Se você acha que o contato com o cliente termina na venda, não poderia estar mais enganado. Na verdade, para algumas empresas, a relação com o consumidor pode realmente acabar ao concluir a compra, mas, em longo prazo, essa é uma péssima estratégia para o negócio.
Isso porque você perde a oportunidade de começar um relacionamento com o cliente, o que pode fazê-lo se tornar fã do seu negócio, passar a divulgá-lo para outras pessoas e, claro, voltar a comprar seus produtos e serviços.
Existem diversas estratégias que podem ser aplicadas depois que a pessoa compra da sua marca para mantê-la sempre no radar, e a mensagem de pós-venda para cliente é uma delas.
Você costuma entrar em contato com o consumidor depois que a venda é finalizada? Se não, continue lendo para aprender como começar a fazer isso de forma eficiente. Vamos lá!
O que você verá no artigo:
Por que mandar mensagem de pós-venda para cliente?
O pós-venda é a etapa posterior à compra. Ou seja, nessa fase, você já não está lidando mais com um cliente em potencial, mas com quem já comprou de você e agora faz parte da sua base.
Portanto, quando você interage com a pessoa após a aquisição do produto ou serviço, isso é chamado de pós-venda.
Esse contato é indispensável para o crescimento e faturamento da empresa, especialmente quando se entende que vender mais vezes para um cliente é mais fácil do que vender para uma pessoa pela primeira vez.
Além da facilidade, você economiza tempo, já que não precisa convencê-lo a confiar em sua empresa, e dinheiro, pois as estratégias que compõem o funil de compra exige vários investimentos.
Nesse caso, o cliente não precisa passar novamente por cada etapa: ele tem consciência do problema, entende que precisa de ajuda e sabe que sua empresa possui a solução que ele procura.
É por essa razão que Philip Kotler, professor e grande referência em marketing, afirma que “conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”.
Então, já deu para entender que reter consumidores é uma das melhores estratégias, não é? E a mensagem de pós-venda pode ser o primeiro passo!
Quer saber como escrever a sua? Então, siga com a gente.
Leia também: Gestão de clientes: saiba como utilizar todo o potencial de sua base
Como mandar uma mensagem de pós-venda?
Existem algumas formas de mandar uma mensagem de pós-venda para o cliente, e você pode escolher os canais que mais fazem sentido para o seu negócio.
Por exemplo: você pode mandar uma mensagem pelo WhatsApp, caso tenha feito a venda pelo aplicativo.
Também pode enviar via e-mail, caso o cliente tenha chegado por meio deste canal.
Outra possibilidade é imprimir a mensagem e enviar junto ao pedido embalado, no caso da venda de produtos físicos.
A seguir, veja algumas estratégias para cada um desses canais.
Mensagem por WhatsApp
Uma mensagem de agradecimento pós-venda pelo WhatsApp é uma ótima ideia, em especial se esse é o seu principal canal de contato com os clientes.
Pense que essa é uma forma de agradecer não apenas pela compra, mas pela confiança que ele depositou em você, seus produtos e serviços, mesmo com tantos concorrentes no mercado.
Aproveite esse momento para ser estratégico: você pode pedir por uma avaliação sobre o produto que o cliente adquiriu ou um feedback sobre a experiência com sua marca.
Outra dica é enviar um cupom de desconto, já fazendo o cliente se planejar para uma próxima compra.
Mensagem via e-mail
Se a compra aconteceu por um impacto de um e-mail marketing, que tal enviar um novo em agradecimento?
O e-mail é uma ferramenta poderosa para colocar as estratégias de up selling e cross selling em prática! Você sabe como fazer isso?
O up selling é uma técnica de venda que consiste na apresentação de outros produtos ou serviços superiores ao que o cliente comprou.
Por exemplo: se sua empresa vende itens de casa, e o seu cliente comprou um jogo de xícaras, você pode oferecer uma máquina de café em condições especiais no próximo e-mail.
Já se você trabalha com serviços, pode oferecer um upgrade para um plano superior.
Nesse caso, além de ser uma mensagem de pós-venda para agradecer, você ainda pode aproveitar a oportunidade para vender produtos melhores e, consequentemente, mais caros.
O cross selling, por outro lado, é a oferta de produtos adicionais.
Sabe quando você vai em uma rede de fast food e eles oferecem uma batata frita maior por uma diferença de preço ínfima? Essa é a estratégia na prática, mostrando que você pode pagar pouca coisa a mais, e ter um produto melhor/maior.
Não se esqueça de aproveitar o e-mail para perguntar se o consumidor quer receber outros contatos, promoções e descontos. Fica mais fácil se comunicar com quem está aberto a isso.
Mensagem em cartão físico
Se você trabalha com produtos físicos, que tal incluir a mensagem de pós-venda para o cliente já no pedido?
Na hora de embalar os produtos, inclua um cartão personalizado para agradecer a preferência. Se preferir fazer uma carta à mão, também funciona.
Esse é um bom momento para pedir compartilhamentos nas redes sociais (gerando uma divulgação gratuita do seu produto) ou oferecer descontos nas próximas compras.
Para isso, vale a pena investir em brindes e mimos para tornar o unboxing do seu negócio mais interessante. Ou seja, gerar uma experiência positiva e surpreendente para o cliente ao abrir a encomenda.
6 modelos de mensagem de pós-venda para você se inspirar
Exemplo de mensagem de agradecimento para pós-venda
1. “[Cliente], separamos o seu pedido com muito carinho e agradecemos a preferência! Que tal um presente para sua próxima compra? Use o cupom “X” e ganhe 15% de desconto em um novo pedido. Aproveite!”
2. “Olá, [Cliente]! Estamos felizes por sua confiança em nossos serviços. Será um prazer atendê-lo em uma nova oportunidade.
Sua opinião é muito importante para nossa equipe. Poste sua avaliação clicando no link abaixo. Muito obrigado!”
3. “Olá, [Cliente]! Estamos passando para conferir se deu tudo certo com a entrega do seu pedido. Caso tenha algum problema, estamos aqui para ajudá-lo. Agradecemos sua confiança. Esperamos te ver novamente! ”
Exemplo de mensagem de follow-up para clientes antigos
1. “[Cliente], chegaram muitas novidades em nossa loja! Acesse o site para conferir e use o cupom “X” para garantir 10% de desconto!”
2. “[Cliente], vimos que seu produto X já está próximo do fim. Que tal aproveitar uma promoção especial para renovar o estoque? Clique no link abaixo e confira as condições exclusivas para clientes especiais como você!
3. “[Cliente], estamos com saudade! Nossa nova coleção está a sua cara! Que tal dar uma passadinha para conferir? Esperamos você!”
Automatize suas vendas com o Bling!
Já imaginou ter um robô funcionando 24 horas, todos os dias, vendendo, calculando frete e recebendo pagamentos por você? Isso é possível com o Chatbot do Bling!
O robô de vendas é uma das diversas funcionalidades do nosso ERP. Ele ajuda as empresas a ganhar tempo para focar em outras áreas do negócio, focando no atendimento ao cliente.
Ele pode ser usado no WhatsApp, Instagram e Messenger, tornando suas vendas mais rápidas, funcionando até mesmo nos feriados. Isso sem contar na integração com o estoque, reduzindo erros e venda de produtos esgotados!
Quer saber mais sobre o Chatbot? Então, assista o vídeo abaixo:
Demais, não é? Agora você pode automatizar suas vendas e focar em um excelente pós para seus clientes. Experimente essa funcionalidade gratuitamente por 30 dias agora!