Já não é segredo que os marketplaces são um negócio de sucesso que ajudou muitas marcas a impulsionar suas vendas e agregar valor a seu negócio.
Principalmente para pequenos e médios empreendedores, o marketplace abriu novas oportunidades, oferecendo um ambiente ideal para proporcionar mais lucratividade aos parceiros.
Para se ter uma ideia, os e-commerces, apenas em 2018, faturaram R$ 53,2 bilhões no Brasil, e a projeção é de que esse número aumente para R$ 61,2 bilhões até o final de 2019.
É importante estar de olho nesse segmento de negócios, para não ficar para trás e conquistar mais espaço no mercado.
Confira algumas dicas para começar com um marketplace em 2020 e vender mais!
O que você verá no artigo:
1. Invista em produtos que estão em alta
Trabalhar com os produtos em alta é uma ótima opção para quem deseja adentrar os marketplaces pela primeira vez.
Porém, você deve estar atento a alguns detalhes para escolher os produtos certos. Os principais fatores a se considerar antes de escolher o produto são:
- Concorrência
- Custos para conseguir o produto
- Demanda
Produtos com alta demanda, porém alta concorrência, podem não ser a melhor opção, principalmente para quem está começando.
Isso porque os concorrentes que já tem um tempo de atuação no mercado possuem maior flexibilidade nos preços.
O que você pode fazer nesses casos é tentar trazer um diferencial ao produto, que permita um destaque em meio aos concorrentes.
2. Tenha preços competitivos
Mesmo que traga prejuízos no início, começar com preços competitivos é essencial para que você consiga conquistar espaço nos marketplaces, ganhando reconhecimento e impulsionando as vendas.
Portanto, esteja sempre de olho nos concorrentes, para oferecer os melhores preços e benefícios com seus produtos.
3. Diversifique os canais
A diversificação de canais para venda de seus produtos é outra estratégia fundamental que permite a criação de redes de contato maiores, alcançando mais públicos e, consequentemente, gerando reconhecimento de marca.
Escolha os canais que façam mais sentido para os produtos que você utilizará nas vendas e considere sempre a popularidade e o público que estará presente no canal.
Para isso, é essencial que você faça uma análise prévia de seu segmento e público-alvo, identificando comportamentos em comum com quem comprar seus produtos e entendendo a dinâmica de seu segmento no mercado.
Está pronto para começar 2020 da melhor forma?
Para saber mais sobre como aumentar as vendas e construir um negócio de sucesso, confira o post do Bling! sobre as principais tendências do e-commerce.