A logística inbound e outbound envolvem a otimização dos processos de recebimento e envio de mercadorias e matérias-primas do fornecedor à loja e da loja ao comprador final. 

Ambas estão relacionadas à movimentação, armazenagem e transporte de produtos, bem como à constante busca por maior eficiência na execução dessas etapas.

Afinal, toda empresa que deseja otimizar resultados, reduzir custos e aumentar as taxas de conversão, precisa se preocupar com o fluxo dos itens que entram e saem do estoque.

Isso é importante porque a otimização da logística de reabastecimento do armazém (inbound) permite uma gestão mais eficiente, econômica e assertiva, baseada em informações como prazo de entrega do fornecedor e a identificação do momento certo de solicitar a reposição de um produto (com o controle do estoque mínimo).

Já a melhoria constante da logística de envio de mercadorias aos compradores (outbound) aumenta a eficiência na entrega dos itens e amplia a taxa de conversão, satisfação e fidelidade.

Contudo, é muito comum que algumas dúvidas sobre que é a logística inbound e outbound e qual a diferença entre elas persistam entre os lojistas.  

Exatamente por isso, são essas as perguntas que vamos responder ao longo deste artigo. Continue lendo e descubra como melhorar os resultados da sua loja, com a correta aplicação desses conceitos. 

O que é logística inbound?

A logística inbound é o conjunto de atividades que envolvem o recebimento de matérias-primas e mercadorias por uma empresa, enviados por seus fornecedores. Ela inclui etapas como transporte, armazenamento e entrega de produtos que estão chegando na organização para abastecer seu estoque. 

Em outras palavras, a definição de logística inbound está atrelada à organização de todas as etapas envolvidas no envio de um produto ou matéria-prima do fornecedor à sua empresa.

Além disso, pode incluir a gestão de etapas internas, que ocorrem dentro do armazém da sua loja, como:

  • recebimento dos produtos;
  • verificação do pedido;
  • estocagem;
  • auditoria da qualidade.

Mas, por que se preocupar com essa etapa? 

O aspecto mais importante é que uma boa gestão de logística inbound te ajuda a ter mais previsibilidade sobre o momento ideal para pedir a reposição de um produto.

Afinal, se você conhece como funciona a logística do seu fornecedor, o tempo que ele demora para enviar a mercadoria, com quantos dias de antecedência precisa solicitar o produto e como é feita a entrega, fica mais fácil se preparar e se adaptar a essa dinâmica.

Por exemplo, ao dominar o processo de logística inbound, você evita ficar com o estoque zerado e reduz as chances de não atender a demanda de um comprador, que chega até você em busca de um produto que está em falta. 

Por outro lado, também diminui as chances de seu estoque ficar cheio de mercadorias, porque você “comprou demais”.

É importante que você se lembre que produtos parados na prateleira também significam dinheiro imobilizado. 

E isso pode ser muito prejudicial ao negócio, especialmente ao fluxo de caixa e ao capital de giro, necessário para arcar com as despesas imediatas, como aluguel, funcionários e, claro, fornecedores. 

Leia também: Logística Integrada: o que é, benefícios e como fazer

A logística inbound dentro da empresa

Como dissemos acima, a logística inbound também envolve processos internos de gestão de produtos.

Por exemplo, a forma como será realizada a organização do armazém quando os produtos chegam até você.

O que é logística outbound?

A logística outbound é o conjunto de processos que envolvem o envio dos produtos vendidos no e-commerce até o comprador final. Isso inclui a separação do pedido, empacotamento, coleta, transporte, entrega, trocas e devoluções.

Isso significa que, se você gerencia uma loja virtual, já deve praticar a logística outbound, mesmo que não saiba que é esse o nome que ela recebe.

Afinal, o processo de venda de um e-commerce só termina quando o produto chega ao cliente. E para que isso ocorra, é necessário o cumprimento de uma série de etapas de logística.

Contudo, mesmo que haja uma sequência de atividades que levem a mercadoria até o comprador, ela pode ser eficiente ou ineficiente

Por isso, é fundamental que você estude e busque por opções que tornem esse processo mais fluido e ágil. 

O papel da logística na captação de clientes

Segundo uma pesquisa realizada pela Omni Envios em parceria com o E-Commerce Brasil, 72% dos donos de e-commerce entrevistados apontaram a logística como a sua principal preocupação.

Isso está relacionado ao fato de que para 56% dos lojistas, a entrega rápida é o ponto mais valorizado pelos consumidores de e-commerce

De fato, um estudo realizado pela Baymard Institute, mostra que 60% dos clientes desistem da compra por conta dos custos com frete.

Outro relatório, dessa vez da Capterra, assinala que 73% dos consumidores esperam que o e-commerce ofereça entregas ultra rápidas.

E o que tudo isso tem a haver com a logística outbound? Tudo! 

Afinal, é a gestão das suas atividades, como transporte, armazenagem, gestão de estoques, manuseio de materiais, embalagem e distribuição, que vai garantir que você consiga oferecer aos compradores as melhores condições de preço e prazo na entrega. 

Qual a diferença entre logística inbound e outbound?

A diferença entre logística inbound e outbound está no fato de que a primeira se concentra no recebimento e gestão interna de insumos e produtos vindos dos fornecedores, enquanto a segunda é responsável pela distribuição de mercadorias acabadas e seu envio aos compradores finais. 

Em outras palavras, a logística inbound se refere às atividades do recebimento de materiais e produtos, desde os fornecedores até a empresa. Já a logística outbound cuida das etapas  de distribuição e transporte dos itens até os clientes finais. 

Como fazer a otimização do processo logístico?

A otimização do processo logístico está relacionada à avaliação das atividades atuais e sua eficiência, à organização das etapas envolvidas e ao uso de tecnologia capaz de controlar a entrada e saída de mercadorias de seu estoque, garantindo mais agilidade e segurança em todas as fases.

Agora que você já conhece a definição logística inbound e outbound e a diferença entre elas, é hora de compreender como otimizar as etapas dentro de cada uma. 

A principal sugestão em relação a isso é o uso de tecnologia capaz de integrar e controlar a logística do seu negócio.

O Bling!, por exemplo, oferece um sistema de integração logística que permite que você:

  • faça cotações de frete;
  • solicite coletas;
  • emita notas fiscais;
  • importe nota fiscal de compra para facilitar o cadastro de produtos;
  • emita códigos de rastreamento;
  • imprima etiquetas de transporte;
  • acompanhe as entregas de maneira automatizada;
  • automatize o processo de envio de produtos pelos Correios e muito mais.

Conheça mais sobre a logística do Bling! no vídeo abaixo. 

Acesse agora mesmo o site do Bling e entenda como podemos otimizar seu processo de entrega e recebimento de mercadorias, além de integrar todas as áreas da empresa como estoque, transporte, vendas, finanças e muito mais.