Atualmente, 86% dos brasileiros acham o marketplace a forma mais conveniente de consumir, é o que aponta o relatório “Cenário da Adoção do Marketplace Online”, realizada pela Mirakl, plataforma SaaS de marketplace corporativo.
No ranking de e-commerces com maior volume de acessos, criado pelo Relatório Setores do E-commerce no Brasil, o TOP 5 é composto apenas por marketplaces, entre eles:
- Mercado Livre;
- Shopee;
- Amazon;
- Magazine Luiza;
- Americanas.
Quando o assunto é market share, ou a fatia do mercado que as empresas possuem: o líder Mercado Livre tem 14,1% de share, enquanto Shopee tem 10% e Amazon Brasil tem 6,9%. Todos funcionando como marketplace.
A partir desses dados, podemos entender porque os marketplaces se tornaram uma grande oportunidade para os lojistas, afinal, atraem um volume impressionante de consumidores e participam de grande parte das transações online.
Isso significa que, ao vender seus produtos nessas plataformas, seus produtos podem aparecer para mais consumidores, do que se a venda fosse realizada, exclusivamente, em um e-commerce tradicional.
Diante disso, criamos este artigo com um guia com tudo sobre marketplace. Aqui vamos falar sobre:
- Marketplace o que é?
- E-commerce ou marketplace
- Quais são as vantagens de um Marketplace
- Quem pode vender em Marketplace?
- 5 dicas para vender em marketplaces
- Plataformas de Marketplaces
- Como controlar as vendas no marketplace?
O que você verá no artigo:
O que é marketplace?
O mundo do e-commerce tem se expandido cada vez mais. No começo, eram as lojas virtuais que ditavam as vendas, depois surgiram alguns marketplaces e as lojas passaram a integrar suas vendas e amplificar seus negócios.
Entre as diversas possibilidades de vendas online, o marketplace vem se destacando como uma excelente maneira de ampliar as possibilidades e conquistar novos clientes.
No entanto, apesar de estar bastante associado ao comércio eletrônico, o marketplace oferece diversas possibilidades a diferentes tipos de negócios.
Entre suas grandes vantagens, está o custo menor de operação, além de uma assistência de especialistas para quem ainda está começando no segmento.
Mas, afinal, o que é marketplace?
O marketplace é um site de comércio eletrônico destinado a vender produtos de diferentes lojas. A plataforma recebe um grande volume de visitas diárias de consumidores, que podem encontrar várias opções de itens. Ele funciona como um e-commerce tradicional, com a diferença de que reúne vários lojistas.
Ao pensar em um paralelo com o comércio offline, o marketplace funciona como um grande shopping center: ao entrar em um shopping, você poderá encontrar diversos produtos sendo vendidos por diferentes lojas.
Em alguns casos, lojas diferentes podem vender os mesmos produtos, sob preços e condições diferentes, aumentando a possibilidade de se manter competitivo ao seu público.
O conceito de marketplace, portanto, é de um site de vendas colaborativo. Em uma única plataforma, várias lojas – ou pessoas – podem expor os seus produtos e serviços.
Qual a diferença entre e-commerce e marketplace: qual escolher?
As vendas online podem ocorrer através do e-commerce próprio, ou seja, a loja virtual. Para isso, o lojista cria a sua plataforma, cadastrar os produtos e já pode começar a vender online.
A vantagem desse formato é que não é preciso pagar percentuais sobre as vendas para canais terceirizados. Contudo, é preciso realizar um trabalho árduo de posicionamento da marca e do negócio para que o cliente encontre o seu produto nas pesquisas online. Já o marketplace é um canal de vendas mais amplo e já consolidado.
Todavia, o lojista precisa competir com mais concorrentes dentro de um mesmo canal de venda, mas ao mesmo tempo consegue alcance maior de potenciais clientes em menor tempo.
Quais são as vantagens de um marketplace?
O marketplace é uma modalidade bastante utilizada por lojistas que estão começando suas operações digitais ou até mesmo para grandes empresas que desejam ampliar sua presença digital, oferecendo diversas condições para que os consumidores adquiram seus produtos online.
Além disso, o marketplace pode trazer mais simplicidade para algumas operações, uma vez que possui um sistema integrado para padronizar seu atendimento, o que pode facilitar a logística para e-commerce e a emissão de nota fiscal, a partir do ERP no varejo.
O ERP do Bling! oferece integração entre e-commerces e marketplaces centralizando todas as informações de venda, produtos e estoque de todos os canais comerciais da empresa em um único sistema, facilitando a utilização de dados, automatizando informações como volume de estoque disponível, realizando pagamentos e emitindo notas fiscais de venda.
Ao implementar o ERP, você aumenta a eficiência da gestão e do trabalho, podendo atuar em diferentes marketplaces, além de ter sua própria loja.
Entre os benefícios dessa expansão está a possibilidade de aproveitar todas as vantagens de inserir seus produtos em um marketplace entre elas:
- Seja visto: tenha a sua loja em um grande shopping virtual
- Reduza custos com publicidade
- Adquira maior alcance para sua loja
- Gerencie sua loja com mais praticidade
- Venda mais!
1. Seja visto: tenha a sua loja em um grande shopping virtual
Vender em marketplace também permite que o vendedor tenha mais ofertas, com a possibilidade de oferecer diferentes produtos, mesmo que não os tenha em seu estoque físico.
Todas essas possibilidades oferecem mais chances de um crescimento exponencial em um período de tempo menor do que um e-commerce.
2. Reduza custos com publicidade
Ao vender em marketplace, o lojista pode gastar menos com marketing – afinal, o próprio sistema inteligente da plataforma ajudará a divulgar para os clientes que têm o perfil dos seus produtos.
Além disso, a plataforma já deverá fazer os investimentos em segurança, mantendo a proteção dos dados dos seus consumidores por um custo menor para o lojista.
3. Adquira maior alcance para sua loja
De maneira geral, os principais marketplaces do mercado atendem a uma grande variedade de públicos, permitindo às lojas forte presença digital.
Esse benefício se assemelha a ter uma loja física no centro comercial da cidade ou a mesma loja escondida em algum bairro longe do movimento.
Com uma loja em um local em que não há movimento de compradores, você até vai fazer vendas pontuais, mas o movimento de transações concluídas no centro comercial é muito maior pelo simples fato de ser um local onde as pessoas procuram o comércio de forma natural.
4. Gerencie sua loja com mais praticidade
No marketplace é possível gerenciar os produtos e as vendas com praticidade. A própria plataforma já oferece diversos recursos, sem precisar investir em criação de layouts do zero.
Através de um ERP para e-commerce também é possível gerenciar as vendas da sua loja em múltiplos canais ao mesmo tempo.
5. Venda mais!
Um outro ponto muito benéfico dos marketplaces é que eles proporcionam maior retenção dos consumidores.
Isso porque eles ficam mais tempo na página, o que normalmente oferece a chance de maior navegação entre seus produtos.
Afinal, quem realiza a compra em um site poderá comprar mais itens para aproveitar condições especiais de pagamento ou frete, por exemplo.
Quais são as desvantagens do marketplace?
Todo tipo de negócio tem sua lista de desvantagens, o marketplace também difere pontos contrá que devem ser analisados por quem deseja iniciar suas vendas dentro do canal.
Entre as desvantagens do marketplace estão:
- concorrência mais acirrada: afinal, dentro do mesmo canal de vendas você precisará lidar com outras lojas comercializando o mesmo produto (existem alternativas na busca por se destacar, que vão variar de canal para canal);
- taxas e comissões: para fazer vendas no marketplace será necessário realizar o pagamento de comissões à plataforma, a cada negócio fechado (o lado positivo é que o pagamento, geralmente, só é realizado quando uma venda é feita);
- menor customização: as páginas do marketplace são padrão e você tem poucas alternativas para personalizá-la e deixar com a identidade da sua loja.
Todas essas desvantagens podem ser minimizadas a partir da criação de estratégias para cada marketplace em que você decidir vender.
Leia também: Como vender mais e melhor em marketplaces com Bling?
Quem pode vender em Marketplace?
De modo geral, todas as modalidades e portes de negócio podem vender em marketplace, de micro a grandes empresas.
Mas as regras mudam de acordo com cada canal de vendas, por isso, é importante consultar as regras do canal que deseja vender.
Com o crescimento do e-commerce, os microempreendedores individuais também querem estar presentes no varejo online e o MEI também pode vender em alguns marketplaces.
É preciso atentar ao limite de faturamento anual e mensal do MEI para não extrapolar os limites estabelecidos para a modalidade.
Como funciona o marketplace?
Para vender no marketplace, primeiramente, é necessário que o lojista se cadastre na plataforma.
Por ser um domínio que deve manter uma certa homogeneidade no atendimento ao cliente, o varejista poderá ter de se adaptar aos modelos estabelecidos por essa plataforma, seja na questão visual ou em formas de pagamento e entrega do produto.
Por conta de normalmente ser uma empresa de grande porte, o marketplace também auxilia no relacionamento entre varejista e cliente, oferecendo uma segurança maior para as duas partes.
Desta forma, ao contrário do e-commerce, que está focado na venda do produto, o marketplace está baseado normalmente na intermediação das vendas.
Mesmo com a praticidade que os marketplaces oferecem, gerenciar um negócio envolve muito processo de gestão interna, ou seja, manter os processos organizados é fundamental para melhorar a experiência do consumidor e manter seu estoque, caixa e entrega organizados.
Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para o sucesso nas vendas:
- Cuide da logística e fique de olho nos prazos de entrega. A logística é um fator determinante para quem deseja oferecer um bom serviço. Afinal, é necessário respeitar os prazos de entrega para não sofrer punições ou uma má reputação.
- Fique atento ao gerenciamento de contas do negócio. Apesar do marketplace trazer diversas funcionalidades e a possibilidade de automação de alguns processos, isso não significa que você não precisa ter um pouco de atenção.
- Fique de olho na taxa de comissionamento. Saiba bem qual é a taxa de comissionamento que deve ser paga ao marketplace, para que você consiga, inclusive, precificar adequadamente os seus produtos.
5 dicas de marketplace para vender mais
Quer ter mais sucesso ao vender seus produtos em um marketplace? Separamos algumas dicas que vão ajudá-lo a alavancar as vendas.
- Faça descrições completas dos produtos
Quanto mais informações a descrição do seu produto tiver, maiores as chances de conversão! Afinal, você soluciona as dúvidas do comprador, quebra objeções e apresenta os benefícios da mercadoria.
- Use fotos que se destaquem em meio à concorrência
Boas fotos do produto, além de chamar a atenção do consumidor e mostrar profissionalismo, ajudam a eliminar dúvidas sobre os itens e transmitem mais confiança.
- Faça seu cadastro como um parceiro no marketplace
Ao fazer o seu cadastro em um marketplace, não deixe de selecionar a opção de parceiro para começar a vender os seus produtos.
- Cadastre e venda seus produtos
Com os produtos devidamente cadastrados na plataforma, você poderá vendê-los com muita praticidade.
- Não se esqueça de ter presença de marca
Um dos pontos apresentados como negativos do marketplace é a predominância da plataforma sobre o visual da marca. No entanto, é possível colocar a marca da sua loja em seus produtos, criando um vínculo entre sua empresa e o consumidor.
Dica de marketplace extra! Faça o download gratuito do guia desenvolvido pelo Bling! “Da loja virtual ao marketplace: Descubra como montar bons anúncios para vender online”, com tudo sobre como vencer a concorrência e atrair clientes a partir do seu anúncio.
Lista com os principais marketplaces
Um dos principais fatores para o sucesso nas vendas em marketplaces é a escolha mais adequada da plataforma de venda para o seu negócio.
No mercado existem diversos canais com propostas distintas e outros marketplaces focados em categorias específicas, os marketplaces de nicho.
Você já deve ter ouvido e visto propostas de diversos marketplaces mais famosos como:
- Magalu
- Mercado Livre
- B2W (americanas.com, Submarino e Shoptime)
- Amazon
- Netshoes
- Dafiti
- Mercado Livre
- Via Varejo (Casas Bahia.com, PontoFrio.com, Extra.com e Loja HP)
- MadeiraMadeira
- Shopee
- GPA
- Kabum
Para escolher as plataformas em que você veio fazer suas vendas, é preciso compreender um pouco mais sobre o público que elas atingiram e se ele está em busca dos produtos que você comercializa.
Avalie também as taxas e comissões cobradas e a facilidade para integrar os sistemas a outros softwares como ERPs.
Como falamos acima, o ERP integra e centraliza as informações de todos os canais de venda da empresa para facilitar e otimizar a gestão comercial.
Como vender no marketplace?
A integração de marketplace é uma importante ferramenta para quem deseja aumentar suas vendas e atingir novos mercados.
Ao expor seus produtos ou serviços em mais de um lugar, contando com a confiança e tradição de uma plataforma já conhecida pelo cliente, você aumenta as chances de conquistar novos clientes ao mesmo tempo que pode continuar realizando transações com consumidores fidelizados.
A gestão da sua loja em marketplace também fica simplificada, uma vez que boa parte do processo é feita diretamente pela plataforma.
Sendo assim, o lojista pode se focar em oferecer o melhor serviço e os melhores preços, tornando-se mais competitivo.
A tendência é os marketplaces crescerem cada vez mais, já que os consumidores procuram confiança para efetuar suas compras com recorrência.
Além do mais, os marketplaces são vantajosos, tanto para quem compra, quanto para quem vende, facilitando a procura e a oferta de produtos.
Ficou na dúvida sobre começar, confira esse vídeo com a opinião de quem já vende nas plataformas:
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