais baratas, já que exigem um investimento inicial menor se comparado aos espaços físicos. 

No entanto, ainda existe uma parte que acaba exigindo recursos: o estoque de mercadoria disponível para venda.

A boa notícia é que você pode montar uma loja virtual sem estoque, sabia? A seguir, entenda como vender em e-commerce sem estoque e o que você precisa para começar o seu. 

Como funciona o e-commerce sem estoque?

O e-commerce sem estoque, basicamente, é uma loja virtual que vende produtos sem tê-los em um espaço físico

Geralmente, esse tipo de comércio funciona como um intermediador de venda, e a mercadoria é enviada pelo fornecedor. 

Também existem tipos de e-commerce em que o empreendedor só compra o produto após ter realizado a venda, precisando ser ágil para não atrasar o envio do cliente. 

De toda forma, o comum nesse tipo de loja virtual é não contar com mercadorias a pronta-entrega, paradas em um estoque. Portanto, não é necessário investir nas primeiras peças para fazer as primeiras vendas. 

A seguir, conheça alguns formatos de lojas virtuais sem estoque.

Just in Time

Essa é uma lógica de vendas e que o produto é comprado somente quando necessário, e a sua loja passa a trabalhar com o estoque do fornecedor. 

Dessa forma, no momento em que a venda é efetuada, você entra em contato com o fornecedor, busca o produto e envia para o cliente

Para que esse sistema funcione, é importante manter um ótimo relacionamento com os fornecedores, para ninguém te deixar na mão no momento em que precisar.

Essa lógica de venda é interessante para quem está começando, testando seu mercado e seu público. 

O processo faz com que o empreendedor economize em capital de giro para manter o estoque, e invista em outros setores. Porém, você precisa ter fornecedores próximos, para conseguir se deslocar até lá e retirar o produto a ser entregue a cada venda. 

Dropshipping

Muito similar ao Just in Time, no Dropshipping o empreendedor utiliza a estrutura de estoque do fornecedor, porém com a diferença de não precisar buscar o produto para enviar. 

Nesse caso, o fornecedor é responsável por preparar e enviar as mercadorias. 

Isso facilita a busca por bons fornecedores, já que eles podem ser de outra cidade, estado ou até outro país. 

Dessa forma, os produtos são anunciados na sua loja, que recebe os pedidos de compra. Depois, você solicita ao fornecedor a entrega do produto diretamente ao cliente.

Essa lógica de venda parece simples ao ser explicada, mas pode causar problemas se você não contar com uma rede de fornecedores de confiança. 

Também pode acontecer problemas na comunicação entre a loja e o fornecedor, deixando incerteza sobre os produtos disponíveis no estoque

Se sua opção for esta, é preciso fazer a operação funcionar sem causar atrasos na entrega ou erros que prejudiquem o seu cliente. Nunca esqueça que a experiência do consumidor é fundamental para manter a boa reputação do seu negócio.

Prazos negociáveis

Outra alternativa é retirar uma quantidade maior de produtos com o fornecedor e negociar o prazo de pagamento, para dar tempo de receber os valores das vendas. 

É um formato inteligente, mas que exige organização da loja e a confiança do fornecedor. Isso também é conhecido como trabalhar com o dinheiro do terceiro, no caso, do fornecedor.

Essa estratégia dá fôlego para a loja vender os produtos e pagar o fornecedor depois, dentro do prazo estipulado.

Como criar um e-commerce sem estoque?

O passo principal para criar um e-commerce sem estoque é definir qual seu nicho de mercado, quais itens deseja vender e qual público busca atrair

Isso porque não são todas as áreas que funcionam nesta modalidade de trabalho virtual.

A escolha das mercadorias conta muito nesse tipo de loja virtual, uma vez que produtos muito caros ou muito elaborados podem resultar em atrasos na entrega. Caso isso ocorra, a experiência de compra do seu consumidor pode ficar comprometida.

Por isso, tenha em mente que uma loja virtual sem estoque funciona melhor com produtos de logística simples, produtos de fabricação e reposição rápidas.

Prós e contras do e-commerce sem estoque

Apesar de ser uma boa oportunidade para quem possui pouco ou nenhum recurso para investir inicialmente, é preciso conhecer as vantagens e desvantagens desse modelo de negócio para entender se faz sentido para você. 

Prós 

Não precisa de espaço para guardar os produtos

Se você não trabalha com produtos a pronta-entrega, não precisa de espaço para guardá-los. Por isso, essa é uma grande vantagem do e-commerce sem estoque. 

Quem trabalha com loja virtual tem, naturalmente, menos custos que quem tem loja física. No entanto, até mesmo a loja online precisa de um local para estocar os produtos. 

Nesse caso, os custos são ainda menores, já que não há produtos para guardar e, consequentemente, você não precisa arcar com aluguel de uma sala e afins

Não é necessário investir em mercadorias 

Quem abre um e-commerce com estoque precisa investir em produtos antes de começar a vender, não é? 

Nas modalidades sem estoque, isso não acontece: você pode abrir sua loja virtual e já começar a vender, gerando lucro antes mesmo de ter gastos

Por isso, para quem quer começar a empreender e não possui grandes recursos para investir, a loja sem estoque é uma ótima oportunidade.

Não é preciso fazer gestão de estoque

Se você não trabalha com estoque, então, não precisa fazer esse tipo de gestão. Isso economiza tempo para o empreendedor, que pode focar em outras áreas do negócio. 

Quem atua com estoque precisa controlar as entradas e saídas de mercadorias, se planejar para fazer novas compras e gerenciar a validade dos produtos, caso seja necessário. 

Portanto, não ter estoque reduz atividades na rotina do empreendedor. 

Contras 

Alguns marketplaces não aceitam esse tipo de e-commerce 

A principal desvantagem desse tipo de negócio é que nem todos os marketplaces aceitam essa modalidade de loja online

Esse ponto pode impedir um pouco sua ação, além de limitar as opções. 

A shopee, por exemplo, não aceita vendedores que não possuam estoque próprio. 

Portanto, se optar por esse modelo, pesquise quais marketplaces aceitam esse tipo de negócio. 

Prazos de entrega/troca maiores

Os prazos no e-commerce sem estoque precisam ser maiores do que nas lojas tradicionais. Isso porque você precisa contar com o tempo de buscar o produto ou de depender do fornecedor para fazer a postagem do item. 

Além da etapa de entrega, caso o cliente precise fazer trocas ou devoluções, o processo pode ser mais longo do que acontece com negócios que possuem estoque.

Vale a pena montar uma loja virtual sem estoque?

Quando falamos em loja virtual sem estoque, é sempre válido lembrar que pode ser uma solução a curto ou médio prazo. Para quem está começando é uma forma de impulsionar o negócio, porém se torna processual e incerto se estender demais o período determinado.

O ideal é, assim que possível, ir montando um estoque próprio, criando um círculo de desenvolvimento para a empresa. O estoque terceirizado é uma fórmula interessante se pensado como um projeto provisório, mas quando a loja passa a contar com o próprio estoque, os gastos com deslocamentos diminuem, gerando entregas mais rápidas.

A dica é apostar em estoque de produtos que vendem com mais frequência e controlar a entrada e a saída de produtos com um sistema de gestão, como o Bling. Dessa forma, além de gerir o estoque, você pode:

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