Produzir conteúdo não se restringe a apenas criar textos para a web, ao contrário do que muitas pessoas imaginam.
O produtor de conteúdo, na verdade, trata-se de um profissional de marketing digital, alguém que está sempre atualizado e em contato com as soluções da internet e, portanto, é necessário ler muito e conhecer sobre vários assuntos, como:
- Design;
- Programação;
- Empreendedorismo;
- Produtividade;
- Língua Portuguesa;
- E vários outros, além do nicho que o produtor escolhe como foco central.
Para dar conta de tudo isso, executar as tarefas manualmente não é uma opção viável, pois além de ser mais lento e trabalhoso, corre o risco do conteúdo ter aparência “amadora”.
Dessa forma, no post de hoje trouxemos uma coletânea exclusiva de ferramentas para quem busca melhorar seus resultados como criador de conteúdo. Se esse é o seu caso, continue lendo e anote todas as dicas.
O que você verá no artigo:
Quais ferramentas são imprescindíveis para a criação de conteúdo de qualidade?
A criação de conteúdo nem sempre é uma tarefa fácil: há dias em que falta inspiração, a organização deixa a desejar e faltam dados concretos para uma tomada de decisões mais estratégica.
Produzir conteúdo novo e atrativo em um meio concorrido como a internet, em que tantos buscam destacar-se, pode ser um grande desafio, pois além da concorrência mencionada, há também o fator da velocidade com que as informações circulam na web.
E como a tarefa de criação de conteúdo envolve mais do que apenas a parte textual, a produção de materiais como:
- Artigos para blogs;
- E-books;
- Vídeos;
- Infográficos;
- Publicações em redes sociais;
- E outros.
São produzidos para atender às necessidades e aos desejos do seu público em potencial, que – vale lembrar – também são considerados clientes, respondendo a dúvidas ou auxiliando a resolver os problemas que eles enfrentam.
Por isso, é de suma importância que o criador de conteúdo esteja constantemente atualizado e que saiba aproveitar as boas oportunidades que aparecerem.
Dessa forma, algumas ferramentas são imprescindíveis para um criador de conteúdo que busca ser inovador e profissional e anseie alcançar destaque nesse meio. Veja abaixo as sugestões que elencamos:
Canva
É uma plataforma de design gráfico que permite que você crie com facilidade imagens e gráficos atraentes para redes sociais, documentos e várias outras opções.
O Canva oferece uma extensa variedade de modelos prontos, fontes, recursos de edição e elementos gráficos.
Certamente, você já ouviu falar do Canva, mas você já o testou? Se ainda não, aviso que está perdendo tempo, pois ele é uma das excelentes ferramentas para criação de conteúdo e aplicação de Inbound Marketing, além dessa ferramenta ser gratuita e muito fácil de usar.
Toda essa sua popularidade é merecida e justificada, pois ao usar o Canva você pode criar:
- Peças para seu site;
- inserções de links de conversões;
- Posts para blog;
- Publicações em redes sociais (conteúdo para Instagram, Facebook, etc);
- Anúncios;
- Produzir e-books e infográficos;
- Modelos de logotipos pré-configurados;
- Etc.
O Canva também oferece a opção de compartilhamento e salvamento automático, para garantir a segurança do seu trabalho. O que significa que usar o Canva se torna uma ótima forma para que você produza conteúdo de alto nível, mesmo sem contar com um profissional da área para isso.
A utilidade do Canva se dá justamente pela plataforma oferecer ao criador de conteúdo a possibilidade de realizar trabalhos de característica profissional, mesmo para quem não é um especialista em design.
Essas características colocam o Canva como um dos principais editores de imagem online, justamente por ser de simples utilização e oferecer muitos templates e fotos – basta selecionar os elementos conforme a sua criatividade e objetivo do design.
Ele também oferece as medidas exigidas pelas redes sociais – o que auxilia muito na edição de imagens.
Capcut
O Capcut é um app utilizado para edição de vídeos, que ajuda a criar uma estética visual consistente e profissional no feed do Instagram e, além de oferecer recursos diversificados e interface intuitiva, está disponível de forma gratuita para Android e iPhone.
O Capcut ganhou bastante popularidade por ter diversas funções básicas (recorte de vídeo, inclusão de filtros, adição de texto, edição de áudio e legendas automáticas), mas também por outras funções até mais avançadas como mudar a velocidade do vídeo para mais lenta ou mais rápida, por exemplo.
O CapCut oferece a maioria dos recursos sem custo, no entanto, há também uma versão premium: o CapCut Pro. Essa versão acrescenta funções extras à plataforma e um armazenamento de mais 100GB na nuvem para salvar seus projetos.
Entre os recursos oferecidos na versão profissional destacamos uma vasta gama de opções de:
- Animações;
- Remoção de cintilações;
- Efeitos;
- Filtros de cor;
- Redutor de ruído;
- Retoque para rosto e corpo;
- Legendas dinâmicas.
InShot
Outro aplicativo de edição de vídeos bastante útil para criação de vídeos curtos e atraentes para compartilhamento no seu feed ou nos stories, permitindo editar fotos e vídeos e postá-los no Instagram – mesmo com formato retangular – sem necessidade da realização de cortes nas laterais da imagem.
O Inshot é muito fácil de usar, apesar de apenas ter versão em inglês.
Para quem grava vídeos no formato retangular e deseja publicá-los no feed, é possível a inserção de fundos animados, o que ajuda a melhorar a visualização. Outra possibilidade super bacana desse app é a inserção de músicas no vídeo.
O Inshot está disponível para download de forma gratuita em celulares com sistema operacional Android ou iOS, ou seja, para quem cria conteúdo, o aplicativo permite ao usuário editar vídeos ou imagens com toda facilidade, ali mesmo pelo smartphone.
Com esse app você consegue ainda postar fotos e vídeos inteiros, sem cortes, no Instagram, com a possibilidade de aplicação de bordas com cores, adição de filtros e até inserção de textos, sendo muito útil para se obter resultados interessantes na edição – através do uso de recursos tradicionais (cortes, filtros e textos) e adesivos para personalizar o arquivo audiovisual.
Para os vídeos, especificamente, o Inshot permite cortar a parte que você desejar e inserir um áudio, além de que o aplicativo disponibiliza também uma coleção musical cheia de opções gratuitas – doadas pelos próprios compositores.
Ele é um aplicativo vantajoso para quem pretende criar conteúdo profissionalmente, sem a preocupação com direitos autorais da trilha sonora.
Notion
Essa é uma excelente ferramenta que vai ajudá-lo no planejamento e na organização do seu calendário de publicações em redes sociais – sejam elas pessoais ou institucionais, como empresas e outros.
O Notion é um aplicativo indicado para organizar tarefas (como o Evernote e o Google Keep, por exemplo) com download grátis para iPhone e Android.
Ele pode ser usado como um app de organização pessoal, no qual você cria anotações e listas de coisas para fazer. Além disso, o Notion também funciona perfeitamente para empresas, uma vez que ele permite a criação de documentos colaborativos em equipe, adicionar comentários pertinentes e mencionar usuários, além de outras funções bem úteis.
Esse aplicativo de tarefas é 100% gratuito para uso individual, mas para trabalhos em equipe é possível realizar o período de teste disponibilizado antes de optar pela assinatura paga.
O Notion é perfeito para manter a rotina em dia, pois esse app disponibiliza um universo de templates (modelos de páginas) disponíveis para praticamente todas as necessidades.
Analisando friamente, nenhum desses templates é novo ou original, de forma que você pode montar documentos similares em outros serviços – como os do Google Drive, por exemplo.
Mas a grande sacada dos desenvolvedores do Notion foi a ideia inovadora de juntar todos esses recursos numa mesma área de trabalho com simplicidade e extrema organização – o que facilita seu uso e conquista seus usuários.
Linktree
Esta é uma ferramenta útil para quem deseja adicionar múltiplos links na bio do seu perfil do Instagram, pois o Linktree permite a você criar sua própria página, personalizada com vários links que direcionam os seguidores para seu WhatsApp ou e-commerce, por exemplo.
O Linktree é uma ferramenta personalizável que permite criar uma página que funciona como agrupadora de links e informações, sendo bastante usada por empresas e criadores de conteúdo para que estes divulguem seus sites, canais de comunicação, redes sociais e mais – tudo em um único lugar.
Com apenas um link (que pode ser alterado e personalizado de acordo com o nome do seu negócio) é possível direcionar seu público-alvo para um e-commerce, formulário de inscrição, participação em uma promoção, etc.
Ter a possibilidade de reunir vários links e informações importantes de uma empresa ou marca em um único local é o principal benefício do Linktree, pois como o app possibilita que sua presença online seja compilada em uma única página, isso torna bem mais fácil o encurtamento do caminho que leva seu público-alvo até você e ajudá-lo a encontrar informações facilmente.
Essa plataforma pode ajudar significativamente a aumentar o tráfego e a taxa de conversões das suas páginas, pois direciona o público-alvo para onde você deseja e precisa que ele interaja e/ou conheça.
Isso tudo é vantajoso e faz com que você ganhe tempo, pois usando o Linktree não é preciso se preocupar em divulgar links importantes de forma separada.
Repost
Se você é criador de conteúdo e deseja realizar o compartilhamento do conteúdo de outras pessoas no seu perfil, o Repost é um aplicativo que lhe permite repostar facilmente as postagens feitas por outros usuários – sem deixar de lado o crédito ao criador.
O Repost for Instagram está disponível para download de forma gratuita em dispositivos Android e iOS e sua função principal é repostar fotos e vídeos do Instagram, sendo muito indicado para os adeptos dessa rede social.
Ele é um aplicativo bastante prático que possibilita aos usuários do Instagram repostarem facilmente algum conteúdo que gostaram nas suas próprias contas – sem deixar os créditos do criador de lado.
Quando abre o app, você encontra uma tela com todas as postagens recentes dos seus amigos e incluindo as suas próprias, mas conforme for deslizando a tela para baixo, será possível encontrar posts mais antigos.
A seguir, tocando no ícone de busca (a famosa lupa), você verá disponível a opção de procurar por um determinado usuário ou uma hashtag específica, pois no aplicativo as duas formas permitem que seja feita a repostagem – além do conteúdo provindo dos seus amigos.
Após encontrar o que busca, você deve tocar em cima do post e em seguida no botão “repost”, localizado no canto inferior direito. Você verá que o nome e a foto de quem postou aquele conteúdo aparecerão de forma obrigatória.
A seguir, no outro botão “repost” – que desta vez estará posicionado no meio inferior da página, selecione a opção “Open in Instagram”, ali mesmo dentro do app, como será solicitado.
Neste momento, a publicação será redirecionada para o Instagram, sendo possível editá-la como você desejar, exceto cortá-lá, para evitar que se tire o crédito do autor do arquivo.
Finalizado esse processo, basta que você compartilhe a “re” postagem no Instagram e em outras redes sociais, como Facebook e Twitter – caso deseje.
Google Trends
O Google Trends é uma das ferramentas do Google mais úteis quando um criador de conteúdo precisa descobrir o volume de buscas e a popularidade de qualquer termo de pesquisa específico em um determinado período.
Essa plataforma fornece informações relevantes sobre os tópicos mais populares no mecanismo de pesquisa do Google e também disponibiliza informações geográficas dos visitantes – e o melhor, o serviço é gratuito.
Ou seja, ao usar o Google Trends, você poderá ver o que as pessoas do seu mercado-alvo estão buscando e criar conteúdo voltado para essas tendências visando atrair mais visitantes ao seu site.
Google Analytics
O Google Analytics é uma das ferramentas essenciais para a análise de conteúdo, pois é completamente gratuito e ainda possui inúmeros recursos de muita utilidade – sem contar com a relevância advinda da empresa Google.
Basta ao usuário informar o código do Google Analytics no HTML da sua plataforma que ele vai mensurar determinados objetivos como: páginas em que o visitante clica e quantidade de tempo que cada pessoa permanece no site – ou seja, o Google Analytics é responsável por fornecer dados sobre esse visitante.
Ao analisar o desempenho do usuário na plataforma, a ferramenta disponibiliza um relatório com vários dados, fazendo com que a ferramenta seja bem útil.
Criar conteúdo com as ferramentas certas fica mais fácil!
Você concorda? E fica ainda mais fácil administrar o seu negócio alinhando a utilização dessas ferramentas com um sistema de gestão ERP que proporciona facilidades cruciais para o dia a dia de sua empresa.
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