A forma mais eficiente de implementar um sistema de gestão é começando com um bom treinamento de ERP, que envolva as equipes de diferentes departamentos da empresa.
Afinal, o ERP é uma ferramenta de gestão empresarial que tem como objetivo gerenciar de forma centralizada as operações e processos de setores como:
- vendas;
- gestão fiscal;
- controle de estoque;
- marketing;
- relacionamento com o cliente;
- pagamentos;
- acompanhamento financeiro e mais.
E é, justamente a capacidade de reunir as atividades de todas essas áreas, que permite que o ERP otimize a gestão e alcance vantagens como:
- tomada de decisões mais assertivas;
- aumento da produtividade;
- redução de custos;
- melhoria da qualidade dos serviços prestados.
Contudo, para aproveitar ao máximo os recursos oferecidos e alcançar os resultados listados acima, é imprescindível que haja o envolvimento dos colaboradores. Para isso, a capacitação é fundamental .
O que você verá no artigo:
Treinamento de ERP para a equipe
Como dissemos acima, o sistema ERP centraliza os processos da empresa. Contudo, para aproveitar suas funcionalidades e ter acesso aos seus benefícios, o primeiro passo é aplicar um treinamento para todo o time.
Com ele, sua equipe entende as diferentes funcionalidades disponíveis e aprende como usar a plataforma no dia a dia.
Logo, o objetivo da capacitação é ensinar, a quem vai usar a ferramenta, como operá-la de forma adequada, de acordo com as necessidades da organização.
Nesse sentido, o curso inclui conhecimentos variados, entre eles:
- aprenda como configurar o sistema, definir perfis de usuários, criar campos personalizados e configurar fluxos de trabalho;
- entenda como utilizar as funcionalidades, como cadastro de clientes, fornecedores e produtos, gestão de estoque, compras, vendas e controle financeiro;
- compreenda como fazer análises de dados, gerar relatórios e indicadores;
- conheça como integrar os processos;
- acesse boas práticas de uso, como a utilização de senhas seguras e a realização de backup de dados regularmente e mais.
É importante destacar que o treinamento de ERP deve ser personalizado de acordo com as necessidades da empresa e dos usuários.
Por exemplo, a equipe do departamento financeiro pode receber um conteúdo direcionado, em que as funcionalidades da área são priorizadas em relação às demais, como controle de estoque, por exemplo.
Contudo, vale a pena lembrar que o ERP é uma ferramenta que integra dados e informações, além de processos.
Isso significa que é preciso que os departamentos estejam cientes de que os elementos inseridos por eles, serão atualizados nas seções que envolvem outros setores.
Por exemplo, quando uma venda é registrada pelo sistema, essa informação será compartilhada com quem controla o estoque (dando baixa do produto), com o setor financeiro (atualizando o fluxo de caixa), com o setor fiscal (emitindo a nota) e mais.
Por isso, ao mesmo tempo que o curso “individualizado” é importante para que os colaboradores saibam o que fazer e dominem as funcionalidades e atividades que estão relacionadas às suas atribuições, também é preciso que haja uma visão geral sobre o software.
Em suma, sem o preparo adequado, toda essa centralização e automação de variadas atividades, podem gerar muitas dúvidas aos colaboradores.
Quando isso acontece, a tendência é que o sistema não seja usado em todo o seu potencial.
O resultado é que a sua empresa deixa de aproveitar todos os benefícios proporcionados, reduzindo suas chances de crescer o quanto poderia.
Tudo isso, todavia, pode ser solucionado com a aplicação de um treinamento de ERP.
Software ERP: como usar?
Para usar um software ERP é necessário:
- Configurar: ajuste o sistema, crie usuários e senhas, defina permissões, integre a outras plataformas (como marketplaces) e customize as funcionalidades;
- Cadastrar dados: registre clientes, fornecedores, produtos, estoque, entre outros;
- Inserir no dia a dia: o software deve ser usado diariamente, a todo momento, para executar, gerenciar e monitorar as atividades.
Além disso, é fundamental que você saiba como escolher um ERP que realmente se adapte às suas necessidades. Para isso, assista ao vídeo abaixo, em que compartilhamos dicas valiosas sobre essa etapa.
Mas, como colocar tudo isso em prática, se a sua equipe nunca viu uma ferramenta como essa?
A resposta é uma só e agora você já sabe: realizar um treinamento de ERP.
Como aprender a usar ERP?
Aprender a usar o ERP vai depender muito da ferramenta que você escolheu para fazer parte do seu dia a dia como empresa.
Afinal, ferramentas como o Bling!, além de oferecer a plataforma de integração, também disponibilizam uma série de cursos que vão auxiliar você, gestor, a capacitar a sua equipe para o uso correto do sistema.
O primeiro treinamento oferecido gratuitamente é curso completo para uma conta de sucesso em apenas 7 dias.
Ele pode ser feito por você, que está conhecendo e implementando o ERP na empresa, para te ajudar a configurar uma conta de sucesso, desde do zero.
Além disso, outros cursos estão disponíveis para que você capacite a sua equipe, por exemplo:
- treinamento para integração de lojas virtuais;
- treinamento sobre o Controle de Estoque
- treinamento do Módulo de Finanças;
- curso completo: Integração Mercado Livre + Bling e mais.
É por essa e outras razões que, quando contratar um ERP é fundamental observar o suporte que ele oferece para a implementação de todos os módulos e recursos.
Somente assim, você terá o resultado que espera, ampliando a velocidade com que as atividades são feitas, aumentando a produtividade, reduzindo a realização manual de uma série de ações e ampliando a assertividade na execução das tarefas.
Logo, se você ainda não contratou um ERP ou não está satisfeito com a solução atual, te convidamos a conhecer o Bling!, o sistema de gestão online que descomplica o seu negócio.
Acesse nosso site e experimente grátis. Conte com todo apoio da nossa equipe de especialistas e de nossos tutoriais para implementar e usar a ferramenta.