Ter uma presença online forte é pré-requisito para negócios bem-sucedidos, e não mais um diferencial. Apesar disso, o micro e pequeno empreendedor pode não saber por onde começar a construir seu site ou loja online. Nesse cenário, o ideal é buscar por plataformas amigáveis e fáceis de usar, como o Wix. 

Então, se você quer saber se o Wix é a opção certa para o seu projeto, veio ao lugar certo! Neste post, explicaremos o funcionamento da plataforma, se o site Wix é bom, como o Bling integra com ela e muito mais. Confira!

O que é Wix

Fundado em 2006, o Wix é uma plataforma que permite que você construa seu próprio site ou loja online sem nenhum conhecimento técnico. Trata-se de um serviço que fica na nuvem, e, com isso, quem opta por utilizá-lo não precisa se preocupar em comprar hospedagem na web ou instalar software em qualquer lugar. A ideia é que o usuário encontre tudo “pronto para uso” na hora de construir sua página na web.

Assim, o usuário constrói e gerencia seu site em um navegador da web, por meio do site Wix. Tal serviço, inclusive, tem dado certo: atualmente, a plataforma conta com 110 milhões de usuários e é um dos maiores players do setor. 

Vantagens da plataforma Wix para micro e pequenos empresários

Até aqui, já deu para perceber que a plataforma torna a vida do lojista bem mais prática, não é? Mas há outras vantagens em adotar o Wix. Entenda:

1. Velocidade do site

Além de propiciar que o lojista construa seu site rapidamente, a plataforma também produz sites rápidos, ou seja, que abrem com facilidade e não fazem o seu cliente ficar esperando. Isso é extremamente importante, já que uma página lenta fará com que muitos desistam de acessá-la, impactando as vendas e a confiabilidade da sua marca. 

2. Muitos modelos de templates

O Wix conta com muitos modelos de templates para que o usuário possa escolher — atualmente, são mais de 500! Esse é um número maior do que outras plataformas de construção de sites, e a variedade certamente ajudará na hora de encontrar um template que seja a cara da sua loja. Outro ponto positivo em relação aos layouts é que eles vêm com um conteúdo básico pré-inserido, que você pode manter ou apagar.

3. Interface intuitiva

A interface do Wix é extremamente intuitiva, de arrastar e soltar, e isso é uma grande vantagem para o micro e pequeno empreendedor. Com poucos cliques, o usuário organiza seu site e dá vida às suas ideias.

4. Wix App Market

Dentro da plataforma, o usuário encontrará o “Wix App Market”, que é como uma loja de extensões que podem ser usadas para melhorar seu site Wix. São alguns exemplos de apps/plugins úteis:

Bate-papo

App que permite o chat ao vivo com clientes. Isso permitirá que o micro e pequeno empreendedor amplie o atendimento e melhore seus números.

Eventos

O aplicativo Wix Events ajuda o usuário a criar e exibir eventos no site. O app gerencia tudo — desde a emissão de ingressos até um sistema RSVP.

Comércio eletrônico

A plataforma também conta com o aplicativo Loja Online, que permite que o micro e pequeno empreendedor venda não só pelo site, mas também em outras plataformas como Facebook e Amazon.

5. Recursos extras

Além dos apps do Wix App Market, há outros recursos integrados no Wix essenciais para que o negócio do micro e pequeno empreendedor decole. São alguns exemplos:

HTTPS grátis

Os sites que têm HTTPS são tidos como mais seguros pelo Google, e isso ajuda muito na hora de as pessoas comprarem seus produtos e compartilharem informações pessoais com a sua empresa. O Wix oferece essa funcionalidade gratuitamente!

Cotações para clientes

O Wix tem uma ferramenta que permite criar orçamentos de seus serviços para os clientes. Para isso, basta acessar o modelo e alterá-lo de acordo com as suas próprias necessidades. Um grande auxílio, não?

Pagamentos integrados

O Wix permite que o site integre com algumas formas de pagamentos, como PayPal. Além disso, no Wix App Market o lojista ainda poderá inserir apps que aceitem pagamentos com cartão de crédito e afins.

Atendimento automatizado

Com o Wix, há opções de automatizar o atendimento, seja com chatbots ou com envio de e-mail marketing. Tudo personalizável de acordo com as necessidades do lojista!

6. Suporte

Além de tudo isso, o Wix conta com uma plataforma exclusiva de suporte, a Wix Answers. Isso significa que há total auxílio para os usuários resolverem suas questões de forma clara e simples. 

A plataforma também disponibiliza vídeos com tutoriais para toda a base, o que torna o entendimento de questões mais técnicas bem mais simples. Perfeito para quem está começando, não é?

Como criar um site Wix: o que você precisa saber

Como mencionado, é possível criar um site no Wix sem saber nada sobre programação, design e afins. E, para que não reste dúvidas, preparamos um passo a passo:

1. Vá ao site do Wix e clique em “Começar já”

Logo na tela de início, você verá o anúncio “Aqui você pode criar seu site profissional”, e um botão embaixo “começar já”. Clique nesse botão, faça seu cadastro e em seguida responda a perguntas sobre o site que vai criar, como para quem será esse site e qual é o propósito dele, por exemplo.

2. Escolha o tipo de site que deseja construir

Com as questões iniciais respondidas, o Wix perguntará se você quer que a ferramenta de Inteligência Artificial de Design do Wix (ADI) crie o site ou se quer fazê-lo manualmente. Clique na opção do ADI e, em seguida, responda a novas perguntas.

3. Decida qual será o template

Depois de responder às perguntas sobre seu site e auxiliar o ADI, é hora de decidir qual será a cara da sua página. Para isso, o Wix começará perguntando o estilo que você deseja (pode ser “elegante”, “minimalista” etc). Uma vez que escolher um, terá acesso a vários designs diferentes. Veja qual está mais alinhado às suas expectativas e opte por ele!

4. Customize o site

Agora você estará no editor Wix ADI, e nessa área pode personalizar cada detalhe a respeito do site, como cores, imagens etc.

5. Crie outras páginas

Além da página inicial, um site precisa de outras páginas, como a “Sobre” ou “Contato”, por exemplo. Para fazer isso, então, clique no botão “Página: Página inicial”, que fica no canto superior esquerdo. Em seguida, clique em “Adicionar Página”. 

Nesse momento, encontrará uma lista de páginas já sugeridas pelo Wix (sobre e contato estão entre elas). Dessa forma, basta escolher o design e seguir em frente. Repita esse passo para criar todas as páginas necessárias.

6. Escolha um plano de preços e lance seu site

Agora é o momento de escolher um plano. Nos planos para negócios, que é a categoria de quem vende produtos pelo site, os valores vão de R$29,00 a R$69,00 por mês. Avalie suas necessidades para decidir qual escolher.

Por fim, para publicar seu site, volte para o editor Wix ADI (clique no botão “Editar Site”, localizado no canto inferior esquerdo do painel Wix) e, em seguida, clique no botão principal “Publicar”.

Como funciona a integração Bling + Wix

Para unir as potências do Wix e do Bling, o lojista deverá importar os produtos do canal de venda para o Bling. Com isso, todos os itens da loja também estarão na plataforma, e isso fará com que a integração ocorra.

Feito isso, será possível acompanhar as vendas, gerar notas e controlar estoques de forma muito mais prática. Confira no próximo tópico as vantagens de aderir a esse modelo!

Como o ERP melhora a gestão da sua loja online

O Wix promove a praticidade, bem como o Bling. Com a junção de ambas as ferramentas, o lojista observará ganhos nos seguintes aspectos:

  • rastreamento e gestão do estoque;
  • gestão de vendas e pedidos de compra;
  • atendimento de pedido multicanal;
  • integrações com e-commerce, contabilidade, envio de notas e outras ferramentas operacionais;
  • relatórios que possibilitam análises mais profundas sobre o negócio, e, consequentemente, propiciam decisões acertadas.

Tudo isso, em conjunto, auxilia no fortalecimento da marca, aumento das vendas e lucro. Por isso, siga o nosso tutorial, crie o seu site no Wix e depois integre-o com o Bling. Essa será uma parceria de sucesso!

Você sabia que o Bling também tem integração com outras plataformas? Confira e saiba como podemos ajudar você nos seguintes marketplaces: