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Funil de vendas: o que é e como utilizar

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O funil de vendas é uma estratégia que vem ganhando espaço no setor de marketing de diversos empreendimentos. A técnica é voltada para os empresários em busca de conhecer melhor seus consumidores, cada vez mais exigentes e procurando marcas e empresas que estabeleçam uma relação além da venda.

Preocupados em atender às demandas de deus clientes, os empresários querem entender o universo de seu público-alvo e oferecer as soluções que ele precisa, seja uma mercadoria, seja um serviço. De quebra, quando bem executado, o funil de vendas ainda permite conhecer melhor os pontos fortes e fracos do negócio.

Ficou curioso? Neste texto nós mostramos tudo o que você precisa saber sobre essa técnica e como aplicá-la em seu negócio para oferecer serviços melhores, atendimento qualificado, acompanhar as demandas de sua empresa e, claro, vender mais.

O que você verá no artigo:

O que é funil de vendas

O funil de vendas é um método que acompanha o cliente em todas as etapas da venda, desde o primeiro contato com a sua empresa até a execução da compra, ou seja, é um passo a passo para você organizar e qualificar seu processo de vendas, conhecendo o cliente.

Imagine um funil. Agora pense que, conforme as etapas de venda ocorrem, o espaço vai diminuindo, como um filtro, de modo que os clientes realmente decididos a comprar prosseguem até o fim, diferente dos que desistem no decorrer do caminho.

Cabe ressaltar que não existe um padrão universal de etapas de venda, pois os negócios têm o funil de vendas próprio, mas é possível destacar itens como prospecção, apresentação, negociação, fechamento e pós-venda. Organizamos esses pontos em “topo”, “meio” e “fundo” do funil. Que tal saber um pouco mais sobre essas etapas?

Topo

Antes de agir, é preciso observar! Para o seu funil de vendas ser eficiente, é preciso um estudo prévio sobre seu público-alvo (o que procuram? Por que compram? Como minha empresa pode oferecer soluções a esse cliente?). Então, no topo, você busca possíveis clientes baseando-se no perfil previamente estudado. Saiba que o objetivo inicial não é vender, mas conhecer o potencial de compra de seu cliente.

Meio

Conforme o processo de venda acontece, o espaço dentro do funil diminui. Isso porque os clientes que realmente querem fazer a compra prosseguem e aqueles que não, desistem.

Se o visitante chegou até aqui, é bem provável que esteja mesmo interessado no que você oferece. O futuro cliente reconhece sua necessidade e busca a solução em sua empresa. Ele tem a intenção de comprar, mas ainda está em dúvida.

Não adianta ficar parado, é hora de convencer! Mostre que você oferece bom custo x benefício, que está disponível com atendimento atencioso e prestativo e, se for o caso, ofereça vantagens como amostra grátis, brinde, desconto e período para testes.

Fundo

Após comparar preços, condições e concorrência, o visitante escolhe a empresa que lhe parece mais qualificada, na qual fechar negócio será mais vantajoso. Se realizar a compra com você, quer dizer que chegou ao fundo do seu funil de vendas. Por isso, é importante deixar tudo às claras: prazos de entrega, meios de pagamento, dimensões, garantia, itens inclusos, etc., afinal, a relação com seu cliente não termina com um clique de “fechar pedido”.

Não esqueça: no método funil de vendas, a intenção é entender seu cliente do começo ao fim, portanto, estabelecer uma relação de confiança é essencial para manter um pós-venda eficiente, com equipe disposta a resolver possíveis problemas (o ideal é que eles não ocorram, mas podem ocorrer).

Como você viu, o funil de vendas é essencial para você descobrir novas estratégias para atrair clientes e direcioná-los a comprar em sua empresa. É preciso ter um funil bem estudado para não dar passos incertos, que não trazem os resultados esperados. Para saber mais sobre o assunto, você pode baixar o e-book gratuito disponibilizado pela Endeavor, “Funil de Vendas na Prática” (baixe aqui).

Você também pode procurar sistemas que desenvolvem a técnica de funil de vendas, como Plug CRM e o Ájili, que são parceiras do Bling.

E aí, o que achou do conteúdo sobre funil de vendas? Você já aplicou em sua empresa? Divida com a gente nos comentários!

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