Trabalhar boas estratégias de marketing para moda íntima é o primeiro passo para ter boas vendas e resultados crescentes. Especialmente nesse nicho, os apelos visuais são especialmente importantes, portanto, é essencial investir em métodos que apresentem os produtos, seus diferenciais e, principalmente, a qualidade. 

Neste sentido, o marketing de influência é uma excelente forma para conquistar um bom público. Esta estratégia, por si só, mostra-se muito promissora pelo mundo afora. Segundo o Market Research Future, este mercado deve avançar 29,2% até 2032 e alcançar os US$ 198,3 bilhões em investimento. 

No relatório da pesquisa, os principais motivos que justificam a escolha por este tipo de marketing para moda íntima e outros nichos são a efetividade na mensuração dos resultados e a segurança para tomada de decisões mais estratégicas. 

Se você quer saber mais sobre como fazer divulgar moda íntima e melhorar seus resultados, continue a leitura! Além de te ajudar com ideias, vamos te mostrar o que evitar e o que funciona de verdade para ajudar com as vendas! 

Por que investir em estratégias de marketing para moda íntima?

As roupas íntimas são peças indispensáveis no dia a dia de absolutamente todas as pessoas — desde as mais simples, até as mais elaboradas e trabalhadas. Este aspecto, por si só, já representa um excelente motivo para investir neste nicho, mas está bem longe de ser o único. 

A verdade é que, além do fator de necessidade, as roupas íntimas assumiram um patamar interessante como peças que podem compor looks completos e até figurar como protagonistas em desfiles de grife, por exemplo. 

Ou seja: se você já tem uma loja ou e-commerce de lingeries, investir em boas estratégias de marketing para moda íntima é indispensável! 

Contudo, ao divulgar seus produtos, neste nicho em especial, é importante tomar alguns cuidados. Afinal, postagens em redes sociais estão sujeitas a termos de segurança e privacidade bastante rígidos. Por esta razão, você precisa ter atenção na veiculação das imagens, nas legendas e até nas hashtags que utiliza na hora de exibir seus produtos. 

O que evitar na hora de divulgar peças íntimas?

Páginas do Instagram, por exemplo, têm uma política bastante rígida com relação às postagens. Nas Diretrizes da Comunidade, o site reforça seu posicionamento sobre a proibição de imagens que remetem à nudez. Ou seja: na hora de colocar em prática as táticas de marketing de moda íntima, é importante ter cuidado. 

Mas afinal, como postar fotos de roupas íntimas sem remeter à nudez? Confira, abaixo, 6 dicas do que evitar na divulgação de peças de moda íntima.

  1. Objetificação ou sexualização excessiva: para muitos modelos de peças íntimas, a sensualidade é a chave, porém, cuidado para não exagerar e ultrapassar a linha para a sexualização; 
  2. Ignorar a diversidade e inclusão: a moda evoluiu e, atualmente, é comum (e necessário!) ter peças no portfólio que se adequem a todos os tipos de corpos. Certifique-se de que suas divulgações reflitam esta realidade; 
  3. Falta de sensibilidade cultural: evite o uso de estampas ou de elementos étnicos ou culturais de forma exacerbada e desrespeitosa. O uso desenfreado desses símbolos pode transparecer como apropriação cultural e manchar a reputação da sua marca; 
  4. Focar apenas na sensualidade: nem todas as roupas íntimas precisam ser sensuais. Para peças mais simples, aposte em imagens que remetem ao conforto e outros atributos interessantes do modelo; 
  5. Excesso de edição e filtros irreais: tratamentos de luz e cor para valorizar a peça são uma coisa, mas o uso de edições pesadas e filtros irreais tiram a credibilidade da sua marca e afastam o público; 
  6. Uso de linguagem ou tom inapropriados: saiba transmitir suas mensagens de forma direta, sem insinuações sexuais ou trocadilhos que remetem ao duplo entendimento ou ofensas.

Certo, agora você já sabe o que não deve fazer nas suas estratégias de marketing para moda íntima. Mas o que você deve, efetivamente, fazer? É o que veremos a seguir. 

Como divulgar moda íntima de forma segura e responsável?

Como vimos acima, divulgar moda íntima exige certos cuidados que, se não respeitados, podem afetar negativamente toda a estratégia de marketing. Portanto, para saber o que fazer sem colocar suas táticas em risco, veja nossas 10 dicas:

  1. Respeite as diretrizes do site; 
  2. Priorize a diversidade e inclusão; 
  3. Aposte em um bom branding; 
  4. Use fotos e vídeos profissionais; 
  5. Crie conteúdos informativos e educativos; 
  6. Utilize comunicações respeitosas; 
  7. Garanta a privacidade do consumidor; 
  8. Engaje com bons influenciadores;
  9. Considere o contexto atual; 
  10. Promova práticas sustentáveis. 

A seguir, saiba mais sobre cada um desses aspectos. 

1. Respeite as diretrizes das plataformas

Independentemente de usar o Instagram ou outra plataforma, tenha certeza de adequar seus conteúdos ao que as diretrizes exigem. Assim, além de evitar a perda de postagens, você livra sua marca de sofrer com quedas da página ou até prejuízos financeiros, no caso de campanhas descontinuadas. 

2. Priorize a inclusão e diversidade

Certifique-se de incluir pessoas diversas nas suas comunicações, e não apenas modelos de pele branca e corpo magro. Esta escolha garante que a sua marca converse com um público maior e mais amplo, ao invés de restringir seus conteúdos a apenas um biotipo corporal. 

3. Aposte em um bom branding

Você quer que a sua marca transmita mensagens positivas, de conforto, beleza e qualidade, correto? Então, é importante que o seu branding (as características que você dá à sua marca) transmita essas características. Crie peças que passem uma sensação positiva e de que sua marca se encaixa em situações diversas do dia a dia. 

4. Use fotos e vídeos profissionais

Como já mencionamos, o uso de edições pesadas e filtros pode ser um empecilho na divulgação das peças. Por este motivo, é importante investir em captações de qualidade profissional. Desta forma, as imagens exigem menos tratamento e transmitem mais verdade, além de evidenciar a qualidade da peça em si. 

5. Crie conteúdos informativos e educativos

O foco do seu marketing de moda íntima pode e deve ir além da mera apresentação das peças. Crie conteúdos informativos e que eduquem o consumidor, como as melhores formas de lavar e secar as roupas, como guardá-las, como são feitas e outras informações que instruam o consumidor sobre aspectos que vão além do visual. 

6. Utilize comunicações respeitosas

Tanto as fotos quanto as legendas e hashtags das postagens devem ser respeitosas. É importante evitar discursos ambíguos, trocadilhos ou expressões de baixo calão. Lembre-se de que estes termos também são passíveis de punição segundo os termos de uso das plataformas. 

7. Garganta a privacidade do consumidor

Proteja as informações pessoais em lojas on-line e nunca utilize conteúdos de clientes sem autorização expressa — especialmente imagens com as peças íntimas! Certifique-se de ter permissão e garanta que a política de privacidade do seu negócio esteja acessível e clara para todos os consumidores. Lembre-se: segurança em primeiro lugar!

8. Engaje com bons influenciadores

Firmar parcerias com influenciadores (lembre-se da diversidade e inclusão!) é uma excelente estratégia de marketing para moda íntima! Assim, além de atingir novos públicos, você tem mais chances de viralizar sua marca e conquistar novas vendas. 

Veja mais em nosso post sobre marketing de influência: o que é e por que usar?

9. Considere o contexto atual

Tenha atenção às normas culturais e ao momento da divulgação das suas peças. É importante ter sensibilidade antes de lançar campanhas para evitar mal-entendidos e ampliar a aceitação da marca no mercado. 

10. Promova práticas sustentáveis

Opte por materiais ecológicos, tanto nas peças quanto nas embalagens de envio. Esta simples atitude sustentável ajuda a fortalecer a imagem do seu negócio junto aos consumidores conscientes. 

Ao adotar essas práticas, sua marca consegue construir uma imagem mais forte, atraente e confiável no mercado, com menos chances de prejuízos. 

Boas práticas para o marketing de moda íntima

Agora que você já sabe algumas táticas e ideias para loja de moda íntima e divulgação das peças, vamos te mostrar algumas boas práticas que fazem total diferença nos resultados da sua estratégia. 

Presença no Instagram e Pinterest

Apesar de ter diretrizes bem rígidas, o Instagram é uma plataforma muito valiosa para estratégias de marketing de moda íntima, então, vale a pena adequar sua comunicação para esta rede. Trabalhe suas imagens e textos para adequá-los ao que o site exige. 

Outra página igualmente poderosa para apresentar combinações de peças íntimas (e com restrições mais suaves) é o Pinterest. Certifique-se de criar e manter uma imagem forte nesta plataforma para explorar públicos diversos e novas formas de exibir seus produtos aos clientes. 

Trabalhe com e-mail marketing

O e-mail é uma das principais ferramentas do marketing digital e você deve explorá-lo para garantir sucesso na sua estratégia. Crie conteúdos ricos, informativos, educacionais e promocionais sobre sua marca e seus produtos. Trabalhe com disparos de mensagens periódicas com ofertas personalizadas e materiais relacionados ao seu nicho. 

O uso deste meio de comunicação ajuda na fidelização da marca e garante a proximidade dos clientes com o seu negócio, então, lembre-se de investir nesta estratégia com inteligência. 

Crie um blog e capriche no SEO

Manter um blog com conteúdos relacionados à sua marca, aos produtos e ao universo da moda íntima é uma excelente forma de nutrir seus leads e clientes, aproximá-los e trabalhar a fidelização. 

Além de bons materiais, é essencial contar com uma boa estratégia de SEO (otimização de mecanismos de busca) para elencar os termos mais buscados e descobrir sobre o que sua audiência fala, quais seus interesses e desejos. 

Construa uma experiência memorável

Uma postagem do HubSpot apontou a experiência do cliente como um ponto crucial na construção de um bom relacionamento entre cliente e marca. Esta afirmação significa que, quanto melhor o seu consumidor for tratado, quanto mais qualidade ele tiver no atendimento e nos produtos, maiores são as chances de ele voltar a negociar com sua empresa. 

Portanto, garanta um contato rico desde o primeiro momento até o pós-venda. Apresente os diferenciais da sua companhia, mostre-se disponível e solícito, mesmo nos momentos de reclamação. Assim, você terá muito mais chances de conquistar o coração do usuário e, mesmo que ele tenha algum problema, voltar a vender seus itens. 

Aproveite os períodos de sazonalidade

É verdade que as roupas íntimas são itens do dia a dia, porém, em determinadas épocas do ano, como Dia dos Namorados, Black Friday e Dia da Mulher, as vendas tendem a aumentar significativamente. É importante estar preparado para atender à demanda e oferecer peças especiais nestas datas. 

Também é um excelente momento para criar campanhas temáticas e atingir novos públicos com seus produtos. 

Quais ferramentas usar para melhorar as vendas de roupas íntimas? 

Pronto, agora você já está preparado para aplicar as melhores estratégias de marketing de moda íntima e assistir ao sucesso do seu negócio de camarote! Mas calma: não basta saber divulgar seus produtos, também é importante gerenciar a companhia com atenção e responsabilidade, especialmente no que diz respeito à gestão administrativa e financeira. 

Portanto, conheça o Bling: uma plataforma completa de gerenciamento para empresas de todos os portes e nichos!

Aqui, além de automatizar os processos repetitivos e burocráticos da sua operação, você:

Tudo, claro, com a garantia Bling e uma interface amigável, completa e fácil de usar! 

Quer saber como podemos te ajudar? Inscreva-se para um teste 100% gratuito e veja, na prática, como nós podemos te ajudar com a organização e gerenciamento do seu negócio! 

Ainda está nos primeiros passos? Baixe nosso e-book grátis e veja como abrir um negócio próprio!